Genocídio Americano

Genocídio Americano Júlio José Chiavenato

Resenhas - Genocídio Americano

Rachel 26/01/2023

Livro extremamente esclarecedor e necessário do que foi o genocídio ocorrido na guerra do Paraguai, mostrando as inconsistências e contradições da tríplice aliança. Porém deve-se ter cuidado ao ler, pois podemos tomar completo partido do lado do Paraguai, devemos enxergar ao longe e entender que a vaidade e o orgulho também tomaram conta de seu líder.

Daniel Neves 05/09/2012

O livro tem seu valor no estudo historiográfico da Guerra do Paraguai. Os dados históricos são totalmente questionáveis. São frutos do revisionismo histórico da década de 1960 que super dimensiona a participação da Inglaterra no conflito, isso sem falar, que a obra e o revisionismo histórico de uma forma geral recebem fortes críticas pela falta de embasamento documental. Júlio José Chiavenatto não é imparcial na obra. Ele manifesta-se, claramente, do lado do paraguaio, como os "injustiçados", apresentando uma visão totalmente errônea sobre a realidade paraguaia no pré-guerra. Não se trata de isentar o Brasil da sua parcela de culpa nessa guerra, mas mostrar, como diz Francisco Doratioto, "que não existem mocinhos e nem bandidos na Guerra do Paraguai, mas sim interesses". Os interesses que estão postos em jogo a Guerra do Paraguai são muitos. Cada um dos quatro países tinham seus interesses e a guerra de alguma forma atenderia esses interesses. A Guerra do Paraguai não é fruto do imperialismo inglês sedento por subordinar o Paraguai à sua vontade, mas sim de interesses e rivalidade dos países platinos. Para uma leitura mais aprofundada eu recomendo a leitura dos livros de Francisco Doratioto "Maldita Guerra" e de Ricardo Salles "Guerra do Paraguai: Escravidão e Cidadania na Formação do Exército Imperial". São excelentes livros para desmistificar as causas e motivos da Guerra do Paraguai, mostrando uma realidade embasada em anos de estudos de ambos autores.
Israel 12/11/2012minha estante
pesquisar é tudo na vida!!
Quando li este livro a uns 4 anos atras fiquei estarrecido com as informaçoes e dei salves a francisco solanos Lopes, mas quando fui incentivado a pesquisar a fundo percebi que nao se tratava de nenhum heroi, mas um tirano que destruiu por orgulho seu proprio povo.
o livro tras os pensamentos de historiadores movidos pelo odio ao governo baseado em trechos da historia, falsamente implatados na cultura brasileira.

Heriberto.Rivas 06/04/2019minha estante
e qual foi o seu orgullo israel?

ABurgan 06/12/2011

Vergonha
A história (muito mal contada pela mídia) dessa guerra nos faz querer enterrar a cara no chão toda vez que pensamos que somos brasileiros.
Samuel Gallo 21/01/2017minha estante
Recomendo a leitura do Livro "Maldita Guerra" do historiador Francisco Doratioto.

Grigo 05/02/2010

A verdade...
Deveria ser obrigatório nas escolas pra gente saber o que realmente aconteceu.

Como sempre a história só é contada pelos vitoriosos.