Como Seria Sua Vida na Idade Média?

Como Seria Sua Vida na Idade Média? Fiona Macdonald

Resenhas - Como Seria Sua Vida na Idade Média ?

Sra. Star Wars 09/03/2024

Como seria sua vida na idade média?
Está mais pra uma espécie de almanaque, que embora seja pequeno e repleto de ilustrações, é bem competente em explicar de forma geral, toda a sociedade da época, de quebra, te responde muitas dúvidas e traz curiosidades, e muito provavelmente vai existir uma aqui que você não conhecia até então.

É uma leitura divertida, super didática, gostosa, e cheia de conhecimento para te agregar historicamente.

Pra finalizar, vale uma reflexão, de que embora atualmente tenhamos muitos problemas sociais, políticos, etc, a base de muitos deles continuam sendo os mesmo daquela época, enquanto por outro lado, evoluímos muito em outros aspectos, estudos, saúde, etc.

Natasha 24/02/2023

Interresante
Um livro muito bonito e bem interativo, bem completo e lindamente ilustrado. O livro tem um formato bem legal.

tutuzin_uai 15/10/2022

muito bom!
só não dei cinco estrelas pois restaram algumas dúvidas, mas o livro é bem escrito e as ilustrações são de ótima qualidade! recomendo para aqueles que amam estudar a "era sombria".

Mayra.LobAo 11/04/2022

Uma leitura leve, divertida e informativa
Tanto para crianças quanto para adultos, esse é um livro encantador. As ilustrações em formato de infográfico são sensacionais! Amei reles esse livro que eu amava na infância!

Monick.Markic 07/04/2022

Interessante
Livro super interessante e com várias curiosidades dessa época! Eu e meu filho gostamos da leitura.

Eliza 14/04/2019

Medieval todo
Quem é fã de história e idade média, vai adorar esse livro! "Como seria sua vida na Idade Média?" traz exatamente um panorama detalhado de como seria cada aspecto da nossa vida na época medieval.

Moradia, trabalho, cultivo, comidas, vestuário, doenças, enfim...uma imersão na realidade medieval. Eu achei super interessante, e mesmo sendo um livro com foco juvenil, não tem como não se encantar com as imagens e dinâmica do livro, divertido e educativo!

Davi.Rezende 09/07/2018

"NÃO HÁ NADA DE NOVO SOB O SOL"
Nunca o famoso ditado fez tão sentido pra mim como lendo esse livro. Ou poderia se dizer o mesmo da própria história da humanidade como um todo. É incrível constatar essa realidade de que somos os mesmos há seculos - ou desde sempre - e o que muda são apenas as circunstâncias ou o mundo à nossa volta, MAS NÃO A NOSSA ÍNDOLE. "Nossa índole" aqui entendida como a das massas, excetuando-se, é claro, as honrosas e raras exceções que são responsáveis por carregar a humanidade nas costas e dar a ela uma imagem social vitoriosa ou elevada, mas que na verdade refletem o talento de poucos. A imensa maioria das pessoas apenas são egoístas, interesseiras, falsas, vaidosas, malvadas e inescrupulosas. A índole humana se mantém inalterada!

Me interesso por história em grande parte por causa dessas respostas que ela nos traz. Se você quer entender sobre o ser humano e a vida em sociedade, o percurso que os humanos percorreram - aliado ao estudo da psicologia - esclarece, em termos gerais, essas questões. E livros bem didáticos e "simples" (curto e sem firulas) como "Como Seria Sua vida na Idade Media" são EXCELENTES E IDEAIS para iniciar esses estudos. O livro se torna inclusive muito agradável por ser extremamente objetivo e repleto de ilustrações coloridas mostrando como era a vida naquela época. Responde o que seriam as dúvidas mais básicas e intuitivas de qualquer pessoa, seja criança ou adulto, sobre os tempos antigos. Pois, no final das contas, queremos saber como as pessoas moravam, com o que trabalhavam, o que comiam e bebiam, o que vestiam, o comércio, as cidades, como eram os governos, saúde, fé, enfim, informações do dia-a-dia das pessoas que, estranhamente, não é tão abordado mesmo no ensino escolar cujo foco fica mais nos aspectos políticos ou nas apostilas dos vestibulares, ou então quando, não raro no Brasil, em uma visão ideológica. Coleções como essa, que também têm livros retratando o Egito, Grécia, Roma e o Império Asteca (todos que também quero ler), até pela objetividade, parecem bem confiáveis e factíveis.

No entanto, reforço que o que mais me chamou a atenção foi constatar, de uma vez por todas - nesse curto livro - como, ao contrário do que talvez a maioria das pessoas acreditam ou tendem a acreditar, nós NÃO MUDAMOS ao longo da história. E a interpretação do livro fica bem clara nesse sentido, que a ÍNDOLE, MOTIVAÇÕES E ATITUDES dos seres humanos (homo sapiens) são as mesmas desde sempre. Apenas muda o pano de fundo, como por exemplo a revolução tecnológica e industrial sem precedentes que ocorreu nos últimos dois séculos (e que continua firme e forte). Mas a nossa essência continua a mesma.

Sou realmente fã dessas coleções sobre história ilustrada e a síntese incrível que conseguem alcançar (o que todos os livros de história deveriam buscar - e as publicações de maneira geral).

As pessoas na Idade Média só queriam a segurança, o "conforto" e a união de forças de uma família (mesmo que em residências pobres e dividindo espaço com os animais); a sociedade era dividida por classes sociais (ou castas), a vida sendo em grande parte determinada pelo NASCIMENTO; os poderosos faziam de tudo para manter e exercer o poder, muitas vezes explorando o restante do povo; o poder era concentrado e a sociedade em grande parte era controlada por ideologias, principalmente as místicas e religiosas; as pessoas casavam por interesse (as mulheres eram tratadas - e se portavam - como objetos e serviam os homens); a maioria das pessoas precisavam trabalhar para ter o que comer e sobreviver; os prazeres mais comuns consistiam em comer, dormir e passatempos como ir na feira, teatro, música e esportes; a Igreja (ou as religiões) controlavam a sociedade; todos sonhavam ser ricos como os reis e os nobres; as vestimentas eram instrumento de ostentação e de identificação social; o comércio pulsava e era uma das poucas formas de alguém de origem humilde prosperar; todo mundo puxava o saco dos reis ou poderosos; as questões eram resolvidas na base da força através de guerras, soldados e cavaleiros (a lei do mais forte); e os registros, assim como os ensinamentos, foram possíveis através da cultura e da escrita. Alguma semelhança com hoje em dia? Todas! Tudo EXATAMENTE como CONTINUA SENDO.

Nota: 9, ÓTIMO!

Lido em 04-07-2018,
Ribeirão Preto-SP.
Sra. Star Wars 06/03/2024minha estante
Estou amando a leitura desse livro