Duna (eBook)

Duna (eBook) Frank Herbert

Resenhas - Duna

Sabrina758 10/06/2024

??
"Duna", de Frank Herbert, é uma obra seminal na literatura de ficção científica, reconhecida por sua profundidade temática, complexidade narrativa e riqueza de construção de mundo. Publicado em 1965, este romance não apenas redefine os padrões do gênero, mas também estabelece uma reflexão filosófica e ecológica que ressoa com questões contemporâneas.

Ambientado no desértico planeta Arrakis, "Duna" narra a ascensão de Paul Atreides, um jovem herdeiro que se vê enredado em uma teia de intrigas políticas, econômicas e religiosas. Herbert constrói um universo intricadamente detalhado, onde cada elemento ? desde a geografia árida até as culturas e sistemas de crença dos habitantes ? contribui para um cenário de épica grandiosidade. A especiaria melange, recurso mais valioso do universo, simboliza não apenas poder e riqueza, mas também a luta pela sobrevivência e o controle do destino.

A genialidade de Herbert está em sua capacidade de interligar temas de ecologia, religião, política e filosofia em uma narrativa coerente e envolvente. A exploração das dinâmicas de poder e a crítica às estruturas imperiais e coloniais conferem à obra uma relevância que transcende seu contexto de ficção científica. Os personagens são desenhados com uma profundidade psicológica rara, especialmente Paul, cuja jornada de autodescoberta e transformação em uma figura messiânica é tanto um triunfo quanto uma tragédia.

"Duna" é, sem dúvida, uma leitura que exige e recompensa a atenção do leitor. Herbert não oferece respostas fáceis, mas provoca uma meditação profunda sobre a natureza humana, o meio ambiente e as armadilhas do poder absoluto. Sua prosa rica e evocativa transporta o leitor para um universo onde cada grão de areia carrega significado, e cada decisão reverbera com consequências cósmicas.

Em resumo, "Duna" é uma obra-prima que continua a influenciar e inspirar, um testamento ao poder da ficção científica de abordar questões fundamentais da existência humana através de um espelho de especulação futurista. É um livro indispensável para qualquer leitor que busca compreender o potencial transformador do gênero e a visão singular de Frank Herbert.

Rafael.Augusto 10/06/2024

Cara, esse livro é épico, se você gostou do filme que já é muito bom diga - se de passagem, vai achar o livro sensacional, pois lógico que na adaptação não dá pra se colocar tudo.

João 09/06/2024

Duna
Publicado originalmente em 1965, "Duna" é um marco para a ficção científica; existe o antes e o depois de "Duna".

Tudo aqui beira a perfeição. Construção de mundo intrincada com toda a parte ecológica riquíssima envolvida, explorando religião, misticismo e intrigas políticas. Consegue misturar filosofia e ciência de forma magistral.

Com uma crítica ao poder, à exploração ecológica e ao fanatismo religioso, "Duna" se torna a principal influência para tudo que veio depois no Sci-Fi, e até mesmo para a fantasia. Clássico absoluto!

Bdoida 09/06/2024

Dune
A história mais inteligente que já li , simplesmente está tudo interligado , o autor pensou e escreveu uma metáfora gigantesca sobre o oriente médio e suas guerras, e simplesmente adicionou o fator da fantasia , simplesmente um gênio !
Os fremem são exemplares e cativantes , e toda sua história de guerra e esperança de um dia haver água em seu planeta é algo lindo de se ler , a vitória de um povo que espera anos sua liberdade ( seria o maior fã de Israel ?).
A história de amor entre a Jessica e o leto é lindíssima ! Simplesmente o melhor casal !
E queria enfatizar que a Jessica é a melhor personagem do livro , paul não tem poderes sobre minha opinião .
Adorei demais, demais !
( não vi os filmes ainda )

Albuquerque 08/06/2024

Que livro!
Livro muito bom, personagens bem construídos, trama excepcional! É um livro muito a frente de seu tempo que me prendeu do início ao fim. Só tenho um "porém": em algumas poucas partes o livro ficou descritivo demais, dando detalhes, principalmente, das visões do Muad'Dib. Livro fora de série!

Daniel.Lopes @encontrameulivro 06/06/2024

Duna só aumentou o meu gosto por livros de ficção científica.
O planeta Arrakis sozinho já paga a leitura, e os personagens são muito profundos.
Vale a pena ler e encarar a saga inteira.

nycs 09/06/2024minha estante
isso é mt real, senti que os filmes conseguiram deixar certas partes muito mais empolgantes e importantes do que elas são no livro

mockingjay 05/06/2024

Frank Hebert difinitiamente é um maluco!!! com todas as letras
Duna foi uma leitura díficil e confesso que até meio densa de se consumir, mas confesso que fiquei impressionada por sua riqueza em detalhes e "sub" histórias por trás de tudo, conseguir explicações precisas sobre quase tudo no universo de Duna é surpreendente, a contrução de personagem e de mundo, e como você entende a percepção dos personagens. Foi uma leitura longa de mais de 2 meses, mas ver o Paul se perdendo em alguns princípios por causa do poder, acompanhar seu conflito interno e até mesmo deixar o leitor confuso sobre suas decisões, me deu uma imersão sensacional pois acredito que tenha sido o mesmo sentimento de seus intímos. Enfim foi uma leitura enriquecedora e rasgo elogios ao Frank!

Duda Garcia 04/06/2024

Bão demais
Início - Empolgadíssima;
Meio - Que moleque metido não aguento mais ele;
Fim - Quero mais. Será que os próximos livros são bonssss?

Só não entendi também aquele momento do ecólogo conversando com o pai. Acho que me escapou alguma coisa da memória.
Henrique Dala 10/06/2024minha estante
Fala que os livros decaem, mas os três primeiros ainda da para ler, os três últimos falam q são péssimos (outro autor, pq o original morreu)

Carolina2705 04/06/2024

INCRVEL
O jeito que a historia foi criada, o contexto religioso, os pensamentos de cada personagem. Foi incrivel

Oco 03/06/2024

Apoteótico e genial
Quando comecei a ler esse livro, nunca imaginei que ele se tornaria um dos meus favoritos da vida.

Frank Herbert pensou em TUDO, este livro transborda genialidade e criatividade, denso e apoteótico em todos os sentidos.

Nessas páginas você consegue ver o com grandioso Duna é, a inspiração direta para Star Wars(uma das minhas obras favoritas da vida) e As crônicas de gelo e fogo(uma das minhas sagas favoritas da vida) e ver tudo isso em Duna é emocionante de mais, me senti em casa e completamente submerso na jornada messiânica de Paul Atreides.

mmoarasousa 03/06/2024

O medo mata a mente
Confesso que comprei o livro por causa do Timothée Chalamet na capa haha, mas mesmo assim essas 600 páginas me trouxeram uma história que foi bem além do que eu esperava, com misticismo, política, ecologia, geografia, etc. Admirei muito o autor que com certeza teve que ter um conhecimento extenso pra conseguir escrevê-lo. E têm frases que eu vou levar pra vida, por exemplo ?o medo mata a mente?, uma das inúmeras passagens que traz uma reflexão profunda.

Raquelmagri 03/06/2024

É o universo mais bem escrito que eu já li, o que Frank Herbert fez foi absurdo, é uma história cheia de detalhes, tramas, personagens, conflitos... mas não se perde em momento nenhum. Meu único medo era que a escrita fosse meio lenta e chata, em momentos bem expecificos pode ser dizer que foi, mas em geral eu achei bem fluinda
Sem dúvidas é a maior obra de ficção científica que já existiu pela sua qualidade e influência, muitos outros livros e filmes só existem hoje porque causa desse aqui