Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Sofia.Ornellas 26/05/2024

O mundo apresentado pelo autor é muito bem construído, mas não me deu vontade de ler o próximo da sequência ( apesar de falarem que o segundo é muito bom)

Poliana.Albuquerque 26/05/2024

Pra mim, o livro só começou a ficar bom dois capítulos antes do "fim". Achei a leitura arrastada, os caps são longos. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que muitas vezes me vi confusa.

Lici 25/05/2024

Espetacular! Não a toa uns dos grandes clássico das ficção científica. Uma trama muito bem articulada, extremamente bem construída e uma descrição de ambientes indescritíveis.
Com muitas intrigas politicas, traição e ação, a historia vai te deixando obcecado.

Giovanna580 25/05/2024

Melhor ficção científica que já li e provavelmente insuperável, não sou uma grande fã do gênero na literatura (apesar de curtir no cinema) mas esse livro conseguiu me fazer mergulhar de cabeça sem qualquer receio

nakahara 24/05/2024

Magnífico
O segundo filme adaptado para o cinema me deixou com uma inquietação que só foi cessada quando decidi começar essa saga e, indubitavelmente, não me arrependo de tal decisão.
O primeiro livro nos apresenta um universo que não se detém somente a fantasia, o autor explora desde o fanatismo religioso e a filosofia a um sistema político extremamente complexo e sagaz. O autor foi extremamente perspicaz ao adicionar elementos como os excertos e os apêndices ao final do livros que nos proporcionam uma imersão no universo de Duna, como se aquilo não fosse puramente ficção. Ademais, a complexidade dos personagens, a atmosfera tensa e inquietante fazem desse livro uma leitura rápida e instigante, foram dias desejando largar todos meus deveres e noites de sono para dedicar mais tempo a leitura, estou com altas expectativas para sua sequência, espero que seja tão espetacular quanto o primeiro!

Stefani.Panza 24/05/2024

O Grande Desafio
Acabei de ler o livro e confesso que ainda estou tentando digerí-lo
Quis ler este livro após assistir o primeiro filme de Duna (como provavelmente muitas pessoas). Porém talvez me distancio de grande parte delas no motivo. Achei o primeiro filme bem parado e não consegui compreendê-lo muito bem. Assim, acreditei que ao ler o livro as coisas se tornariam mais claras e eu teria a mesma empolgação com o filme que vi nos olhos de diversas pessoas.
E então comecei a ler. E ao mesmo tempo, fui vendo as resenhas do skoob. E novamente me vi divergindo da grande parte das opiniões.
Não irei dizer que odiei o livro, mas também não amei. Na verdade, fiquei apenas com o sentimento de alívio por ter terminado um livro que se alongou por tempo demais. Não consegui me identificar com os personagens e, ainda pior, criei um certo ranço pela presunção do personagem principal.
Para mim, a leitura se tornou extremamente arrastada, com poucos momentos em que eu realmente me via envolvida na leitura.
No momento, não me vejo continuando a ler os demais livros da série, então não saberei identificar se é apenas uma leitura ?introdutória?.
Ana 24/05/2024minha estante
Ainda não terminei, mas aconteceu o mesmo comigo rs e achei a leitura difícil

Stefani.Panza 25/05/2024minha estante
Sim, concordo totalmente! Achei meio difícil e arrastado. Vi vários comentários dizendo que a leitura era bem fluida, mas não achei isso, não

Will 23/05/2024

Sem precedentes
Revisitando agora com ainda mais amor a essa obra que não cansa de me fascinar com seu universo único e incrível. Duna é uma experiência que não se compara a nenhuma outra, seus personagens e sua história são tão ricas e passíveis a discussões em diferentes âmbitos que é difícil faltar assunto para falar sobre. Seja o lado da ficção científica, da fantasia, da religião, da política, da ecologia, tudo é extremamente profundo e incontestavelmente especial.

Frank Herbert consegue traduzir em suas páginas a complexidade de uma história que trata de um messias que não é herói, de um salvador que condena, de um embate entre o mau e o pior, não existe lado certo ou bonzinho, existe um complexo ecossistema em que a política e o poder, regados por vingança, definem o destino de civilizações, ou melhor, de planetas inteiros.

Posso ter uma visão muito enviesada por ser absolutamente fã do livro, mas é difícil demais apontar qualquer defeito nessa obra, poucas coisas me despertam um interesse tão grande em conhecer a fundo cada detalhe sobre um mundo completamente diferente do normal, mas que reflete muito da vida em que nós mesmos vivemos. Duna sempre será um marco na literatura de ficção científica e não é atoa, merece todo o reconhecimento como uma obra, para mim, impecável.

renata1004 23/05/2024

Demorei pra engatar na leitura mas quando comecei também..... ai que universo lindo, rico e fantástico!!!! que história deliciosa de acompanhar... no começo não tava gostando tanto mas quando me acostumei com os nomes, espaços, funções e relações tudo fluiu tão bem. esse frank herbert arrasa mesmo

Fabi 23/05/2024

É uma verdadeira viagem a outro planeta mesmo!
É uma escrita hiper imersiva? Eu adorei tudo no livro e li após de ter assistido aos filmes do Villeneuve (Parte I e II).
Eu só gostaria de ter visto ainda mais dos fremen? Senti que do meio para o final, ficou um pouco corrido?
Enfim? Livro me deixou mais ansiosa ainda para ver como O Messias de Duna será adaptado!

Clara.Grael 22/05/2024

Duna
Esse livro é perfeito!! Confesso que demorei para engatar na leitura, apesar de ter achado Duna muito interessante desde o primeiro capítulo, o descobrimento do universo foi confuso, mais pelo vocabulário do que pela escrita. Por falar nisso, a escrita do Frank Herbert é extraordinária, o jeito que eu fiquei curiosa para descobrir as coisas foi diferente. Como já dito, demorei para engatar, acho que não ter usado do glossário para me situar foi um dos motivos. Não entendia muito bem o que estava sendo dito e o contexto da história, mas fui entendendo conforme os capítulos continuavam. Não acho que isso estragou a minha experiência de leitura, afinal é um livro de fantasia (já estava preparada). Sobre o enredo, eu adorei a política no livro, que sempre é muito presente. Achei que fosse um livro mais de ação, e apesar de ter cenas de ação, é a política (e a religião) que rege a história. Vi algumas resenhas que reclamam da parte profética do livro, mas confesso que gostei muito. O que eu não gostei foi o romance. Bom "não gostei muito" é forte, porque é uma parte bem secundária no livro e não é mal escrita, eu só não gosto muito de romance. Apesar de ter gostado muito da Chani.

jenesalice 22/05/2024

Uma leitura viciante
Duna foi uma leitura bastante viciante e empolgante. Eu lia umas 100 páginas e parecia que havia lido por poucos minutos, mostrando o quanto esse livro tem um enredo que te prende, ?plot twists? e uma estória que, mesmo lançada há tanto tempo, se destaca por sua originalidade.

Vanessa R Galharde 21/05/2024

Um livro incrivel, quando voce le percebe que faz todo sentido que o livro seja adaptado em mais de um filme por que é um universos muito extenso e complexo, apesar disso a historia nunca fica monotona. Um universo incrivel com mensagens forte sobre ecologia, politica e religião. Logo vou começar o segundo, este ja está favoritado

Mikani 21/05/2024

Novo favorito
Confesso que a introdução do livro é mt longa, demora por volta de 200 páginas pra de fato acontecer algo. Mas quando começa ele n para e as coisas vão escapando de uma forma?

Enfim, fiquei completamente imersa na história, cheguei nos últimos capítulos e quase n consegui parar de ler. Ansiosa pra saber pra onde vão as coisas pq diferente do Paul, eu n faço ideia kkkkkk

Danilo.Tolotti 21/05/2024

Uma experiência de outro planeta
Duna é uma experiência fascinante e que consegue prender o leitor dentro de suas tramas políticas, além disso o livro também aborda bastante o tema da religião e do fanatismo e como isso molda uma sociedade.

Gabriela 21/05/2024

Antes de iniciar a leitura, dei uma olhada nas resenhas do pessoal e todos falavam bem. Minha expectativa aumentou ainda mais e mesmo assim o livro superou.
Achei desafiador, mas vale a pena demais!
O início foi um pouco complicado, a história é complexa, com muitos detalhes e informações novas, mas você vai entrando no universo de Duna e as coisas vão ficando naturais... em certa altura você já nem estranha mais as medidas necessárias pra economizar água ?
Muito muito bom!