Ossos

Resenhas - Ossos

1 | 2 | 3 | 4

Camila 19/05/2023

Ossos do ofícios
Ossos conta a história de uma antropóloga forense Temperense, o livro mostra o dia a dia agitado do seu trabalho no IML. Logo de cara levei um baque, encontraram o corpo de um bebê carbonizado dentro de um forno, a criança é neto de um conhecido da antropóloga. No meio desse caso, para descobrir se o bebê estava vivo antes que tudo ocorresse, Tempe vai num churrasco com a filha, e seu cachorro, Boyd, que acabou encontrado um saco de ossos. Seriam ossos humanos ou de animais?
Não demora muito para essas duas investigações se tornarem três, com uma queda de um avião.
A trama é envolvente e mostra o lado sujo do tráfico de animais, seja para algum ricasso ter um animal com risco de extinção ou algum outro ricasso que queira bile e patas de ursos (pessoas desprezíveis querem isso). É interessante ver a investigação da ótica dos ossos, você acompanha a antropóloga ir a campo e entrevistar especialistas e até mesmo familiares das vítimas, além de acompanhá-la no exame de necrópsia. Mas a leitura é um pouco cansativa, vira e mexe Tempe está se perdendo em devaneios intermináveis de explicações, o que deixa um pouco arrastado. Mas é um livro riquissimo em detalhes sobre ossos.

necrowitch 17/09/2020

PERFEITO
Bem, não consigo usar as palavras ao meu favor, então vou ser simples. A personagem principal, narradora, é uma antropologa forense especialista em ossos. Mesmo que ela não esteja diretamente envolvida na investigação do caso, ela descreve o tempo todo os raciocínios que ela faz tentando desvendar o crime. É um livro EXTREMAMENTE viciante, me fez querer ainda mais cursar medicina e se eu pudesse passar uma semana toda só lendo livros sobre Temperance Brennan, eu leria. Enfim, é um quebra cabeça que vai sendo montado aos poucos pela Tempe e te deixa acompanhar o raciocínio, te prendendo ao livro.

Isadora.Pohlmann 01/10/2020

Acho que criei expectativas demais...
?Tempe deveria estar de férias, mas estas são interrompidas quando um bebê é encontrado morto. Pouco depois um cachorro resgata um saco enterrado repleto de ossos. Não bastando isso, um pequeno avião cai nas vizinhanças e duas pessoas morrem. A hábil Tempe percebe a ligação entre os três casos e a investigação pode por em risco a sua própria vida.?

A autora Kathy Reichs além de antropóloga forense e escritora é também produtora da série de TV Bones, exibida pela FOX e sutilmente inspirada em alguns de seus livros. Ossos é o sexto livro de uma série de romances policiais que contam a vida de Temperance Brennan (que possui a mesma profissão da autora), mas não é preciso ler os livros anteriores para compreender a história, pois ele tem seu próprio começo, meio e fim.

Tempe é uma mulher madura, mãe de uma filha que já está na faculdade, divorciada e que no passado teve problemas com alcoolismo. O livro se passa durante a resolução de três casos que ao desenrolar da trama se mostram interligados, e fala também sobre a vida pessoal de Tempe, mostrando um pouco de sua relação com o trabalho, com o ex-marido e o novo namorado Ryan e com a filha.

Fiz essa leitura bem rapidamente (em cerca de dois dias) pois a escrita é fluída e de fácil compreensão, mas foi um livro que não me surpreendeu e em algumas partes se mostrou até um pouco confuso e chato, acho que isso se deu pelo fato de eu estar esperando bem mais de quem inspirou aquela série de TV tão boa. Particularmente acho que a ideia do livro tinha potencial para ser uma fascinante história de investigação mas não foi desenvolvida da melhor maneira, o que me faz pensar que esse é um dos raros casos em que a adaptação se mostra melhor do que a obra original (talvez por elas serem bem diferentes entre si).

Para ver mais algumas resenhas e conteúdos visite meu perfil literário no Instagram: https://instagram.com/minha_estante_de_viagens?igshid=1d0xirhtzk8k6

Fabiana 04/07/2015

Amarração frouxa
Gostei muito. Mas a autora vai passando por 4 ocorrências criminais. No final eu achei que ela fez uma amarração meio forçada, ligando os crimes. Mas valeu a leitura!!
Pena que a edição tem tantos erros de concordância...

Duda Mendes 20/01/2021

Lá para 2000 e alguma coisa, sim já faz bastante tempo, tinha a série de TV Bones, que era baseado nesses livros. Não acompanhei a serie toda mais, eu sempre via de vez em quando e gostava bastante.
Achei Ossos, em buscas de livro para ler no KU, e me lembrei que gostava da série, então peguei para ler, é o sexto livro, não foram lançados todos os livros no Brasil (meu faro de livros incompletos no Brasil nunca falha 😩 ), eu li esse livro e não fiquei tão perdida, a Dra. Brennan tem um caso para resolver, acho que em cada livro é assim, somente sobre a Doutora em si, a parte pessoal, que as vezes ficamos perdido, porque parece que eles citam alguma coisa que aconteceu nos outros livros. [...]

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CJ9CPSojCtj/

Paulascrap 11/05/2021

Para os amantes da série!..
➡"Que azar Sr. Banks parece que a sua caçula deu a luz, embrulhou o bebê em um cobertor e o usou como lenha".

➡ Tempe Brennan é antropológa forense, especialista em examinar ossos e fragmentos não identificáveis em uma simples autópsia.

➡ Estando, a doutora prestes a curtir suas férias na praia na companhia de seu namorado e policial Ryan, tem seus planos românticos interrompidos por ter sua presença requisitada em dois casos extremamente peculiares, no qual somente ela poderia proceder a identificação.

➡Tempe conhecia Gideon Banks há 20 anos, ele era o responsável pela limpeza na Universidade da Carolina do norte na qual trabalhava, por essa razão chamou para si a responsabilidade de avisá-lo da terrível descoberta: Sua filha Tamela Banks teria assassinado seu bebê e o descartado em um fogão de lenha antes de desaparecer.

➡ Sem previsão de término, Tempe arruma mais trabalho para adiar sua viagem, quando em piquenique com sua filha Kate, o cão Boyd encontra 2 sacos com ossos, nem imaginava que essas ossadas a obrigaria a retornar ao local, para examinar um local de desova e sede de uma perigosa operação clandestina.

➡ Ao receber a visita surpresa de Ryan, Tempe descobre que sequer terá tempo para jantar, mais um trabalho surge, um avião sem rota determinada cai no meio de uma densa vegetação, sendo impossível a identificação dos corpos e estes ainda estaria cobertos por um misterioso liquido negro.

➡ No decorrer da investigação juntamente com o detetive Skinny Slidell , de forma inteligente a autora ligou os três casos, estaremos em uma rede de trafico de partes e ursos negros (principalmente vesícula) para o comércio japonês, tráfico de pessoas e drogas com pessoas acima de qualquer suspeita, colocando sua vida e de sua família em risco, recebendo ameaças anônimas para interromper a investigação. A cada capítulo as partes da história vão se emendando e ficando cada vez mais intrigante até o surpreendente desfecho.

📌Assim como sua protagonista, a autora Kathy Reichsé antropóloga forense e divide seu tempo entre trabalhar em Quebec e EUA A trama envolve muitos detalhes, mas nâo possui pontas soltas, embora seja o sexto livro da série e primeiro lançado no Brasil, você se envolve desde a primeira página, sem prejuízo das leituras anteriores.

🎬 BONES : inpirada na Serie Ossos da autora..

➡A antropóloga forense Dra. Temperance Brennan trabalha no "Jeffersoninan Institute", em Washington. Junto ao FBI, ela acompanha investigações de casos de assassinatos envolvendo restos mortais das vítimas, especialmente seus ossos em parceria com o Agente Especial Seeley Both.

➡ A leitura corresponde ao terceiro episodio da 1 temporada , sendo tão viciante quanto a leitura. Recomendo ambos , o problema como sempre e conseguirmos todas as publicações por aqui . #ossos #thriller #kathyreichs #bones #dicasdeserie #netflix #adaptaçãoliterária #bookstagramprasempre #skoobpaulascrap

Tete 25/06/2021

DETALHES, muitos detalhes
Pra quem é fã de Bones, vai se assustar com a Temperance do livro. Não consegui identificar nada da Bones das telas, na verdade até senti um pouco de falta dela.

No livro ela parece mais... normal, Se podemos chamar assim, com uma filha, divorciada, tentando recomeçar sua vida amorosa. Enfim, uma mulher comum, com um emprego interessante. Uma antropóloga forense, que faz dos ossos seus instrumentos para descobrir o que aconteceu com as vítimas.

Eu achei o livro muito interessante e, apesar de ter demorado 3 meses para concluir a leitura, consegui gostar do livro. Mas a quantidade de detalhes, principalmente os detalhes técnicos de antropologia, ciência forense e outros, tornavam alguns diálogos ou parágrafos maçantes. Até que desisti de pesquisar algumas palavras e só segui a leitura.

Mas esses detalhes enriquecem e tornam o livro mais "real", talvez por isso eu tenha gostado tanto, porque, por mais que tornasse a leitura difícil, eu me sentia caminhando com a personagem, meio como o Boof, que não entendia nada do que a Bones falava. Parecia grego? Parecia. Mas isso deu mais encanto a leitura.

Fiquei muito curiosa pra ler mais livros da autora, mas é uma pena que eles não estejam todos traduzidos, e pior, que estejam lançados fora de ordem.

Li esse livro através do Kindle Unlimited.

Rafa 27/04/2021

Temperance Brennan é antropóloga forense especializada na investigação de ossos humanos. Ela deveria estar de férias, mas estas são interrompidas quando um bebê é encontrado morto. Pouco depois, um cachorro resgata um saco enterrado repleto de ossos. E também um pequeno avião cai nas vizinhanças matando duas pessoas. A hábil Tempe percebe a ligação entre os três casos e a investigação pode por em risco a sua própria vida.

O grande mérito da autora ao escrever Ossos foi conseguir cruzar três histórias que, num primeiro momento, você tem certeza que não se relacionam, e conseguir fazer com que, ao se cruzarem, tudo tenha sentido!! Eu realmente, conforme ia lendo, duvidei que ela conseguisse fazer isso, ainda mais que são histórias complexas!! Só com esse feito ela me faz dizer que Ossos é um bom livro!!

Soma-se a isso o fato dela abordar com propriedades temas bastantes incomuns em thrillers e que me fez aprender muita coisa nova (o que eu mais gosto em livros!!). Mostra o quanto ela perquisou fundo pra escrever a obra. Sobra até uma referência a um caso real acontecido no Brasil!!

A antropóloga forense Temperance Brennan é uma personagem bastante cativante, o que ajuda na narrativa da trama. Brennan é retratada de uma maneira muito crível. É fácil demais gostar dela. Isso acaba também deixando a leitura um pouco mais leve e descontraída!! Aliviando um pouco a leitura da trama investigativa.

Ela finaliza bem essa história na da simples. Fui surpreendido com a revelação da identidade do principal responsável pelos crimes cometidos.Tudo fica explicado. Não temos pontas soltas.

Ossos é um livro excepcional? Não. Tem seus defeitos. Mas preferi exaltar mais as qualidades, que são maiores que os defeitos. E deixar minha recomendação de leitura desse livro!!

Willy 21/11/2013

Bones
Livro que inspirou a criação da serie de TV Bones uma das minhas favoritas.Quando soube que a serie tinha sido feita através de um livro corri logo atrás dele para ler.E és que me deparo com uma historia de suspense super irreverente e uma Temperence Breenan muito mais inteligente e carismática(não que a personagem da serie não seja),a historia te prende no inicio,meio e fim.Se eu já era apaixonada pela serie de TV estou irrevogavelmente mais apaixonada ainda pelo livro...*-*

Jaqueline 17/10/2014

Gostei bastante.

Jaitan 26/12/2017

Não me prendeu...
Acho que eu não estava no momento de ler este livro. Achei muito sem emoção e com muitas piadas internas (americanas), que não faziam muito sentido pra mim. Fui até o fim porque não sou de abandonar nada pela metade. Esse livro pode ser muito bom, mas não temos a mesma sintonia. Gosto de histórias que me hipnotizam... Essa não chegou nem perto sem falar no final que não teve nada de emocionante... Enfim... Vamos ao próximo... Next.

Lucas 16/04/2017

Surpresas
Bom, não é tão bom quanto eu esperava, mas pelo menos era apenas o primeiro livro dela, então... Oh. Oh. O sexto da série? Oh. Quão... interessante.

Eu gostei do humor dela, mas diálogo, narração, e a própria trama não contribuiu muito para a beleza da história. Esperava mais, muito mais, do livro de uma autora que deu o pontapé inicial para a série Bones. As melhores partes eram as de Brennan com Ryan e as piores e mais lentas a do próprio caso sendo resolvido. Não tenho grandes conhecimentos de trama policial, mas creio que esse não seja o sentimento que o leitor deve sentir.

site: http://cronicis.com/

João 24/03/2017

Outro excelente livro dessa série fantástica.Uma pena ter sido lançado fora de ordem por aqui e ter poucos livros ainda.
Esse livro me prendeu do começo ao fim e a autora conquistou de vez espaço nas minhas leituras.
Destaque para a história que a personagem Tempe ouve de uma amiga sua sobre a ararinha azul macho do Brasil,que era fiel a sua companheira de outra espécie ,a maracanã. Fiquei encantado com essa parte do livro e após terminar a leitura fui pesquisar e vi que é verídico. Achei o máximo a autora citar o Brasil em seu livro e uma das nossas aves mais lindas.
O livro discute bastante sobre as espécies m extinção no mundo e dá pra perceber o quanto a autora é envolvida com esse tipo de assunto.
Que venha mais Temperance Brennan.
Excelente leitura!!!
Euflauzino 25/03/2017minha estante
putz... sagas lançadas aos pedaços me deixam p da vida, mas ainda assim nos faz delirar, pelo simples fato de estarem aí pra gente se deliciar (mesmo aos pedaços, rs). isso aconteceu comigo na saga escrita por douglas preston e lincoln child, simpatizei de cara com o agente Pendergast e procurando mais sobre os autores percebi que havia lido os livros totalmente fora de sequência, além de que foram lançados apenas estes dois de um total de dezessete, isso mesmo, dezessete. vida de leitor é mesmo difícil, rs.

Beth 26/03/2017minha estante
Adorei a resenha! Tenho de ler esse livro.

Ronaldo 05/09/2016

No início tive muita resistência em gostar da personagem, principalmente devido à diferença brutal entre ela e a Temperance do seriado Bones. Pois a série é baseada nos livros. Mas à cada nova livro da série que leio fico mais encantado com a antropóloga, que apesar da profissão sombria, de lidar com a politicagem no trabalho, num mundo dominado pelos homens, de ter enfrentado o alcoolismo, leva a vida com muito humor. O livro é narrado em primeira pessoa por Brennan e cada capítulo termina com um gancho, geralmente alguém ligando para a doutora para revelar uma nova descoberta, que te faz ler mais um capítulo e ali se deparar com um novo desdobramento na trama, alguma nova conexão entre os casos que vão tornando as coisas mais claras, mas também lançando novas perguntas. A autora consegue coordenar os diversos casos investigados por Brennan, de início aparentemente paralelos, sem tornar a trama confusa e com um incrível timing, alternando as investigações sem negligenciar nenhum dos crimes abordados. E, diferente dos outros livros que li da autora, nesse ela está menos pedante. Os detalhes mórbidos são transmitidos sem excesso de termos técnicos, tornando a leitura bem fluída, mesmo nessas cenas que costumam ser menos digeríveis. Há muita ação nas últimas páginas, com Brennan passando por uma situação muito aflitiva, que me deixou agoniado. Foi uma leitura muito ágil, divertida e empolgante que me deixou com muita vontade de ler toda a série. É uma pena que no Brasil só tenham sido publicados cinco livros, mas como o intervalo entre cada lançamento tem diminuído bastante, tenho esperança que a Record olhe para os fãs com mais carinho e em breve nos traga novos titulos da coleção.

Resenha completa no blog:

1 | 2 | 3 | 4