Superinteressante N° 302 (Março de 2012)

Superinteressante N° 302 (Março de 2012) Abril

Resenhas - Superinteressante 302

z..... 21/10/2023

Março de 2012
"O lado bom dos seus problemas"
Em linhas gerais, é texto entusiasta à transformações de situações ruins em oportunidades de crescimento e bons desempenhos. Exemplo no pessimismo e ansiedade, onde a preocupação com responsabilidades pode ser desdobrada em ação com os cuidados e atenções percebidas que afligiam.
Interessante a questão, diga-se de passagem que foi tratada nas duas edições anteriores (reportagem sobre a memória em Janeiro/12 e na nota sobre equilíbrio emocional entre boas e más aptidões de Fevereiro/12).
Mas o tema também suscitou dúvidas, especificamente sobre a depressão... Será que a apresentação que deram refere-se realmente a ela? Penso que não. Depressão é doença, um estágio de afundamento que precisa de ajuda. O que a reportagem falou restringiu-se a ansiedade ou preocupação com o futuro diante de responsabilidades. Não tem nada de positivo nela ou que possa brotar de bom, exceto o testemunho de superação. Fiquei com a sensação do texto parecer conivente a aceitação e convivência. Está deve é ser tratada. A pessoa vai sendo levada a estágio de nem se preocupar com nada mais, só afundar, geralmente em maus conceitos e saídas. Vai pensando aí que depressão condiciona a ser melhor em algo, vai... Deus nos livre!

"Nazistas na Amazônia"
Reportagem de cunho histórico sobre a passagem de pesquisadores alemães na Amazônia entre 1935-1937 (rum, pesquisadores é... militares pau-mandados camuflados). Evento conhecido no Amapá, pois tem até cruz que levantaram no sul do estado em marcação à morte de um desses expedicionários... um tempo desse ela tombou... não sei se consertaram... provavelmente sim).
O que gostei da reportagem é que foi contundente nas reais intenções desse grupo: prospecção da terra para plano de invasão futura, Já li textos que são comedidos e não colocaram os fatos com os devidos pingos nos ís. Pois, é, a Super pôs. Só gostaria que tivesse mais imagens....
Registre-se também que entraram no nosso país com aprovação do governo, que flertava com a politica ultranacionalista do nazismo.
Ah, depois veio a guerra e o governo tendeu para a bajulação dos EUA, que tomou conta de riquezas por essas bandas, como o manganês de Serra do Navio, no Amapá (que os alemães nem chegaram a descobrir). Foi minério daqui que alimentou a indústria do aço para os norte-americanos durante a guerra.
Curiosidade que tenho até hoje é sobre os registros dessa expedição... Deu num livro de oportunismo do Hitler (que escreveu entre os dados aquelas sandices nazistas egocêntricas), mas os dados em si queria conhecer, numa outra publicação (quem sabe existe) fidedigna sobre as imagens, anotações, impressões, curiosidade encontradas, coisas e tal.

Outras reportagens de destaque foram:
- "A louca vida amorosa das plantas" (título sensacionalista, mas é reportagem botânica sobre estratégias de disseminação das plantas... exemplo, orquídeas assumem forma excitante para os polinizadores, que pousam nelas para um creu e saem carregados de polem para a próxima flor);
- "Quase famosos" (reportagem comportamental, sobre pessoas que perderam oportunidade no hall da fama, tipo Peter Best, que poderia ter sido o quinto Beatle).