Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Danielly 07/03/2020

Decepção
Me desculpem as palavras, mas que livro b****! Eu só li porque ele é bem pequeno, com um espaçamento enorme e passava meu tempo sem que eu me cançasse. O livro não tem nada a ver com a coleção. Os livro da coleção de "Guia politicamente incorreto..." normalmente são livros que mostram um outro lado das coisas. Tudo na vida tem vários ângulos a serem vistos, e normalmente só é mostrado o ângulo que convém, então essa coleção mostra o que pouco é visto e comentado. Os livros do Leandro Narloch são bons. Mas esse pseudo filósofo não seguiu essa linha. Eu comprei achando que ele fosse falar dos filósofos, mas ele fala de coisas cotidianas e da a opinião dele. Ele fala muito que a sociedade é hipócrita, fala algo mas quando vai acontecer na prática não gosta, isso acontece? E muito! Mas ele poderia ter usado outro tema para o título do livro, e não ter me iludido achando que eu iria ler sobre filosofia boa (a filosofia dele é bem "barata"). Ele fala que viajar é coisa de pobre, que mulher gosta de dinheiro e que a ditadura nos poupou de algo pior! 🤦 Minha maior decepção foi ver que o Cortela tem um livro com ele! 🙄 Tanta gente pro Cortela escrever um livro...

Artur 10/02/2016

Uma leitura provocante. Infelizmente é superficial em vários pontos onde o aprofundamento teórico poderia tornar as teses mais interessantes. A forma arrogante com que o autor escreve, no meu ponto de vista, desabona um pouco o texto. Há formas de ser irônico sem ser pedante.

maria1691 08/08/2023

TREMENDA PERDA DE TEMPO
Detestei o livro! Que triste dizer isso de uma obra brasileira mas é um dos piores livros que eu já li. Autor extremamente preconceituoso, misógino, sem nenhum tipo de embasamento... livro horrível. Dei 0,5 ?? por causa da edição. Tem ótima diagramação e ilustrações muito bonitas

Clarisse.moura 06/11/2023

Tapa na cara da sociedade moderna
Apesar do ódio e resenhas negativas desse livro, eu decidi ler até o final. Sem dúvidas, o motivo de tantas críticas é o fato do livro conter verdades que não descem tão fácil, e muita gente se incomoda com isso. O livro se trata de uma crítica aos "politicamente corretos" que são, resumidamente, os consumidores médios da "cultura" e que querem agradar a todos, mesmo que isso signifique esconder suas verdadeiras intenções, que muitas vezes nem ele mesmo conhece.

Anderson Theodoro 13/10/2020

Uma boa base
Boa leitura para quem inicia suas leituras no mundo da filosofia

Patrick 31/10/2021

Palavras muito pesadas são usadas por este autor. Cuidado!! Caso você não busque algo extremamente incorreto como sugere o título, não leia!

kleberaugusto 14/07/2017

Tudo para ser polêmico
Cada capítulo desse livro - e eu li todos - é um tremendo esforço para ser polêmico. Defender que os voos ficaram insuportáveis pois tem mais gente viajando (gente que antes não tinha acesso) ou descrever a mulher como um poço de sentimentalidades é, no mínimo, leviano e superficial.

Temos uma leva de filósofos pop no momento - Karnal, Cortella Pondé e Barros Filho - que têm trazido o assunto da filosofia e da discussão civilizada de idéias para o dia a dia, o que é ótimo. Aproveitar essa onda para ser simplesmente polêmico, sem o devido embasamento, deveria ser repudiado por seus pares.

Nunca me arrependi de um livro que eu tenha lido - até uma leitura ruim é uma leitura, mas realmente não gostei desse livro.

Evangeline 24/04/2020

Na verdade, imaginei o livro de uma forma totalmente diferente. Achei que eu veria outra forma de abordagem da literatura. Porém, vi mais um despejo de frustrações em relação ao termo ?politicamente correto?. De todo, o livro não é ruim, sendo, inclusive, bom para discutir depois sobre o posicionamento do autor.

Tulio.bandeira 09/06/2024

Desanimador
Sinseramente não consegui ler por inteiro, fui pulando partes. Como pode pegar temas sociais tão relevantes e desmoralizar, eles que tentam diariamente tornar a vida um pouco mais justa e confortável.

Me pareceu um livro de desabafo. Mas de um desabafo fuleiro.

Leitura desmotivante.

BeatrizViana0 12/07/2018

Decepcionante!
Se você espera encontrar pérolas filosoficas neste livro, desista. Um livro chato, em que o autor da sua própria opinião (nem sempre coerentes) a respeito de diversos assuntos.
@anypaganbook 25/09/2018minha estante
Poxa, estava pensando em ler (está na minha estante faz alguns anos)... Também achei que apareceriam uma curiosidades interessantes da filosofia, agora até desanimei para lê-lo

MVGiga 09/08/2012

Minha acidez de cabeceira.

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 05: Guia Politicamente Incorreto da Filosofia - Luiz Felipe Pondé
Nas vezes que tive disciplina de filosofia, senti falta dos professores descreverem as principais características da filosofia na história. Eram aulas com textos contemporâneos para discutir ideias, mas nada de relacionar com um filósofo em si. O livro até comenta sobre filósofos mas talvez aproveita-se apenas a ideia de que o predomínio de uma única forma de pensar seja prejudicial à humanidade.

site: http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/45060

skuser02844 09/06/2014

Ironia e poucas palavras bastam para revelar a estupidez do pensamento contemporâneo
Como já disse noutra resenha que fiz da série: "Para bons leitores de contracapa e conhecedores da divergência das ciências humanas não há surpresa alguma no livro ser de direita", por isso não há nada de surpreendente em sua política que foi apresentada muito claramente: "ensaio da ironia". O Guia Politicamente Incorreto vem com uma proposta excelente e esse especificamente constrói o pensamento filosófico envolto nas ridículas e repressoras filosofias de esquerda (a praga PC). Como é de característica de pessoas de direita essa montam pensamentos diretos, práticos e acima de tudo funcionais, por isso o choque de muitos leitores dizendo: "isso não é filosofia" porque realmente não se assemelha aos pensadores contemporâneos que não traçam metas e por isso se perdem em seus pensamentos e afundam na escuridão de sua própria desorganização mental. Isto que lhes foi apresentado por Luiz Felipe Pondé é uma filosofia política, social e psicológica prática que analisa o Mundo como ele é, e não supõem como ele deve ser com utopias surrealistas.
Diferentemente do guia Politicamente Incorreto do Mundo, esse vem com uma proposta diferente, mais interiorizada no pensamento, como é característico da filosofia e se comete algum exagero, não se compara ao primeiro (do Mundo). Mas não há mal nenhum em cometer exageros de direita, até porque só pelo fato da esquerda ser sustentada nos dias de hoje, presenciamos abobados inúmeros exageros, equívocos e burrices suficientes para nos permitir dizer que a série Guia Politicamente Incorreta é perfeita.

Larissa 24/04/2020

Eu esperava mais. Achei os capítulos meio jogados. Talvez se fosse reler, leria capítulos soltos no dia a dia, sequência fica sem sentido
jk82828doc 27/04/2020minha estante
Penso a mesma coisa que você. Esperava muito mais.

Larissa.Santos 12/12/2017

Li o Guia politicamente incorreto da história do mundo e, por ser da mesma série, achei que este seguiria mais ou menos a mesma linha (apesar de achar que o autor abusa do sarcasmo e expõe muito as suas verdades), abordando a história, trazendo contrapontos e desmistificando determinadas coisas... Esperava que falasse sobre filósofos e suas teorias, tecendo críticas, expondo ideias, mas pra minha surpresa o livro é uma crítica ao politicamente correto, com argumentos na maioria das vezes rasos e de cunho pessoal (o autor pouco cita os filósofos mais conhecidos e quando cita algo é pra reforçar seu ponto de vista). Achei os capítulos bem curtos (com cara de introdução) diferentes dos do primeiro livro que li, o autor me pareceu forçado na maior parte do tempo, inclusive, alguns capítulos se mostraram dispensáveis pois assemelhavam-se mais a um desabafo do que a uma exposição de ideia inteligente e objetiva. Apesar disto, no livro contém muitas verdades e teve capítulos dos quais pude tirar algo proveitoso (com reservas!rs), como os que falam sobre democracia, sexualidade, militância, hipocrisia social, teologia de esquerda e sobre natureza humana. No geral acredito que o Pondé poderia tecer a sua crítica de maneira mais ?leve?, sem querer polemizar tanto e argumentando melhor.
Viruga 13/12/2017minha estante
Sai um pouco frustrado com esse autor que tanto ouvi falar. Talvez eu dê uma segunda chance em outros livros mais autorais dele. Porque esse aqui, destoa bastante dos outros livros da série em qualidade.

Larissa.Santos 18/12/2017minha estante
Compartilho da mesma opinião. O nível caiu, foi decepcionante!