This is a Call

This is a Call Paul Brannigan

Resenhas - This is a call

Ana 02/07/2021

Não é só uma biografia do Dave Grohl, mas do Rock também
Ok, confesso ter comprado o livro na época "apaixonada pelo Nirvana, querendo ter contato com qualquer coisa relacionada à banda" e, provavelmente por isso, demorei séculos para me agradar com o livro. Isso porque esse não é o assunto principal aqui.

Quando "amadureci" esse pensamento, percebi que o livro é uma mistura da história de vida do Dave Grohl (que é excelente), dos cenários musicais em que o Rock foi tendo destaque ao longo das últimas décadas e de suas mudanças e renovações. Ele também se une com a história do Nirvana, passando pelo início da banda e percorrendo as dificuldades, a vida de Kurt Cobain e de outros personagens importantes. Isso tudo junto com a história do Foo Fighters (a trajetória, os conflitos, etc.), é claro.

Enfim, tem bastante coisa e, às vezes, é um pouco cansativo por conter tantos detalhes (geralmente técnicos) e nomes, mas entendo que são relevantes para o conteúdo do livro. É uma leitura bem bacana para quem se interessa por Rock e quer saber mais sobre ele a partir do ângulo de alguém que passou por alguns de seus maiores símbolos.

daniel.vasco.716 31/05/2021

Antonio Maluco 21/05/2021

Rock
O livro conta não só a história do Dave Grohl mas de alguns personagens do rock mundial

Alisson 18/04/2021

Livro pra quem é fã mesmo
Sou fã do Foo Fighters há anos e sempre busco saber um pouco mais sobre a banda e também sobre o Dave Grohl, por sempre ser um cara legal e buscar fazer o seu melhor, da maneira que ele acredita que deva ser feito/dito.

O inicio do livro é um pouco "chato" e sem muita ação, mas necessário, para contextualizar o cenário onde o Dave cresceu, onde teve seu contato com o punk, o "início" do grunge e de onde vieram suas inspirações, amizades, influências...o cenário no qual ele se moldou.

Mesmo sendo uma biografia não autorizada, temos muitos detalhes de sua vida e de sua carreira (Scream, Nirvana, Foo Fighters, passagem pelo Queens of the Stone Age, Them Crooked Vultures), pois o livro foi escrito com bases em várias entrevistas do autor com o próprio Dave.
Por ser um cara bastante reservado, o livro não tem detalhes sobre seus casamentos e família, mas é riquíssimo em detalhes sobre a relação da banda e de seus componentes.

Quem já assistiu ao documentário Back and Forth, com certeza vai gostar desse livro, por ser muito mais completo e detalhado.

Ponto negativo: Só temos histórias até 2011 (o livro foi publicado em 2012 né).

Thamiris Flor 29/03/2021

Eu gosto de ler biografias porque eu sinto que estou recebendo uma grande fofoca de pessoas famosas. Eu sempre gostei do Dave, e agora, depois de ler um pouco mais sobre ele, é certo que passarei a admirar muito mais o seu trabalho.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/03/2019

Essa biografia foi escrita baseada em dez anos de entrevistas exclusivas com o próprio Dave, e com pessoas ligadas a momentos importantes de sua vida e carreira como Josh Homme, Ian MacKaye e ButchVig, produtor do Nevermind. No livro Dave fala com carinho e honestamente sobre Kurt Cobain, as histórias do Nirvana e a caminhada do FooFighters para o sucesso.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580444520

Tiago.Muniz 03/02/2019

Assiste o documentário do Foo...
Amo Foo Fighters, Dave sem a menor sombra de dúvidas é o cara mais legal do rock!! Porém, é pouco focado na sua vida particular, nas suas dores e angústias e fala muito mais sobre seus projetos... é muito parecido com o documentário que eles fizeram "Back and forth". Pra mim foi o documentário por escrito, com acréscimos não menos relevante...

Rafa 08/05/2018

Encantada com este livro
Não é apenas uma biografia sobre um astro do rock. Mas uma verdadeira aula sobre a história do punk rock, hardcore, grunge e tantas outras vertentes musicais...

Pra quem tem interesse sobre música em geral, acho que vale muito a pena esta leitura.

O autor usou uma riqueza de detalhes e deu muitas sugestões interessantes para aprofundar no assunto.

Recomendo demais essa leitura!

Mattos 30/01/2017

A
Excelente livro do começo ao fim, para quem já admira Dave, após a leitura se admira ainda mais, realmente é "o cara mais legal do rock"
E o que completa ainda o livro, é a história do punk rock que se é contada, bem contada e detalhada
Pode se dizer que além de um livro para fãs de Dave, também é um livro para fãs de música!

Bruno.Bonamigo 15/09/2016

Vale mais pela história do Rock do que do Grohl
O contexto histórico do Rock e das influências de Grohl são muito bem relatados, mas quando o autor se refere ao personagem principal, muitas vezes soou como puxa saquismo, com falta de imparcialidade. Curto muito o Dave Grohl, mas em certos momentos me questionei da veracidade de alguns fatos. Vale a leitura para quem curte ele, Nirvana, Foo Fighters e outras bandas de Seattle.

marcelovieiramusic 06/07/2016

O livro definitivo — até agora — sobre o cara mais gente boa do rock
Se você der de cara com este livro por aí, saiba que está diante de uma das melhores biografias de astros do rock disponíveis no mercado no momento. A relação de cumplicidade entre biógrafo e biografado permitiu a Paul Brannigan escrever — pegando emprestadas as palavras da quarta capa da edição brasileira lançada pela Leya — “um relato sem paralelos, íntimo e extraordinário da vida de Dave Grohl”.

Brannigan conheceu Grohl em 1997 e, desde então, o jornalista, que já foi editor da Kerrang!, tem se mantido por dentro da vida do líder do Foo Fighters. Como repórter das revistas Q e Mojo, entrevistou Grohl em inúmeras oportunidades e testemunhou, entre outras coisas, as sessões de gravação de Wasting Light, o mais recente álbum do Foo Fighters — e o melhor já lançado pela banda até hoje, certo?

Mas This is a Call: a vida e a música de Dave Grohl começa muito antes da segunda metade dos anos 1990, quando o Foo Fighters começou sua escalada rumo ao topo das paradas de todo o mundo. A narrativa de Brannigan tem início com a chegada dos antepassados de Grohl — os Grohol — à América e como se estabeleceram no novo país. A abordagem da infância de Dave, de como este descobriu o rock, arranhou os primeiros acordes no violão e formou suas primeiras bandas levará muita gente de volta no tempo, afinal, sua história nesse aspecto é bem parecida com a de muitos de nós todos.

A juventude de Grohl em meio a efervescente cena punk underground do início dos anos 1980 é traçada em paralelo a uma breve história do hardcore americano. Dave fez parte daquilo, testemunhou ascensão e queda de bandas, hoje em dia, lendárias, como Bad Brains e Minor Threat. Esteve presente em concertos históricos, teve lá seu envolvimento com drogas e fez parte do infame grupo Scream, de onde seria fisgado para o que parecia ser o emprego dos sonhos para qualquer baterista que vendia o almoço para comprar a janta.

Quase um terço do livro é sobre o Nirvana. Para quem busca um texto sem a idolatria que costuma assolar praticamente tudo que envolve o grupo e, em especial, a figura de Kurt Cobain, os capítulos de 5 a 8 — todos nomeados a partir de músicas do Nirvana — garantem horas de leitura ininterrupta. Viúvas de Cobain têm tudo para odiar este pedaço, visto que Brannigan não mede palavras ao afirmar que Kurt forjava a própria história e ajudou a edificar o mito construído em torno de si. O vício em drogas e a relação doentia com Courtney Love — e como esta teve papel principal no início do fim da banda — também figuram no que são as melhores páginas do livro.

A partir daí, This is a Call assume o papel de complemento impresso do excelente Back and Forth, com Brannigan aprofundando, com o know-how típico de um profissional calejado, todos os assuntos pautados por Dave e os (muitos) outros no documentário. Ao término das mais de 500 páginas, um encarte colorido com imagens que ilustram algumas das principais passagens do livro. Algumas não deixam dúvidas quanto à fama de gente fina de Grohl.

Obviamente, como acontece em toda biografia, nem todas as lacunas são preenchidas, nem todos os tópicos são aprofundados da maneira que nós, fãs, gostaríamos que fossem etc. Mas pode-se dizer com clareza que This is a Call é o livro definitivo sobre Dave Grohl — pelo menos até agora — e um must read para qualquer curioso ou entusiasta à procura de uma boa história no rock.

site: http://www.collectorsroom.com.br/2014/01/critica-do-livro-this-is-call-vida-e.html

Marianna 07/02/2016

This is a Call - Paul Brannigan
Se você é apaixonado por música (ou qualquer outro assunto em particular) ou, se simplesmente é uma pessoa tão curiosa quanto eu, biografias podem se mostrar um jeito muito proveitoso de matar o tempo e ainda descobrir várias curiosidades a respeito de algo que você goste muito.

Eu embarquei nessa onda de biografias há alguns anos, quando me aventurei com This is a Call: a Vida e Música de Dave Grohl.

Apesar de curtir a minha fase Foo Fighters, na época eles tinham vindo ao Brasil para se apresentar no Lollapalooza, o que chamou a minha atenção foi a sinopse e a citação na capa. Os mistérios e lendas que rondam a morte do Kurt sempre me deixaram muito curiosa. Mas o livro é muito mais que isso.

Na biografia, Brannigan narra a infância humilde de Dave, seu despertar para a música e, como desde novinho, ele já demonstrava aptidão, construindo baterias improvisadas com as panelas da mãe. A cada capítulo, vemos uma nova fase da vida de Grohl se revelar para nós. Das panelas para as garagens, das garagens para estúdios e palcos.

Mesmo não sendo uma biografia autorizada, o livro conta com muitas fotos de arquivo pessoal e trechos de entrevistas realizadas na garagem do músico. Extremamente rica em detalhes e de leitura fácil e prazerosa, o livro é recomendadíssimo para amantes do grunge e curiosos de plantão.

site: http://estanterecheada.blogspot.com.br/2016/02/resenha-12-this-is-call-paul-brannigan.html

[MinhoK] 29/03/2015

O sonho vale o sacrifício.
Dave Grohl humildemente alcançou seu posto como um ícone da música. Cantou, tocou, produziu, criou, misturou, arriscou e nos ensinou que, se existe algo que te faz feliz nessa vida, se você tem um sonho, jogue-se de cabeça para alcançar esse objetivo.
O livro conta tudo sobre Dave Grohl, suas bandas e projetos, Dain Bramage, Scream, Nirvana, Foo Fighters, Queens of the Stone Age, Probot, The Crooked Vultures, Steve Albini, Butch Vig, Lemmy Kilmister, Jack Black e uma infinidade de situações na vida do cara que, sem dúvida, é um dos mais legais no meio musical.
Paul Brannigan sabe muito sobre música, cita muitas fontes confiáveis em sua pesquisa e lembra de muitas datas, detalhes e particularidades quem envolvem Dave e até mesmo o processo de criação de suas músicas. Nota 4 para o livro pois a edição contém muitos erros de português, talvez por não ter havido uma revisão adequada por parte da editora.
Se você realmente gosta de música, essa é uma leitura obrigatória.

Jhenifer 21/05/2014

Biografia não autorizada de uns dos maiores artistas do rock atual, escrita por Paul Brannigan. Com relatos pessoais da vida de Dave, que, desde menino já amava música e já sonhava em ser um astro do rock!
A biografia conta a trajetória de Dave Grohl desde as primeiras bandas como Mission Impossible, Scream... ao Nirvana, Foo Fighters e Queens of the Stone Age.
Uma biografia que não conta só a história de Dave Grohl, mas também o cenário musical na época.

O livro começa contando a história do punk rock e hardcore, com suas bandas mais marcantes.
Apesar do livro ser bem extenso é bem interessante - pra quem gosta de música - ler um resumo de como era o cenário do punk rock nos anos 70 e 80.

Histórias fantásticas que nos leva a conhecer um pouco da vida pessoal de Dave Grohl e dos problemas de Kurt Cobain, desde seu ingresso ao Nirvana.

(...) Quando Kurt morreu... a maneira como eu pensava e ouvia música mudou para sempre. Toda aquela bobagem que eu tentava evitar com tanto esforço, toda aquela coisa de “bacana”, toda aquela culpa do inferno, tudo sumiu.

site: http://www.ceuemversos.com.br