Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Jonas.Doutrinador 28/05/2024

Bonitinho, mas...
Não me surpreendeu, talvez porque eu já mergulhei mais profundamente na literatura de Dostoiévsk, este livro não me surpreendeu tanto. Todavia, da pra entender porque muitos apontam essa obra ser o carro chefe pra poder entrar no universo dostoievskiano, leitura leve, fluida e com muitos diálogos com boas reflexões existencialistas. Não gostei do final, pois achei ele bem clichê, mas creio que isso se deve por já ser mais familiarizado com obras mais profundas.

marieduarxdaff 28/05/2024

Porta de entrada
Por mais louco e bizarro que Noites Brancas sejam, eu gostei, jurei que ia ser um livro que eu ia abandonar mas não, gostei muito.

iszbellz 27/05/2024

Noites Brancas ?
Que linda depressão esse livro é! Além de muito poético e melancólico, é incrível ver os pensamentos de um homem solitário mas muito sonhador. Inclusive, me identifiquei com o mesmo mais do que queria...

?Não sei ficar quieto quando o coração fala dentro de mim.?

?Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real, é tão raro contar com minutos como este, como agora, que não posso deixar de repetir esses momentos em sonhos.?

?Se não há outra vida, é preciso construí-lá a partir desses próprios fragmentos.?

?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa!
E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu? Olhe, você diz a si mesmo, olhe como o mundo está ficando frio.?

?É fácil se apaixonar por uma ideia.?

Gabi 27/05/2024

Nos sonhos, crio verdadeiros romances
Meu primeiro contato com o autor, Noites Brancas conta sobre a vida de um sonhador melancólico e solitário, que encontra uma linda moça e passa a idealizar um romance que sempre quis viver.
Poético e apaixonado, o livro me encantou e se tornou um dos meus favoritos!

Uma das minhas citações preferidas:
?E em vão o sonhador revira seus antigos sonhos, como se fossem cinzas, buscando nelas alguma faiscazinha que seja, para assoprar nela, para aquecer, com esse fogo renovado, o coração enregelado, e fazer com que novamente renasça nele tudo que antes era tão querido, que tocava a alma, que fazia ferver o sangue, que arrancava lágrimas dos olhos e que enganava de maneira tão luxuriante!?

Raony.Lima 27/05/2024

Um bom livro?
Sempre li e ouvi comentários que Noites Brancas seria o primeiro livro para quem nunca leu Dostoiévski, confesso que comigo não funcionou assim.

Tinha Lido Gente pobre primeiro e a história me cativou bem mais do que Noites brancas. Isso não quer dizer que seja um livro ruim, não mesmo, apesar de ser escrito há muito tempo, é uma leitura que não é densa. Os diálogos entre o jovem sonhador e Nastienka são bem fluidos.

Os conflitos de um jovem sonhador que busca em suas fantasias fugir da realidade em que vive, porém ao encontrar uma moça que acaba despertando uma alegria que até então ele só imaginava em seus sonhos, só que agora, na dura realidade da vida real com suas decepções e e dores, as quais ele não conhece.

delphinium 27/05/2024

NOITES BRANCAS (1848) .
Uma agradável surpresa para os leitores acostumados com as obras mais sombrias de Fyodor Dostoiévski, se diferenciando dos temas obscuros e das complexidades psicológicas presentes em "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamázov", este conto oferece uma abordagem mais suave e romântica, explorando a natureza dos sentimentos humanos de uma maneira mais leve e contemplativa.

A narrativa é bastante rápida e nos leva a refletir sobre questões emocionais pertinentes, como o amor, a solidão e a monotonia da vida, sendo o protagonista um sonhador solitário, ele passa por uma confusão de sentimentos que o torna extremamente identificável para o leitor. Sua busca por conexão e significado nas noites brancas de São Petersburgo ecoa em muitos de nós, fazendo com que nos reconheçamos em suas esperanças, aspirações e desilusões.

Apesar de ser uma leitura agradável e de Dostoiévski demonstrar seu talento literário, "Noites Brancas" pode não ser uma obra que se deseja revisitar com frequência se não és fã de narrativas focadas no amor romântico e o desejo por tê-lo, ainda assim, a obra continua sendo um excelente exemplo da versatilidade do autor e de sua habilidade em explorar diferentes aspectos da experiência humana.

P.S (apenas minha citação favorita da obra) :
"[...] Ia caminhando e cantando, porque, quando estou feliz, obrigatoriamente cantarolo alguma coisa comigo mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem conhecidos, e que, nos momentos alegres, não tem com quem compartilhar sua alegria".

Milena.Tais 27/05/2024

É fácil se apaixonar por uma idéia
Primeira leitura Dostoiévski e não poderia estar mais supresa!! Esse homem em 90 páginas, e com uma história que se passa em poucas noites, conseguiu descrever de maneira tão profunda o personagens. seus sentimentos e seus sonhos.

O livro passa pela melancolia de um homem sonhador e solitário, e pelo seu encontro com uma moça que é capaz de diminuir um pouco a sua solidão. Mas a moça ja amava outro, e pediu, desde o começo para que os dois fossem só amigos e para que ele não se apaixonasse. Os dois abrem os seus sentimentos um para o outro e constroem uma amizade profunda, onde ambos compartilham suas angústias e conflitos internos.

Deixando uma citação que me marcou bastante: "... será triste, afinal, ficar sozinho, totalmente sozinho, e não ter nem o que lamentar ? nada, rigorosamente nada? porque tudo que você perdeu, tudo aquilo, era tudo nada, era uma estúpida e perfeita nulidade, não era nada mais que um sonho"

Kakau 27/05/2024

O mundo seduz a gente e depois nos engana.
A arma mais traiçoeira é o amor e é disso que somos feitos.
Amei cada detalhe do livro, o jeito que o diálogo foi sendo construído entre os dois é único e poético.
Uma experiência única, mágica e triste.

Educez 27/05/2024

Noites Brancas
Noites Brancas se passa em São Petersburgo, no verão, onde o sol praticamente não se põe. O Sonhador encontra uma bela jovem e dá início a uma historia repleta de romantismo e lirismo?

soubea 27/05/2024

Gostei muitoooo! opiniões sobre a girl! amo o senhor! que depressão juro. lição de moral como: não amem idealizações, pessoas machucam pessoas ? porém p mim ainda eh pessoa errada hora errada!
gabi 28/05/2024minha estante
mds amo muito esseee

Wender.Vital 27/05/2024

Solidão
Uma bela imersão na vida de uma pessoa que não sabe o que é o afeto, uma conversa ou um contato caloroso com um outro alguém. Ye faz pensar em como estamos levando nossa vida, de como o tempo passa e de como iremos lembrar dela na velhice: Vivemos ou imaginamos nossa vida ?
Mesmo com a linguagem mais rebuscada o texto flui de forma natural, muito boa leitura, recomendo !

marxly 27/05/2024

White nights
"Hoje foi um dia tristonho, chuvoso, sem uma luz, justamente como minha futura velhice. Sou oprimido por pensamentos tão estranhos, por sensações tão obscuras, questões ainda tão incertas para mim se acumulam em minha cabeça -- mas de de certa forma não tenho nem força, nem vontade de resolvê-las.
Não cabe a mim resolver tudo isso!"

Fer 27/05/2024

Um livro sobre desencontros
Um homem vê sua solidão aumentando ainda mais quando as pessoas de sua cidade, São Petersburgo, saem para suas casas de férias, e ele se encontra "abandonado". Ao caminhar pela noite, avista uma jovem chorando, e o cuidado de não deixa-la sozinha à noite o faz acompanha-la até sua casa. Dessa conversa surge uma amizade e uma confiança intensa, típica das personagens de Dostoievski.
Achei um pouco difícil de ler com a cabeça de hoje, precisei desligar alguns filtros mentais pra não me irritar com o machismo dali, com essa ideia torta de "friendzone". É necessário ler e contextualizar essa escrita, e aí sim dá pra ver a riqueza.
Gostei do final, não esperava e me fez ver a história toda com outros olhos.
A leitura é breve, recomendo, mas não acho que ficará muito tempo na minha memória.

valendmello 26/05/2024

Pois tome minha alma e arranque o meu coração aos dentes do meu peito latejante ou seilá o que esses russos devem fazer