O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Psychobooks 12/06/2012

Classificado no Psychobooks como 4,5 estrelas

Esse livro me ganhou pela capa, que é completamente arrepiante e retrata muito bem parte do enredo do livro, fiquei feliz pela editora ter mantido a capa original.

Mackie Doyle é um Substituto. Ele e sua família sabem disso, mas Mackie se esforça para parecer humano perante a sociedade de Gentry. Com 16 anos, Mackie frequenta a escola, tem alguns amigos, mas faz tudo para não ser notado, para ser invisível. Por causa da sua forte alergia ao ferro, sangue e solo sagrado, ele está muito doente e sua única salvação se encontra na parte oculta da cidade. Como nada é de graça, ele terá de pagar um preço por sua salvação.

Os habitantes de Gentry sabem sobre as criaturas que habitam o subterrâneo da cidade, a cada sete anos, um bebê humano é trocado por um Substituto, uma criatura doente que raramente sobrevive no mundo dos humanos e essa troca acontece há séculos, mas os humanos não fazem nada para mudar isso, simplesmente fingem que nada de estranho aconteceu.

A narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Mackie, que por não ser humano, confere a narrativa um toque diferente. Para não ser notado, Mackie não se permite demonstrar o que sente, ele age de acordo com as espectativas da sociedade, mas nós - os leitores -, sabemos o que se passa em sua cabeça, com tantos sentimentos reprimidos, ele está a ponto de explodir. Confuso com seus sentimentos, ele sente-se atraído pela bela Alice, mas não deixa de notar Tate.

Tate não fica calada após perceber que sua irmã foi levada e um Substituto foi deixado em seu lugar, ela irá até o fim para saber o que realmente aconteceu e acredita que Mackie tem as respostas que ela procura. A personagem é bem escrita e cativante, dona de uma personalidade única, não liga para o que as pessoas pensam dela e nem se deixa abater pela indiferença da sociedade perante às criaturas que habitam sua cidade. Uma das melhores cenas do livro é quando ela se envolve em uma briga, literalmente.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2012/04/resenha-o-substituto.html

Cínthia samm 06/05/2024

Terrorzinho adolescente, cheio de suspense e criaturas míticas em uma cidade cheia de segredos.
Um grupo de amigos disposto a superar as diferenças por um bem maior.

*Leitura fluída, divertidinha...

Mila F. @delivroemlivro_ 26/01/2013

O Substituto tinha tudo para ser muito melhor.
O primeiro livro de Brenna Yovanoff com o título original The Replacement (A Substituição) foi publicado pela Bertrand Brasil com o título O Substituto.
O livro traz uma história bizarra, de seres inomináveis que vivem ocultamente na cidade Gentry, entretanto, apesar de nenhum dos moradores da cidade falarem sobre o assunto, aparentemente, todos sabem dos fatos estranhos que povoam a cidade e que a cada sete anos faz uma criança morrer.
"A verdade, pura e simples, é que não se pode entender uma cidade. Pode-se conhecê-la, amá-la e odiá-la. Pode-se jogar a culpa nela, ficar ressentido, mas nada vai mudar. No fim, a gente continua sendo parte dela." (p.44)
A história tem como narrador personagem Mackie que é um substituto, entretanto a história tem prosseguimento quando a irmã de Tate aparentemente morre, mas todos sabem que aquele corpo encontrado no berço da irmã dela é o de uma coisa inominável e não o da criança: houve uma substituição!
Muitos são os acontecimentos para se encontrar a irmã de Tate, ou melhor, tentar descobrir se a criança está viva ou morta. Mackie é o único que pode ajudar, embora ele nem saiba como.
"A intenção é uma das forças mais poderosas que existe. A sua intenção ao fazer qualquer coisa irá sempre determinar o resultado. A lei molda o mundo” (p.119)
Sabe uma história fofa? Então: O Substituto tem uma história bem fofa, linda e cute, mas acredito que poderia ter sido melhor, mais bem elaborada. Apesar disso a autora Brenna Yovanoff tem tudo para evoluir, pois escreve muito bem.
Acredito que o que mais me incomodou na história foi o personagem Mackie, achei ele fofo demais para ser um ‘ser de outro mundo’ ou fofo demais para ser do sexo masculino, às vezes, tinha a impressão de que a história estava sendo narrada por uma menininha.
Outro ponto surreal é os monstros extremamente bizarros e que deveriam ser assustadores, mas acabavam não sendo, logo a impossibilidade de nomeá-los tornava a história estranha e terminologias como Casa do Caos, Casa do Desespero, para mim, foram demasiadamente infantis. Na conclusão e no desfecho do livro ficaram muitos pontos sem resposta. Mesmo com o livro sendo dividido em quatro partes: 1. Os Segredos dos Vivos; 2. As Mentiras que as Pessoas Contam; 3. Os Mortos-Vivos; 4. Eles, muitas partes ficaram sem explanação convincentes.
Apesar destes pontos a atmosfera lúgubre e gótica em todo o livro e extremamente misteriosa é excitante, não obstante, continuo achando que O Substituto tinha tudo para ser muito melhor.
Minha indicação vai apenas para aqueles que querem se distrair e gostam de uma narrativa encantadora e fofa, com várias citações lindinhas e profundas, mas que não se importam com os ‘furos’ na história. Não estou dizendo que o livro é ruim, mas confesso que não correspondeu com minhas expectativas e mesmo sem corresponder à elas, reconheço que é uma leitura agradável.

Camila Márcia

Russ. 12/01/2013

Esse foi o primeiro livro de 2013 que eu li e eu achei que ia enrolar pra ler ele mas... me enganei COMPLETAMENTE. O personagem do livro é romântico, misterioso, carinhoso, sombrio... E isso tornou a estória mais emocionante, ao meu ver. Terminei ele em pouco tempo também, e adorei. Adorei tudo nele, não só porque gosto de livros desse estilo, mas porque é uma leitura objetiva e analítica. Recomendo pra quem gosta de leitura que faça você perder o sono.

Larissa 06/01/2013

Digamos que no começo, eu achei a história um tanto quanto bizarra, afinal, não é comum eu ler algum livro no qual o tema principal são crianças humanas sendo trocadas por seres alérgicos a ferro. Toda a história é narrada de um modo jovem porém sombrio, e gira em torno de Mackie Doyle, o jovem que me conquistou totalmente. Esquisito,que gosta de tocar baixo, e que possui uma atração pela garota mais bonita da escola. Um adolescente normal, se não fosse o fato de ele ter sido um dos bebês substituídos, deixado no lugar de outra criança. Essas crianças substitutas, geralmente morrem logo após a troca, não conseguindo sobreviver muito tempo, porém a família da qual Mackie ficara, cuidou e amou o garoto, tendo todo o cuidado para que ele fosse saudável e vivesse bem, como se nada houvesse acontecido, o que ajudou a fazer com que ele sobrevisse mais do que de costume. Porém, devido ao fato de os Substitutos serem alérgicos a ferro, fica cada vez mais difícil para eles sobreviverem. A história ganha uma certa animação (não que ela seja parada), quando uma garotinha é seqüestrada e Tate, irmã mais velha da menina, procura Mackie para uma conversa, praticamente o perseguindo.
Gentry, a cidade da qual a história acontece possui segredos antigos e incrívelmente sombrios que conseguem nos prender o tempo todo e encher nossa mente de perguntas das quais Tate e Mackie vão respondendo juntos no decorrer do livro.
Sem contar que é um livro emocionante, não sendo um romance comum, falando de amor homem-mulher e sim família. Aquele amor de pai, mãe e irmão. A autora realmente sabe prender o leitor e conseguir escrever algo jovem, sobrenatural e sem ser clichê, que é um dos problemas atuais. Quero muito ler mais livros da Brenna e aconselho quem não leu, matar a curiosidade.
Não vou contar muito, porque qualquer coisa que eu disser pode ser considerado spoiler, mas fica a dica de uma ótima leitura.

day 06/01/2013

maravilhoso livro!!
Me apaixonei por esse livro quando vi a capa em um site na net.
E que bom que não me enganei! ganhei ele no meu aniversário e comecei a ler essa semana.
Gentry é uma cidade comum...assim como toda cidade tem seus mistérios e segredos.
Lá vive o jovem chamado Mackie. Ele é um substituto.
Em gentry a muitos séculos isso acontece,alguém rouba os bebês saudáveis das pessoas e colocam criaturas do mundo subterrâneo em seus lugares.
Os pais de Mackie sabem que ele é um substituto e o ajudam com as suas dificuldades na vida de humano que ele tenta levar.
Ele tem alergia a sangue,ferro e objetos de metal.
Tocar em algo de ferro pode ser fatal!!
Mas Mackie também é um jovem e como todo jovem também quer ser igual a todos,se apaixonar e viver uma vida igual a muitos de sua idade.
Mackie um dia vai ao mundo subterrâneo e descobre como os substitutos são colocados nos lugares de bebês normais.
A irmã de tate sua pretendente foi substituída e ele precisa descobrir o que aconteceu.
Daí Mackie descobre a DAMA e como ela precisa desses bebês.
A história e macabra e fofa.
Cheia de personagens que parecem saídos dos filmes de Tim burton.
eu amei o livro,cheio de surpresas e fascinante!!
para descobrir a trama leiam,vale a pena!!!

Mari Coelho 05/12/2012

Macabro, ao mesmo tempo, nem tanto...
E se você colocasse pendurado acima do berço do seu bebê, tesouras entre outros objetos, a fim de que alguma destas simpatias fizesse seu bebê ficar seguro e não ser substituído?

Sinto informar que para protegê-lo nada disso funciona, agora pra nos fazer comprar este livro, aí sim, funciona perfeitamente bem. Aposto que não fui a única a me intrigar só de olhar esta capa.

Estamos falando de uma cidade onde os bebês saudáveis são trocados constantementes em seus berços por bebês doentes, sinistros e praticamente já mortos/cadáveres, enquanto toda a cidade parece fechar os olhos para tais acontecimentos.

Apesar destes bebês estarem fadados a morte, vivenciamos em cada página, a vida de um "substituto" que sobreviveu e sobrevive, até hoje, apesar de não fazer parte deste mundo, ou pelo menos não deveria fazer parte dele.

Mackie tem família, mãe, pai pastor e irmã que viu seu irmão real ser levado e ele ter sido o substituto, mas ainda assim o ama muito mesmo.

Não vou prolongar muito e descrever toda a história, focarei na minha opinião apenas.
Apesar do livro chamar atenção pelo aspecto sinistro e macabro, que ele tem sim, não gira em torno disso.

Digamos que você olhe para a capa e ache que ele seja um comedor de cérebro, um monstro incontrolável com poderes e tudo mais, que veremos como ele controla esse ser e bla bla, mas não, ele é apenas um ser estranho, sem nada muito atrativo.
O que nos atrai não é o ser estranho que ele é, mas a pessoal normal que ele busca ser, e essa luta constante de achar aonde ele realmente pertence.

É possível ele realmente ser como todos os outros?
Quando o mundo real ao redor dele deveria na verdade matá-lo?

Parece que passamos por fases neste livro, o momento inicial no qual ele sabe que ele não faz parte daquilo, mas não sabe quem realmente ele é. O outro momento é quando ele descobre de onde veio, quem é, mas percebe que na verdade ele não se sente fazendo parte de nenhum dos lados. E o último momento é quando ele realmente encontra seu lugar.

Eu aconselho a leitura, na minha opinião daria um filme bastante intrigante de assistir.

Não posso dizer que a história é de tirar o fôlego, mas garanto que não me arrependi um momento sequer. Conseguiu me instrigar e me envolver bastante com toda essa luta em busca da normalidade, seja a do proprio, quanto a normalidade desta cidade.

Patricia 23/11/2012

O Substituto (Brenna Yovanoff)
Um livro que, através de personagens inusitados e cenários improváveis, trata sobre como cada um encara as diversidades e a superação pessoal.

Carol D. Torre 18/11/2012

Esse foi um livro que fui ler pela curiosidade já que tanto a capa quanto a sinopse me chamaram muito a atenção. Não tinha muitas expectativas e por isso não posso dizer que me decepcionei. Apesar da criatividade da autora ter criado um mundo totalmente novo e cheio de um ar de suspense e mistério isso não foi suficiente para cobrir os vários erros na narrativa.
É difícil falar sobre o enredo de O Substituto sem entregar nada de importante. O livro é narrado por Mackie e ele sabe que não é normal. Apesar de todos de Gentry fingirem que nada de anormal acontece, de tempos em tempos uma criança é roubada e no lugar é colocado um bebê estranho, doente, que veio dos mundo subterrâneo que existe abaixo da cidade e que, normalmente, logo morre. Mas com ele as coisas foram diferentes, ele cresceu e mesmo com todas as suas limitações - não poder chegar perto de ferro e entrar em terras sagradas - ele ainda vive, mas provavelmente não por muito tempo. E é a partir daí que ele resolve querer descobrir o que aqueles seres são, o que ele é.
O fato do livro ser narrado por um personagem masculino me deixou muito feliz, porque isso é muito raro em livros YA e finalmente aos poucos é um recurso que está sendo mais explorado, além de que ser ele o ser sobrenatural deu uma visão ótima para o enredo. Eu gostei de Mackie, apesar dele ser um pouco confuso - o que é completamente normal quando não se sabe nem o que é direto e onde se encaixa - é isso que dá uma profundidade a ele e uma carga emocional muito grande para a história. É até meio agonizande entender toda a situação que ele vive, ter que se esconder e parecer normal, viver sempre com medo e doente. Mas, infelizmente, os outros personagens não são tão bons assim.
A Emma e a relação dela com Mackie é com certeza um dos pontos mais positivos do livro, na minha opinião. Acho que nunca vi uma relação entre irmãos tão bem feita assim em nenhum livro, fica claro que o amor de irmãos é o grande destaque que a autora quer dar. O amor incondicional de Emma por Mackie, o fato dele dever o fato de ainda estar vivo ainda a ela e por fazerem tudo um pele o outro realmente me tocou.
Mas tirando eles e a Morrigan - que realmente me intrigou - todos os personagens me pareceram rasos, inconstantes e contraditórios. Até mesmo o Roswell - que é o melhor amigo do mundo, sério - e a Tate, que é um dos outros poucos personagens com uma personalidade mais definida, me deixaram meio perdida. Simplesmente não existe pessoas que aceitem coisas tão de repente e sem questionamento assim, namoros também não acontecem tão rápido e pessoas não mudam de opinião assim, de uma hora para outra.
Tenho que destacar a criatividade da autora na criação desse mundo sobrenatural dela. Com certeza ela ganha pela originalidade e o mais legal de tudo é que ela não dá nome para as criaturas, elas são simplesmente seres sobrenaturais. Alguns se encaixariam no rótulo de fadas, outros de demônios, outros de bruxa e alguns até de mortos-vivos. Mas ela só os coloca como seres diferentes dos humanos. Outro destaque foi como ela tratou a cidade. É quase como se Gentry fosse um personagem, que guarda os seus próprios segredos. Mas ela deixou muitas pontas soltas, sem explicação. Em muitas partes eu fiquei perdida e sem entender o que estava acontecendo e mesmo relendo continuei na mesma.
A narrativa usa do terror e, principalmente, do suspense. E isso torna o livro interessante e te faz querer saber mais e mais sobre aquele mundo tão estranho. Mas quem não gostar de terror pode ficar tranquilho, eu que super medrosa não tive nenhum problema. Outra coisa que me chamou a atenção foram as várias referências musicais.
O livro tinha tudo para ser maravilhoso com essas criaturas super diferentes e originais, mas, infelizmente, a autora pecou na criação dos personagens e na hora de conduzir os acontecimentos, deixando o leitor perdido e achando a ação dos personagens muito irreais, mesmo para um mundo tão entranho. É um leitura diferente e ótima para quem gosta de suspense, um ar sombrio e criaturas estranhas, mas não leiam com muitas expectativas porque vão se decepcionar.

leia mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br

Lorrayne 21/10/2012

Bem, esse livro foi interessante de se ler. Nao que eu diga que ele é ruim, nunca! Ele é legal, nas é uma area que eu nao sou acostumada a ler, por exemplo, mortos, zumbis e essas coisas. Achei interessante a historia de Mackie e identifiquei o livro como uma das mirabolantes historias de Tim Burton. E como eu simplesmente venero os filmes deles... Consegui me adaptar aos poucos.
A autora Brenna Yovanoff soube bem aproveitar os personagens, pois todos - de algum modo - estavam envolvidos na historia. O que eu admiro muito nos livros :)
Eu sempre fui de ler historias de amor - estranhas, mas de amor - e essa apesar de nao ser um romance, ainda contem amor. Fiquei derretida ao ver o amor que ele compartilha com sua irma, e o sentimento é intensamente reciproco.

Yara 22/10/2012

Sabe aqueles livros que você se apaixona pela capa, que decide ler quando a sinopse é super-diferente e isso é exatamente o que precisa?
Então você começa a ler, percebe que a autora não tem uma escrita rebuscada, que ela não desenvolve os personagens tão bem assim, mas você simplesmente se apaixona pela estória e não consegue parar de ler? Isso é O Substituto.
Vi várias críticas dizendo que ele não é o melhor livro do mundo, mas sabe quando o livro é daqueles que você precisa ler para tirar a própria conclusão? Foi o que fiz e não me arrependi.
De um jeito mórbido o livro é MUITO fofo. Eu amei o personagem principal, sua família, seus amigos e o pessoal do Caos. [todos?] A estória é simples, fluida, mas foca muito em alguns pontos importantes. Um é amizade, a autora mostra que quando se é amigo de verdade, você não se importa com a origem da pessoa, ou se ela é estranha ou chata, quando se é amigo você está lá para outra pessoa e pronto. E o mais importante, fala do amor de família.
A família de Mackie sabe que ele é um substituto, que não é seu filho de sangue, mas eles o amam igual, principalmente a irmã dele que ao longo do livro se mostra sempre disposta a fazer algo para o bem dele, sempre o protegendo não importa como e nunca o deixando de amá-lo por ele ser ‘diferente’.
Tudo bem que esses pontos falam em muitos livros, mas nesse eu não esperava, e eu amei o livro, eles virou meu xodózinho. Não sei se era a intenção da autora, mas eu ri e chorei, então para mim é válido, considerando que vários livros atuais não me causam sensação alguma. Eu super-indico para quem quer uma leitura leve e gostosa.

Bells 29/06/2012

Um Livro de Tim Burton, só que não.

O clima da história é perfeito, com direito à tempo nublado e chuvoso, segredos antigos, rituais, amuletos e uma população completamente diferente das cidadezinhas racionais e incrédulas com as quais estamos acostumados nesse tipo de livro.

Em Gentry a população não somente sabe, como tem alguma espécie de acordo silencioso com os monstros do subterrâneo. E é isso, de geração para geração, as coisas simplesmente são assim. Meio difícil de comprar em pleno século XXI, mas aceitável.

Os pontos fracos do livro aparecem mesmo é na falta de desenvolvimento da história. A autora passa cada uma das páginas contando como as coisas são e sempre foram naquela cidade, quase nada REALMENTE ACONTECE. E isso é chato. Além disso, a mitologia ficou muito confusa... até agora não entendi direito como funcionam as criaturas, os morto-vivos, os sacrifícios... enfim. Tudo muito mal-explicado.

No entanto, os personagens são muito legais. Como não se apaixonar por uma criatura adulta porém infantil no corpo de uma monstrinha bizarra e carinhosa que comanda não-humanos e morto-vivos debaixo da terra? Morrigan, você é linda.

Enfim, o livro deixa a desejar em alguns quesitos e eu terminei com a sensação de "esperava mais", mas mesmo assim é bizarro e estranho de um jeito bom e vale à pena.

PS: Os objetos acima do berço são referências aos amuletos adotados pela mãe de Mackie para que seu verdadeiro filho não seja substituído, e não a brinquedos bizarros que o substituto psicopata poderia gostar, como eu havia pensado à princípio.

"Ana Paula" 23/10/2012

23/10/2012
Gentry é uma cidade pequena, acolhedora que esconde muitos segredos. Em vista das outras cidades a seu redor, Gentry é muito bem estruturada, tudo o que se planta dá, e os moradores só não são mais felizes, porque a cada 7 anos, um de seus filhos são substituidos por um substituto, um ser que parece um humano, mas que acaba morrendo com o passar dos meses.

"... Eu estava absorto demais em minhas próprias lembranças inquietantes, pensando na figura sombria entrando e saindo do quarto, na tela da janela. No que significava ser deixado em algum lugar e jamais ser encontrado." Pag: 120

Mackie não é um adolescente qualquer, ele é um substituto do verdadeiro filho da família Doyle, Mackie só não morreu porque sua irmã Emma o ama muito, e para seres iguais a ele, isso é o suficiente para se manterem vivos.

Dezesseis anos depois, Mackie começa a sentir uma forte alergia a ferro e sangue, e sabe que seu fim esta próximo, mas ele se apaixona, e a vontade de continuar a viver perto dos humanos é maior. Ele busca no subterrâneo da cidade, seu antigo lar, uma forma de continuar vivendo. Mas sua busca pode ser interrompida por Dama, um ser mal, que adora causar sofrimento e derramar muito sangue. Na batalha final, será somente Mackie contra ela, e quem vai vencer?

" Nenhuma das coisas que ela tomara tinham desaparecido. Elas voltavam em grandes ondas, felizes, assustadas, curiosas, esperançosas e vivas. Elas se erguiam e preenchiam meu peito até eu me sentir cheio demais para respirar, de tão agradecido.
Isso era amor. Durante toda a minha vida eu estivera tão convencido de que estava além dele, excluído, mas isso era amor - sempre fora - e agora eu sabia." Pag: 318

Uma estória de amor a familia e a si mesmo, um jovem com uma vontade tão grande de ser igual aos outros que nem percebeu que era melhor que eles. Um livro encantador, com a escrita leve, que te faz ler sem perceber. A capa sem duvida é mais aterrorizante do que o livro, e linda tbm. Enfim, um livro para se ler na calada da noite.

Sarah Linhares. 04/09/2012

Um dos melhores livros que eu li em toda a minha vida.
Desde que eu li a sinopse de O substituto eu tinha uma vontade imensa de ler o livro e quando comecei a ler me surpreendi porque esse é um daqueles poucos livros que conseguem superar as mais altas expectativas.
É diferente de tudo o que eu já li e o que eu mais gostei foi o modo como Brenna escreve , é diferente ,intenso e sombrio para vocês terem uma ideia é como se o Tim Burton estivesse escrevendo o livro.
E ai esta o ponto alto do livro a esquisitice , toda as resenhas deste livro falam sobre a forma esquisita que a historia se desenrola sobre como é esquisito que a autora não fale mais sobre os substitutos como a falta de um romance do tipo “eterno” é esquisito mas eu acho que é isso que torna o livro bom e diferente.
Porque O substituto é exatamente isso é diferente e esquisito nos melhores sentidos das palavras.
Os personagens são incríveis, Mackie é um herói que tem defeitos e medos humanos e isso o torna mais herói ainda, alias todos são ótimos personagens com qualidades e defeitos.
Como perceberam eu amei o livro, e sinto muito por não poder conseguir expressar todo o meu amor pela historia nessa resenha já que esse é aquele tipo de livro que você precisa ler para entender.
O substituto não é um desses livros atuais cheios de romance e ideias que possam se encaixar em nossa realidade , é um livro diferente que tem mistério , ação , romance e aventura tudo o que um bom livro precisa ter mas de um jeito único.
É um livro único e maravilhoso.