Metamorfose do Espaço Habitado

Metamorfose do Espaço Habitado Milton Santos...

Resenhas - Metamorfose do Espaço Habitado

Arthur 22/06/2021

Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia
Além da interpretação dos fenômenos geográficos, algo que sempre marcou a produção do professor Milton Santos foi a busca por uma base epistemológica e, por conseguinte, a elaboração de um método geográfico. "Metamorfoses do espaço habitado" é sobre isso: a formulação de um método.
Embora ao tratarmos de um livro que trata de fundamentos teóricos e metodológicos de uma disciplina, no caso, a geografia, este livro é bastante didático. Talvez, junto a "Por uma outra globalização", seja a leitura mais "fácil" dentro da vasta obra do Professor. Aqui, devo destacar que, no geral, a leitura da obra de Milton Santos é complexa. Não quero com isso desencorajar ninguém (muito pelo contrário), uma vez que os postulados do professor Milton Santos são necessários.
Em Metamorfoses do espaço habitado, Milton Santos discorre de forma didática sobre categorias essenciais na análise do espaço geográfico, como paisagem e lugar, além de ideias mais aprofundadas em outras obras como a "luta entre os contrários", além da própria definição do espaço.
Outro tema tratada na obra é a "aparente" dicotomia dentro da Geografia, reflexão muito pertinente e fundamental para a compreensão do método proposto pelo Professor.
Para encerrar, tive um grande professor que dizia que "a geografia é a ciência da síntese". Quem sou eu para discordar? Mas acrescentaria, com base no método de Milton Santos, que a geografia é a ciência da interdependência, por isso a sua importância, e por isso a sua dificuldade, inclusive para nós, os geógrafos.