Objetos cortantes

Objetos cortantes Gillian Flynn

Resenhas - Na Própria Carne

DessaVig 26/05/2024

Ok
No Skoob, 2.5 estrelas qualifica um livro apenas como ?razoável?, nem bom, nem ruim, o que reflete bem minha opinião sobre Objetos Cortantes.

Pra começar, a culpa foi um pouco minha. Sabe quando você quer algo mas não está necessariamente com vontade (kkkk)? Eu queria ler Objetos Cortantes mas precisei me obrigar porque não estava realmente com vontade de ler esse livro no momento. Acho que fiquei mais de 10 dias lendo as primeiras 40 páginas.

Mas não foi só isso.

A minha maior sensação com essa história é de que ela tenta ser algo muito grande, porém se sustentando em pilares finíssimos. A autora quer nos convencer de que há grande mistério e tensão com o caso dessas garotinhas morta e desaparecida (ainda que na primeira metade do livro realmente não dê qualquer informação interessante sobre os casos além do fato de estarem morta/desaparecida) mas os pilares em que temos de nos agarrar nessa história são, basicamente, três: a história pessoal da protagonista; o conceito de ?menininhas malvadas do interior do Sul dos Estados Unidos?; Adora.

Falando primeiramente da Camille, eu não consegui me importar com essa protagonista. Em alguns momentos ela até trouxe algumas reflexões que me fizeram pensar o oposto, mas, no fim, a real é que não me interessava o que fosse acontecer com ela. Não sei dizer o porquê, afinal, ela não é uma personagem unidimensional sabe, mas algo (talvez na escrita em si), me fazia me distanciar MT dela.

Sobre toda a dinâmica de Wind Gap e o que parecia ser a espinha vertebral da cidade: as meninas malvadas que só serviriam para crescer e se tornarem donas de casa malvadas.
Eu sei que existem vários tipos de adolescentes, uns mais calmos e outros mais ?adiantados?, por isso, justamente o que me incomodou é o fato de não ter UMA ÚNICA UNIDADE de criança *NORMAL* nessa cidade! Parece não ter uma única pessoa boa, de verdade. A todo momento fiquei esperando uma explicação sobrenatural para tanta maldade e complexidade (principalmente em meninas tão novas), momento em que o thriller se assumiria, na verdade, um livro de terror kkkkkkk juro não faz sentido! Não é crível, não é possível, não me entra que todas as crianças dessa cidade sejam drogadas e obcecadas por sexo desde os 12/13 anos de idade, me poupe. Toda essa dinâmica pode parecer interessante a primeiro momento. Impressão que só dura, de fato, num primeiro momento. Logo você percebe o quão rasa é essa ambientação. A autora ficou encantada por essa estética e pelo ?clima? que adicionaria àquela cidade mas não deu corpo a sua ideia.
A impressão é de que a Gillian Flynn só queria chocar o leitor ao apresentar crianças tão opostas a qualquer grau de inocência.
Não me chocou, mona, só me entediou mesmo.

E, então, temos a Adora *screams*!
Era realmente a única coisa interessante nesse livro. Não digo que é um personagem 100% original, mas, às vezes, elementos que já existem na cultura pop, com diferentes incrementos e sob uma nova narrativa, podem, ainda sim, ser super interessantes, apesar de não serem únicos!
Tudo sobre essa personagem me fazia querer ler mais e mais. A forma como ela era descrita, como tudo sobre ela era tão calculado e as reações dela aos acontecimentos eram, ao mesmo tempo, algo que você já esperaria dela e que, ainda assim, te chocavam.
Mas, um só elemento bom não sustenta uma história inteira.

No mais, não fui muuito fã da escrita da Gillian. De novo, parecia apenas querer te impressionar sem ter material pra tanto, na maioria das vezes.

A segunda metade do livro é definitivamente mais interessante. É a metade legal.

Acho válido dar uma consideração final sobre a Amma: gostei da personagem mas sinto que ela ?chegou? muito tarde na história. Na maior parte, ela é da profundidade de um pires e tem a mesma descrição de todas as outras meninas de Wind Gap (perdi a conta de quantas vezes li ?quatro coisinhas loiras que se acham mais bonitas do que realmente são?). Na segunda metade, quando ela começa a demonstrar alguma vulnerabilidade, é com certeza mais cativante.
O final me fez pensar como ela era inteligente e realmente velha para uma menina de 13 anos (e não de um jeito que afastasse uma verossimilhança).
Acho que ela poderia ter sido um pouco melhor explorada.

Não foi um livro ótimo, mas acho que darei sim mais uma chance à autora com Garota Exemplar.

Sté 26/05/2024

Violência
Uma história permeada por violências, psicológicas e físicas que a protagonista e os de mais personagens sofrem na história.
O final me surpreendeu, mas já esperava tbm por parte da resolução.

chnnelgirl 25/05/2024

?Uma criança criada com veneno considera dor um consolo.?
Gente que livro hein. O início foi meio parado e eu ficava um tanto entediada, mas quando chegou do meio pro final, deu uma melhorada muito boa. As pistas estão sempre ali e não é tão difícil achar o assassino, mas foi uma boa história e te aluga um triplex na cabeça. Minha primeira experiência com os livros da Gillian, adorei.

Camila 25/05/2024

Eu tenho que parar de ler livros de suspense onde eu adivinho quem é o assassino na metade do livro.

Um ponto bom, é que os personagens são muito bem construídos. Camille tem umas escolhas que envergonham demais, mas Amma realmente é bem característica, Adora é desprezível e a aura que se passa nessa cidadezinha de interior, pequena e coberta de mentiras e mágoa é sufocante. Nunca fui tão grata por não ter nascido numa cidade do interior do sul dos EUA.

A parada dos dentes, genial. O fato da polícia não ter desconfiado nem formulado direito sequer o perfil do assassino, sem saber nada do assassino na verdade, é frustrante.

Isadora 25/05/2024

Me surpreendi com o fim, suspense que faz com que tu queira chegar logo no final para saber o desfecho da história

Mavi Melo 21/05/2024

Para mim não funcionou
Na minha opinião há algumas falhas na escrita, não sei se é o estilo da autora ou se realmente são erros, mas depois de me acostumar foi tranquilo. Os devaneios da Camille também atrapalham um pouco a leitura, trazem ?cortes? aleatórios. A parte das palavras cortadas é bastante repetitiva. A história em si é boa, mas previsível. Não amei o livro, mas daria outra chance à autora.

Jade.Tojeiro 21/05/2024

Perturbador
Acho que se eu pudesse descrever esse livro seria essa a palavra: perturbador

Não é um livro ruim, tem uma escrita fluida e um suspense gostoso, porém tem muitas cenas bem pesadas, aborda temas pesados.

No final eu não imaginava quem seria o autor dos crimes, porém sabia que havia algo muito errado com o personagem. Achei que fez sentido do desfecho do livro.

Gostei, mas não é o meu favorito do gênero.

Ivania 21/05/2024

Objetos cortantes
Tão perturbador quanto viciante. Demorei muito pra conhecer a obra, mesmo adorando Garota Exemplar, e me surpreendi positivamente. Indico muito para amantes de suspense e terror psicológico.

Adrienne 21/05/2024

Camille é uma jornalista enviada para cobrir assassinatos em sua cidade natal. Inclusive, acho que ela deveria procurar outra profissão pois, todo mundo sabia/desconfiava quem era o serial killer de Wind Gap, menos a bonita que era paga pra isso. Achei engraçado o chefe dela "ah quem sabe vc não ganha um Pulitzer por essa matéria"... Matéria só se for sobre um copo de bourbon porque nisso a gata era fera.
Tudo bem, vou ser mais justa com a Camille... o álcool tornava a vida mais suportável tendo em vista que ela foi obrigada a conviver com sua família disfuncional/perturbada/doida responsável por todos os seus problemas psicológicos.

becksy 21/05/2024

Cidade estranha com gente esquisita...
...eu não tô legal, não aguento mais birita.

Gente... Que história é essa kkkkkk, se a comissão de ética investigasse a Camille, eles se esconderiam com medo. Bom, vamos lá, comecei Objetos Cortantes pra leitura do mês de maio da LC Darcy e me surpreendi bastante, o início é bem lento e o final muito acelerado, mas me entreteve. Os plots twists não me pegaram tanto no final pois já imaginava quem poderia ter matado, mas jesus. É um livro bom, ainda mais por ser a estreia da autora, mas não sei se é tudo isso.

Badlagirl 20/05/2024

Um thriller psicológico envolvente que mergulha nas profundezas sombrias da mente humana. A história segue Camille Preaker, uma jornalista que retorna à sua cidade natal para cobrir um caso de assassinato, confrontando seu próprio passado perturbador enquanto investiga os segredos ocultos de sua família disfuncional. Com reviravoltas surpreendentes e uma atmosfera intensa, o livro prende o leitor desde as primeiras páginas até o final, explorando temas como trauma, obsessão e identidade. Flynn desenvolve uma narrativa cativante e sombria, deixando uma marca duradoura na mente do leitor.

Chorona 19/05/2024

Ele foi meio sei lá e é só isso que eu tenho pra dizer sobre ????????????????????

Pâmela Benites 18/05/2024

Envolvente
Estou vendo a série e ela me fez lembrar o motivo de eu ter lido o livro tão rápido. É o primeiro livro que leio da autora, achei a escrita dela muito interessante e te faz não querer parar de ler. A série também é muito boa

Pat Cristina 17/05/2024

Interessante
Ouvi dizer que esse é o primeiro da autora, mas não sei dizer exatamente. A história é boa, gosto desse tema de cidade pequena e pacata, os personagens são bem escritos.
Houveram algumas partes que não entendia muito bem o que a autora estava querendo descrever.
Com relação ao crime, achei meio óbvio desde o começo, pois tudo era voltado a tal personagem, literalmente tudo, então no final você já sabe a muito tempo quem foi.
Achei o livro bom, mas nada de mais.

Lara.Romera 15/05/2024

Mediano
Que os fãs do livro me perdoem, mas achei um pouco fraco.

Fiquei dividida sobre a intenção do livro, se o foco eram os assassinatos, acho que ele demora para engatar e te dá poucas pistas para especular sobre o autor ou autora dos crimes, já te deixando amarrado a um número muito limitado de suspeitos, e se a ideia era focar a história em se aprofundar nos aspectos psicológicos da Camille, também não acho que foi tão bem sucedido, na minha percepção as análises sobre ela são muito superficiais. Sem falar que me irrita profundamente enquanto jornalista a Camille ser uma profissional TÃO RUIM, não vou nem elaborar.

A coitada da minha namorada não aguenta mais me ouvir reclamar disso.

Em resumo, as últimas 10 páginas tem uma virada interessante, mas se fosse para eu indicar algum livro desse gênero literário, eu não escolheria esse.