O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Iara.salgado 10/05/2024

Comecei a lê o livro só pq ele estava na minha estante e já tinha ouvido falar no nome antes, mas n sabia da história nem nada. Acho q por eu n saber melhorou mt a minha experiência.
Achei q o livro n ia ser nada demais, que ia ser chatinho pq por ser famoso ia ser sério demais, porém não, a leitura foi tão fluída e tirou várias horas de sono pq eu simplesmente não conseguia parar de ler. Com certeza virou uns dos meus livros preferidos.

hel! 10/05/2024

Bem legal!!
Adorei o fato do livro trazer a perspectiva inocente de uma criança sobre os temas severos que ele trata. um clássico bem fácil e interessante de ler.

Melissa 09/05/2024

Fax você refletir
Ótimo livro para iniciar com os clássicos, leitura fluida, tópicos sobre racismo, tudo sendo narrado por uma criança; isso faz com que ganhe novas perspectivas sobre o racismo estrutural na sociedade.

mauricio.sperb 09/05/2024

Uma maneira bem chata e longa de contar uma história simples. O contexto e os acontecimentos são bem tristes, mas o jeito que o livro se desenvolve é arrastado. Tudo que li antes do julgamento parecia só um prelúdio para o mesmo e, assim que este acabou, o livro não tinha mais para onde ir.

Karoliny 09/05/2024

Amei essa narração pela perspectiva da Scout, isso me encantou muito nesse livro, além da história dar uma grande lição, se essa é a palavra certa. ainda muito atual tudo que se passa aqui, nessa história. amei de verdade

gaspar 07/05/2024

O sol é para todos?
Essa é a indagação de todo o livro. De fato, o sol é para todos, ou não?
Que livro magnífico. Essa é uma daquelas obras que fazem a gente pensar sobre nossas relações, e, consequentemente, sobre como nossa sociedade está estruturada. Apesar de se passar em um contexto histórico antigo, os fatos parecem tão atuais.
Scout é uma criança incrível, meu deus, eu amo quando o livro é narrado pelos olhos de uma criança. É lindo a simplicidade e a humildade em um ser humano que ainda não foi envenenado com a situação do mundo. Uma comunidade pequena onde o racismo, preconceito, e, sobretudo, a hipocrisia se fazem presentes de uma forma tão cruel. Pessoas hipócritas que só vêem somente o que estão sobre seu centro, e nada sobre as coisas que envolvem ao redor dele.
É triste e cruel.

Geovana.Menossi 07/05/2024

Comprei esse livro pensando que ia falar sobre racismo e teria todo um julgamento muito bem feito.
acabei quebrando a cara pq o julgamento durou 80 páginas jogando alto e de resto contou muito mais sobre a infância da personagem que narra a história.
o livro é bem escrito e a narrativa bem construída, mas não faria uma resenha com ênfase no julgamento que acontece, pq embora seja a parte do livro que mais chame a atenção, ocupa apenas 1/4 do livro.
com base em tudo isso, existem livros muito melhores e que abordam mais elaboradamente a temática do preconceito racial, portanto, não recomendaria esse.

MahCordeiro*.* 06/05/2024

Impacto Social
Um dos livros mais intensos, cheios de reviravolta e um ponto de tristeza que já li
A forma como Harper Lee aborda as diferenças sociais, de cor e de época, nos lembra do que a humanidade é capaz.

Henrique 05/05/2024

O sol é para todos é simplesmente maravilhoso. A narrativa é muito fluida e os personagens são extremamente cativantes. O livro é narrado pela garota Scout, residente de uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, cujo pai é um advogado, o qual será responsável por defender um homem negro acusado de ter violentado sexualmente uma garota. A obra traz reflexões acerca da questão racial, dos preconceitos que a população negra sofria naquela região dos Estados Unidos na qual se passa a história. Penso que é um livro que toda pessoa deveria ler ao menos uma vez na vida. Um livraço!

Autora 05/05/2024

Ótimo
A história é contada pela visão de uma criança, uma menina muito inteligente para sua idade, e relata uma época em que parecia ter acabado de ocorrer a libertação dos negros escravizados, pelo fato de existir muito preconceito, falta de informação e justiça sobre eles. Nos tempos atuais ainda existe muito disso, infelizmente.
Is personagens são cativantes, o desfecho também foi adequado, porém senti falta de mais um capítulo para saber mais desse último momento.

O livro é fluido, prende bem a nossa curiosidade. É um tema forte e reflexivo, indico com todo o coração.

Emilly_J 04/05/2024

Ótimo livro
Muito bom, gostei dms de ler esse livro. A leitura é fácil e fluída, as situações são revoltantes? São, mas eram coisas que realmente aconteciam e que ainda acontecem, é um livro bem necessário pra levantar questionamentos e debates. Eu gostei do final, queria um prólogo, um capítulo extra, só pra matar umas pequenas curiosidades, mas o fim foi satisfatório.
??????????

Lendo pra não surtar 03/05/2024

Incrível
Atticus é um homem com 2 filhos que tem a grande força e responsabilidade de cuidar de seus filhos, Jean e Scout, duas crianças sozinho e educá-las para que se tornem cidadãos semelhantes ou melhores que ele e diferentes da comunidade em que eles vivem.
Comunidade essa que está "apredrejando" um jovem homem Tom, que é negro e foi acusado de estupro, e para levar seu caso à tribunal foi escolhido Atticus para ser seu advogado.
Porém no decorrer da história fica bem claro diversas coisas sobre esse pequeno povoado, e evidente, que o maior problema não está em Tom, e sim nas pessoas que estão jogando-o apenas pela cor de sua pele, ou seja, infelizmente praticando o que conhecemos hoje como racismo.
Por outro lado da história ainda temos as crianças tentando conhecer mais sobre a vida de Boo, uma figura muito falada nas ruas do povoado, por ações que cometeu anos atrás, e depois disso nunca mais foi visto andando pelas ruas, e criança como é curiosa com tudo, eles tentam atrair Boo à sair de sua casa de alguma forma.
Vamos vendo com o tempo que essa ideia sai da mente das crianças agora crescidas, e o que mais martela no momento em suas mentes é o julgamento de Tom. E quando o grande dia chega, Atticus irá provar quem são os verdadeiros acusados naquela história toda, onde apenas um lado foi visto e infelizmente foi da pessoa branca.
Vou falar pra vocês que esse livro foi uma surpresa imensa, fazia meses que eu não lia algo que me pegasse assim tão desprevenida, enquanto lia só me via repertório pra Enem com essa obra de arte. O autor simplesmente foi um gênio retratando a questão do racismo, desigualdade econômica e social. Cara perfeito demais, você vê o quanto as pessoas eram e até hoje ainda são limitadas à uma condição financeira ou à uma cor de pele, mas o que realmente molda a pessoa é seu caráter. Indico como leitura obrigatória esse livro.

Greg.Frees 03/05/2024

Atticus pode ter razão ao proferir que: ?só entenderá realmente uma pessoa quando conseguir ver as coisas do ponto de vista dessa pessoa?. Harper Lee nos coloca, magistralmente, sob o ponto de vista de uma menina: Jean-Louise Finch, ou como nos é apresentada: Scout.

Ora, não dá para se colocar sob o ponto de vista de todos os personagens, então é acertada a escolha de observar sob a perspectiva de uma criança.  Apenas uma criança tem um olhar curioso, aguçado, sincero e afetuoso sobre os fatos. Lee, ao nos presentear com os olhos de Scout, nos devolve todas essas características já quase inacessíveis dentro da gente. Então, a história parte daí, somos levados à nossa infância novamente e estamos sedentos para conhecer o mundo.

Na primeira parte do livro, acompanhamos Scout, Jem e seu novo amigo Dill em suas brincadeiras e traquinagens. Aqui parece que estamos lendo literatura infantojuvenil - apesar de algumas críticas ao sistema educacional em voga. Tudo se desenvolve com a curiosidade infantil de avistar Boo Radley. Um recluso, que não sai de casa há mais de vinte anos. Um lunático, aos comentários dos cidadãos de Maycomb. A trama desenvolve-se como um mistério quase que mágico. ?Como será Boo? Ele nos matará? Disseram que ele come gatos. E essa árvore que dá frutos estranhos?? Há várias formas de se se comunicar, até mesmo através de um oco de uma árvore.

Saímos da infância e vamos ao mundo realístico dos adultos, ainda com os olhos de Scout, adentramos a segunda parte. Atticus, pai de Scout e Jem, é acionado para defender Thomas Robinson, homem negro, acusado de abusar de Mayella Ewell, uma mulher branca.

A partir deste acontecimento, a inocência de Scout e, principalmente, Jem vai se perdendo. Por que aquelas pessoas fariam isso? Eles são nossos vizinhos, nossos amigos, nossos familiares. Por que falam mal do nosso pai por defender um homem branco? Por que mesmo sabendo que ele, Tom Robinson, é inocente o condenam? Há tantos porquês nestas crianças e nós, leitores, sabemos respondê-las!

Maycomb é uma cidade interiorana como qualquer outra. Fictícia. Entretanto, seus costumes, suas tradições, suas personas são tão reais que podemos até os imaginar andando entre nós. Será que não poderia ser a nossa cidade?

O livro publicado em 1960 e ambientado nos anos 30, parece-me tão atual que as questões levantadas fizeram-me questionar se não estava lendo uma ficção escrita neste século, nesta última década, neste ano. A certa altura há um trecho, uma fala em que comunica que ?a palavra de um branco vale mais que a de um negro?. Ora, não vimos há poucos meses isto acontecer: um homem branco tentando esfaquear um jovem negro e os policias prendendo o jovem, enquanto tratavam o esfaqueador com parcimônia? Será que a realidade dos anos 30 está tão distante da realidade de 2024? Um século depois e o que mudou?  Agora está velado, alguns me responderão.  Hmmm, talvez nem isso, talvez nem isso?

Desculpe, leitor desta pequena resenha, não conseguirei me alongar, Atticus não está totalmente correto em sua afirmação. Nós não entendemos em completude o ponto de vista dos outros porque não sofremos as mazelas que os outros sentem. Falar que sim, é mentir e mentir é condenar. A si e, principalmente, aos outros.

Sammy Kerolyne 03/05/2024

Esqueci que não tinha feito a resenha desse livro maravilhoso. Amei muito o fato dele ser narrado por uma criança, todos os mistérios envolvendo a família Radley, especialmente o Arthur. Fiquei bem triste com o que aconteceu com o Tom, amei demais o Atticus. Um pai super dedicado, inteligente e tudo mais. Se tivesse como dar mais de 5? em um livro, pode ter certeza que esse seria um desses.

rebecxg 03/05/2024

Favoritado para a vida ?
Me surpreendi muito com esse livro. Tinha altíssimas expectativas quanto a ele, no começo confesso que foi difícil porque a leitura não estava rendendo, mas depois... (ah o famigerado capítulo 9 ?). Adoro a forma como a Scout narra a história, Atticus sem dúvida a melhor pessoa ?
Daria 1000 estrelas se fosse possível, e daria tudo de novo para ler novamente. Sem palavras pra descrever esse livro.
luuandra 03/05/2024minha estante
Esse livro é tuuuuuudo