O Futuro do Poder

O Futuro do Poder Joseph Nye

Resenhas - O Futuro do Poder

Andreza308 26/11/2012

Esse livro é muito bom!!!
Apesar de eu o ter achado um pouco repetitivo, comparado ao outro livro do autor "O paradoxo do poder americano". A inovação neste livro, que me chamou muita atenção, é o conceito de smart power (ou poder inteligente) que Joseph Nye apresenta como sendo a utilização dos hard e soft powers de maneira agregada e inteligente a fim de se conseguir alcançar os resultados desejados. Outro aspecto positivo, são as considerações feitas com relação à China em seus aspectos socioeconômicos, bem como as comparações de poder entre esta e Estados Unidos.
Há um capitulo específico sobre a tecnologia e a era da informação como fontes globais de poder e suas influencias para os Estados.
Para que gosta de entender o mundo político, eu recomento a leitura.

Ludmilla Silva 01/08/2017

A imprevisibilidade do poder.
Eu comecei esse livro pois a leitura era necessária para uma aula da faculdade, a princípio, como é comum em muitos livros de teor acadêmico, pensei que não iria gostar, no entanto, fiquei muito feliz à medida que a leitura se estendeu e eu percebi que gostava e me interessava cada vez mais por grande parte das ideias propostas por Nye.

O livro é basicamente uma discussão e análise a respeito do poder. Ou seja, como o poder é visto na sociedade atual, como será visto no futuro, quais são os tipos de poder existentes e também quais são os aspectos que vem o influenciando e transformando na era atual. Joseph Nye divide o tema em três partes. Na primeira parte ele discorre um pouco mais a respeito do poder nos assuntos globais, do poder econômico e militar e também do soft power. Na segunda parte ele aborda o deslocamento de poder, dando ênfase na difusão e transição, e por último, na terceira parte, ele comenta sobre o smart power na política, com destaque para a política dos EUA.

Sem dúvidas, um dos momentos que achei mais interessante foi a segunda parte, que analisa o deslocamento de poder. Nye propôs nesses capítulos análises bastante interessantes e atuais. Na capitulo de difusão do poder ele aborda que o mundo virou um lugar apolar, onde o poder está sendo difundido verticalmente (governo > atores) e horizontalmente (ocidente>oriente), isso significa que o poder está descentralizado, ou seja, os governos não possuem mais controle sobre tudo o que acontece, nem possuem mais o poder “absoluto” como antigamente.

E o principal motivo disso é a Revolução da Informação. Essa revolução baseia-se nos avanços tecnológicos realizados em computadores, comunicações e softwares. A principal vantagem desse meio é o baixo custo da transmissão da informação, isso quer dizer que milhares e milhares de informações são transmitidas a todo momento, e que qualquer pessoa no globo pode ter acesso as mesmas. Tal ato mostra que as informações/poder não ficam restritas mais apenas aos governantes elas agora estendem caminhos para atores interestatais e pessoas comuns.

No capítulo de transição de poder ele fala como a distribuição igualitária de poder entre os estados é raro. Os EUA, por exemplo, parecem estão “perdendo” poder em comparação com os países emergentes, no entanto, o que está ocorrendo é que esses países estão tendo um crescimento econômico maior que os americanos, passando a ideia assim de que o poder dessa grande potência está declinando. Joseph Nye, faz também possíveis projeções para o futuro dos países de acordo com dados atuais, como por exemplo, que o divórcio econômico entre Europa e EUA é improvável; que os BRICS podem ultrapassar economicamente blocos como G8, que haverá um mundo tripolar formado por Índia, China e EUA, e por último que a China pode ultrapassar ou se equiparar a economia dos Estados Unidos nos anos futuros.

Outra análise de grande prestígio feita por Nye neste livro é a comparação que ele faz do poder no mundo atual com um jogo de xadrez tridimensional, incluindo assim o poder militar, o poder econômico e as relações transnacionais. Um dos principais focos do autor são os três tipos de poder: o hard power (poder duro), o soft power (poder brando) e o smart power (o poder inteligente), eles são retomados em vários momentos da narrativa e deixam as ideias e teorias de Nye cada vez mais interessantes.

A linguagem do livro é muito concisa e simples. É uma escrita acessível, com termos comuns de fácil entendimento. Como é um livro de teor mais político e econômico, que tem o principal objetivo de transmitir informações, e não de contar uma história qualquer, a leitura pode ficar maçante e repetitiva em certos capítulos, principalmente em momentos onde as ideias de Nye são muito similares entre si, porém, nada que invalide a qualidade da obra.

Eu gosto bastante das pesquisas e observações do autor, porque, são ideias que eu nunca teria analisado e pensado sozinha. O livro, dessa forma, abre um grande leque de entendimento e alcance a respeito do poder, e mostra também estudos atuais que faz com que nos interessemos cada vez mais pelo tema abordado. Em vários momentos você para e pensa “nossa, faz muito sentido” “como nunca pensei nisso antes? ” Ou então “ Ótima observação”. Joseph Nye traz uma nova perspectiva a respeito de poder, uma perspectiva bastante aprofundada e trabalhada.

Para quem se interessa por economia e política, este é o livro ideal. Para quem não se interessa muito, porém, quer aprender mais sobre o poder e todos os seus aspectos, é um livro ideal também. Os estudos e ideias presentes nessa obra são bastante interessantes, principalmente porque abordam o que ocorre e vem ocorrendo na nossa sociedade atual. Sinto que aprendi bastante com essa leitura. Recomendo bastante!