O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Jéssica Barreto 29/05/2024

Que livro!!!
Eu ri, chorei, fiquei angustiada, apreensiva, curiosa, indignada, reflexiva, tudo com um livro só.
Uma história que nos faz refletir sobre nosso passado e presente e nos questionar se sempre será assim.

Thay 29/05/2024

O sol é para todos
Conta a história da família Finch que vivia no Sul dos EUA. Onde aborda sobre a sociedade daquela época na visão da menina Scout. Fala sobre o papel da mulher, racismo, amizade e cuidado dos pais com os filhos. Amei e super indico.

Roberta2509 28/05/2024

É um livro realmente muito bom. Eu havia enrolado para começar pois achava que seria complicado a leitura,porém, o livro conta com uma grande reflexão e é de fácil entendimento. Nos faz realmente perceber e lembrar da dificuldade de pessoas negras de conseguirem um lugar em nossa sociedade.

Evelynnobre 28/05/2024

Eu quase chorei
O final do livro foi surpreendente, eu comecei a ler "o sol é para todos" e não sabia muito bem do que o livro se tratava, mas à medida que eu fui lendo, me envolvi na história e me sentia cada vez mais próxima dos personagens ( que por sinal são muito cativantes). A leitura nós faz refletir sobre valores, moral e muitas coisas linda de se pensar!!! SÓ TENHO ELOGIOS PARA ESSA OBRA ?

Manu139 28/05/2024

O sol é para todos
O livro se passa na década de 1930 mas é tão atual que não ficaria surpresa se soubesse que foi escrito recentemente. É mórbido pensar que a nossa sociedade evolui tão devagar.
Eu gostei muito do livro, foi cativante, no começo a leitura é cansativa mas logo deixa der um fardo e se torna excitante e NECESSÁRIA. Não é exagero que todos devem ler esse romance.

thaiszamberlan 26/05/2024

Gostei muito da forma que o livro trata sobre assuntos delicados, mas pelo olhar de uma criança que tem sua ingenuidade e pureza. Um clássico da literatura que todos deveriam ler. ??

Rooh Beviláqua 26/05/2024

Bom livro, mas a leitura para mim saiu um pouco arrastada. Esperava um pouco mais de emoção, talvez.
Allan255 28/05/2024minha estante
chique

Viviane 26/05/2024

Que estória cativante, aqui vamos acompanhar Jem e Scout ambos irmãos as voltar com o trabalho do pai que é advogado. Eles precisam passar por várias coisas e ainda serem crianças

beaaxh 26/05/2024

Que forte
Eu gosto como a história encaminha e você mesmo sabendo o que vai acontecer espera uma mudança, mas em 1935, impossível que não seja previsível para onde o julgamento vai ser encaminhado, mas eu gostei do ponto de vista ser da filha dele e como ela vê as coisas, e como seu irmão também vê. Fiquei contente com o resultado

Bebelll 26/05/2024

Um livro que se pudesse gravaria em uma pedra cada palavra
Em 1930 em uma cidadezinha fictícia chamada Maycomb no sul dos Estados Unidos, vive Louise mais conhecida como Scout juntamente com seu irmão Jem e seu pai Atticus, um advogado importante para a cidade (e um dos personagens favoritos meus). Suas férias eram alegres com a companhia de Jem e Dill durante as férias, ensaiando peças de teatros, que só eles mesmo entendiam. E por nunca virem Arthur Radley, apelidados pelas crianças de Boo, armando planos mirabolantes para tentar esse feito de ver Arthur.

Mas como todas as histórias dos livros, um acontecimento acontece para dar emoção e um verdadeiro significado para a história. Neste livro Atticus é nomeado para cuidar de um caso de um suposto estrupo que Tom Robinson, um homem de comprometido com a família também muito trabalhador mas para a sociedade da época durante o contexto da segueção racial ocorrida no EUA ser negro era somente para o brancos poderem fazerem o que bem entendesse, contra Mayella Ewell, uma jovem branca mas de família pobre que ao passar das páginas percebo quanto é agredida ou melhor vítima das consequências de o pai dela encher a cara além da consequencia de sua personalidade alterada pois o ambiente em vive influencia quase totalmente na pessoa.

Neste breve resumo sobre a obra, da para ter uma ideia de como a descriminação racial era presente na época como os brancos sendo extremamente racista contra os negros pela diferença da cor da pele, mas se esquecem que como um trecho deste livro afirma "eu acho que só existe um tipo de gente: gente" só exitem um tipo de gente e isso é real pois, somos todos descendentes de uma única de origem paleolítica os Homo Sapiens. Também não devemos considerar alguém pelo corpo físico, mas devemos considerar como ela é por dentro, no caso a alma da pessoa.

Eu sinto que posso escrever várias resenhas e nada descreve a raiva que passo com alguns personagens e a vontade de alguns guardar nunca caixinha, além das inúmeras lições que aprendi com este livro e quando gosto dele.
E esqueci anteriormente de mencionar, sempre recomendarei para todas as pessoas este livro, especialmente para que tem um pensando positivo em relação a segueção racial e o racismo.

dudde 25/05/2024

Indiscutivelmente um clássico
Li esse livro muitíssimo rápido e a cada página conseguia entender mais e mais o porquê de ser um clássico literário.
acho que as escolhas de o narrador ser a Scout, da personalidade de Jem, de Atticus, de Calpúrnia e de tia Alexandra foram muito bem calculadas
em special, acho que Atticus é uma personagem muito forte e talvez uma das melhores figuras paternas que eu já tive a oportunidade de analisar, dado o momento histórico em que se encontrava
sem dúvidas um dos meus livros favoritos

minseo 25/05/2024

Eu gostei apesar de achar metade do livro chato
Esse livro para mim so fica interessante da metade dele pro final. No começo algumas cenas do cotidiano das crianças são chatinhos mas é interessante ver a visão delas de tudo.

Sobre o julgamento eu quase choro, o livro tratando do racismo, é tudo tão injusto que me deixa indignada.

No geral, o livro é bom e reflexivo.

Crislane 25/05/2024

Clássico
É um livro muito intenso, é importante saber que é visto pelo olhar de uma criança, amo esse tipo de livro que nos prende por se tratar do olhar infantil.

Monaliza20 25/05/2024

Leitura para guardar no coração e indicar para todo mundo
Lindo, lindo, lindo demais!

Um misto de história bem construída, tema relevante, personagens cativantes e livro que te faz refletir. Um verdadeiro clássico, daqueles que irei com certeza reler e, ainda assim, nunca terá me dito tudo que tem a dizer.

Impossível escolher um único personagem de que gosto, Arthur, Atticus, Scout, Jem, Cal, o xerife ou mesmo Tom. Todos tem algo a dizer! Uma das melhores leituras do ano. Que privilégio conhecer esse livro!
Jessica610 25/05/2024minha estante
Uma das minhas melhores leituras ??