Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Mmads 28/12/2022

Bom é pensar
Um ser pensante ...
Este livro é bem interessante, pois fala muito de um mundo bem atual de um forma critica e sarcástica. Apesar de não concordar em muitos pontos, me coloquei a refletir... Já valeu!!

Artur 10/02/2016

Uma leitura provocante. Infelizmente é superficial em vários pontos onde o aprofundamento teórico poderia tornar as teses mais interessantes. A forma arrogante com que o autor escreve, no meu ponto de vista, desabona um pouco o texto. Há formas de ser irônico sem ser pedante.

Léo (Herb) 16/09/2012

Generalismo e Radicalismo não anulam a verdade
O livro é um série de ensaios sobre determinados temas.

Pondé é radical sobre muitas (leia-se "quase todas") opiniões, generalista e "dono da verdade" em muitos pontos do livro.

Porém, VALE A LEITURA. É um livro de FILOSOFIA. SUA opinião, deve prevalecer sobre a dele, quando esta não for satisfatória.

Ele fala sobre diversos temas, pertubadores para a maioria esmagadora das pessoas, mas tratam a REALIDADE. O Policamente Correto acaba cada vez mais com o mundo.

Interpretar os argumentos de Pondé "a ferro e fogo" é a maneira errada de leitura do livro. Aqueles que o fizeram, odiaram e desprezam o livro.

A interpretação "relativamente" correta é a seguinte: encarem como tópicos a serem pensados e entendidos segundo a SUA experiência de vida, segundo o SEU meio de relações sociais. Você verá que ele está certo em muitos aspectos, que ele é radical demais em outros, mas que não há erro algum em suas suposições, apenas mal medição de intensidade.

RECOMENDO e acho que é um livro que deve ser tratado como obra de pesquisa, ou seja, lido por vezes indeterminadas.

André Goeldner 02/10/2012

CRÍTICO
O mundo está ficando cada vez mais chato, desinteressante e hipóscrita. Que bom que alguém escreveu sobre isso.

Evangeline 24/04/2020

Na verdade, imaginei o livro de uma forma totalmente diferente. Achei que eu veria outra forma de abordagem da literatura. Porém, vi mais um despejo de frustrações em relação ao termo ?politicamente correto?. De todo, o livro não é ruim, sendo, inclusive, bom para discutir depois sobre o posicionamento do autor.

Vivi de Assis 24/10/2022

O pior "livro" que já li
Na verdade, esse chorume não devia nem ser chamado de livro. É, praticamente, um panfleto sem argumentos, apenas opinião tosca. Não tem argumentos, só senso comum da pior espécie. Não sei se Pondé é burro ou se apenas se faz de burro para ganhar dinheiro de gente MUITO burra e preguiçosa. Porém, uma coisa é certa: Pondé não tem caráter. É podre. Um velho nojento, aporofóbico, com todos os defeitos que alguém poderia imaginar. Este "livro" é um completo lixo radioativo, muito ruim, muito mal escrito e dá ânsia de vômito em cada página, mesmo contendo pouco texto...só serve para alimentar uma fogueira. Tenho pena de quem foi aluno dele. NOJO!
M@g@ 24/10/2022minha estante
Vi alguns professores de História , pós graduados inclusive, falando que os livros dele relacionados a História não prestam, daí já dá para tirar uma idéia do que você passou...

André 25/11/2020

Politicamente correto
O livro basicamente é uma crítica ao politicamente correto. O autor em cada capítulo trabalha um tema envolto no politicamente correto, tecendo comentários na maioria das vezes bastantes ácidos. Não concordo com a maior parte da visão do autor, mas acho importante conhecer pontos de vistas diferentes dos nossos.

Tulio.bandeira 09/06/2024

Desanimador
Sinseramente não consegui ler por inteiro, fui pulando partes. Como pode pegar temas sociais tão relevantes e desmoralizar, eles que tentam diariamente tornar a vida um pouco mais justa e confortável.

Me pareceu um livro de desabafo. Mas de um desabafo fuleiro.

Leitura desmotivante.

Lívia Toledo 05/12/2014

Só eu achei Pondé um pouco audacioso ao se colocar do lado de ícones ilustres na capa?
samiraaa 17/03/2015minha estante
Não. A primeira vez que vi pensei a mesma coisa.

Paulo Silas 09/06/2013

Seguindo na mesma linha de ataques, com verdades nuas e cruas, dos livros anteriores "Guia Politicamente Incorreto" de Leandro Narloch e Duda Teixeira, o autor deste livro que encerra a trilogia tece suas considerações bastante acirradas sobre o Politicamente Correto.

Usando a filosofia como pano de fundo para sustentar e/ou ilustrar os seus ensaios, o autor destrói todas as estruturas que sustentam o Politicamente Correto, demonstrando sob seu ponto de vista que tais alicerces não se sustentam, vez que eivados com diversos vícios, como a hipocrisia e a covardia.

Em determinadas passagens, o autor peca pelo exagero (em que pese tal análise vai depender da posição político-social ou do humor do leitor). Entretanto, a sensação de incômodo que o livro gera ao leitor em certas passagens (novamente, variando de pessoa para pessoa, considerando a personalidade de cada qual) acarreta em um exercício de autorreflexão sobre o tema abordado.

Destaque ainda para o modo irônico com o qual o autor tece as suas críticas.

Recomendo a todos!

Anderson Theodoro 13/10/2020

Uma boa base
Boa leitura para quem inicia suas leituras no mundo da filosofia

BeatrizViana0 12/07/2018

Decepcionante!
Se você espera encontrar pérolas filosoficas neste livro, desista. Um livro chato, em que o autor da sua própria opinião (nem sempre coerentes) a respeito de diversos assuntos.
@anypaganbook 25/09/2018minha estante
Poxa, estava pensando em ler (está na minha estante faz alguns anos)... Também achei que apareceriam uma curiosidades interessantes da filosofia, agora até desanimei para lê-lo

Patrick 31/10/2021

Palavras muito pesadas são usadas por este autor. Cuidado!! Caso você não busque algo extremamente incorreto como sugere o título, não leia!

Carlos 11/10/2013

Ponde Isso???
Amei odiar esse Cara!!!! As ideias do Pondé são tão extremas e desavergonhadas que são muito valiosas e necessárias para seres pensantes, muito mais para os "canhotos" (que ele tanto odeia, despreza e demoniza) do que para os "destros". Quem bebe dele de forma sedenta como se seu pensamento fosse um antidoto para éticas sociais, justiça para explorados e visões humanistas vai fatalmente se afogar em preconceitos e injustiças classistas. Entretanto, uma visão crítica de sua visão crítica pode contrapor uma esquerda burra, utópica e simplista que raramente consegue passar suas boas intenções do discurso para a prática. Pondé não é um antidoto. É uma vacina que se incorporada corretamente pode trazer ganhos para todos ao criar alternativas a pensamentos caricatos, hipocritas e desleais sejam eles de esquerda ou direita.
Lucasaresende 05/05/2015minha estante
Muito bom !!! Haha