Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

MaF3r 03/06/2024

Apaixonada por Arrakis e sua cultura
Não tenho como descrever as sensações que senti ao terminar o livro, as reflexões que fiquei durante todo o livro.

O livro tem tudo que se pode querer, um universo todo tão bem construído, minha maior exclamação vai para a religião criada e sua influência sobre os fremen. No âmbito da criação do mundo, o autor não se limitou em momento algum, criou diversos planetas, seres e culturas tão distintas e ao mesmo tempo que buscam a mesma coisa.

Fiquei tão intrigada pela religião e como os fremen levam em consideração, uma profecia antiga que é o galho de esperança e norte para os costumes.

Devo admitir que no início não estava envolvida, levando em conta a política, contudo depois de um tempo não consegui mais largar. Fiquei muito perdida nos termos e personagens, demorei quase 150 paginas para me encontrar na história.

A trama do livro é muito complexa e principalmente pelos jogos de poder e política, sempre estava pensando nas ramificações e consequências das ações de Paul e como isso foi calculado por ele ou por outros. Traz muito a questão do "escolhido" que em grande maioria dos casos é retirado como o herói, aqui temos o impasse pela ideia de herói e as ações de Paul.

Tinha um grande receio em relação aos termos e descrições diferentes, consultava muito o apêndice buscando o significado, porém com o passar da leitura parei de me prender a entender todos os termos/palavras diferente e sim procurar em entender a narrativa e como o termo está envolvido nela. Além de é claro me acostumar com tudo, principalmente por ser um livro muito longo.

Jéssica me encantou e ao mesmo tempo me irritou, muitas das ações delas me trouxeram uma ambiguidade, contudo no fundo ela fazia oque pensar estar melhor ao Paul e dentro dos padrões esperado. Já a Chani eu entrei na história esperando ela, somente pela atriz do filme ser a Zendaya, fiquei surpresa em alguns momentos pois esperava ações diferentes, porém suas ações são seguidas pelos próprios ideais/crenças. A última frase da Jéssica no livro foi incrível para uma quebra de padrões e marcar a relação entre eles

Guilherme 03/06/2024

Perfeito!
Não conhecia, por mais que seja nerdola, sobre Duna. Até que assistindo o filme, fiquei com vontade de entender melhor e me aprofundar na história e ouvindo o Nerdcast fui atrás da leitura.

Embora tenha todas as questões de se ler fantasia/sci-fi (vários nomes, termos e expressões que tinha que ir na parte da Terminologia do Imperium), fica nítido o motivo desse livro servir de inspiração para muitos trabalhos posteriores.

Como todo bom ateu, gosto de pensar sobre religião e a maneira como tudo esse desenvolvimento messiânico é abordado é excelente, além é claro, de todo o aspecto político envolvido na trama, muito empolgante a história.

Giovanna.Bozza 02/06/2024

Devagar, sem sal, mas história boa
Esse livro me deu vontade de dormir quase o tempo todo. A história em si é muito boa, a politicagem é excelente, ma sa falta de proximidade com os personagens deixa faltar muita coisa.

Wrsichter 01/06/2024

Abaixo das areias e dunas, shai-hulud repousa
Duna é um marco na ficção científica.
Um livro que possui uma riqueza de detalhes, ótimo desenvolvimento de personagens e uma ambientação perfeita.
Gostei do primeiro livro da saga porém, ele não chegou a me marcar muito pois, sendo o primeiro volume ele tinha que apresentar os conceitos da história e nos ambientar no universo.
O livro é bom, porém muitas pessoas têm medo pelo seu tamanho ou por acharem que não vão entender a linguagem.
minha dica é você manter o foco e não desistir, uma coisa que me auxiliou muito foi conversar com pessoas que já tinham Lido, ver os filmes, pesquisar imagens e ver vídeos relacionados ao livro.

Raniere 01/06/2024

Que obra prima!
Quando eu tinha uns 11 anos, fui ver Duna (1984), que minha mãe tanto falava. Eu esperava umas batalhas intensas e ums vermes da areia devorando todo mundo mas o que vi me pareceu, na época, um filme parado cheio de coisa que eu não entendi.

Resultado: eu, com 11 anos, havia odiado Duna com todas as minhas forças, algo que eu nem sabia o que era e muito menos entendia. Parecia até uns adultos de hoje odiando comunismo. Quando o livro foi relançado pela editora Aleph, eu, na minha versão atual e adulta, resolvi compra-lo mas sem esquecer do ranço que tive pelo filme misturado com um fascínio em conhecer esta obra que eu, desde garoto, sabia ser um clássico épico.

Acho que esse é o problema de muita gente que mergulhou despreparada nos novos filmes de Duna (que eu não assisti ainda) e não gostaram. Esperavam uma trama cheia de lutas e monstros gigantes e encontraram uma história repleta de intrigas políticas, traições e conspirações.

As conspirações e manipulações políticas de Duna são descritas de forma magistral e Frank Herbert criou personagens magníficos que, através de suas maquinações, conseguem transformar aliados em inimigos e rivais em parceiros. Famílias poderosas e impérios caindo sem que seus algozes sujem suas mãos; um povo oprimido, que sofre com as dificuldades que seu planeta impõe e sendo mantido em um lugar de opressão para que famílias poderosas possam manter seus privilégios.

Isso aqui, meus amigos, criado com a genialidade que Frank Herbert teve, é magnífico!

Além disso, há a cruzada religiosa citada em Duna, algo que começa a crescer sem controle e que, se for analisado bem, tem muita semelhança com a religião cristã.

Eu ainda estou em êxtase com o que acabei se ler e a única conclusão possível a esta resenha é que este livro é uma obra prima.

couto 01/06/2024

Um pouco diferente dos filmes
Li Duna aleatoriamente, não estava planejando ler esse ano, mas tava disponível gratuito no kindle e fui me aventurar. Por causa dos filmes a experiência foi muito semelhante, claro que tem diferenças grotescas.
Mas o que mais me chamou a atenção é a forma como o autor critica o uso da religião dentro da sociedade de Duna, sendo uma forma de boa parte da população ser controlada e até mesmo chegar a morrer na crença que exista o Lisan Al Gaib, " A voz do mundo exterior".

bela 31/05/2024

Obra de arte
Não tenho nem palavras pra descrever a genialidade desse livro, a mente do autor? 🤬 #$%!& .
Raro encontrar um livro que é impecável em tudo que se propõe a ser, todo fã de ficção científica e/ou fantasia tem que ler pra conhecer essa obra prima.
eu esperava um livro lento/denso e pra minha surpresa não achei, não conseguia parar de ler.
A parte política e a utilização da religião como arma e controle da população oprimida é impecável.

Ana Lu 30/05/2024

Não gostei
É mesmo um livro muito bem escrito e com uma história muito interessante. Mas uma parte que fez com que eu não gostasse desse livro: muitos termos, personagens e coisas acontecendo, não conseguia acompanhar direito. mto chatinho, nao me envolveu

Cassiana.paula 30/05/2024

Genial
Comecei e não conseguia parar mais de ler.
É um universo muito bem construído e muito bom de se conhecer, é tudo tão interessante, tudo tão bem explicado.
A história então, é incrível.
Eu comecei a ler depois de ver os filmes, mas a leitura é muito mais interessante, claro.
Mas os filmes também não ficam para trás, mesmo com muitas mudanças, os filmes captaram muito bem o universo construído no livro.
Acho que vai ser difícil achar uma coisa que eu goste de ler igual eu gostei de ler esse livro.
Mas vale falar que são muitas expressões e muitos detalhes, é um livro pra ler e degustar. Eu admito que gostaria de ter lido de forma mais suave, pra captar tudo que foi informado.

Jadinha 30/05/2024

Diferente
Passei um tempo tentando ler alta fantasia, mas não faz minha cabeça. São tantos termos diferentes que me confundem demais. Achei legal, mas não vou dar continuidade assistindo filmes ou consumindo algo desse universo.

Andréa Almendros 30/05/2024

Interessante
Um livro de ficção científica, com sua história baseada no futuro, onde nos leva a refletir sobre o risco de escassez da água e todas as guerras que poderão existir a partir daí.
Interessante

nini.souza 29/05/2024

? : Duna
Simplesmente um livro incrível, não posso dizer que é um dos melhores da sua categoria porém é muito bem escrito. Tem uma ótima atmosfera que consegue fazer o leitor imaginar cada cena, uma história até que simples porém complexa que mexe muito com assunto de fé e política. O protagonista por vez não me comoveu muito igual os personagens secundários, o Paul parece muito um personagem de anime que só liga para seu objetivo (na reta final do livro), porém os personagens secundários são incríveis, tal como Gurney, Kynes e Alia que ganharam meu coração, simples personagens porém com forte personalidade e únicos. Em resumo, o livro tem uma história fechada e rápida na medida certa, sem necessidade de focar muito para entender a história, pode parecer um pouco genérico ou bem parecido com star wars, porém vale a pena.

Biafort.Meireles 29/05/2024

Envolvente e ação atrás de ação
Paul é um rapaz de 15 anos, filho de Jéssica e do duque. Está saindo de seu planeta, e vai para Arrakis, um planeta onde falta água, há os inimigos Harkonnen, vermes de areia, pessoas com olhos todos azuis, onde tudo pode ser armadilha. A sua vida e de sua família está em risco.

No início eram muitos preparativos, mas pouca ação, nenhuma batalha. Adorei a atitude do duque com relação ao ataque à máquina de extração da especiaria e o jantar, quanta informação. As coisas estavam ficando tensas, isso me animou para o que viria.

Fiquei com uma dúvida: como o filme pode retratar fielmente todos os pensamentos e emoções de Paul diante de tudo que passou? Fiquei bem curiosa e animada para a segunda parte do livro: ação atrás de ação, amei.

Gostei de Chani, achei que ela teria um papel importante na história. Paul e sua mãe tem passado por muitos testes, são heróis nesse mundo perigoso. A linhagem deles me preocupava.

Torci por mais um desafio e fiquei feliz com o resultado e com o final. Soube que o livro tem diferenças com o filme, vou assistir para conferir, e seguirei a leitura da série.

cris 27/05/2024

Incrível
Falando a verdade, esse livro é um dos livros mais bem construídos que eu já li, eu descobri tenta coisa, fiquei tão chocada com a inteligência do autor.
Paul Atreides é um personagem incrível, os costumes, os planetas, toda a ecologia, as linguagens é tudo tão bem feito que chega ser chocante.
Porém, tirei uma estrela pelo fato de toda essa complexidade ser apresentada de uma vez, capítulo encima de capítulo, em todo diálogo e isso acabava me deixando muito confusa ao ponto de voltar várias vezes no mesmo parágrafo, acho que poderia ter sido um pouco melhor distribuido, até em mais de um livro.

clara santos 27/05/2024

Frank Herbert gênio atemporal
Leitura superou minhas expectativas, Duna nos traz umas mistura de ecologia, religião, conflitos políticos e uma leve pitada de romance (bem leve mesmo). O livro tem três partes, a primeira nos introduzindo na família Artreides e suas peculiaridades, desconfianças e pressões políticas no novo posto do Leto, em arrakis, a segunda parte sendo nossa introdução no mundo arrakis e a mudança do Paul no mundo fremmen, a terceira e mais caótico que muda toda a visão que você cria no protagonista e seus princípios. No terceiro tendo um personagem que me chamou muito a atendo e que eu espero ver muito no segundo livro ? ALIA ?