Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Sarahtdls 06/06/2024

Achei um livro bom de ler, é bem simples? Gostei mais de cristianismo puro e simples.. nesse achei que ele acaba se repetindo muito. Mas no geral é uma boa leitura.

Dominique13 01/06/2024

Amooo
Não sou tão fã de filosofias robustas, mas esse livro me tocou de forma profunda e me fez enxergar com menos rasidade o que é Amor e Amar, e os tipos de Amores e de Amar. Enfim, perfeito, amei demais MESMO!

Rafael1548 24/05/2024

Excelente!
Lewis com sua perspicácia única ousa esmiuçar a respeito de uma temática central no viver humano. O livro se divide em 5 capítulos:

1) O gostar e o amar em relação aos sub-humanos: ele lança os alicerces inicias que pautam os seus argumentos, promovendo a distinção entre prazer-necessidade, prazer de apreciação, amor-necessidade e amor-dádiva.

2) Afeição: definido como mais humilde dos amores, pois não procura impressionar, modesta, não olha critérios e orgulha-se do objeto do seu amor.

3) Amizade: brota de mero companheirismo quando os companheiros descobrem terem perspectivas em comum, que acreditavam ser próprios deles. Mas algo peculiar acontece, afirma Lewis: "A própria condição para ter amigos é que deveríamos desejar algo mais do que Amigos".

Os amigos estarão lado a lado; olhos voltados para frente.

4)Eros: definido como "estar apaixonado" e distinguido do desejo sexual (denominado de Venus). Segundo o autor, Eros é o desejar a pessoa por ela mesma: "Desejo sexual sem Eros quer isso, a coisa em si; o Eros quer a pessoas Amada."

Nenhuma desses amores, por si só, se sustentam ou se mantém pois, longe de Deus, são verdadeiros demônios.

5) Caridade: amor te deixa vulnerável.
Ele denomina como o amor de Deus e, quando ele se manifesta através de alguém, vem um choque. Todos nós achamos que merecemos ser amados. Mas a Caridade ama aquilo que é desprezível (Romanos 8.5).
Este amor não apenas coloca os demais em ordem como permanece para sempre.

Excelente leitura!
Gustavo.Hoft 25/05/2024minha estante
Esse eu já li. Muito bom mesmo

NatAlia.Martins 25/05/2024minha estante
Eu chorei ao final desse livro. É realmente profundo. O meu preferido dele até o momento!

clarabizarria 15/05/2024

Cada amor tem a sua arte de amar.
Lewis abordou o assunto de uma maneira tão leve que é como se o leitor estivesse lendo o diário dele.

Costumamente o assunto é tratado de maneira muito elaborada por outros autores, este é escrito de maneira fluida e até didática muitas vezes. Afeição, Amizade, Eros e Caridade são os quatro amores que Lewis nos apresenta sob sua perspectiva e é interessante demais ir descobrindo sobre o assunto. Com certeza é um livro que eu recomendo muito.

Davi.Wendt 14/05/2024

Bom, traz bons conceitos sobre as formas de se amar e a diferença dos amores naturais (philio, storge e eros) e o amor de Deus (ágape). Mostra que deve existir um balanço em nós desses amores, mas que o amor de Deus deve fluir entre os outros amores.

its.ellen 12/05/2024

Surreal!
O livro é muuito bom! Maravilhoso.
Sabe quando você começa a analisar algo, tem um click e entende as coisas de outra forma? O livro todo é como se isso tivesse acontecido com Lewis e ele decidiu escrever kkkkkk. Como um longo diálogo com ele mesmo. Eu gostei muito

Isa 11/05/2024

É muito louco como acho Lewis genial, mas não entendo quase nada. A escrita é difícil, fica massante, entendiante de ler, não é fluido nem de fácil compreensão... poreeeem, o que vc entende e absorve é genial, vindo de uma mente talentosa. Até agora estou analisando se desisto de ler a coleção toda dele ou não. Tirando narnia que é fácil e delicioso (infanto juvenil é claro), os outros 3 que li são bem confusos e zero fluídos. Mas seguimos tentando...

Wanning 10/05/2024

Amores
Uma bela reflexão cristã sobre os diferentes tipos de amores experimentados pela espécie humana, é uma analise nem tão crua nem tão romantizada sobre as necessidades de dar e receber da humanidade. Alguns capítulos foram um pouco arrastado mas ainda sim reflexivos em sua própria forma. Caridade é o melhor capitulo para mim e uma das melhores reflexões.

Miriã de Miranda 09/05/2024

"Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado."😁
Confesso que o livro em si é bem confuso e embolado, mas entendo que é decorrente do tempo e da escrita do autor! Não tenho muito a declarar. Os temas abordados são de extrema importância e, ao decorrer da leitura, o contexto vai ajudando a compreender a escrita do autor! Esperava um pouquinho mais, principalmente por ser a minha primeira obra dele, afinal, todos falam sobre os livros de C. S. Lewis, mas, não posso negar, a obra é incrível!"
Temperini 09/05/2024minha estante
"Surpreendido pela alegria " é bom, conta a história da vida dele

Binho 27/04/2024

Terminamos.
"no céu, eu desconfio, um amor que nunca tenha incorporado o Amor de Deus seus igualmente irrelevante, pois a Natureza terminou. Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado"

Para quem é adepto da leitura de Lewis, aqui, me parece, estamos lidando com uma obra escrita há algum tempo anterior a seus "melhores" livros. Senti falta de uma quebra de ritmo. O texto segue acelerado, não nos dando muito tempo para digerir a última informação.
Mas, no geral, como um fã de Lewis, sempre retiro fatores significativos de seus livros. Muito embora fique meio perdido em meio aos "Quatro Amores", é perceptível a tentativa de comparação do amor terreno (necessidade) ao amor dádiva/divino. O amor q precisa ser dado por ser tão grande.

Geane.Gouvea 26/04/2024

Desafio "Clube da Ana Lu" #livro2
Certamente me perguntei, porque não li mais nada desse autor, depois de Nárnia, e logo tive a resposta. Lewis depois de Nárnia, não se tornou algo pra qualquer um ler.

Essa leitura faz parte do segundo título, do clube da Ana Lu, e que li em fevereiro. Uma obra que já estava na metade do capítulo 1 e voltei desde o início e, quase desisti.

Esse meu "quase desisti", contou com uma ajuda do aplicativo "Audible", que dentre uma variedade de audio livros, o encontrei, e me permiti ouvir para um melhor entendimento dessa obra, o que me fez ir até o fim, mas não mudou minha experiência de nível bem complexo de leitura.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Em "Os quatro amores", Lewis contempla a essência desse sentimento e avalia como cada tipo se ajusta aos demais. Lewis desafia e incorpora definições clássicas do amor e reflexões profundas de uma forma que continua atual e relevante. Afinal, foi por amor que Deus criou o ser humano, somente a fim de poder constantemente amá-lo e aperfeiçoá-lo.

Por fim, continuo voltando pra Nárnia..! ???

Isabella853 24/04/2024

Amo o C.s Lewis
Sim eu sei que dá pra entender nada que esse moço escreve de primeira, mas como vc entende meu amg..... VC VICIA

AdriLittig 23/04/2024

Os quatro amores
CS Lewis descreve e reflete sobre os quatro amores como se distinguem e se relacionam.
Afeição
Amizade
Eros
Caridade
O amor pode se tornar um ídolo, e quando isso acontece ele se transformará num demônio.
Nosso amor pelo ser amado não pode ser maior do que o amor pelo autor do Amor? ?
Vale a pena meditar nos amores e como podem ser dádivas dadas por Deus e como podem ser enganos e prisões quanto ficamos em nós mesmos ???

J.Lucaz 22/04/2024

Se eu tivesse lido antes
Não sei o porquê, mas eu sinto que esse livro esperava por mim, não só em espera comum, mas como algo que eu necessitava ler, o que eu tinha ignorado por tempos. Menti para mim mesmo, porém quando li, eu chorei, senti uma libertação dolorosa. Eu amadureci lendo esse livro, ele é complexo, tive que procurar significado em palavras que eu nunca tinha visto. O livro consegue explicar de uma forma tão envolvente que eu me sinto confortável e ao mesmo tempo sentido, ele explicando coisas que parecem óbvias, porém necessárias de ouvidas.

Obs: obrigado C.S. Lewis pelo Os Quatro Amores.

Hleyna_iung 16/04/2024

Os 4 amores
Lewis nesse livro destrincha os 4 tipos de amores: Afeição, amizade, eros e caridade. E como esses 4 tipos de amores se distanciam do amor de Deus, por causa da nossa corrupção, ou como eles nos aproximam Dele, por nos fazer entender vagamente o que é o amor.
Além disso Lewis nos ensina como o amor de Deus é um amor Dádiva, que entrega tudo sem esperar nada em troca (é um amor puro), mas que porém o nosso amor é um amor Necessidade, que independente do quanto achamos que amamos sem esperar nada em troca, o nosso amor é sempre necessidade, necessidade de nos sentirmos importantes, necessidade de sermos amados de volta, necessidade de nos sentirmos úteis, necessidade de achar que a outra pessoa precisa do nosso amor, ou pura e simplesmente necessidade de Deus.
Achei incrível como Lewis acaba com nosso orgulho nesse livro nos fazendo perceber o quanto somos corruptos e como nosso amor é falho e egoísta, mas, apesar de tudo, achei o livro meio cansativo e demorei pra conseguir terminar, as vezes o Lewis enrola DEMAIS reexplicando as coisas kkkkkk, e os capítulos são Enormes (acho que ao todo o livro tem 5 capítulos :)