O Clã dos Magos

O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Karenina 15/10/2021

Clã dos enrolados
Não sei muito o que pensar. Até mais ou menos metade do livro é pura enrolação e demorei quase um mês pra ler. A partir da segunda metade li em 1 dia.

Não é que seja tão ruim, tem todos os elementos pra ser muito bom mas acho que a autora não soube explorar. Ficou tudo muito do mesmo. Páginas desnecessárias mostrando a menina analisando a cortina (?). Coisas que aconteciam e eram narradas e não agregavam em nada pra história, uma narração um tanto confusa com vários personagens ao mesmo tempo. Não sei, sinto que foi muito desperdício do mundo criado pela autora. Vamos ver no que dá o segundo livro agora.

Bebel 14/10/2021

Demora a ficar bom, mas é bom
É um livro de fantasia escrito em 2001, porém com muita cara de vários livros de fantasia que foram publicados em 2010. Conhecemos a Sonea, uma favelada que luta para ter o básico com sua família e, ao desafiar um grupo de autoridade sem querer descobre que tem poderes. Entre viver como fugitiva e aprender a controlar esse novo poder, conhecemos esse universo em que poucas pessoas nasceram com o dom da magia. Apesar da aparentes semelhanças com certo livro famoso, não há nada que possa ser comparado aqui com a outra saga, a história é bem original para a sua época. A história é um pouco lenta no começo e me senti até tentada a desistir da leitura mas felizmente o plot dá uma guinada do meio pro final e deixa o livro muito bom e dá um gostinho de quero mais.

Rosangela.Chaves 28/09/2021

Empolgada até o último ponto
Gosto dessas histórias que nos prendem mesmo depois que, relutantemente, fechamos suas páginas.
Parecendo que o tempo conspirava para eu não conseguir ler este livro, o fiz com sonora reprimenda a ese companheiro que teima em correr quando deveria me deixar tranquila e em paz.
Me perguntei os motivos porque havia escolhido uma trilogia e não os encontrando aceitei que fora o destino a quererme bem.
Penso em voltar a lê-lo desde o início, logo que termine os três, é muito bom para não querer saboreá-lo mais vezes.
Recomendo para todos que gostam da magia que preenche os espaços e torna a vida um tantinho mais colorida a cada mordida.

Mariely.Fortunato 03/09/2021

Sensacional
Confesso que no primeiro momento, fiquei meio receosa de ler esse livro. Até porque os únicos livros sobre bruxos e bruxas que já tinha lido era Harry Potter.
Mas, depois de começar o primeiro capítulo, fiquei empolgada com a história e com a forma que a escritora usou para descrever os personagens.
Ela criou um mundo totalmente diferente da realidade, que nos faz colocar a imaginação para funcionar.
Eu não conseguia parar de ler, e quando chegou no final do livro meu coração palpitava, minha imaginação estava frenética e a minha curiosidade para a continuação estava ao extremo.
Para aqueles que ainda não leram esse livro, mas gostam de muita ação e magia eu super recomendo !

SalomaoSalles 01/09/2021

Confesso que essa trilogia já estava na minha estante a quase uma década. Comprei em uma promoção na época e meu único arrependimento foi não ter lido antes. Já adianto que amei demais. Um ponto negativo que achei foi a enrolação. Fica umas trezentas páginas rodando em cima de algo, mas no final acaba por entender o motivo, mesmo assim é algo ruim, quase me fez desistir da leitura. Ainda bem que não o fiz. Outro ponto negativo foi a apresentação dos personagens. Logo no começo já joga tudo na sua cara, vários nome, dos quais fiquei sem saber quem era quem até quase o final do livro.
Fora isso, o enredo é muito bom. Pra quem gosta de fantasia vai amar muito a história. Super recomendo!

Franchesca.Marcon 23/08/2021

Arrependi
Gostei da premissa, porém quando fui ler, me arrependi. Comecei a leitura e logo abandonei, depois retomei.
O início do livro é muito arrastado, não acontece nada nas 50 primeiras páginas, podiam ter economizado verba, porque sinceramente o início foi muita enrolação. Quando acontece algo é previsível e o boom da história não acontece. Tinha tudo para ser um favorito, mas não me conquistou e não teria vontade nem de ler a continuação da triologia.

necrowitch 09/08/2021

Com dor, dou 3 ?
Eu tinha interesse na trilogia a muitos anos mesmo. E me empolguei quando vi alguém comentando que era parecido com Harry Potter. NÃO É. Assim, gente, o livro não é ruim não e eu até recomendo, mas eu recomendo que você leia por cima boa parte. A autora respeita muito o desenvolvimento da história e dos personagens, mas tanto que a leitura fica absurdamente lenta durante a primeira parte (bem umas 250 páginas). Só mesmo lá pra página 300 é que você vai sentir alguma empolgação ocorrendo, mesmo assim achei o antagonista desse livro fraco. Porém, amei muito os personagens em si e acho que o fim desse livro fez uma boa promessa pro segundo. Se o segundo for bom, volto aqui pra dizer se vale a pena. Mas em resumo, é sobre uma menina que mora nas periferia da cidade (existe um Rei e existe o Clã, composto por magos, que serve ao Rei), ela descobre que tem magia e o Clã dos Magos começa a caçar ela. O resto não conto porque só sei dando spoiler.

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Este livro quando chegou aqui em casa me assustei pelo tamanho mas achei lindo. O número de páginas porém me fazia adiar a leitura até que chegou a continuação desse livro e aí sim, decidi começar o ano lendo os dois.

Comecei a leitura e me apaixonei logo "de cara", a história de fantasia é cheia de ações, mistérios, aventura, cenas que nos deixam com o coração na boca e por tudo isso, a gente acaba lendo e lendo e quando percebe está no final do livro.

A personagem Sonea é uma moça comum que de certa forma é influenciada pelo o que o povo fala, o povo detesta os magos e realmente estes tem algumas atitudes não muito legais, porém eles recebem ordens do rei. Tudo bem que os magos poderiam fazer mais pelas pessoas mas eles também não são tãoo maus quanto as pessoas pensam.

O problema todo é centrado na dita limpeza feita uma vez por ano na qual os magos retiram das cidades todas as pessoas marginalizadas (sejam porque são bandidos, sejam porque não conseguem ter um emprego digno), limpeza essa por ordem do rei (que tem um papel mais teórico do que ativo na história). Nessa limpeza os magos ficam na praça central da cidade, parece que observando se a limpeza está sendo bem feita (não entendi até agora o motivo real dos magos ficarem na praça), e como sempre tem pessoas que não aceitam qualquer ordem, muitas delas atiram pedras nos magos, apesar do escudo protetor de magia deles não deixar que nenhuma pedra atinja eles, nenhuma até o dia que Sonea é expulsa da cidade e até que elaaa atire uma pedra neles, essa pedra passa da barreira. Mas alguém quebrar a barreira é algo....impossível a não ser que seja truque ou que tenha sido usado magia, e se foi usado magia, significa que alguém é algum aspirante a mago e aspirantes a mago não ficam nas cidades mas sim no clã dos magos estudando.

Começa aí a aventura de caça a Sonea que claro, logo após sua pedra atirada e que fere um mago ela foge e se esconde, coitada nem ela sabia do que é capaz e isso assusta ela e todos ao redor, principalmente os magos.

De forma nenhuma a leitura é cansativa apesar de quase todo livro se tratar da Sonea escondida e dos magos a caçando, ao contrário, a leitura é gostosa deixando sempre uma vontade de lermos mais e mais um capítulo. Não há capítulos chatos, monótomos, todos tem uma ação diferente, uma emoção diferente.

Para quem gosta de livros de fantasia, não pode perder essa trilogia, ela é contagiante. Este livro entrou para minha lista de favoritos.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-o-cla-dos-magos.html

José Vinícius 31/07/2021

Bacana.
O que fascina nesta história é a construção de mundo que a autora coloca. Você fica igualmente fascinado pelos núcleos estabelecidos neste mundo de fantasia, desejando saber como funcionam as engrenagens deste espaço fantástico através das ações dos personagens. Uma leitura prazerosa.

Camila 18/07/2021

Foi quase perfeito
Vou me abster de fazer um resumo da história de modo que o próprio skoob oferece uma prévia sinopse, sendo assim quero apenas transmitir meus sentimentos no decorrer da leitura e minhas impressões sobre a escrita da Trudi e seu mundo mágico. Isso tudo obviamente sem spoiler.
O livro me conquistou quando fui apresentada á uma personagem feminina diferente de tantas outras na fantasia atual, Sonea não é segura sobre suas habilidades e ainda que muito intuitiva tem um longo caminho a percorrer. Sinto-me como se tivesse conhecido uma grande heroína em seu principio e posso entender porque muitos relatam que a primeira parte do livro é lenta, mas achei esse detalhe mais do que necessário para nos introduzir a personagem e ao mundo não mágico. Que é particularmente muito interessante, gostaria de destacar além da óbvia crítica que a autora constantemente faz a sociedade que marginaliza os pobres e os coloca no mesmo patamar que os ladrões, o sistema que ela criou para esses ladrões, essa sociedade e suas inúmeras passagens subterrâneas, sua lealdade para com acordos e os principais personagens que conhecemos desse entorno são ligeiramente cativantes.
A segunda parte do livro se encarrega de mostrar o clã e explicar todos as conversas nada esclarecedoras que foram presenciadas anteriormente. E a autora faz isso muito bem, deixando quase nenhuma ponta solta nas explicações acerca da magia, do reino e do sistema dos magos.
De modo geral eu gostei muito dos personagens, em especial o Cery e o Dannyl, além da protagonista que mesmo tomando decisões erradas é fácil compreender e se compadecer com seu comportamento, ou seja ela não se torna uma mocinha irritante cercada de decisões estúpidas.
Meu maior problema com o livro é que por vezes a escrita da autora não é esclarecedora ao tratar de ações práticas, ainda que ela teça diálogos muito bem, houve alguns momentos que me senti ligeiramente perdida em suas descrições e que por vezes mesmo relendo não conseguia compreender inteiramente suas explicações. Porém, ainda posso ligar isso ao fato de que interpretar ações de personagens em um universo novo pode ser desafiador no começo para qualquer leitor. E a outra coisa que mais me incomodou foi a corrida que se deu para o final do livro, eu achei que foi um pouco rápido demais e foi mais uma jogada para que a ansiedade pela leitura do próximo livro prosseguisse, o que foi muito efetivo, mas pareceu deslocado levando em conta a lealdade dos personagens.
Em considerações finais digo que posso entender perfeitamente quem de modo algum não conseguiu se interessar pelo livro por conta de seu começo lento e seus clichês no que se trata de fantasia, porém devo lembra-los que o livro foi escrito no início dos anos 2000 antes que a maioria dos livros de fantasia queridinhos e aclamados que seguem a mesmo fórmula terem sido publicados. Posso também entender que não achou defeito nenhum no livro já que o tema sobre a diferença de classes torna o livro muito interessante para aqueles que se interessam com livros de fantasia que criticam um sistema, mas uma opinião pessoal é que essa crítica ainda que forte e explicita se perde um pouco.
De todo modo é uma leitura que vale e muito a pena, não é perfeito, mas é instigante e estou ansiosa para começar o próximo livro dessa trilogia e em breve poder comentar sobre o mesmo.

Jessiliades 17/07/2021

Um livro sobre magos, mas quase sem magia.
O Clã dos Magos é o primeiro de uma trilogia com uma história promissora, no entanto este volume não é tão incrível quanto supõe-se ser.

A obra apresenta a jovem Sonea e toda sua trajetória até o encontro com os magos. A autora não detalha muita a fisionomia ou personalidade não só dessa personagem como dos demais, deixando o leitor meio cego quanto a aparência, motivações e demais sentimentos.

O livro não é tão fluido quanto poderia ser, embora na metade a obra ganha outro ritmo e uma mudança de cenário brusca..

As motivações dos personagens são um pouco superficiais, com conflitos rasos e sem muita exploração, já que a autora se absteve de trazer mais informações para o leitor afim de criar um mistério maior para o próximo livro.

O livro até certo ponto é um pouco decepcionante, mas não custa dar uma chance para sua continuação.

VanessaRabaquim 15/07/2021

Sonea é uma menina das favela .. que odeia tanto os magos como todos das favelas .. em um momento de fúria ela joga uma pedra na barreira de proteção dos magos ... so que acaba invocando seu poder e a pedra ultrapassa a barreira .. pronto .. a partir deste momento a aventura começa e o inferno na vida dela começa junto hahahahah
Ela passa a se esconder e cery a protege .. eles fazem pactos com ladrões roubam livros do clã ... e por infelicidade dela ... ela vê um mago fazendo magia escondido no porão de uma casa .(o desespero dela vendo a magia é de dar aflição .. a descrição da cena chega a dar ondas de arrepios pelo corpo)
O poder dela começa a sair do controle e o clã passa a caçar ela como um animal ..(como eu odiei o clã .. juro que eu odiava os magos .. ) mas acho que isto fez parte da narrativa .. até sonea ser capturada somente o ponto de vista de sonea sobre o clã foi colocado .. não se falava sobre pq o clã queria pega-la ... então eu como leitora odiei tanto eles como sonea.
Quando ela é capturada por rothen a historia toda muda hahahah tudo que eu achei sentir pelo clã mudou drasticamente ..rothen é um encanto de pessoa .. e fez sonea ama-lo assim como eu ...
Quando tudo parecia ser feliz e contente .. la se vai mais uma reviravolta .. e sonea passa a ser chantageada .. e tudo muda com o lorde supremo intervindo ao lado dela para que ela ficasse no clã ...
E nas 10 ultimas paginas acontece tanta coisa junto que da vontade de engolir as paginas para tentar ler mais rápido para saber o que vai acontecer .. pq é avassalador .. é surreal .. e agora existe um novo inimigo que obriga sonea a lutar ao lado dos magos ...
Eu adoraria contar o que são estas coisas .. escrevi e apaguei milhões de vezes .. mas ai .. iria dar spoiler e não seria justo .. já que eu quando li minha alma caiu nos pés .. e eu fiquei passada ... de boca aberta hahaha .. tanto que menos de 20 min eu já estava lendo o segundo ... hahaha

Léo 12/07/2021

Atendeu minhas expectativas
O começo da história, que intercala tanto a vida e a personalidade de Sonea, quanto os magos e a vida em que o Clã se mantém, é bem lento. Porém, acredito que toda essa lentidão é compensada pelo desenvolvimento que os personagens conseguem ter (principalmente nossa queria Sonea)
Mesmo o universo do livro não se mostrando tão grandioso, ele é bem explicado, ilustrando o Clã, os Ladrões, as Favelas e tudo mais.
Por ser um começo de uma trilogia, o livro conquistou meu interesse para continuar.