American Born Chinese

American Born Chinese Gene Luen Yang

Resenhas - American Born Chinese

Ricardo.Silvestre 04/09/2023

Por onde começar?
Não gostei muito desta leitura.

?American Born Chinese? é uma novela gráfica com ilustrações coloridas e apelativas à vista. O argumento vai buscar a velha lenda chinesa do Rei Macaco (que eu desconhecia) e mescla-a com duas outras historias.
De um lado encontramos Jin Wang, um filho de emigrantes chineses residente nos EUA e que enfrenta os típicos preconceitos daqueles que se consideram superiores a ele. No outro lado temos a história de um rapaz americano que recebe a visita anual de um primo chinês de quem ele preferia estar longe.

As três histórias acabam por se entrelaçar quase no final do livro mas nessa altura já eu estava bastante aborrecido com a leitura, principalmente por causa do primo chinês que achei chato e de difícil compreensão no que toca às suas falas (talvez o facto de ter feito a leitura em inglês não tenha ajudado). Nem o final conseguiu salvar esta experiência.

Tendo em conta os importantes temas abordados, os óptimos comentários e até os prémios conseguidos, tenho pra mim que o objectivo desta leitura passou-me ao lado. Quem sabe um dia ainda o alcance, quem sabe?

alelek0 28/05/2023

Não falamos chinês, somos americanos!
A questão de diásporas asiáticas ao redor do globo consiste, principalmente, na repressão de sua origem, seu idioma e suas características físicas. Todos esses 3 pontos são obviamente explorados por Gene Yang através de seu protagonista que entra em conflito com ideias mais "receptivos" em relação às suas origens com a chegada de um novo chinês em sua escola. Isso tudo misturado com mitologia chinesa contada de uma forma divertida e envolvente.
Ao contrário do que eu pensava, não gostei o suficiente da conexão das histórias pra dar 5 estrelas, eu até daria, mas realmente faltou uma conexão maior entre os 3 paralelos que levam a mesma história.
Por fim, gostaria de dizer que é muito bom e que a adaptação, Jornada de Jin Wang (Disney+) é muito divertida e vai além do que a graphic novel explorou, o que eu achei muito legal.

DaniM 01/10/2020

interessante