Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

mamrfn 06/06/2024

Primeiro contato que tive com a escrita do fiodor e estou encantada!!! preciso ler tudo que esse homem já escreveu ?

Okaywinx 05/06/2024

Tive objetivo esse ano de ler o máximo possível de literaturas não americanas esse ano (apesar de não estar indo muito bem nisso graças ao vestibular). Este foi o primeiro que decidi ler por ser curto, e por ser um ótimo autor da literatura russa.

É um livro emocionante, ele aborda temas difíceis com um drama típico da literatura russa clássica. É uma história que eu considero difícil de ler, não apenas pela escrita (oq eu acho que o tipo de tradução dificultou um pouco) mas também pela forma que a narrativa é abordada. É um narrador confuso, o que faz sentido por ser em 1° pessoa e o protagonista ser um homem sem rumo, família ou se quer um objetivo de vida.

Este homem se apaixona por uma moça, que conhece por acaso enquanto andava pela pequena cidade que vivem. Ele, um homem sozinho sem nenhuma experiência com romance ou se quer saber lidar com uma mulher, se surpreende só conseguir manter um diálogo com a moça, e fica feliz por não estar mais sozinho. Eles se conhecem, conversam, se apaixonam, até que planejam uma vida juntos ao tentarem superar suas dificuldades.

E mesmo assim, quando tudo estava bem demais para ser realidade, novamente o homem fica só, porém, feliz - "meu deus! Um momento de felicidade! Sim! Não será isso bastante para preencher uma vida?"

luiza 05/06/2024

??????????????????????????????????????????????????????????

Guilherme 05/06/2024

Solidão
Esse livro é incrível! Retrata a solidão humana e a desilusão amorosa de maneira sensível e profunda, retirando palavras e vocabulários para descrever sentimentos de uma forma que eu jamais tinha visto.

ValAria34 05/06/2024

Realmente incrível ?
Eu estava me preparando para começar a ler Dostoiévski, as pessoas diziam para começar por Noites brancas e assim eu fiz, meu Deus! Fui destruída, destroçada ?? mas é isso, o livro é maravilhoso, a escrita dele me prendeu do início ao fim. Com certeza vou ler outros ?

TainA.Dias 05/06/2024

Envolvente e intrigante
No início achei a linguagem um pouco robusta e diferente do que costumo ler, mas no desenvolver da história foi se tornando mais interessante, cheguei na metade e não queria parar de ler, o livro me manteve muito concentrada e foi divertida a dinâmica dos personagens. Apesar de ser uma história curta, ela aprofunda e conta bem sobre a vida desses sujeitos.
É uma ótima opção para quem quer iniciar as leituras na literatura russa. Primeiro livro que leio do Dostoievski e pretendo ler muitos outros.

Hév 05/06/2024

Nem tudo que amamos chega a ser nosso
Foi meu primeiro contato com literatura russa e que impacto! Foi isso que estive perdendo esse tempo todo? O interesse de ler me veio por ter visto alguém dizer que mesmo que alguém tenha lido centenas de romances, nunca saberá o que é o amor se não tiver lido Noites Brancas. De fato, o livro exibe romantismo e lirismo, é lindo de ler, a construção da escrita parece uma poesia. É um livro intenso e que, pelo enredo e principalmente o final, entendo dividir opiniões, mas acho que vai muito além. Mesmo em uma novela tão pequena a construção dos personagens é feita de maneira espetacular, gastei um tempo pensando sobre a personalidade de ambos e no quanto isso influenciava a maneira que falavam, pensavam e as decisões que tomaram em relação um ao outro. Definitivamente animada pra ler mais russos. Acho que ter lido em um dia chuvoso e ouvindo Tchaikovsky ajudou ainda mais a criar um clima gostoso e imergir na leitura :)

Geovanaolvr 04/06/2024

QUE OBRA PRIMA
Este foi meu primeiro contato com a literatura russa. Sempre morri de medo de ser algo culto demais e eu não consegui ler com segurança. Porém Noites Brancas me mostrou que este receio não poderia estar mais infundado já que se mostrou perfeito perante tudo, principalmente na facilidade de leitura.
Confesso que o protagonista aqui não é o melhor, mas nesta obra ele é exatamente como deveria ser. O jeito sonhador deste homem é algo intenso demais, se fosse a realidade seria extremamente maníaco, mas a ficção o deixou mais romântico.
A Nástienka é um amor e, apesar de tudo, a sua pureza chama a atenção para ela. Fora que sei jeitinho doce conquista ao leitor.
Tudo nesta história é bem desenvolvida, espero mesmo que todos possam ler e se deliciar tanto como eu

Mary 04/06/2024

Surpreenndente
Honestamente comcei o livro achando que a leitura seria super difícil mas na verdade foi super fluída e eu gostei bastante, me fez refletir e o plot do final me surpreendeu muito e me fez ficcar pensando bastante, enfim super recomendo

vanessaxclementino 04/06/2024

"Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?..."
(p. 88)

Dekeji 04/06/2024

Romance do jeitinho Dostoiévski de ser
Há vários pontos positivos para se dizer sobre a obra, além de ter uma linguagem simples e uma leitura muito fluída, fazendo com que seja uma leitura rápida, a história nos é contada de tal maneira que o personagem se parece um amigo próximo e suas falas nos transportam com facilidade para o cenário falado. O romance que vai se construindo, juntamente com os sentimentos diversos que são expostos, nos fazem torcer loucamente para que o casal se ame e viva o resto da vida feliz (coisa que nós sabemos que não será nada fácil). Que atire a primeira pedra quem nunca se viu na pele do personagem, tanto na questão da solidão trazida quanto na questão amorosa.
CoelhaBabyGirl 04/06/2024minha estante
Esse livro é divino

gentilvete 04/06/2024minha estante
Apenas sim!!!!

Sofia 04/06/2024

Resenha Noites Brancas
Nossa, não esperava esse final
Não sei nem o que dizer
Um livro de muita poesia e de uma complexidade cheia de simplicidade e acessibilidade
Daria tudo para ler do começo como se nunca tivesse lido

Ligiany 04/06/2024

Obra perfeita
Gente, o livro é perfeito. A primeira vez que leio algo do autor e confesso que fiquei apaixonada. A história é incrível, deixa a gente bem curiosa pra saber o que vai acontecer, embora seja um livro pequeno. Eu amei demais e recomendo a leitura. ??