A Lógica da Ação Coletiva

A Lógica da Ação Coletiva Mancur Olson

Resenhas - A lógica da ação coletiva

alex 08/03/2022

A lógica da ação coletiva, de Mancur Olson (1965)
Economista americano, Olson ficou conhecido por usar o ferramental da economia para explicar fenômenos sociais e políticos - algo ainda incomum naquela época.

E este livro é bem isso. Nós 2 primeiros capítulos ele usa modelos econômicos para apresentar uma teoria sobre os "grupos sociais e organizações" e nos 4 capítulos seguintes ele aplica seu modelo para analisar sindicatos, Estado e lobby. Por fim, um apêndice inserido em 1971 ainda apresenta outras aplicações do modelo, publicadas em papers a partir de 1965.

Salvo melhor juízo, e considerando o impacto do comportamento individual e racional sobre o comportamento coletivo, a questão central do livro é que "somente quando os grupos são pequenos, ou quando são afortunados o bastante para terem uma fonte independente de incentivos seletivos [ou quando há algum tipo de coerção legal], eles se organizarão ou agirão para atingir as metas de grupo". Ou seja, se os interesses são representativos da maioria, logo, difusos, será muito difícil haver lobby ou organização a seu favor.

A tese é bastante interessante e parece ser aplicável a muitas situações, incluindo o modo como instituições internacionais públicas se organizam. Os exemplos utilizados no livro é que são ruins, simplesmente porque estão muito deslocados no tempo.

Em tempo: fiquei curioso para conhecer o impacto das redes sociais (ou seja, a redução do custo de organização) sobre a dinâmica comportamental dos indivíduos e grupos.