A Papisa Joana

A Papisa Joana Donna Woolfolk Cross

Resenhas - A Papisa Joana

Mari Navais 27/05/2024

Um livro forte
Antes de começar essa resenha, gostaria de acrescentar que já tinha visto o filme quando criança e a história de Joana não saiu da minha cabeça desde então.

Diante desse fato, a leitura me transportou pra muitos lugares da época. Sofri e sorri junto com ela, apesar de algumas vezes achar estranho o romance entre Joana e Gerold. Escolhi acreditar na história de uma papisa, cujo nome foi apagado para que não manchasse a história de homens com comportamentos duvidáveis. Concluindo, amei o livro e o desejo que fica é que seu nome seja lembrado mais vezes, não como João, mas JOANA.

Eddy15 07/05/2024

Queria muito poder voltar no tempo pra saber com cem por cento de certeza se isso aconteceu mesmo . No meu coração aconteceu.

"- é um milagre! - gritou alguém.
- bruxaria! - gritou outrem."

Absolute cinema??

Mikalo 04/04/2023

O Antigo e seus segredos..
Sempre me interessei nos segredos antigos como o Vaticano e lendo esse livro bem detalhado de como era daquela época onde reinava a desigualdade, a pobreza, o poder, a luxúria.
a autora descreveu numa forma bem esplicita. Gostei.

Lelê 12/01/2023

achei uma perda de tempo, final nada haver, enfim, não recomendo. Esperava mais. Achei ela muito sem sal, muita coisa sem explicação.

Súh 27/09/2022

Um livro perfeito
Esse livro , apesar do tamanho em nenhum momento me entendiou ou decepcionou. Uma história rica e verdadeira que mostra até onde o amor pelo próximo pode alcançar. O impensável.
Leiam , vão amar.

Joana.Dias 20/02/2021

Foi o meu primeiro livro dessa autora e apaixonei me completamente, não podia ter começado 2021 a ler um livro melhor.
Toda a narrativa é maravilhosa.
Claro, tem muita ficção, é impossível a autora saber que essas coisas aconteceram, mas é lindo.
Houve momentos em que fiquei: ai mas porque que ela esta a perder tempo com isto.
Mas todos os detalhes que a autora contou foram importantes no decorrer do livro.
É perfeito, pura e simplesmente maravilhoso

Wes Janson 02/09/2020

Belo romance histórico!
O livro traz em forma de romance um período da História praticamente esquecido: o início da Idade Média. E esquecido justamente pela dificuldade em fazer registros, e aqui temos que levar em conta o trabalho muito importante feito pelos mosteiros, que tinham que copiar os livros manualmente para sua difusão e conservação. Esse fato é muito retratado no livro, ao mostrar como era a vida nesse período, focando muito na realidade feminina. Nos sentimos transportados para aquela época.
De leitura agradável e fácil, o uso de latim e termos desconhecidos para nós serve de aprendizado. A opção da autora de mostrar essa história através de um romance se mostra muito acertada, pela falta de certeza documental nos fatos mostrados. Nos identificamos com os personagens e o tratamento dado, mesmo no final, que me preocupava em antecipação, foi adequado.
Enfim, um livro que recomendo para quem gosta de História, não só da Igreja, mas para conhecer mais desse período!

Claudia Cordeiro 14/10/2014

Excelente livro para quem, como eu, amou ler Os Pilares da Terra.

Felipe 17/03/2014

A lenda ganha vida
Este livro me chamou a atenção logo quando o vi, a história da única mulher a ser tornar a maior autoridade do mundo, um papa, nesse caso uma papisa. História muito bem contada por sinal, mas tem umas "mulherzices" na história explico: eu esperava o seguinte da história, o de mostrar que qualquer pessoa pode tornar-se um líder espiritual independentemente de genero, todavia há um romancezinho que para mim estragou um pouco a história, fora isso um ótimo livro.
Elenai 03/05/2014minha estante
Romances fazem parte da vida de todos! De homens e mulheres, lembrando que o tal romance auxiliou e muito a protagonista!

Juliana 19/11/2013

Um livro extraordinário
Uma história impressionante, muito bem escrita, amei do começo ao fim!
Recomento a leitura para todos aqueles que gostam de um bom romance histórico.

Maria Ely 24/03/2013

Sabedoria e determinação.
Um romance incrível,,,,Determinada, joana lutou contra seu próprio coração.Porém, mudou sua história de vida....em meio a tantos, entre intrigas e armações tudo foi lindo, Lamentável como praticamente todo romance termina em um final trágico.

Mirele 26/12/2012

Um sonho que mudou uma vida
Em um tempo em que as mulheres eram menos que nada, se destacou pela inteligência acima da média. Por sua fome de saber, sofreu e lutou de forma desesperada (mas sábia). E então, meio sem querer, ela encontra o amor que vai mudar sua vida, de uma forma que nem ela espera.
Um livro que fala da luta de uma menina por algo mais do que lhe oferecem e de uma mulher que não tem medo de sonhar e se realizar seus objetivos. Se você quer ler sobre amor e ódio e uma luta contra toda a sociedade, esse livro é mais do que bem vindo. Se você prefere um amor desesperado e impossível, mas nem por isso menos lindo, Papisa Joana também lhe oferece isso.
Leiam e se deleitem...

Ps.: Vou deixar essa resenha assim só pra lembrar como eu era trouxa. Eu li esse livro a primeira vez com uns 16-17 anos. Ele virou meu livro preferido (nota-se pela resenha). Recentemente, com meus idos 24 anos, reli ele. Não sei se fico feliz ou triste, mas que chorume desprezível é essa história. Só pra avisar, dando logo um spoiler, tem pedofilia sendo romantizada e o escambau. Eu tinha titica de galinha na cabeça mesmo. Adolescentes, isso é pra mostrar que na adolescência a gente tá no cio, não se ouçam.

Alejandro 04/11/2012

Papisa Joana, um tesouro escondido.
Por que tão poucas leram esse livro? Esse é um livro que todos deveriam ler. Achei lá na biblioteca da minha escola, e o título me cativou logo de começo. A História da única mulher destinada a sentar no trono de São Pedro. Eu já tinha escutado sobre a existência dela, mas esse livro foi perfeito para mim.

A narrativa do livro é muito cativante. Um prólogo longo, mas me cativou desde o principio. Li em uma semana (eu tava com pouco tempo para ler, mas não conseguia largar o livro).

A infância de joana foi narrada de uma forma incrível. Woolfolk conseguiu colocar em todo o livro as características da idade média com uma veracidade peculiar. As doenças, a criação das crianças, as famílias, as moradias...

Outra coisa muito interessante,é a independência dos protagonista. A autora conseguiu criar um romance (a história não podia ser escrita como um relato histórico, como a própria Donna Woolfolk explica no apêndice) a existência dos protagonista era possível, mesmo um estando longe do outro por anos.

O amor era importante para Joana; mas ela nascera, e o destino ajudava, para a missão. Sua vida era ajudar aos próximos. O casal Joana e Gerold me cativou. Torci muito por eles. Me irritei muito com a esposa de Gerold, e com a própria Joana nos últimos capítulos.

A naturalidade de Joana também foi importante. Eu conseguia entender os dilemas dela. As decisões dela, sempre entendi, mesmo não concordando com algumas. Cross conseguiu criar personagens épicos que a gente realmente consegue visualizar.

O final perfeito. Eletrizante do começo ao fim. A morte deles foi triste, mas caiu como perfeitamente no enredo; e foi narrada de uma forma inexplicavelmente fascinante. E o epílogo. Quando eu imaginei que não haveria mais nada, vem a noticia de verdadeira identidade do tradutor francês. Quase bati palamas apar o final do livro.

Enfim, recomendo a todos. Todos merecem conhecer a única mulher que foi papisa. Um livro com romance, tragédia, um narrativa perfeita,e um desfecho emocionante, Além disso os fatos reais empregados no enredo, foram perfeitos. E os apêndices do livro são essenciais.
Naty 23/12/2012minha estante
minha professora comentou sobre esse livro na sala logo fui na biblioteca pegar ele. é uma história muito interessante de uma mulher que contra seu pai e todos da época aprendeu a ler e escrever conseguindo ir ate para uma escola e se passando por homem chegou a ser papa por 2 anos.

Ka 17/07/2012

Como dizem, é difícil falar sobre um livro que se gosta. Mais do que gostar de 'A Papisa Joana', acredito que essa obra prima (que verdadeiramente merece este nome) foi capaz de expandir os meus pensamentos.
O livro é resultado de intensas pesquisas realizadas pela autora, fato que surpreendeu a minha monotonia literária. Até então, nunca tinha lido um romance 'baseado em uma lenda', o máximo já visto por meus olhos e lidos por mim foram as obras de Dan Brown, mas, se você espera algo deste gênero, está aguardando em vão. A Papisa Joana supera qualquer teoria conspiratória, obra de ficção ou livros do gênero. A autora relata fielmente, em ordem cronologia, não só a vida e evolução da personagem principal, como as artimanhas e depravações religiosas presentes desde as mais baixas classes eclesiásticas como na cúpula dos poder papal.
Joana foi uma guerreira, agredida pelo pai desde muito nova, que tinha uma curiosidade gigantesca e uma vontade de aprender superior a qualquer garoto. Sofreu com o preconceito desde o princípio, já que o sexo feminino era desvalorizado na Idade Média (e ainda é, de certo modo), porém, tomou como seu o nome do irmão falecido, entrou em um monastério, tornou-se médico e chegou até o papado, isso sem antes conhecer Gerold, que tornou-se o seu grande e irrealizável amor.
O desfecho é surpreendente, a leitura é formidável, decorre com facilidade e as palavras prendem o leitor do início ao fim.
Tudo fará, desde o começo, você refletir sobre a sociedade, a imoralidade e o seu conceito sobre o que é certo e errado. Proponho que todos pesquisem a lenda de Joana, certamente será enriquecedor. Mais do que aconselhável, 'A Papisa Joana' é um livro imprescindível.

"Oportunidades estiveram à disposição para mulheres fortes o bastante para sonhar. 'Papisa Joana' é a história de uma dessas sonhadoras."

Resenha para o blog diasperfeitosparasempre.blogspot.com