O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

House of Chick 17/11/2012

Confesso que quando peguei esse livro pela primeira vez, não sabia muito bem o que esperar, nem o que pensar. Foi só quando comecei a ler a história e descobrindo esse novo mundo, que fui admirando ele cada vez mais.

Em “O Clã dos Magos” conhecemos o reino de Imardin, um local que há mais de duzentos anos teve a sua área rural devastada pelo inverno, ocasionando consideravelmente no aumento do número de famintos, mendigos e de crimes, fazendo com que o rei tomasse uma providência boa apenas para a classe um pouco mais alta chamada purificação.

Para que seu reino fosse limpo, purificado de tudo que ele considerava ruim, o rei chamou os magos para fazer uma limpeza na cidade tirando todas as pessoas que não tivessem dinheiro suficiente para viver lá, desabrigando inúmeras pessoas e fazendo, assim, com que fossem criadas as favelas. Mesmo com o tempo se passando e com as mudanças dos reis, todos eles mantiveram a tradição da cerimônia de purificação.

O livro conta a história de Sonea, uma menina simples que perdeu a mãe muito cedo e foi abandonada pelo pai, fazendo com que ela fosse criada pelos seus tios, Jonna e Ranet, na favela. Quando o trabalho de sua tia conseguiu sustentar uma pensão dentro dos muros da cidade, eles se mudam da favela para Imardin, porém após uma cerimônia de purificação, eles são novamente expulsos pelos magos, fazendo com que voltem para seu local de origem, a favela.

Nas favelas a fome é a companheira devido à imensa pobreza e as pessoas não tem nem o direito de ir ver um mago que tem poderes de cura (um curador) quando estão doentes. São as pessoas esquecidas e largadas, que foram jogadas em um canto.

Na cerimônia da purificação, os magos se reúnem na praça e são protegidos por um campo de força. Em um momento de muita raiava, Soena acaba por se juntar a um grupo de pessoas que estavam protestando ao invés de ir encontrar os seus tios e, junto deles, atira uma pedra em direção aos magos com toda sua raiva e frustração por toda injustiça e pelo tratamento das autoridades com os mais pobres. O que ela não poderia imaginar é que a pedra que ela havia tacado quebraria o escudo feito pelos magos e acabaria atingindo um deles, que ficou inconsciente.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html
Vanilda 17/11/2012minha estante
Quando li pela primeira vez a sinopse de "O clã dos magos" eu quis muito o livro. Todos esses ingredientes me atraem muito: magia, mistério, aventura e um mundo diferente, com um povo diferente. Pois eu tenho o livro e ainda não li. Fui lendo outros na frente e ainda não conheço a história dos habitantes de Imardin. Eu acho que, além da história "mágica", digamos assim, também tem um lado social, que comenta sobre essa diferença entre as classes e a discriminação de uns em favor de outros. É uma pena que alguns pontos tenham ficado vagos e mal esclarecidos porque podem fazer alguns leitores desistirem da história. Já foi lançado o segundo volume, A Aprendiz, e talvez tenhamos a resposta para alguns desses pontos nesse segundo volume.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Khrys Anjos 17/11/2012minha estante
Também pensava outra coisa ao ver a capa. Gostei de saber que te surpreendeu pois também estou esperando o meu chegar para me aventurar pelo reino de Imardin. Gosto de livros que unam magia, ação, aventura e mistério. Pelo jeito é mais um que irei gostar.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Maya 17/11/2012minha estante
Own magia e aventura! É comigo mesma, adoro estes livros, e até agora não tive a oportunidade de ler o clã dos magos, mas já está na lista com toda certeza, pois espero me surpreender, já que livros assim tem quase um imã para me atrair :)

yarasp71@hotmail.com

Thai 17/11/2012minha estante
eu to esperando o segundo livro,pois me parece uma historia super bacana, gosto desse ar mistico e com essa coisa de magia, da um ar de ilusão e de poder quando leio :)
@thailadesouza
thailikasouza_candy@hotmail.com

Leila 17/11/2012minha estante
A resenha é muito boa. O tipo de livro não me atrai muito, mas, não está descartada a possibilidade de lê-lo.
leilaschmitz@yahoo.com.br

Bruna Costenaro 18/11/2012minha estante
Ahhhh como a Sonea é uma menininha chata hein? Mil vezes o Rothen =]

Resguardado os problemas já comentados no commet do blog, um mundo onde a magia existe de forma livre é um mundo onde vale a pena viver!! Logo um livro que vale a pena ser lido!

Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

Brunna 18/11/2012minha estante
Será que vai ser uma trilogia de "três"? KKKKK Eu gosto quando são! Ainda não li esse livro, mas não é que eu não tenha vontade, apenas ainda não tive oportunidade de comprá-lo, e também nunca tinha lido nada a respeito dele. Agora que conheço pelo menos uma opinião (e de cara ela é positiva), vou procurar conhecer mais um pouco a respeito dele...

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Jéssica 18/11/2012minha estante
Adoro estórias que tenha mistérios,magia.Sempre quando era criança gostava de brincar de magia,de que era uma bruxa,uma feiticeira e tão todo livro que vejo de magia eu gosto de ler, além que gosto de sobrenatural.
E também tem a questão de que as pessoas mais pobres,são jogadas de lado e, que só os ricos tem o direito de morar na cidade.Essa classe social que existe na vida real,de como muitas vezes, que mora na favela é excluído.Um mundo que ainda tem esse preconceito,mesmo ao passar do tempo.
Então , quero muito ler esse livro.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mas sempre fui super curiosa.Todos falam muito bem dele e a história é bem diferente.
Essa mistura de mistério e aventura são os ingredientes certos para uma história envolvente que não te deixa largar até acabar.
Adoro trilogias, por mais que fique angustiada pela continuação.

A capa é linda.

Vanessa

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro livros que envolvam Magia e mistérios, sem contar livros de ação. Clã doa Magos conseguiu reunir isso, uma narrativa interessante e divertida.
Eu amei ele e estou muito ansiosa para ler A Aprendiz.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Ainda não conhecia esse livro mas pela resenha gostei bastante da história, parece ser bem interessante por misturar magia, aventura e mistério. Adorei, obrigada pela dica.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Ique 08/06/2012

O Clã dos Magos - A Trilogia do Mago Negro
O Clã dos Magos é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro e foi lançado este ano no Brasil pela editora Novo Conceito. O livro é do gênero ficção/magia e foi escrito por uma das maiores escritoras do gênero, Trudi Canavan.
A muito tempo, uma montanha explodiu ao norte da cidade de Irmandin, como consequência a fuligem encheu o céu e bloqueou um pouco da passagem de luz do sol, logo depois um longo período de frio muito forte atingiu a cidade. Por toda a Kyralia e Elyne (povos de terras aliadas) as colheitas foram suspendidas e o gado morreu. Com isso, muitas pessoas tiveram que deixar suas terras para procurar abrigo, moradia e alimento na cidade.
A cidade ficou povoada de uma hora para outra, não tinha espaço para todos, o Rei começou a distribuir alimentos e providenciou abrigos para os que passavam fome, para outros mandou voltar para suas casas dando alimento suficiente para o próximo verão. Porém, essas medidas não foram eficazes para acabar com os problemas de todas as pessoas.
Com o frio, muitas pessoas começaram a pensar que o mundo estava acabando, dispensaram toda a decadência e aproveitaram-se dos outros na crença de que ninguém ficaria vivo para puní-las. Sendo assim, gangues começaram a se formar e ficou perigoso andar nas ruas. Quando esse perigo ficou eminente, o rei ordenou que o Clã dos Magos fizesse uma purificação, expulsando essas gangues da cidade, e assim foi feito a cada inverno, virando uma verdadeira tradição.
Após mais de 30 anos desse primeiro incidente, uma jovem favelada chamada Sonea, revoltada com a purificação que estava acontecendo e com as atitudes do Clã decide atirar uma pedra contra o escudo protetor dos magos, como muitos outros jovens faziam, porém para a surpresa de todos que estavam ali a pedra da garota atravessou esse escudo e atingiu um mago, Lorde Fergun, deixando-o inconsciente.
Era a primeira vez que isso acontecia, e o maior medo do Clã se tornou realidade, havia uma garota muito poderosa, com os poderes a soltos em Irmandin, e o pior é que ela ainda não conseguia ter poder sobre seus poderes, o que poderia destruí-la e por em risco toda a cidade. Resta agora aos magos encontrá-la para ensina-la a ter controle sobre seus próprios poderes.
Mas isso não agrada a todos os magos, que não querem que uma favelada se associe ao Clã e nem mesmo a Sonea que tem um ódio natural pelos magos. Desesperada, a garota busca proteção dos Ladrões e de seu amigo Cery para escondê-la das buscas que o Clã está realizando pelas favelas.
Após um longo período de fuga, fica cada vez mais difícil para Sonea controlar seus poderes. Com isso, o líder dos ladrões conta o paradeiro da garota para os Magos acreditando ser a melhor opção no momento. A captura é feita com dificuldades, se Sonea continuasse a usar seus poderes, ela poderia destruir a si mesmo e tudo que estivesse a sua volta.
Agora no Clã, resta a garota a tentar acreditar nos magos. O Lorde Rothen passa a ensinar Sonea a ter auto-controle e mostra tudo que a magia pode lhe proporcionar, além de mostrar que o Clã não é tão ruim como ela acredita. Porém, os problemas de Sonea estão apenas começando.

O livro é narrado muito bem em terceira pessoa, a autora consegue descrever muito bem todos os cenários, o contexto histórico da narrativa que foi muito bem elaborado. Os personagens foram bem descritos, assim podemos ter uma maior aproximação com eles e entender melhor o porque e a situação social de cada um, que é explicito através dos costumes e falas. A leitura flui rapidamente e conseguimos ler o livro sem grandes dificuldades. No entanto, o que chega a incomodar um pouco é a enrolação dos acontecimentos que se desenvolvem na primeira parte, (o livro é dividido em duas partes contendo vários capítulos cada) mas isso logo passa e a autora consegue engatar a narrativa de modo que se torna praticamente impossível deixar de ler o livro.
O Clã dos magos é um livro de magia que vale a pena ser lido, ao final da obra, ficamos com dúvida e curiosidade em relação ao destino dos personagens e do que está por vir.

Série: A Trilogia do Mago Negro:
1 - O Clã dos Magos
2 - A Aprendiz - Sem data definida de lançamento
3 - O Lorde Supremo - Sem data definida de lançamento

Blog Entre Páginas de Livros
Rosa 09/06/2012minha estante
Parabéns pela sua resenha, ficou ótima. Apesar de não gostar muito de magia/ficção, esta resenha instigou a minha curiosidade para saber o destino de Sonea e de saber o que acontece no final, pois se você disse que os problemas da garota estão apenas começando, deve vir muitas coisas interessantes pela frente. Vou tentar comprar o livro e saciar minha curiosidade.

Abraços

Camila 11/06/2012minha estante
Amei a resenha!Muito bem feita, deu até vontade de ler esse livro =)

Lucas Bispo 17/06/2012minha estante
Olá Caíque...
Gostei da resenha e estou louco para ler... Estou com ele aqui na estante me chamando! Que bom que a autora engatou na história, pois tem várias que se perde e não se acha mais! Acho que gostarei da leitura!

Abraços, Lucas

Suellen-san 17/06/2012minha estante
Olha eu queria esse livro pela capa e depois pela sinopse, mas agora o quero pela sua resenha que foi bem escrita e me deixou cm ma vontade de ir a livraria mais próxima e comprar o meu. Muito boa1

William Duarte 17/06/2012minha estante
Estou super ansioso para ler esse livro!
Além de amos o estilo esse parece ser dos melhores. Espero poder ler O Clã dos Magos logo.
Ótima resenha! ;)

StephMunford 17/06/2012minha estante
Amo livro de magia e fiquei curiosa em relação a esse. Pelo que você escreveu o livro parece ser super bem escrito e eu gostei muito da sua descrição da história. Essa trilogia de magos parece ser muito boa! Parabéns pela resenha! Bjos

brendasnb 18/06/2012minha estante
Eu adoro livros nesse estilo! E estou muito ansiosa pelo meu exemplar. Quanto mais magia e aventura melhor a vida é... rsrs... Parabéns pela resenha, gostei bastante! Abraço :D

Tigas 11/05/2013minha estante
Comprei o livro e estou esperando chegar!!!! Dia 23.05 não demore muito.

Rose 14/07/2012

Sonea é uma menina de rua, que resolve protestar junto com seus amigos contra os "magos de Imardin" enquanto estes estão realizando a "Purificação" das ruas da cidade, ou seja, estão expulsando os vagabundos, pedintes e mendigos da cidade. O que ela não pensava, é a raiva contida quando resolveu atirar a pedra nos Magos, fosse capaz de furar a barreira mágica de proteção erguida por eles.
Este simples gesto muda radicalmente sua vida. Os Magos resolvem caça-la pela cidade inteira e ela desconfiada dos verdadeiros motivos dos Magos, pede ajuda aos "Ladrões" para que a escodam. Com a ajuda de seu fiel amigo Cery, ela até consegue se esconder por um tempo, mas com seus poderes saindo do controle, ela tem que se conformar e ir junto com os Magos para o "Clã dos Magos".
Sob a proteção de lorde Rothen, ela aprende a controlar seus poderes e acaba se afeiçoando ao Mago. Mas lorde Furgen tem outros planos para ela, planos estes que podem por em perigo não só a vida de Cery, mas a vida de várias pessoas que moram na "Favela".
Sem ter o que fazer, Sonea se rende às ordens de lorde Furgen, mas jura que assim que puder vai se livrar da guarda deste lorde maligno. Quando as coisas já parecem perdidas, eis que surge sua salvação, mas esta salvação parece ser mais cruel do que o próprio lorde Furgen. Mas por enquanto ela conta com a ajuda do Administrador e de seu Guardião para enfrentarem esta nova e maligna força.
Como eu disse para vocês no início, este é o volume 1 da "A Trilogia do Mago Negro". Para mim o início do livro foi morno, se ateve mais a descrição da fuga de Sonea, mas sem grandes emoções. Um tanto cansativo, mas não ao ponto de me fazer largar o livro. O ritmo era mais lento, o desenrolar da história foi aos poucos. Mesmo mantendo o ritmo lento, a história conseguiu me prender, me fazendo querer saber o que ia acontecer com Sonea, Cery e com os Magos. O final foi bom, deixando um gancho que promete mais ação nos outros volumes. Acredito eu que isso deva acontecer. Este livro para mim foi morno, mas acho que tem tudo para esquentar nos próximos volumes.
Erika Costa 17/07/2012minha estante
Amei este livro desde o momento em que vih a capa e lih a resenha!!Estou doida para ler-lo!!!

Erika Costa 17/07/2012minha estante

Heracléia 01/08/2012minha estante
fiquei curiosa para ler ...mas não curto muito trilogias

Maristela 23/11/2012minha estante
Esse livro pertence a trilogia do Mago negro e este é o volume 1 seguido pelo A aprendiz e posteriormente virá The High Lord. Como sempre faço, vou esperar para vir o terceiro livro traduzido e então comprar para ler a série inteira.

RUDY 10/03/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Sonea é uma 'favelada' de Kyrália, mas não é uma coitinha. Embora não aceite a magia que habita dentro dela, não é triste ou acomodada, ao contrário, revoltada por ter sido expulsa mais uma vez do lugar onde morava com os tios, acaba fazendo magia bem no dia em que os Magos fazem a 'limpeza' na cidade, retirando os pedintes, criminosos e vagabundos.
Ela acaba jogando uma pedra que penetra o escudo protetor da cidade e atinge um dos magos, o deixando inconsciente, ato inconcebível. O Clã fica assustado, porque uma maga não treinada, uma maga natural, está a solta nas ruas e esse é o maior medo do Clã. Começa a perseguição por Sonea...
Sonea foge com seu amigo Cery, apaixonado por ela, por toda Királia, nos mostrando um pouco da cidade e do poder dos magos. Sonea vai relatando o que eles fazem e como prejudicam os moradores, já que prestaram devoção a um Rei que não faz nada pela cidade.

PARA LER A AVALIAÇÃO COMPLETA, VISITE OS BLOGS:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/03/resenha-08-o-cla-dos-magos-livro-1.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-cla-dos-magos-livro-1-trudi.html
Thaís 06/04/2013minha estante
Parece muito interessante e gosto de livros de magia, mas ouvi falar que esse é o mais lentinho de todos, mas de qualquer forma quero ler (:

Fernanda @condutaliteraria 29/04/2013minha estante
Gosto do tema e sempre vejo críticas super positivas pela trilogia, gostaria muito de ler.
Achei interessante os nomes escolhidos para os personagens :)

30/05/2013minha estante
Adoro livros de ficção e este me pareceu muito interessante! Quero muito ler :))

Michelle 09/12/2022minha estante
já ouvi falar bem desse livro

Janderson.Bezerra 26/08/2016

Minha experiência com O Clã dos Magos
Bem, no período em que li o primeiro livro da trilogia estava necessitando de uma fuga bem irreal da minha rotina. E a história me proporcionou exatamente isso.
Entrei de cabeça no universo do livro, sentindo os medos e excitação de Sonia com a descoberta dos poderes.
Sobre o estilo da sociedade, foi outra característica incrível da história. A luta pela sobrevivência da favela, a discrepância social entre as classes... Isso tudo foi essencial para firmar o caráter e os temores de Sonia.
Jade 25/06/2017minha estante
Ótima resenha :)

Janderson.Bezerra 26/06/2017minha estante
Obrigado ?

Jade 27/06/2017minha estante
De nada

Jenny 19/08/2016

Boa premissa, mal escrito
Finalmente, depois de quatro anos parado na minha estante, consegui dar continuidade nesse livro e terminar de ler.

A premissa dessa história é maravilhosa. Sério, diferente de outros livros de fantasia, que são cheios de reis maus e dragões e tal, esse trata somente de magia que um mago é capaz de realizar. O rei nem aparece. Sem seres estranhos.

Porém, contudo, todavia... É um livro bem mal escrito e desnecessariamente longo. A parte 1, mais da metade do livro, é somente sobre a fuga de Sonea. Isso foi cansativo, repetitivo. Tantos aspectos de personagens e habilidades que a autora poderia ter se aprofundado nesse meio tempo, ela descreveu somente uma fuga e uma caça. Enquanto isso, a Parte 2 é muito corrida, justamente onde ela deveria ter se estendido mais e dado mais informações, principalmente nas ultimas páginas. É um livro enrolado onde não precisa e corrido onde deveria ser explicado.

Eu fiquei confusa com tantos personagens soltos, com nomes estranhos. Eu fiquei decepcionada por não ter se aprofundado na história do Dannyl, que foi de longe meu personagem preferido. Eu fiquei pasma com uma protagonista tão manipulável, que apesar de suas crenças é facilmente persuadida.

Eu estou dando 3 estrelas pra esse livro porque ele tem tudo para ser bom, e eu gostei dele, mas me decepcionei demais. Esperei quatro anos para dar uma chance, e mesmo assim não foi o que eu esperava.
Matheus 19/08/2016minha estante
Os outros dois também decepcionam

Jenny 20/08/2016minha estante
Bom saber!

Nath @biscoito.esperto 08/06/2012

Quando a Editora Novo Conceito lançou a capa brasileira de O Clã dos Magos, eu não gostei tanto dela. Achei que o fundo bege e o mago de capa preta na capa davam um contraste muito forte, e que uma coisa não combinava com a outra. Mas espere, pequeno gafanhoto, a capa pessoalmente é bem bonita. Não sei explicar direito, mas a capa é tão irreal que você tem a sensação de poder tocá-la e sentir uma seda leve tocando seus dedos. Talvez eu esteja exagerando, mas o livro é muito mais bonito pessoalmente.

No mundo fictício criado por Trudi Canavan, autora australiana deste e de outros livros também sobre magia, encontra-se a cidade de Imardin, onde está localizado o Clã dos Magos, uma sociedade que escolhe a dedo quem irá participar dela, geralmente segundos filhos ou filhas de grandes e ricas famílias.

Anualmente, os magos do Clã se reúnem no centro de Imardin e usam seus poderes para expurgar o mal e a podridão do local, tentando criar um ambiente de paz para os moradores das grandes favelas.

Em Irmardin, o sistema de governo é a monarquia. Diferente do que se é de pensar, o Rei de Imardin não é um Mago. Os Magos são "proibidos" de misturar-se com política.

Por ordem do rei, inicia-se a Purificação.

Os moradores de Imardin tem um ódio gratuito pelos magos. Não apenas pelo que fazem com os favelados, mas exatamente pelo que não fazem. Com moradores revoltados, porém sem poderes mágicos, Imardin contra-ataca atirando pedras contra os Magos - ato inútil, já que eles podem criar escudos em volta de si.

Sonea, uma das faveladas, está irada com os Magos (assim como toda a cidade de Imardin). Num ímpeto de fúria, Sonea saca uma pedra e joga contra o escudo protetor dos magos. O inesperado acontece: a pedra ultrapassa a barreira e acerta um dos magos na têmpora.

A multidão fica, primeiramente, em silêncio, em choque. Os magos estão histéricos e começam a caçar todos que estão ali. No entanto um dos magos, Rothen, viu Sonea e soube que ela era a culpada pela pedra atirada.

A partir de então começa uma louca aventura fugindo do Clã, onde Sonea consegue ajuda de Cery, um amigo de infância que está apaixonado por ela, e dos Ladrões, uma espécie de Máfia da favela.

Sob o ponto de vista dos magos, Sonea representa um grande perigo para o Clã. Afinal, como ela aprendera magia? Quem a ensinada? Ela é uma selvagem, que usou seus poderes pela primeira vez? Enquanto os Magos caçam Sonea sem descanso, ela tem medo. Muito medo. Não quer virar uma maga, mas também não quer morrer na mão dos magos. Como proceder?

Mas os Magos não são tão malvados quanto Sonea pensa. Pelo menos não todos eles. Akkarin, o Lorde Supremo (O Poderoso, Charmoso, Cremoso, Perigoso e Temido Chefão do Clã) tem feito coisas condenáveis, mas nós ainda não sabemos o propósito.

Sem contar Akkarin (o nome de lembrava o apelido do Okabe Rintarou, de Steins;Gate, Okarin), muitos outros magos aparecem na história e tem um papel essencial nela. Os que merecem algum destaque são Rothen, o Mago que viu Sonea primeiro, Dannyl, jovem rapaz com uma curiosidade ímpar por Sonea (arrisco um futuro par romântico) e Fergun, um maldito que eu tinha vontade de socar, mas que teve o que mereceu no final da história.

O livro é excelente, uma história que te prende até o final. Sim, no começo você estranha um pouco esse novo mundo criado por Canavan, mas logo se acostuma com tudo o que está acontecendo e engole duzentas páginas sem nem ver.

Como li em outras resenhas de blogs parceiros, Canavan realça muito a questão do poder, preconceito, desigualdade social e educação precária. A própria Sonea, em certo ponto do livro, admite não saber ler. O poder está concentrado na mão de poucos (o Rei e o Clã), e esses poucos poderosos não fazem nada em prol da cidade de Imardin. O preconceito pelos favelados é palpável, o que levantou a questão da desigualdade social, onde poucos tem poder (no sentido mágico e não mágico da palavra) e riquezas e os outros tem que comer restos do lixo dos ricos.

O final do livro é conclusivo, dando um ponto final na introdução da história. No entanto, como eu disse, esse livro é apenas a introdução à trilogia. Tenho total convicção de que os próximos livros d'A Trilogia do Mago Negro serão tão excelentes quanto esse primeiro.

Mas só nos basta aguardar!

P. S.: Vale a pena dar uma conferida nos mapas no final do livro, são um ótimo complemente antes, durante e depois da leitura do livro!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Nanáh Zoti 10/06/2012minha estante
Adorei sua resenha!! Eu já estava curiosa pra ler o livro, agora estou entrando em colapso!!! ;)

Nath @biscoito.esperto 10/06/2012minha estante
O livro é muito bom, leia assim que puder!

Albarus Andreos 13/12/2012

Muito papel para pouca história
O Clã dos Magos (Editora Novo Conceito, 2012) me pareceu uma leitura bem juvenil. Algo que inadvertidamente já suspeitava, mas como não tem nenhuma "advertência" quanto a isso nas capas ou orelhas resolvi apostar no livro e ver o que a Novo Conceito anda aprontando por aí e é estranho que "juvenil", aqui, soe como uma insinuação de que livros juvenis são pouco relevantes ou superficiais, mas vamos adiante para que você entenda este meu preconceito velado (e se tornando explícito: apenas acho que "livros juvenis" não deveriam ser sinônimo de "livros para pessoas pouco exigentes").

Definitivamente, o livro da escritora Trudi Canavan não me agradou. Temos o evento que desencadeia toda a trama: Sonea [uma garota (e nunca fica muito evidente se garota aqui é uma menina ou uma moçinha) da cidade de Imardin, atira uma pedra num mago e acaba acertando, coisa que não deveria acontecer, já que os magos são capazes de projetar um "escudo protetor" feito de magia, que deveria ser capaz de deter objetos atirados. Ou seja: Sonea é capaz de fazer sua própria magia (e iria além: ela não é só capaz de criar a própria magia, mas de superar a magia de gente muito mais treinada, já que o escudo protetor é criado pelos magos!), coisa extremamente incomum, no contexto da trama] e depois disso, gastamos todas as duzentas e tantas páginas seguintes (metade do livro) com Sonea se escondendo cada hora num lugar, com a ajuda do amido Cery.

A trama é bem fraca já que não praticamente suspense, reviravoltas ou inserções deixadas no ar que capturem a atenção com a promessa de um desenlace futuro. Não há uma boa caracterização dos personagens, física ou psicológica [com exceção de uma ligeira (ligeiríssima!) descrição de Sonea, a autora não perde uma linha que seja descrevendo ou detalhando suas criações, o que para mim é uma tremenda falha!]. Os locais também são um completo borrão branco em suas páginas já que sabemos apenas que eles estão se escondendo nas favelas, mas isso é o quê? Será que são favelas como no Brasil? Como são as casas e as ruas? Que cheiro têm? Como se vestem as pessoas? É barulhento? Tem funk rolando? Tem "gatos" de TV a cabo nos postes?

Não sabemos muito bem em que tempo se passa a coisa toda, já que a capa do livro e o termo "magos" nos remete a uma fantasia medieval, mas será que é mesmo? Há pouquíssimos elementos que nos levam a dizer que sim. Há uma citação a espadas quando Fergus diz que não queria ser mago, mas espadachim, mas não há armaduras, cavalos, lama... Em vez de tabernas, há a inserção bem-vinda de neologismos como "boleria", uma espécie de taberna onde se bebe bol (acho que é algo como cerveja). Esta indefinição (ou pelo menos uma definição bem fraca) não determina o panorama em que se desenrola a trama, o que é péssimo.

Outra coisa é a pseudo-guilda conhecida como Ladrões... Pela boa educação que um desses ladrões, Gorin, dá ao mago Danyl (sem saber que ele é quem é: um dos magos do Clã, uma espécie de "polícia especial do rei", que realiza a limpeza da cidade), parece que são muito pouco congruentes com o arquétipo de um ladrão como o conhecemos. Será que "Ladrão", no livro, é ladrão? Ficou muito ruim!

Fergus, o vilão da vez, é muuuuito ruim! As consequências devido a descoberta de seus planos e a própria motivação deles é tremendamente fraca! De uma desproporcionalidade ímpar! Medíocre! Nem merece mais comentários.

Enfim, há muitas páginas, pouca história, uma miríade de fantasmas (os personagens são apenas esboços de gente de verdade) e locais escuros (não vemos os detalhes e não conseguimos, como leitores que somos, esboçar ideias que nos localize física e geograficamente, na narrativa).

Parece-me ser uma necessidade inquestionável o bom projeto de um livro, antes dele virar um objeto físico, de papel e tinta. A trama deve ser bem planejada, os fatos bem urdidos, os personagens desenvolvidos de acordo com sua importância e participação no andamento narrativo, etc. A autora ignora tudo isso e vai escrevendo sem se dar conta de que as partes pouco importantes devem ser menos longas que as partes mais importantes (para falar a verdade, não deu para ver onde a autora quer chegar em mais de 400 páginas). Não se deve perder tempo com o que não agrega conteúdo e se deve ater ao que gera interesse (Seguindo este raciocínio, o livro não deveria ter mais de 60 ou 80 páginas, por aí...). Sonea está se escondendo, Sonea está tentando controlar seu poderes, Sonea está treinando no Clã). Resumindo o livro, foi só isso! Nem pensar ler os outros que vem por aí (ao que parece, uma trilogia).
Immer 20/10/2015minha estante
Achei o livro bem fraco também... apesar de o enredo em si ser interessante e te prender em algumas partes, tem várias lacunas na história. A tradução é definitivamente uma das piores que já vi, bem como a edição do livro, que parece ter sido feita as pressas... Há vários erros de concordância. palavras escritas erradas...

Andrea 25/05/2017minha estante
Concordo com tudo que você disse! Estava discutindo esse livro mais cedo com o meu marido e usei quase as mesmas palavras que você. Também acredito que parte do problema seja a tradução, mas isso ainda não desculpa os graves erros cometidos pela autora. Mesmo assim eu pretendo continuar a trilogia, gosto de fazer uma certa crítica mental e entender porque algo é bom ou ruim.

Leandro | @obibliofilo_ 21/07/2012

Nunca li nenhum livro sobre magos. Este foi o primeiro. E sinceramente acreditava que iria gostar muito. Mas no final, não me surpreendeu. Ao concluir a leitura, senti um vazio, como se tivesse faltado algo.

[SINOPSE] Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

O livro conta a história de Sonea ― uma garota aparentemente comum, que inesperadamente descobre ter poderes mágicos em meio a um momento inusitado. O problema é que a descoberta, pode acarretar vários problemas para ela. E um deles é a morte. Então ela decide fugir e conta com a ajuda de Cery ― um grande "amigo" seu.

Admito: O livro começou bem. Porém, depois que ela começa a fugir, a leitura ficou cansativa ― pelo menos para mim. Eu detesto quando em determinados livros, os personagens ficam fugindo quase o livro todo. E foi mais ou menos isso que aconteceu com "O Clã dos Magos". A autora poderia ter desenvolvido melhor essa parte e explorado mais outros personagens. Mas, infelizmente, não foi isso o que ela fez.

A história é dividida em duas partes. O Clã dos Magos é como se fosse o senado aqui no Brasil; eles é que governam tudo. Então, quando descobrem que há um mago não treinado solto pelas ruas da cidade, eles decidem caçá-lo, ou melhor, caçá-la, sem saberem que na verdade é uma garota que possui poderes.

"Sua boca estava seca e parecia cheia de poeira. Engolindo com dificuldade, ela lutou contra o terror crescente. As batidas de seu coração pareciam ruidosas o bastante para traí-la. Será que ele conseguia escutá-la? Ou conseguia escutar o som de sua respiração?" Pág.: 67

Apesar desses tais "deslizes" que eu citei, acredito que a autora tem talento. Espero que o próximo livro seja melhor. Os diálogos são bem dinâmicos, o que deu certa originalidade à história e contribuiu para que a leitura fluísse um pouco.

O personagem que eu mais gostei e até admirei foi o Cery. Ele é muito atencioso e sincero com a Sonea ― bem diferente dela. Não gostei muito da Sonea. Quando esperava dela uma determinada atitude, em algum momento, ela fazia justamente o contrário. E isso me deixou muito irritado.

Contudo, o livro é razoável. Não me surpreendeu muito, mas acredito no potencial da autora e espero que o próximo livro seja melhor. Espero que ela desenvolva melhor a história e proporcione ― pelo menos para mim ― bons momentos de aventura.

Fica a dica!
Silvia 21/10/2012minha estante
O vazio que vc sentiu deve ser porque tem o segundo volume, é só esperar o lançamento.

Leandro | @obibliofilo_ 23/10/2012minha estante
Pois é! Será lançado agora em novembro. Espero que seja melhor que o primeiro livro.(:

Roberta Oliveira 31/01/2015

Decepcionante!
Este, sem dúvida, é um dos piores livros que já li! Fui atraída pela sinopse da obra, que parecia bastante emocionante, mas foi uma verdadeira decepção! Primeiramente, a leitura é muito maçante e arrastada. A autora enche a narrativa de detalhes que não levam a lugar nenhum. Mais de 70% do livro descreve a fuga de Sonea, personagem principal, da perseguição dos magos do temido Clã. Em segundo lugar, o clímax do livro é alcançado praticamente no último capítulo, tornando todo o restante da história uma verdadeira encheção de linguiça. Comprei toda a coletânea em uma Black Friday da vida, mas não sei se vou ter paciência para ler os volumes restantes.
Grando 11/02/2015minha estante
Roberta, estou lendo, não estou nem na metade e já estou de saco cheio dessa fuja sem fim, nada acontece e pela sua resenha, só no último capítulo acontece.. Não sei se aguento.

gabi.gil.9 19/02/2015minha estante
concordo com vc Roberta...livro maçante..praticamente o livro inteiro é a fuga de Sonea, to quase abandonando...

Matheus Braga 23/06/2012

O Clã dos Magos
Hey pessoal, tudo bem com todos vocês?

Quando recebi este livro para resenhar, estava com outra imagem da história. Contudo, mesmo não correspondendo às minhas prévias expectativas, ele conseguiu cativar e me deixar ansiosos para o lançamento do próximo volume.

O livro conta a história de Sonea, uma selvagem (termo dado aos magos que não possuem controle de seus poderes) que durante a purificação atira uma pedra em um mago e, não sabendo que possuía poderes, acaba por atravessar seu escudo mágico e deixa-o inconsciente. Após o ocorrido, todos os magos do Clã começam a caçá-la, já que é contra as leis do reino existir um mago fora do Clã. Sonea começa então a fugir, indo dos mais altos lugares até os esgotos para escapar de seu destino, dando inicio então à nossa aventura.

Pág. 67

Como havia dito acima, eu esperava outro tipo de história neste primeiro livro. Imaginava que Sonea seria capturada logo no começo e começaria seu treinamento para ser uma maga o mais rápido possível, mas, o que realmente acontece, é que os magos passam mais da metade do livro tentando encontrá-la e somente mais tarde que ela começa a aprender a controlar-se. Contudo, esse treinamento não é nada demais, apenas uma espécie de yôga onde ela precisa relaxar e evitar colocar fogo nas coisas sem querer. SÓ. Nada de bolas de fogo, treino de feitiços, etc. NADA.

"O cheiro de queimado chegou ao seu nariz. Sonea virou-se para ver uma figura estendida com a cara para baixo na calçada a alguns passos de distância. Embora as chamas comessem avidamente suas roupas, a figura parecia imóvel. Em seguida, viu a confusão escurecida que antes era um braço, e sentiu o estômago contorcer-se de náusea"
Pág. 25

Mesmo o livro estando focado apenas no que foi dito anteriormente, ele conseguiu me proporcionar uma ótima leitura. A escrita de Trudi é diferente e fluida. Seus diálogos são dinâmicos, mas infelizmente continham algo que me deixou extremamente irritado. É a terrível mania que os tradutores possuem de colocar palavras típicas da fala, no texto escrito. Isso tira qualquer um do sério, além de deixar o texto feio e pobre. Um exemplo do que estou falando é este trecho: "Com quem cê tá?". Juro que quando li isso desejei com todas as minhas forças que o livro entrasse em combustão espontânea. Sério produção, parem de fazer isso. É feio e ninguém gosta. ¬¬. Os personagens são muito cativantes, principalmente Cery, cuja lealdade que tem por Sonea é inabalável.

Outra coisa que gostei bastante no livro foi a narrativa em terceira pessoa. Estava com saudades desse tipo de leitura, já que sempre leio algo em primeira, fazendo com que os fato sempre sigam as linhas de raciocínio de uma só pessoa.

Pelo que pude ver ao final do livro, no próximo volume Sonea finalmente ingressa no Clã como um aprendiz e começa finalmente seu treinamento mágico. Teremos também muitas intrigas políticas e jogos de poder, literalmente. Não me estou aguentando de curiosidade para saber todos os mistérios envolvendo o Lorde Supremo. XD

Matheus Braga
Rafaela 28/06/2012minha estante
Foi exatamente assim que me senti ao ler o livro (principalmente sobre a tradução), e achei extremamente massante toda a fuga dela, mas gostei muito do livro, só espero que o segundo livro tenha mais ação.

Calidoni 01/02/2014minha estante
Boa resenha, concordo com grande parte. Só vou discordar quanto ao seu "apenas uma espécie de yôga", pois Sonea ainda não era uma aprendiz, na época, não faria sentido para Rothen [e isso foi dito no livro] ensiná-la a fazer feitiços se Sonea escolhesse voltar a ser uma favelada e ter seus poderes bloqueados. Também achei mais crível a fuga e perseguição dela, do que a garota ser simplesmente apanhada e forçada a aprender magia.

Enfim, espero que eu não seja levada a mal. Principalmente porque quase dois anos já se passaram desde essa resenha.

Lucas 24/05/2012

O clã dos Magos - Trudi Canavan
Link para resenha no Blog: (http://ondeviveafantasia.blogspot.com/2012/05/resenha-o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html)

Quando vi na internet o livro pela primeira vez, a principio, não tinha me interessado muito. Talvez a capa não seja uma das melhores que se tem. Mas quando vi ele na livraria, foi uma espécie de amor a primeira vista, apesar daquele friozinho na barriga. Será que é bom? Para mim, o tema magia e seus afluentes é um dos meus gêneros favoritos, porém não se dava para entender muito da história, só pela sinopse da contracapa. Acabei ganhando da mãe.

O clã dos Magos é o primeiro volume da trilogia do Mago Negro, da australiana Trudi Canavan. É seguido de A aprendiz e O lorde Supremo. Caso você não tenha lido o livro ainda, aconselho a não ler a resenha, pois ela contém spoilers. Caso contrário, fique a vontade.

No mundo de Trudi Canavan, há a cidade de Imardin. Nela, o governo está nas mãos do rei, e de alguns conselheiros. Além disso, quem ajuda a cuidar do bom andamento da cidade é o Clã de Magos, que anualmente fazem a Purificação, uma espécie de procissão pelas ruas da cidade com o objetivo de expulsar vagabundos, pedintes e ladrões das ruas, para transformar Imardin numa cidade segura e sem nenhum perigo.

Sonea, uma moradora da favela, não agüenta mais essa situação. Mora com seus tios, já que havia sido expulsa de casa, e guarda ressentimento pelo que os Magos fizeram a ela no passado. Além disso passava pelas avenidas no dia da Purificação. Indignada com o tratamento que os magos davam aquele que para eles não eram de boa índole decide fazer algo para confronta-los. Com toda a raiva que ela possui, atira uma pedra na direção dos magos, e deseja que pudesse passar pela proteção. Porém, a pedra ACABA PASSANDO! Surpresa tanto para ela, quanto para os magos, já que achavam que aquilo nunca poderia acontecer.

Sonea baixou a cabeça e olhou para as mãos. Funcionou. Quebrei a barreira, mas não é possível. A menos que...
A menos que eu tenha usado mágica...

Para os magos, Sonea era um perigo, uma ameaça. Afinal, onde ela treinara? Com quem? E, além disso, se resolvesse se unir à favela contra o governo, poderia ocorrer uma grande revolta.
Porém, para Sonea se torna uma grande descoberta, pois ela não fazia a mínima idéia. A partir dali se vê totalmente diferente, mas também com medo, já que não tinha a mínima vontade de se tornar uma maga.
A partir desse ponto, o livro se torna um jogo de gato e rato. O clã passa a querer Sonea de qualquer jeito, quer queira, quer não. Sonea, por outro lado, foge juntamente com Cery, seu amigo, e se une aos ladrões, como forma de se proteger. Lá conhecem Faren, um ladrão com um caráter um tanto duvidoso.

Já no Clã, há a figura do Lorde Supremo, Akkarin que coordena todos os outros magos (o chefão!). Além dele, os que mais se destacam durante o livro são Rothen, Dannyl e Fergun. Confesso que este último, me dava uma raiva em algumas cenas, enquanto eu lia o livro. Manipulador, frio e maquiavélico, Fergun fez e aprontou de tudo no livro. Mas felizmente ele teve seu final merecido (a cena final é tudo de bom!). Outro personagem muito importante e que aparece bastante durante o livro é o Administrador Lorlen que supervisiona as atividades dos magos, para que ocorra tudo da melhor maneira o possível. O mago mais gente boa e companheiro, na minha opinião era Rothen. Além disso, não podemos deixar de fora o clima que rolou entre ele e Sonea enquanto ela ficou no poder do Clã.

No Clã, os magos podem se comunicar através da mente (tudo de bom, né?), e tem a chance de desenvolver o método da Cura, mas também podem ser Guerreiros. Lá, eles, quando são aprendizes, são obrigados a controlar seus poderes.

“Pense em tudo o que aprendeu sobre magia e controle. Seus poderes desenvolveram-se naturalmente, mas, para a maioria de nós, precisamos ter nossas habilidades despertadas por outro mago. Assim que é feito, ficamos atados pelas exigências de nossos poderes pelo resto de nossas vidas. Temos de aprender a controla-los, e temos de manter esse controle. Se não o fizermos, nossa magia irá eventualmente nos destruir. – Ele fez uma pausa. – Para todos nós, no momento de nossa morte, o controle que temos sobre o poder termina, e a magia que resta dentro de nós é libertada. Somos, literalmente, consumidos por ela.”

Eu gostei bastante do livro. Uma história tranqüila de se ler, sem grandes dificuldades. Sinceramente não sei o porque, mas quando iniciei, ele me lembrou um pouco a Guerra dos Tronos. Apesar de os nomes dos magos serem um tanto diferentes, a história em si é bem contada. Adorei viajar pelo mundo dos magos, o funcionamento para se tornar um mago. Um mundo totalmente novo pronto para ser descoberto. Além do mais, o que não falta no livro é romance e uma pitada de mistério.
Um dos pontos que Trudi levanta no livro é a questão da desigualdade social. Afinal, qual é a necessidade da Purificação? Qual a serventia, se mais da metade da população vive na miséria, enquanto alguns vivem na riqueza, rodeados de luxo e mordomia? Há um trecho no livro, de uma conversa de Sonea e Rothen, muito interessante que expressa a insatisfação dela para com os magos:

“-Você fica dizendo que alguns ajudariam se pudessem, mas a verdade é que, se os magos realmente se importassem, estariam agora nas ruas. Não existe lei que os impeça, então por que não vão? Vou te dizer por que. As favelas são malcheirosas e desagradáveis, e cês preferem fingir que elas não existem. Aqui estão bem mais confortáveis....”

Depois de conhecer tantos mundos, como Panem, Hogwarts, Forks, Monte Olimpo, Nárnia, Imardin foi uma visita fascinante. O livro deixou uma série de questões para serem respondidas no próximo livro da série, A aprendiz, sem previsão de lançamento.

O que o futuro reserva a Sonea, Rothen e Dannyl? Depois da reviravolta no final do livro, só se pode esperar e aguardar ansiosamente.
Nath @biscoito.esperto 08/06/2012minha estante
Resenha fantástica, adorei!
Traduziu o livro muito bem, partilho 100% de sua opinião!

Naila 23/07/2012minha estante
Exatamente o que eu achei =]

Fernanda 03/01/2013

Resenha: O Clã dos Magos - Trudi Canavan
Confira a resenha aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-cla-dos-magos-trudi-canavan.html

Sempre tive muita vontade de ler esse livro, e posso dizer que a leitura foi surpreendentemente encantadora. A história é tão fantástica que nos faz querer conhecer mais acerca de cada assunto citado no livro. De inicio, fiquei meio confusa pela história em si, mas logo fui me habituando no contexto e não conseguia mais largar.

“O frio percorreu seu corpo ao lembrar-se de como concentrara toda a raiva e ódio na pedra, como acompanhara seu rastro com a mente e desejara que ela atravessasse a barreira. Algo nela se agitou, ávido para que ela repetisse aquelas ações.” Pg. 24

Sonea vive em Irmandin e mora com seus tios. Ela andava junto com uma gangue, porém foi obrigada a se afastar dos amigos para não se meter em maiores encrencas. O Clã dos magos tem por costume, purificar a cidade de ladrões, mendigos e outras pessoas de má influencia, e no dia de uma dessas purificações, a garota reencontra os amigos. Em um momento de revolta, ela consegue ultrapassar a barreira de segurança dos magos e acerta em cheio um deles com uma pedra. Apenas um dos magos – Rothen - viu quem jogou a pedra.

“Uma coisa era certa: a vida ia ficar bastante interessante quando ela fosse encontrada” Pg. 141

Agora todo o clã está atrás de Sonea, e Rothen com seu aliado Dannyl, também querem encontrá-la para ajudar no reconhecimento dos seus poderes, que podem, ou não, a machucar. Nem todos querem que a menina entre para o clã, já que ela tem origem de uma favela. O problema é que, mesmo com toda a ajuda, seus poderes podem passar dos limites e ia ela não terá mais controle sobre si mesma.

“Era óbvio que estivera errada ao pensar que tinha de manter dentro de si um estoque de raiva ao qual recorrer quando quisesse usar magia. Ela agora admirava os magos pelo controle que tinham, mas saber que eram seres sem sentimentos não lhe dava qualquer motivo a mais para gostar deles.” Pg. 228

O livro se divide em duas partes, e particularmente achei a primeira parte meio parada, mas já na segunda, vemos uma narrativa mais intensa e forte. É nessa parte que conhecemos mais a fundo o clã e tudo que o cerca, revelando um mundo misterioso, fantasioso e repleto de magia. O que pude perceber é que esse volume nos revela uma aula de aprendido, paciência, busca e principalmente controle. A história tem seus pontos positivos e negativos, mas por si só, tem um jeito muito envolvente de encantar o leitor e fazer com que leia até o final. Estou ansiosa para ler A Aprendiz.

Marcus 09/10/2020minha estante
Ótima resenha.