O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Brenda Bremer 06/01/2017

Decepcionada
Apesar do livro abordar um tema tão interessante quanto "sonhos lúcidos" e ter uma escrita fácil de se acompanhar, os diálogos entre personagens foram - em nível pessoal - muito forçados.

Porém, meu maior incômodo foi com relação a como as personagens femininas são tratadas nessa história, principalmente sobre temas como assédio e estupro, muito recorrentes ao longo do livro. A maioria dos personagens masculinos (quase todos que entram em foco) fazem menção a um desejo ou fantasia sexual sobre uma personagem feminina, fazendo piadas, assediando e até mencionando o estupro dessas personagens, que permanecem alheias ou passivas durante todo o livro.

Giu 26/11/2016

O sonho de Eva é um livro nacional que mostra que não tem porque tanto preconceito quanto aos livros de nosso país. Apaixonada por livros nacionais, fui para este livro com muita expectativa, que posso dizer que foi superada. O livro é envolvente, cada vez mais você quer entender e saber mais sobre sonhos lúcidos, o livro começa com muitos mistérios, por que a irmã de Eva se suicidou? Onde está o filho de Eva? Por que ela não confia nos homens de sua vida? Todas perguntas são respondidas no momento certo e abre outras perguntas. O sonho de Eva não é só um livro de entretenimento, mas um aprendizado. E se você ainda não o leu, indico que leia, e espero que goste tanto quanto eu.

Clara.Cardoso 21/11/2016

Adorei
Eu realmente gostei muito deste livro, a escrita flui muito bem e as páginas passam voando.
A história conseguiu me fazer emergir na mesma, as personagens são bem criados e você se envolve com o enredo.

Vanessa Vieira 23/10/2016

O Sonho de Eva - Chico Anes
O livro O Sonho de Eva, do autor mineiro Chico Anes, nos traz uma história interessante envolvendo sonhos lúcidos e inúmeros perigos. Apesar do mote bastante atrativo, acredito que o excesso de elementos presentes na trama acabou tornando o enredo um pouco carregado e com um ritmo moderadamente lento.

Eva Abelar é uma doutora reconhecida mundialmente por sua vasta experiência com sonhos lúcidos. Ela perde o chão quando é informada que seu filho, Joachim, uma criança autista, foi sequestrado na mesma noite em que sua irmã, Anna, se suicidou, pulando do alto do vigésimo andar de um edifício em São Paulo. Anna era uma das principais cientistas do projeto DreamGame, um invento revolucionário que permite com que as pessoas joguem enquanto dormem.

Eva é convidada pela Yume a assumir o posto de sua irmã na empresa e, enquanto busca respostas a respeito do sequestro do filho e do suicídio de Anna, acaba se envolvendo em uma trama perigosa, que alcança o cume dos desejos inconscientes do homem.

Enquanto usa seu conhecimento para desvendar os mistérios por trás da morte de Anna e do desaparecimento de Joachim, ela descobre o quanto a sociedade está à mercê da tecnologia moderna e seus estímulos subliminares e como esses estímulos podem cercear a liberdade do ser humano e deteriorar o livre-arbítrio.

O Sonho de Eva é um livro interessante e que, de certa forma, mostra o quanto o avanço da tecnologia pode trazer benesses e também inúmeros malefícios para a humanidade. Entremeado por questões psicológicas e filosóficas inerentes à vida, o enredo de Chico Anes é intrigante e dotado de originalidade, tratando de uma temática que nos dias de hoje ainda é um grande tabu e nos trazendo uma aventura perigosa e bem intercalada. O que infelizmente acabou prejudicando a obra foi o excesso de elementos atribuídos a história pelo autor, que acabou fazendo com que alguns fatos da trama ficassem miscigenados demais, atrapalhando o seu desenvolvimento e absorção pelo leitor. Narrado em terceira pessoa, de forma bem detalhada e repleta de sobressaltos, o livro se mostrou um belo achado, mas poderia ter sido um pouco mais lapidado.

Eva foi bem descrita dentro do enredo. Conhecemos não só a doutora brilhante, de renome e femme fatale, como também uma mulher assombrada por fantasmas do passado. Sua adolescência foi marcada pela alta imposição e pelos costumes arcaicos de sua mãe, fazendo com que a jovem percorresse um caminho tenebroso e cruel. Sua devoção para com a irmã Anna, sua fiel confidente e todo o seu amor e zelo para com Joachim embasam ainda mais sua personalidade e seu forte apreço pela família. A mente de Eva é ardilosa e absurdamente inteligente e permite com que ela desvende muitas verdades e permaneça intacta diante de muitas provações.

A trama conta com entidades e seitas secretas e com personagens secundários bem intrigantes. A Yume reúne um seleto grupo para integrar o esqueleto do DreamGame, contando com uma prostituta, um viciado em narcóticos, um monge budista e uma índia muito sábia e as habilidades de todos eles juntos formará uma teia ainda mais abrangente e luxuriosa para o jogo. Adhya, uma das executivas mais poderosas da Yume, se mostrou uma personagem enigmática e repleta de mistério e Alec, um dos melhores amigos de Eva, um personagem forte, inteligente e tão ardiloso quanto a própria doutora.

Em suma, O Sonho de Eva se mostrou um verdadeiro mergulho pela psique humana e pelos insights do subconsciente, com todos os seus perigos, desejos secretos e obscuridades. Também nos mostra toda a fragilidade humana motivada pela perda da identidade pessoal, bem como perante à imposição de costumes, comportamentos e crenças. O livro tem um teor bem interessante e original, porém acabou perdendo um pouco de seu brilho com o excesso de elementos explorados na trama, que atrapalhou no desenvolvimento e culminou em um ritmo morno de leitura. A capa é bonita e bem psicodélica e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2016/10/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Thay.Pierazzo 26/08/2016

O sonho de Eva
O livro conta a história de Eva , uma autoridade mundial em sonhos lúcidos , ela estudava tais sonhos, se propunha a ter esses sonhos para desenvolver seu estudo, porém , com tudo que ela sabia , foi informada da morte da irmã e o sumiço de seu filho, e isso tem uma razão , a qual se liga a tudo que ela sabia, e é aí que se inicia a luta contra os sonhos, uma luta contra perigosos homens e mulheres.
Assim no momento em que ela consegue o que queria, é provada a frase contida na capa do livro "dormir pode ser um jogo perigoso".

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Olá Galera!!!!!
E lá vamos nós para mais uma obra Nacional! E declaro que cada vez mais, meu amor aumenta por essas grandes estrelas que temos aqui tão pertinho de Nós!
Ganhei o livro O Sonho de Eva em um sorteio do meu blog querido Entre Livros! Se quiser dar uma passadinha por lá, o link dele se encontra logo abaixo na lista blogs que eu sigo, você não vai se arrepender :).

Essa, como todas as obras que tive oportunidade de conhecer, é mais uma que não pode faltar na sua estante! Vamos conhecer melhor?

"Mais intimo do que nossos sexos são nossos sonhos."

Eva Abelar é uma psicóloga renomada que trabalha arduamente para arrecadar fundos para uma pesquisa sobre sonhos lúcidos, que basicamente é um estudo aprofundado sobre a capacidade humana de perceber estar sonhando e usar proveito disso, ou seja, sonhar lucido, acordar dentro de seu próprio sonho e tomar as rédeas da situação, levando o sonho por caminhos e enredos escolhidos por você.
Eva é mãe de Joachim, um menino de 6 anos, com autismo e capacidades mentais extraordinárias, mas que só são desenvolvidas enquanto dorme.

Eva esta em um congresso muito importante, quando recebe a triste noticia de que sua única irmã cometeu suicídio e seu filho foi sequestrado.Mas o problema real dessa situação é que ninguém pede resgate, Eva fica mais de um mês sem noticias do filho, quando finalmente resolve fazer a busca por conta própria, já que, nem a policia consegue uma boa resposta!

Eva então descobre que sua irmã Ana, estava trabalhando para uma grande empresa chinesa, a Yume que tem como principal projeto um jogo de vídeo game revolucionário, onde o jogador participa do mesmo, através do sonho.E ao mesmo tempo esta surgindo na internet o boato sobre uma máfia que pretende dominar os sonhos do mundo.

" O filho desaparecido, a irmã morta e uma caneta... Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. Anna era seu passado e sua dor. Joachim era seu presente e sua responsabilidade."

E é após ter acesso á essas informações, que seu sexto sentido de mãe lhe diz que seu filho só pode estar em posse desses crápulas sendo usado como cobaia, então Eva resolve aceitar a proposta da Yume, virando sua nova funcionária, incumbida da missão de terminar aquilo que sua irmã Ana começou.

"Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim"

A história é inebriante, você se vê dentro de um mundo onírico, que até então era desconhecido.. Estudos sobre sonhos lúcidos, que parando para analisar, o que realmente impede uma coisa dessa de acontecer? E será que ela já não acontece?

Vídeo games são coisas potentes e maravilhosas pra quem tem prazer em jogar, imagine então poder jogar como você mesmo sendo o personagem? Dominar sonhos... Será que isso é mesmo impossível?
Dúvidas e ideias como essas aparecem a todo momento no decorrer da leitura, pois o livro foi escrito com tamanho cuidado e palavras minuciosas, que você se pega pensando se isso não poderia mesmo ser tudo verdade, ainda mais se colocarmos em pauta que são chineses que estão desenvolvendo kkkkkkkkkk

A escrita de Chico Anes é clara e direta, a leitura apesar de parecer complexa, flui com simplicidade e leveza, e em poucas páginas você se vê preso a história instigante, cheia de mistério e ação!

"O medo, querida, em sua essência, arranca-nos do chão, faz nossos órgãos mudarem de posição, desliga por um instante nossa consciência, só para, em seguida, fazê-la reacender ainda mais lúcida, com a audácia que conquista a liberdade.Amiga, vou lhe confessar uma coisa: o medo é bem parecido com o orgasmo."

Os personagens são muito bem desenvolvidos, e o mistério te leva pra um mundo onde você e Eva são os investigadores do CSI kkkkkkkkkkkkk, muita coisa esta em risco e ela corre contra o tempo para salvar a vida do filho, que com seus dons, pode virar uma arma na mão errada.

Os personagens secundários são muito bem elaborados, e o enredo possui várias tramas e acontecimentos que nos fazem refletir sobre vários conceitos da vida, incluindo confiança, já que Eva esta sozinha com pessoas desconhecidas e precisa decidir em quem confiar para pedir ajuda!

Em fim, uma ótima história com uma trama empolgante e de tirar o folego...

Super recomendo essa leitura!

Bjokas e até a próxima

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
Fernanda.Serafim 12/08/2016minha estante
Já estava paquerando este livro faz algum tempo, após sua resenha me convenci! Uma resenha detalhada nota 10!

Paraíso das Ideias 08/09/2016minha estante
Obrigada, espero que goste da leitura!

Bia 23/12/2015

Você precisa conhecer essa história! (Resenha publicada no blog My Queen Side
O sono é um estado transitório e reversível; um processo ativo que envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do Sistema Nervoso Central. Conseguimos identificar dois estados principais no sono: O Não REM e o REM. No primeiro caso o sono é mais lento. O segundo é aquele com atividades cerebrais mais rápidas e de baixa amplitude com episódios de movimentos oculares rápidos e relaxamento muscular intenso. O sono REM se caracteriza principalmente por ser o estágio em quem ocorrem os SONHOS. - http://www.sono.org.br/sono/sono.php

Sonho lúcido é um estado ou condição que ocorre enquanto sonhamos. Nele, temos uma experiência nítida e muito clara do conteúdo do sonho, que nos dá a impressão de termos sido capazes de controlar nossas ações e até mesmo o conteúdo do desenrolar do sonho. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho_l%C3%BAcido

Os mistérios dos sonhos encantam a humanidade desde os tempos primordiais. Hoje sabemos mais a respeito, mas mesmo assim existe certa magia. Estudei os estágios do sono na faculdade, para aprender mais a respeito da farmacologia de alguns antidepressivos, e fiquei completamente interessada no sonho REM. É incrível saber que nesta fase, sua temperatura abaixa, sua musculatura fica totalmente relaxada, sua respiração se difere... e é nela que os sonhos ocorrem.
Agora, imaginem se alguém tivesse o poder de controlar nossos sonhos?

“Sonhos vão ser as armas das guerras deste século.” – pág 6

Dra Eva Abelar é uma profissional em sonhos lúcidos mundialmente conhecida. Seus estudos dividem opiniões e são alvos de debates.
Para palestrar em conferência, precisou viajar e deixar seu filho com sua irmã. Nem em seu pior pesadelo, Eva poderia imaginar o que aconteceria enquanto estivesse fora. Sua irmã, Anna Abelar, é morta ao se jogar do vigésimo andar de seu prédio; e seu filho, Joachim, desaparecera inexplicavelmente.

“É quando menos esperamos que a vida costuma dar reviravoltas. Para o mal e para o bem.” – pag 45

Eva encontra forças que não imaginava possuir, e com a ajuda de seu amigo Alec, procura desesperadamente por seu filho e por respostas.
A morte de Anna estaria interligada com o desaparecimento de Joachim?
Em meio ao caos da vida de Eva; a representante da empresa YUME a convida para substituir sua irmã na pesquisa que promete mudar a concepção dos games. Eva poderia comandar o projeto “DreamGame”, que permitia com que a pessoa jogasse enquanto estivesse dormindo. Algo revolucionário, mais real que a plataforma 3D, uma vez que o jogador estaria em meio ao jogo, interagindo, por meio de seus sonhos.
A fim de procurar mais respostas, Eva aceita a proposta, e descobre algo muito maior. Anna, Joachim e a empresa YUME estavam completamente relacionados, e ela teria que correr contra o tempo para salvar seu filho e a própria humanidade.

“O mundo parece se esquecer de que, em toda a sua história, o conhecimento em posse errada ameaça a liberdade, a sanidade, o futuro.” Pág 56

Não consigo me perdoar por ter demorado tanto para ler esse livro. Digo de imediato o quanto o enredo é inteligente e original.
A primeira página já nos enlaça. Queremos também descobrir o que aconteceu a Anna e Joachim, e então viajamos ao lado de Eva. Conhecemos a personagem a fundo, é uma “mocinha” forte e inteligente. Tem seus dramas pessoais, mas não os deixam sobressair. Uma mãe que fará de tudo para encontrar seu filho.
O enredo é recheado de ação e mistério, não conseguimos deixar de ler.
Fiquei completamente apaixonada pela história. A forma como o autor conduz é de simples compreensão, porém muito bem elaborada.

“...alguns assuntos precisam mais do que fatos para serem compreendidos. Precisam de contexto, de imaginação.” – pág 72

O livro foi lançado em 2012 e não entendo como não se tornou um clássico. Ele nos incita a querer saber mais sobre sonhos ao mesmo tempo em que conseguimos ver magia em teorias conspiratórias.
Não irei dizer que recomendo. Digo que você, amante da literatura nacional, precisa conhecer “O sonho de Eva”. É quase que obrigatório você conhecer essa história.

“Será? Será que não trazemos para nossas vidas os ecos de nossos sonhos?” – pág 8

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2015/12/resenha-125-o-sonho-de-eva.html

Aria.Verso 26/11/2015

Inebriante

O Sonho de Eva é o livro escrito por Chico Anes e publicado pela editora Novo Conceito. O livro me atraiu primeiramente por ser nacional. Como leitora e aspirante à autora, percebi a realidade dos livros nacionais que são desconhecidos em sua maioridade e subestimados. A maioria das pessoas com que converso não param de falar: “Não gosto de literatura nacional, são ruins”. A maioria leu apenas os clássicos e não conhece os novos lançamentos, o que causa sim, um certo preconceito. Então tomei o desafio de ler mais da literatura contemporânea nacional. Outro motivo pelo qual me atraí pelo livro foi a capa. Sim, me atraio por capas e dessa vez acertei em cheio. Símbolos escondidos, uma mulher que é revelada sob o reflexo da luz e cabelos espalhados. Simplesmente maravilhosa. O resumo não fez por menos. A idéia de sonhos lúcidos e uma mãe em busca de seu filho com uma sociedade secreta podendo estar por dentro de tudo... Isso é bem atraente.
Eva é uma cientista inovadora que abre novos rumos na pesquisa do pai. Por acaso, Eva tem um filho autista com um talento único: Ter sonhos lúcidos. A partir desse momento, Eva e seu filho são alvejados e cobiçados para as ambições de uma grande empresa que esconde muito mais por detrás. O livro mostra em tom claro e objetivo todas as dificuldades que Eva sofre: por ser uma cientistA. Por ser mãe solteira. Por ser mãe jovem. Por ser independente. Basicamente por ser mulher e este é um quesito importante, afinal é a realidade social. A realidade é velada, mas o livro escancara. Apesar de relativamente fria em certos momentos, Eva demonstra a determinação e o sofrimento de uma mãe em busca de seu filho. Essa frieza não é um defeito, é o essencial para que consiga achar o filho. Eva também deixa clara a sua determinação em seus projetos e mantendo seus princípios apesar de qualquer possibilidade desenvolvimento na sua pesquisa. Eva sofreu e como qualquer pessoa manteve alguns resquícios desse sofrimento, embora tenha persistido e seguido a vida “normalmente”.
O livro é intrigante e te bota para pensar e pesquisar, o que é essencial para um bom livro. Com certeza minha Histeria subiu bastante ao lê-lo, e com certeza irei guardá-lo com todo carinho.

site: http://aririr.wix.com/histerialiteraria#!Resenha-O-sonho-de-Eva/cu6k/56575c6d0cf214c28f17d380

Helena 09/09/2015

Eletrizante, tenso, inesperado, nada previsível!
Considerada uma autoridade mundial em sonhos lúcidos Eva é mãe de uma criança autista, Joachim.
Sua irmã Anna se suicidou pulando do 20º andar do prédio onde morava em São Paulo e seu filho Joachim, que estava com ela, desapareceu.

Eva é convidada a se juntar ao projeto de criação do jogo DreamGame, da empresa Yume, substituir sua irmã que acaba de falecer. Isto acontece justamente quando Eva perde seu emprego
Com a finalidade de encontrar seu filho e descobrir o verdadeiro motivo da morte de sua irmã, que ela não acredita ser um simples suicídio e tem suas desconfianças, aceita ir trabalhar no projeto DreamGame ela muda-se para a vila de Kumo onde irá trabalhar nas secretas instalações subterrâneas da empresa.
Lá ela encontrará mais do que as resposta que procura.

Eletrizante, tenso, inesperado, nada previsível!

Alê Lendo 24/01/2015

Surpreendente do começo ao fim!
Não costumo ler sinopse de livro, mas quando a Editora NOVO CONCEITO, anunciou O SONHO DE EVA, do escritor CHICO ANES, fiquei bastante intrigada com o "banner" (foto ao lado), desenvolvido para o lançamento do livro, uma mulher com os olhos fechados, mas ao que parece ser um efeito holográfico, deixava a segunda impressão de estarem abertos. Ao ler a sinopse tive a absoluta certeza que teria de ir ao lançamento, pois ao contrário do que pensei, a tal mulher estava acordada, mas em seus sonhos...

Não importa muito o quanto eu escreva aqui, o que você venha a ler na contracapa do livro, ou em qualquer outro lugar, NADA terá lhe preparado para a experiência de ler "O SONHO DE EVA", uma trama extremamente envolvente, magistralmente bem escrita, que lhe deixará sem fôlego a cada capítulo.

"Eu sou um escavador de livros. Procuro nele as pistas que vão transformar lendas em fatos" O Sonho de Eva

EVA ABELAR é uma sumidade no estudo dos "SONHOS LÚCIDOS" e os conceitos dirigidos ao Mundo Onírico (o mundo dos sonhos), paixão herdada pelo Pai, o renomado Neurocientista Dr. HERMES ABELAR.

Eva está ministrando uma palestra em Viena, e vê o mundo ao seu redor desabar quando ao final de uma apresentação, dois policiais informam que sua irmã, a também cientista ANNA ABELAR, se suicidou ao jogar-se de uma suntuosa cobertura onde morava em São Paulo, e o filho de Eva, o pequeno JOACHIM, uma criança autista que estava aos cuidados de Anna, desapareceu.

A partir daí, começa uma corrida insana contra o tempo e contra a Milionária Indústrias YUME, presidida pela envolvente e enigmática Dra. ADHYA KAN, para quem Anna Abelar trabalhava na ocasião de sua morte no desenvolvimento do "DreamGame", um jogo virtual revolucionário que permitirá aos usuários experimentar a realidade onírica, enquanto sonha em estado de vigília constante.

E agora eu vou colocar o parágrafo acima de um jeito que EU imaginei: Um "game" que lhe permita jogar QUADRIBOL em HOGWARTS, sentado em uma vassoura NIMBUS 2012, e arremessar um BALAÇO na cara do MALFOY para ajudar o HARRY a pegar o POMO de Ouro!

Isso tudo aconteceria dentro de um SONHO que você escolheu e programou, porém com um simples detalhe, você estará CONSCIENTE, ou melhor, ACORDADO dentro do seu sonho! G.E.N.I.A.L!!!

Eva desconfia que os últimos terríveis episódios de sua vida estão co-relacionados, e percebe que pode estar diante de uma poderosa arma com imensurável poder, onde a capacidade de livre escolha do indivíduo corre o sério risco de vir a ser manipulada. Muitos estão interessados em fazer o que for preciso para colocar as mãos nessa arma e em seus sonhos, ou pior, nos sonhos do mundo.

Chico Anes passeia livremente entre o universo da Psicanálise, Religião, Conspirações Internacionais e Auto-conhecimento, tudo em um texto extremamente bem estruturado de narrativa simples e fluida, sem em nenhum minuto, tirar o ritmo eletrizante e empolgante que lhe envolverá da primeira a última página do "SONHO DE EVA".

Tenho o hábito de usar marca-páginas para registrar as partes que me são mais relevantes na trama, quando terminei o "Sonho de Eva" meu livro parecia material para referência de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), fiz tantas interrupções para análise de trechos e conceitos mencionados, não que fosse necessário, e sim, porque haviam despertado meu interesse, que eu nem conseguia ler se não fosse ao lado do computador.

O livro conta ainda, com personagens deliciosamente cativantes, como o menino ZED e o Charmoso ALEC, isso sem falar no grupo "ecléticos" de companheiros que se juntaram a Eva nesse sonho.

"Perdoe-me, padre, mas tenho logo que encontrar essa Terra, ou descobrir, de uma vez por todas, se apenas flutuo no infinito coma de Deus."

CHICO ANES é Escritor, Engenheiro, Xamanista, Co-Fundador da República dos Escritores, Uma pessoa SENSACIONAL, e a minha humilde opinião, um dos primeiros grandes "Best-Sellers" que o Brasil vai exportar nos próximos anos.

Sabrina 01/01/2015

Que decepção!
Estava guardando a leitura desse livro para um momento especial, porque eu estava esperando boas coisas, até porque a temática é extremamente interessante e eu nunca havia visto algum outro livro semelhante.

Quanto à escrita do autor em si, não há muito do que reclamar. Ele escreve bem, não há dúvida. Seus parágrafos são muito bem construídos e fluídos - bem mais que os diálogos, diga-se de passagem. Mas minhas ressalvas não estão nisso... E elas se encontraram em aspectos que fizeram com que o livro perdesse as outras 4 estrelas da minha nota.

O que me incomodou e muito foi a construção das personagens, sobretudo com relação às personagens femininas. E mais! A forma que os diálogos e as situações se desenrolavam quando essas personagens femininas estavam em foco.

Não é de hoje que sabemos que estarmos no século XXI e avançando nos anos não tem significado o extermínio do machismo. Muito embora tenhamos conquistado avanços notáveis e essenciais para o bem estar das mulheres, sabemos que o machismo perdura, sobretudo em sutilezas que podem passar despercebidos por olhos desatentos, mas infelizmente o machismo que encontrei nesse livro não era nada sutil, porém berrante e extremamente incômodo!

Para começar, temos a Eva. Quão ridículo é ver uma doutora ser tratada com desrespeito de todos seus colegas de trabalho sob a passividade da própria? Eva era assediada por todos os homens que a rodeavam, absolutamente todos! E ela nem ao menos registrava isso muito bem. Pelo pouco contato que tenho com estudantes de psicologia, o que posso dizer, com certa segurança, é que eles têm uma tendência a se oporem a esse tipo de machismo "sutil", que se disfarça por meio de elogios "inofensivos", mas que diminui a mulher, sobretudo quando ela é alvo desse tipo de atitude em sua área de trabalho.

E não para por aí. Todas as personagens femininas, em todas as cenas em que estiveram presentes, quando não falavam sobre sexo, estavam fazendo sexo ou sendo maliciosas ou alvo da malícia masculina. Não sei que universo é o que o autor vive, mas o que me pareceu é que ele ainda é, com desculpa do vocabulário, um adolescente punheteiro, que não consegue enxergar a mulher muito além da disposição da lascívia masculina.

Isso sem mencionar a facilidade que o estupro era tratado pelos personagens masculinos. Como na cena em que um vilão ameaçou estuprar uma moça e o Alec, que supostamente é o mocinho, ouviu isso com tanta naturalidade, que até mesmo fez uma "gracinha" em resposta a essa ameaça.
Isa 16/05/2015minha estante
Concordo com você sobre o estupro , o autor deixou a desejar nesta parte , como se o estupro fosse algo natura,l como se as próprias mulheres fosse as insinuadoras para a pratica.

Janine 20/11/2015minha estante
Foi por isso que abandonei o livro.

MILA 06/01/2017minha estante
Adorei a sua resenha!!

Kim 09/11/2020minha estante
Meu deus, obrigada por essa resenha!!

Danielle 14/06/2014

Sensacional
Resenha – Chico Anes - O sonho de Eva

Há tempos tinha vontade de ler esse livro, cuja sinopse me lembra um filme no qual gostei muito chamado A origem com Leonardo Di Caprio, cujo tema foco é sonhos lúcidos.

Logo de cara gostei da trama que começou cheia de mistérios, o suicídio de Ana irmã da Dra. Eva e o sumiço do filho de Eva que estava com a irmã no dia de sua morte.

Ao desenrolar vemos que existe uma grande empresa chamada YUME que está trabalhando para criar um sistema onde as pessoas poderão jogar como em um vídeo game, porém em sonhos lúcido, o tornaria tudo muito real e atraente para o jogador, a irmã de Eva trabalhava para essa empresa e eles querem a Dra. Eva agora no projeto.

“Era o fim da tecnologia 3D para games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?”

Adorei a narrativa envolvente e a escrita de Chico Anes que me fez visualizar a imagens como se estivesse vendo um filme.

Recomendo muito a leitura.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Vicky 01/06/2014

Dormir Pode Ser Um Jogo Perigoso

Para a segunda resenha do blog, um dos livros mais incríveis, chocantes, inacreditáveis, imprevisíveis e fantásticos já escritos. O Sonho de Eva, desde a primeira cena, cativa o leitor de uma forma sombria e surpreendente.

O Sonho de Eva narra a história de Eva Abelar, uma mulher com tristes cenas da vida. A história tem início, quando Eva descobre, longe do Brasil, que sua irmã Anna saltou do prédio em que morava, em São Paulo. Se não bastasse isso, seu filho Joachim, que estava com Anna, desaparece e ninguém tem notícias dele.

“Temos o pesar em lhe informar que sua irmã, senhorita Anna Abelar, lamentavelmente, faleceu na noite passada. (...) Não encontraram nenhuma evidência, tampouco encontraram alguém. Não falaram nada sobre seu filho.” (p. 15 e 16)

Revoltada com a brutalidade do crime, Eva vai atrás da Yume, a empresa que tinha o projeto do Dream Game. Anna trabalhava nisso até morrer. Desconfiada da empresa, Eva entra nela no lugar da irmã, na tentativa de descobrir tudo e encontrar Joachim. Em meio a personagens secundários imprevisíveis e acontecimentos de tirar o fôlego, Anes constrói uma narrativa inesquecível.

O suspense já começa no Capítulo 1. Chico cria uma situação que faz o leitor roer as unhas por explicações, porém a ansiedade existe da primeira página à última. A escrita do autor é interessante porque é (assim como tudo na obra) imprevisível. O leitor está sempre no escuro, sem saber o que esperar de cada ação, cada personagem. Na verdade, estar sempre tateando é o que torna tudo ainda mais empolgante.

Os personagens são perfeitos. Cada um tem sua personalidade própria, sua linha de pensamento, tornando a história adequada e agradável para qualquer leitor. Me surpreendi com os limites que Eva estava disposta a cruzar para chegar até seu filho. Na verdade, o amor materno é um ponto que deixa o livro um pouco mais leve, em meio à tensão da trama. Nada melhor que um livro que equilibre as duas coisas, não é? Até mesmo os personagens secundários, nem tão presentes no decorrer do livro, possuem uma importância enorme no desenrolar, mesmo que não tenham tido um final lá muito feliz.

A narrativa é combinada em primeira e em terceira pessoa, permitindo que até mesmo no segundo caso, o leitor se familiarize com as opiniões e linhas de pensamento de cada personagem, outro motivo para não se saber o que realmente está acontecendo e por vir.

O Sonho de Eva é um livro perfeito. No meu ponto de vista, é claro, mas ele é. Chico Anes foi o primeiro autor com quem eu realmente tive contato e seus dois livros são muito importantes para mim. Embora eu não seja imparcial, sei que Chico é um grande escritor, e mais que isso: um grande homem.

site: omundosecretodavick.blogspot.com

Rhaisa 24/04/2014

Resenha O Sonho de Eva
"Com essa intrigante história digna de filme Hollywoodiano, a literatura brasileira ganha um novo contraste, se afastando das literaturas antigas e difíceis, mas também se diferenciando da literatura "CHICLETE" de algumas autoras brasileiras, dando uma cara mais madura para a literatura, ao mesmo tempo que cria uma maravilhosa historia. Com os novos autores e essa nova literatura ganhando chão no Brasil, podemos esperar um grande crescimento de livros brasileiros nas estantes dos leitores."

continue lendo em:

site: http://www.livronasferias.blogspot.com.br/2014/04/25-postagem-resenha-o-sonho-de-eva.html