O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Kat 21/07/2020

Sensacional
Amei o assunto do livro e a crítica social do final, um tema bem atual, e além disso, é livro nacional, vale a pena!

Morgana 23/06/2020

Uma boa ideia, porém...
A premissa do livro é bem interessante, a trama no entanto ficou meio morna, e como se isso já não fosse o suficiente essa trama morna está escondida atrás de descrições físicas das mulheres que caberiam em um livro erótico, as menções a sexo quase toda hora também me fizeram pensar que eu estava lendo um livro erótico.

A protagonista não é ruim, mas também não é boa, a história meio que desenrola sozinha porque a Eva não é muito de agir, por ser a protagonista esperava mais dela.

Adivinhei muitas das revelações finais e achei que ao todo a trama não teve nenhum grande clímax, eu só queria terminar logo esse livro pra poder partir partir para o próximo.

Mas a ideia do autor foi muito interessante e a escrita dele é fácil de ler, esse livro não funcionou pra mim mas vejo ele funcionando pra algumas outras pessoas.

Juliana.Duarte 07/04/2020

Recomendável
Quando vi o tema abordado no livro me surpreendi. Nunca antes havia lido uma temática dessas. Estar lúcido dentro de seu sonho, ter total consciência e decidir que acontece nos sonho, fantástico.
Porém, nossa protagonista não me cativou. Dr. Eva Abelar tinha tudo para ser uma protagonista feminina forte, a pesquisa sobre sonhos lúcidos era dela, doutora renomada mundialmente, e ainda sim pouco respeitada facilmente manipulada, e não se dava conta.
Outra coisa que me encomodou um pouco, e depois lendo resenhas aqui vi que não fui a única, é como as mulheres eram descritas. Sempre focando o corpo, destacando curvas e decotes, enquanto os homens eram simplesmente descritos por seu rosto. A facilidade como a mulher foi usada, como o estupro estava presente em diersas maneiras ao longo de todo livro fazia com que eu quase abandonasse o livro. Para o desenvolver da história em si não vi um porquê.
O livro demora a se desenrrolar, e a história no fica só na Eva, mas vai mostrano o que acontece com todas personagens relevantes.
No mais, não é uma leitura ruim, só não me cativou o suficiente

paulla.costa.779 13/03/2020

Doutora Eva tem o seu desaparecimento no mesmo dia em sua irmã morre.Onde ela tem possiblidade de poder desvendar motivo da morte de sua irmã.

Mari 02/05/2019

problemático
Depois de perder a irmã e o filho no mesmo dia, Eva, pesquisadora do ramo de sonhos lúcidos, é convidada a trabalhar na empresa em que sua irmã trabalhava, a Yume, famosa no ramo de entretenimento. Eva pesquisa sobre usar a lucidez nos sonhos para se chegar a uma "superconciencia". O novo projeto da Yume é o DreamGame, um jogo que aconteceria não mais em telas e ambiente virtuais, mas em sonhos. Não demora para Eva desconfiar que nem tudo são flores e a intenção da empresa não é bonita. Eva tenta descobrir o que está por trás do projeto e onde estaria seu filho sem ser descoberta.
Como ficcao científica, achei um livro interessante. Ele nos da mais um alerta de como nosso uso exacerbado da tecnologia pode nos trazer consequências graves, desagradáveis, e como estamos a um passo de perder nosso livre arbítrio se formos para o lado errado.
O que me incomodou mesmo na leitura foi o tratamento das mulheres. As mulheres mais jovens são SEMPRE apresentadas de forma sexualizada, mais de uma vez é apresentado um sonho sexual de algum dos homens, há até estupro. E essas coisas não são apresentadas de uma maneira crítica, o autor não dá nenhum indício de ser contra essas coisas. Elas não estão ali para incomodar o leitor e o fazer repensar o machismo, elas simplesmente estão ali, como se fossem coisas normais e aceitáveis. Quase interrompi minha leitura por isso, só continuei para ver como Eva resolveria todo o problema em que se meteu.
O livro não é de todo ruim, apresenta, sim, reflexões boas e válidas, mas ao se tratar de mulheres é bem problemático.

Yasmin675 29/04/2019

Muito bom.
O Sonho de Eva é um livro nacional e é muito impressionante. Primeiramente por trazer vários assuntos polêmicos, como: tabu sobre sexo, feminismo, estupro, abuso, suicídio e outros.
A narrativa é bem estruturada, não encontrei nenhuma ponta solta. Chico Anes conseguiu ambientar o universo perfeitamente (mesmo com a troca constante de cenários).
Os personagens tem uma complexidade fantástica, principalmente a protagonista Eva. Sobre Eva, gostei muito dela, ela é uma mulher forte e emotiva, mas ao mesmo tempo muito racional, por ser uma mulher da ciência ela sempre mede suas palavras e ideias e luta para conquistar seu espaço no meio masculino em que se encontra.
Chico tem uma escrita maravilhosa e me impressionou a forma que ele deixou transparecer a feminilidade de Eva.
Por alguma razão, a estória não me prendeu tanto quanto poderia. É lentinho no começo, mas depois que Eva vai para a China as coisas começam a ficar acaloradas.
Em termos gerais, um livro muito bom. Tem vários plot twists que não permitiram que o livro se tornasse previsível, e eu gostei muito disso.
Recomendo!

Laura 11/04/2019

Se eu pudesse resumir todo o desenrolar do livro em uma palavra, ela seria surpresa. Personagens muito bem estruturados, diversificados e a história é contada de uma maneira que não chega a torturar o leitor de uma forma maçante. As coisas acontecem, as informações desejadas vêm, com intensidade e tudo que é necessário para despertar o interesse e agonia do leitor.

Sou suspeita a falar, já que sempre guardei um lugarzinho especial no meu coração para personagens femininas e envolvidas com ciência, porém devo confessar que a doutora Eva Abelar é isso e muito mais! Por ser escrito por um homem, me surpreendi demasiadamente pelo posicionamento feminino e quão pessoal e real tudo parecia. Lindo de se ver, de fato.

Há momentos em que a reflexão vem, sobre como o mundo globalizado em que vivemos é um cenário que se assemelha a um jogo de xadrez: várias peças demasiadamente calculadas se movimentando de maneira fatal. Temas transversais espreitam a tama central, como o comportamento de crianças autistas e quão especiais, fenomenais eu diria, elas são, homossexualidade e o questionamento acerca de o quanto sabemos dos produtos que consumimos e que parcela desse conhecimento é de fato verídica.

Os plot twists me deixaram sem fôlego e não decepcionaram nem por um segundo. Selo de qualidade da tia Laura!

Subversivo011 19/09/2018

História promissora e boa, mas....
Quando eu comecei a ler o livro e via do que se tratava eu me interessei muito, pois eu adoro essa coisa de ficção científica que nos faz pensar sobre a nossa vida atual. A historia do DreamGame, que é um jogo que faz com que você "viva" seu sonho, e usada pelo governo para implantar indiretamente no subconsciente condicionamento para seus jogadores se submeterem a qualquer ideia dos poderosos sem questionar, nos faz pensar e é uma ideia bem interessante para se abortar em uma história. Apesar de suas diferenças, o conceito me lembrou muito o "Jogador Número 1", em muitos momentos.

Mas (sempre há um "Mas"), a história em si ficou em segundo pleno pelo modo em que o autor leva algumas partes do enredo. É muito ruim o jeito em que o escritor vê e quer que vejamos as mulheres da história. Todas (exceto as com idade mais avançadas, que são apenas 3) tem conotação sexual. Ao invés dele as descreverem de uma forma normal, ele prefere descrever como é exatamente seus corpos, o 'volume dos seios na blusa', 'suas curvas', etc, e é estranho isso. Todas tem ligação com sexo. Ao que me parece, o autor quer que tenhamos desejos sexuais com as mulheres, e que tenhamos uma visão delas com objetos sexuais, então isso quer dizer que ele pense isso. Na história, há estupro, sonhos sexuais, e muita conotação sexual, e isso me incomodou muito.

Uma história que poderia ser bem mais marcante com coisas boas, me marcou negativamente.

carolina.trigo. 04/09/2018

O Sonho de Eva - #OlharNosNacionais
Tenho esse livro, "O Sonho de Eva" do Chico Anes, Editora Novo Conceito, já fazem alguns anos. Se não me engano, comprei ele na Bienal de São Paulo de 2014, então deve fazer uns quatro anos que ele está parado na minha estante.
Lembro que cheguei a ele por causa da capa, que achei lindíssima - e ainda acho! Não conhecia o livro nem o autor, mas a capa me conquistou.
Quando fui escolher os livros para o nosso desafio, "Olhar Nos Nacionais", no começo do ano, não tinha dúvidas de que esse seria um dos 12 livros. E pelo tempo que ele estava parado na minha estante, nem me lembrava mais do que se tratava. Acho que isso foi ótimo para a minha leitura.
Na história, teremos duas narrativas: a da Dra. Eva Abelar e a do Dr. Alec Lenz, sendo o foco maior na doutora. Ambos são psiquiatras e amigos de longa data. O livro começa com uma conversa entre um chinês e um mercenário num bar na Augusta, sobre sonhos (no qual o quote do começo da resenha faz parte). Em seguida, já passamos para uma palestra que Eva está dando na Universidade de Viena, na Áustria (o berço da psicanálise) sobre sonhos lúcidos - sua especialidade.
Ao final dessa palestra, ela é informada pela polícia que sua irmã se matou pulando do 20º andar de um prédio em São Paulo e que seu filho, Joachim, que estava sob cuidados dela e que é autista, está desaparecido. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, uma invenção revolucionária que permite à pessoa jogar enquanto dorme, criado pela empresa de games, Yume.
Perdida em seus diversos problemas, Eva é convidada a trabalhar na Yume e assumir o lugar da irmã. Ao aceitar, Eva se envolve em planos perigosos e enquanto busca a verdade por trás da morte da sua irmã e do desaparecimento de seu filho, ela descobrirá o quanto, nós humanos, estamos vulneráveis à tecnologia e como ela pode acabar com a nossa liberdade e com o nosso livre-arbítrio.
A história é interessantíssima e conseguiu me surpreender bastante!
O livro começa nos apresentando os personagens e a situação do enredo, mas a partir de um ponto, ele fica frenético. É ação o tempo todo e reviravoltas - além das diversas questões psicológicas e filosóficas que o autor traz para os leitores.
Além dessa questão psicanalítica que está bem presente no livro todo (talvez seja inclusive o foco principal), há uma forte crítica à sociedade que aparece em diversos momentos, de diferentes formas. E somado a tudo isso, ainda há uma pegada de teorias da conspiração muito interessante.
Ainda no começo do livro, o Dr, Alec começa a investigar um livro e descobre Os Noves Desconhecidos, uma sociedade secreta. E por curiosidade, fui também pesquisar para saber se essa história realmente existia e, imaginem a minha surpresa quando descobri que sim, toda a história que o autor conta no livro tem base fundamentada.
Para quem tiver interesse ou somente curiosidade, vou deixar um link explicando melhor sobre essa sociedade secreta. Para ler, clique aqui.
Já mais para o final, a história vai virar uma loucura só, mas que foi muito legal de se ler. Era ação atrás de ação; reviravolta atrás de reviravolta; conspiração atrás de conspiração. E a ideia que o autor teve para esse "jogo"... Genial!
A capa está muito bonita, a história é totalmente diferente do que eu já li e o enredo é muito bem construído, além de ser muito bem escrito também. Recomendo demais e vão com a mente aberta, pois só assim vão conseguir curtir tudo.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2018/08/resenha-o-sonho-de-eva-olharnosnacionais.html

Kymhy 20/03/2018

O Sonho de Eva - Chico Anes
Consegue unir jogos digitais e sonhos? Será que seria o melhor game de todos ou um completo pesadelo? Uma ficção feita sob medida para os amantes de jogos e psicologia.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes/

Isabela.Lopes 09/12/2017

Poderia ter sido muito melhor
Quando li a sinopse do livro, me interessei pela história, o autor contaria sobre uma história onde o plano de fundo seriam os sonhos lúcidos. Porém me decepcionei muito, achei a história confusa em alguns momentos onde várias coisas eram jogadas aleatoriamente no decorrer do enredo. O conceito de sonhos lúcidos poderia ter sido melhor explorado. Não consegui me prender na história e o final deixou a desejar.

Aventura de aprender 26/11/2017

Posso dizer que quando li praticamente comi o livro porque trata sobre conspiração, um dos meus assuntos prediletos. Talvez seja por isso que não consiga me lembrar de muitos detalhes da história.

O livro fala sobre os sonhos lúcidos que é quando a gente consegue saber que está sonhando e agir como quiser lá dentro.

Uma mulher chamada Eva tem o filho autista chamado Joachim raptado e a irmã que trabalhava em um projeto de transformar os sonhos em jogos se suicida de forma misteriosa. Então depois de perder o emprego “misteriosamente” aceita trabalhar para a mesma empresa que a irmã: as indústrias Yume.

O ritmo do livro é muito acelerado e quase não conseguimos acompanhar porque há muita reviravolta e perseguição. Basicamente o que a tal empresa quer é manipular o livre arbítrio para condicionar todos a agirem como eles querem manipulando dentro dos sonhos dando a ilusão de satisfação de desejos. Assim alguns se matam e outros pensam como eles querem.

Foi por isso que eu achei o enredo muito semelhante aos filmes da série “Apocalipse” (Revelação e Forças diabólicas). Nesses filmes há uma máquina dos desejos controlada por realidade virtual acessada através de óculos. Quem aceita é manipulado e quem não aceita é morto no jogo e na vida real.

Achei muito interessante que fala bastante também sobre a nova ordem mundial que quer extinguir a individualidade em prol de uma coletividade manipulada. Só falha em não apresentar Deus como única solução e ainda por cima colocar as igrejas como vilãs.

Há inclusive uma história dita como antiga de um rapaz que ficou anos em coma e acabou se suicidando porque ao invés de ver o céu viveu uma vida plena dentro dos sonhos e sentiu falta dela quando acordou. Muito triste e lamentável...

Apesar da leitura ser bastante agradável achei bem pessimista. Sim, eu sei que conspirações existem... Mas exagerou. Além disso, o autor fez uma oposição entre duas sociedades secretas, sendo uma do bem e outra do mal. Entretanto, pelo que conheço todas são ruins: uma trabalha com o mal diretamente e a outra com o bem independente de Deus que é ainda pior.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/45000699-livros-lidos-em-2015

Maleno Maia 13/10/2017

Bem escrito até, porém...
Bom, esse foi mais um livro que me despertou a atenção por ser nacional e por um preço bem chamativo; paguei 10 reais. Mas vamos mais ao que interessa, que é a resenha. Achei até interessante esse temática de atribuir sonhos diretamente relacionado com a conduta das pessoas, os seus desejos mais escusos, os seus medos...
Chico escreve bem, mas no começo o que me incomodou foi a frieza de Eva, que parece nem ficar tão desesperada com o sumiço do filho e a morte da irmã. Era uma frieza incalculável. No geral, a trama é dinâmica, fluida, ágil, mas o teor machista me incomodou também. Eu não sei qual é do autor e qual a personalidade dele para criar um ambiente onde a mulher é vista para o deleite dos homens. Até a Eva me parecia gostar de adornar os desejos masculinos. Havia também diálogos desnecessários. Por fim, não vou dizer que a leitura foi desagradável, até que não. Tirando algo aqui ou melhorando ali, seria um livro bom. O autor só deve prestar atenção nisso que eu lhe falei sobre o machismo e tomar muito cuidado, pois a maioria dos leitores são do sexo feminino. E hoje em dia não se pode engolir esse tipo de coisa.

Brenda 20/04/2017

O Sonho de Eva
Primeira vez que faço uma resenha, pois esse é mais um livro que merece. A leitura me deixou completamente fascinada. Cada página que eu passava acontecia algo que eu nunca imaginaria. Esse é o livro que você fica assustado junto ao personagem e com as atitudes dele, você se apaixona, fica triste, tem raiva e esperança do Joachim. Esse livro fez tudo isso comigo! Vai te tocar ainda mais se você souber como é lidar com um autista. A leitura é muito fácil e Boa.

Meus pontos negativos:
1. Apesar de não imaginar a próxima página imaginei o fim. E foi como a maioria dos livros. Algumas partes te faz ficar em dúvida se é aquilo mesmo, mas aos poucos você vai ter certeza.

2. Todos sonham com Eva.

3. E as duas últimas páginas eu achei desnecessárias.

Conclusão:
Amei o livro e indico muito, principalmente para quem convive com autista e também para aquelas que mesmo tendo alto cargo sofre com assédio, pois aparece muito no livro. Orgulho de ser um livro Nacional.