Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Luiz111 20/05/2024

A vida não é fácil para os sonhadores
Outro dia li uma discussão sobre a quantidade de páginas que um bom livro deveria ter. Noites Brancas não chega a cem, no entanto, dependendo da sensibilidade de quem lê, pode provocar muitas reflexões. E é aí onde encontra-se o valor de um livro bem escrito, ele permanece depois que o concluímos. Aqui acompanhamos as noites do narrador, denominado apenas como "o sonhador" e seus encontros com Nástienka. Ao concluir a leitura, alguns pensamentos se formaram na minha cabeça: de quanta felicidade precisamos? devemos dar limites aos nossos sonhos? qual o limite da empatia? até que ponto a solidão é ruim?

juliasamy 20/05/2024

Perfeito
Em poucas páginas, o autor consegue colocar em palavras o significado do verdadeiro amor. Ele demonstra que apesar da dor e sofrimento, existem momentos que são inesquecíveis.

Mab 19/05/2024

Eu amo eu amo eu amo
O personagem principal é um iludido?? Ele é!! A personagem feminina é maluca e meio egocêntrica?? Também! Mas esse livro tem o povo: ELE TEM EUUUUUU!!! Que frases mais lindas, que jeito delicadinho de abordar sentimentos e emoções. Adorei adoreii? gostei muito de começar a literatura russa por esse??

Mari 19/05/2024

Um amigo avisaria...
Acho que Dostoiévski teve febre uma noite, sonhou com os personagens mais ridículos e resolveu escrever sobre eles, deve ter sido assim que Noites Brancas foi escrito.

O final me arrancou uma boa risada, porque fiquei o livro inteiro sem entender como podia esse autor escrever algo sobre um romance tão estapafúrdio, com personagens tão bobos, sem colocar uma colherzinha da sua melancolia e tristeza. No final eu entendi hahah

Mesmo assim a leitura, em sua maioria, fica irreal e besta, dá muita raiva. Os personagens têm atitudes súbitas, tudo é gritado (todos os diálogos são finalizados com "gritei") e a ambientação de São Petersburgo é totalmente secundária.

Talvez o objetivo da leitura seja causar um estranhamento com o romancezinho entre o Sonhador e Nástienka mesmo, mas ainda assim, não deixa de ser irritante. Se o Sonhador tivesse um amigo, ele com certeza falaria: "Esquece essa maluca aí..."

iorimarch 19/05/2024

Meu ?comfort book?.
não sou fã de livros de romance, mas essa novela me encantou muito.
triste como só Dostoiévski consegue?
leitura leve, bem ambientada, incrível.

tatioueu 19/05/2024

Noites Brancas
Primeiro livro de literatura russa que eu leio. Fui pela capa e no início estranhei muito a forma de escrita, fiquei achando tudo uma viagem meio doida. Mas com o passar das páginas me envolvi e devorei o livro em pouco tempo. Não diria que amei mas gostei da experiência diferente de leitura

trdll 19/05/2024

10° de 2024
Acho que não existe nenhum gênero melhor que os romances clássicos! Que livro magnífico! Por um momento tive os mesmo sentimentos de quando li "O Estrangeiro".

O livro te mergulha no misto de sentimentos do personagem principal e de Nastienkha, como se te jogasse de um lado pro outro. E que final maravilhoso, realmente uma obra de arte, leiam!

Myrla.Garcia 19/05/2024

Lindo
Um livro curtinho e gostoso, uma história de amor e solidão, várias frases que nos fazem repensar sobre como estamos passando a vida ou se estamos vivendo. Algumas reflexões bem interessantes.

Fernanda 19/05/2024

Assim, eu meio que gostei. mas não tanto. sabe?

gostei das reflexões, o sonhador gera muita identificação (e é triste pensar que os anos passam e as grandes questões humanas permanecem sem respostas), mas ele honestamente é um chato e não me surpreende que seja tão sozinho.

a nastienka é um porre, mas talvez por ser jovem e inocente e essa coisa toda.

o romance é terrível. tudo acontece tão rápido e sem profundidade que não parecia nem real. não consegui sentir o amor de verdade ali, era só um monte de palavra bonita e difícil sem sentimento nenhum.

o final até me surpreendeu. a audácia daquela carta foi sensacional, a cara de pau da menina foi tudo hahaha mas né, o sonhador pediu também.

enfim, a conclusão que eu cheguei foi: nos tempos atuais, o sonhador seria com certeza um cara chato que fica respondendo stories de quem claramente não quer nada com ele, falando mal de mulher no twitter, sendo o maior coitado da coitadolandia.

a escrita do autor é muito boa, então pode ser que valha a pena ler as outras obras - já que, aparentemente, são bem diferentes dessa, o que talvez seja uma coisa boa.

Mayara.Tartarotti 19/05/2024

Bom para começar a ler Dostoievski
Um dos livros mais curto e "leve" do autor, mas que conta com várias reflexões e reflete várias ansiedades comuns dos dias atuais
Entendi e me comparei várias vezes com o personagem principal

camsvfe 18/05/2024

Melancólica.
Não sei como descrever a minha experiência, porém posso afirmar que melancólica é uma boa palavra para descrever a obra.

lili 18/05/2024

Noites brancas - 5??
Um romance cativante e avassalador.
Me rendeu bons desentendimentos com a linguagem. Minha primeira leitura russa, e eu amei!