Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Crime e Castigo

pete_7 07/06/2024

Pt. 2 - Resenha de (quase) tudo o que já li
Dostoievski marcou minha adolescência profundamente. Na época, lembro de, numa aula de inglês, comentar sobre como achava o livro "atmosférico". Ainda bem que esse momento me marcou, porque lembrar como eu me sentia ao ler esse livro me deixa feliz.
Raskolnikov é um estudante que acredita ser alguém além do bem e do mal. Atazanado por essa ideia, comete atrocidades e vive de perceber as reais consequências do que é ser humano, ter uma consciência.
O livro é excelente, ninguém muda minha cabeça quanto a isso. É perfeito pra um adolescente ler. É longo, mas pouco denso. Não é pra quem quer uma leitura rápida.

Ciço 06/06/2024

Essa resenha é sobre essa versão, não sobre a obra em si
Crime e castigo é um livro fundamental, contudo tive uma péssima experiência com esse livros ao descobrir q essa versão é muito reduzida, tirando momentos importantíssimo e apresentando de forma muito superficial uma obra tão boa

Gabi 06/06/2024

Chocada
Eu peguei esse livro pra ler esperando qualquer coisa menos a história densa que me foi apresentada. Todos os dilemas do personagem principal me deixaram realmente presa. Vou querer reler daqui a alguns anos

Shaylanne 06/06/2024

Acho interessantíssimo a discussão entre pecado e punição, Deus e ética. Ao abordar o crime aqui ele abre brecha para dizer "quem pode cometer crimes?"

dhywxt 05/06/2024

Ler os livros do dostoiévski é sempre uma experiência porque no final sempre me identifico com algo da mente excepcional (doentia) dele. E nesse livro em especial é como se ele quisesse passar uma mensagem sobre como é o verdadeiro comportamento humano e o que as pessoas escondem por debaixo da própria pele.

Yasmin1609 04/06/2024

Frustração é o título
Eu sempre estive louca pra ler esse livro mas só queria ter a experiência de ler ele físico? ganhei no meu aniversário de presente e foi frustrante porque o livro não é tudo isso que promete, acho que poderia ter algo a mais ?

Matheus656 04/06/2024

Sem comentários, apenas citações.
"E o que seriam todos aqueles sofrimentos do passado? Tudo, até o seu crime, até a sentença e a prisão, tudo lhe parecia agora, em seu primeiro impulso, um fato externo e alheio que não teria nada a ver com ele. De resto, naquela noite o jovem não podia pensar em nada longa e continuamente, não conseguia concentrar seus pensamentos em coisa nenhuma nem tomar nenhuma resolução de forma consciente - estava apenas sentindo.
A dialética cedera lugar à vida,e doravante sua consciência teria de seguir um rumo bem diferente"

- Crime e castigo, pág. 725

Fernanda Mara 03/06/2024

Uma editora realmente pode alterar a experiência de uma leitura
Comecei a ler sem perceber que era a versão adaptada da Principia. Já li algumas resenhas e comentários sobre a obra, então sei que minha experiência foi bem distante de toda a profundidade real da obra. Por isso, sinto que não tenho direito de dar nem menos e nem mais que 3 estrelas a esse livro. Não que eu não tenha gostado da experiência, a cena do assassinato e o conflito interno do protagonista foram surreais de boa, além de algumas histórias secundárias (como a de Sofia ou de Dunia) terem me interessado, porém achei muitas partes entediantes, rasas e desnecessárias - algo que atribuo principalmente à versão que li. Se isso é um traço do próprio autor, cabe uma leitura do texto inteiro e de uma boa edição me dizer. Até lá, mantenho somente 3 estrelas (ou, mais especificamente, 6 ou 7/10) e a curiosidade pela obra inteira, que lerei só deus sabe quando.

@maay_ 03/06/2024

Olha, que livro triste kk e ao mesmo tempo crítico. Gostei mas não tanto assim????????????????????..

vitoriafemelo 03/06/2024

Meu primeiro clássico. Esse livro está longe de ser emocionante. Não te prende do início ao fim. Não é uma leitura fácil, exige concentração, conhecimento da língua, e muita paciência para não abandar a leitura no início.
Vale a pena, faz com que reflitamos sobre o comportamento humano.

Dilso 03/06/2024

Ótimo!
Nossa! Como a progressão da história mudam de tradução para tradução. Há tempo li este livro numa edição em dois volumes da Folha, esta requentando o russo do inglês ou do francês, não lembro, para o português. Nesta, da Editora 34, a tradução é do russo diretamente para a língua portuguesa. O que fez uma diferença absurda.
Enfim, adorei revisitar a obra. Sempre inquietante.

Mary 03/06/2024

Tem spoiler
Livro muito foda, a gente acompanha o desenvolvimento do Rodion como personagem desde antes, durante e depois do crime. Tem inúmeras reflexões, perdi as contas de quantas vezes me identifiquei com ele, o cara tem uma mente extraordinária e não reconhece.
Sobre o melhor livro de Dostoievski pra começar a ler ser "noites brancas" EU discordo, noites brancas tem uma linguagem muito mais formal por assim dizer, ja crime e castigo tem uma linguagem mais atemporal, bem mais simples de entender.
Resumindo o livro: ele é pobre e precisa de dinheiro pra se sustentar mas é orgulhoso demais para trabalhar, rouba e mata, não usa o dinheiro por se sentir culpado, adoece, é preso.
Inclusive o tempo q ele passou delirando me lembrou muito a doença do Ivan Ilitch.
Dito isso, uma das maiores obras que já li, de fato maravilhoso.