Neuromancer

Neuromancer William Gibson

Resenhas - Neuromancer

EaKerol 12/09/2023

Honestamente, não é um livro ruim. Só não foi um estilo que gosto muito de ler, mas a história é bem construída. Provavelmente agradaria os fãs de Blade Runner

Amanda.Oliveira 06/09/2023

Um belo exercício pra imaginação
Você nunca vai estar totalmente pronto pra esse livro, mesmo tendo uma noção do que se trata a história! A primeira coisa que me surpreendeu foi o ritmo do livro, rápido e denso, mil coisas acontecendo ao mesmo tempo! Demorei alguns capítulos pra encontrar um ritmo confortável de leitura, depois o livro flui muito bem.
A forma como todo o universo vai se abrindo, a descrição de cenários e pessoas, o nível de detalhes em tudo é impressionante, as vezes fica um pouco carregado até, mas acho que isso ajuda a criar a atmosfera necessária para a história, o final não me deixou muito satisfeita, ficou aquele ar de ?inacabado?, mas com a leitura dos outros livros isso acabou se perdendo. A trilogia vale a pena.

Arthur.Fary 25/08/2023

Neuromancer ? Cyberpunk 2077
É evidente a semelhança dos dois, se você gostou do jogo vai gostar do livro.

O Case é mais V do que o V é V, sabe?
E a Molly é mais Judy do que a Judy.

Você facilmente consegue se imaginar em Night City na pele do Case, tentando entender o que é um ICE e por que um FLATLINE tá usando um ICE Breaker para infiltrar um Black ICE (Que é diferente de um ICE) enquanto os Turing tão tentando te pegar no Sprawl.

Você PRECISA ler esse livro se vc gosta de Cyberpunk (o jogo e/ou o gênero).

Jaque 04/08/2023

Neuromancer foi meu horizonte de eventos
No começo fui com muita expectativa em relação a história, e pasmem quando digo que não consegui me conectar com o enredo.

Mas o que parecia perdido foi entregue e com muito mais do que prometia, o universo insalubre e caótico deu luz a personagens robóticos e sem sentimentos que foram me ganhado aos poucos.

Recomendo para todos aqueles que gostam de questionar a natureza humana pois o que nos difere dos robôs? Sentimentos? Consciência? E se tudo isso for capaz em um mundo tecnológico o que nos faz ser ? E se vivemos anestesiados o que nos diferem de simples máquinas da reprodução?

Luiz444 03/08/2023

Queria ter gostado mais...
Sinto que é a época errada para se ler Neuromancer; o fascínio que essa obra precursora de um gênero deve ter causado em sua época com certeza elevava sua qualidade e importância como livro. Hoje em dia entretanto, Neuromancer parece vítima daqueles que ele inspirou, como se fosse apenas o primeiro passo dado para algo muito maior (e melhor) nas obras que ainda surgiriam mais pra frente.
Dito isso, é difícil não se fascinar pela visão do autor em relação ao futuro dos anos 80, e a construção que ele faz a partir dessa visão é bem autoral e confiante, o que dá ao livro um aspecto e escrita muito único, e que quando funciona, se torna algo bem imersivo. O problema é que ler Neuromancer não é fácil, pois o livro não te ajuda a entender seus inúmeros termos e nomes próprios que ele usa a todo momento desde o começo, e mesmo quando você entende e se acostuma à escrita e ao universo, ainda não é divertido ou empolgante de ler. A história parece se mover de uma maneira truncada, arrastada e cansativa, os personagens nunca parecem atingir seu potencial e nenhum deles me cativou durante o livro todo, mesmo com todos os diálogos e divagações, o livro só parece pular de um termo tecnológico pro outro e descrições melancólicas.
Ainda assim, Neuromancer traz os temas, assuntos e construção de mundo de um bom cyberpunk, e como fã desse gênero, eu queria ter gostado bem mais. Ainda assim, ele tem um estilo e uma escrita bem originais e ainda tem seus bons momentos, só é uma pena que o livro me deixou com o sentimento que a cada página viria algo que aproveitasse o potencial do livro e da história criada, e esse momento nunca chegou, pelo menos não para mim.

gabriel2171 02/08/2023

Eh bom, as descrições são meio aleatórias às vezes mas consigo entender o pq, teve vezes q eu simplesmente não consegui entender e só captei a vibe™. no geral bom o livro, não se propõe a ser filosófico demais, pancadaria ok e me divertiu.

Juno.Cz6 02/08/2023

Nostalgia
Relendo, não é tão bom quanto eu lembrava, não é mais o melhor livro que ja li como era aos 13 anos mas ainda é muito divertido, tem descrições mirabolantes que prendem, ainda é tão confuso quanto eu lembrava os segmentos e acho que a beleza dele tá aí, é uma coisa divertida de reler a frase "o céu sobre o porto tinha a cor de uma televisão fora do ar" continua impactante mas ler hoje em dia é perceber que tem alguns pequenos pontos que simplesmente causa risada, o livro pra min funciona bem mais como uma cápsula do tempo, tanto da imaginação de Willian Gibson sobre o futuro tanto quanto min mesma aos 13 anos de idade

Neuromancer do billy idol e o álbum cyberpunk ainda são bem presentes na minha vida, defitivamente uma das maiores heranças desse livro pra min

ApenasRk 27/07/2023

É bom para quem gosta
Recentemente terminei de ler essa obra do Gibson e tive sensações mistas sobre a tal. Primeiramente devo dizer que comecei a ler com um certo tom de animação, já que eu estava bem na vibe sobre futurismo, tecnologia, cyberpunk e derivados, porém mais tarde demonstrei uma certa dificuldade para continuar a leitura, pois é evidente que o Gibson possui certos maneirismos que ele usa para a descrição que acabam impactando a forma da praticidade do leitor em imaginar esses possíveis cenários, principalmente quando se trata em descrever a matrix (no "mundo da carne" eu não senti essa dificuldade).
Falando sobre os personagens, o protagonista na minha opinião é de certa maneira cativante, mas de forma alguma ele representa um tipo de mocinho na história, pelo contrário, um cara com a aparência suja, desajeitada e imperceptível para a sociedade, uma sombra, uma pessoa qualificada para realizar o tipo de trabalho que é dado a ele (ou que era). Além de ser viciado em drogas, Case demonstra um desejo profundo e quase que submisso a ideia de se conectar a matrix, fugir da sua realidade, que é até um pouco cômico na minha opinião, pois o mesmo deseja fugir de uma realidade onde tudo é muito artificial e falso, onde a propaganda se encontra em seu estado máximo, para se adentrar em uma outra realidade onde tudo é ainda muito mais artificial e falso que o próprio "mundo da carne" se propõe a ser. Uma realidade criada para servir como um encaminhamento de dados, e case a enxerga como um próprio escapismo de sua vida real (podemos fazer até uma analogia com o mundo que vivemos).
Mas porque eu achei ele de certa forma cativante? Porque ele me representa! E não, não sou usuário de nenhuma droga! Mas a forma que eu e muitas pessoas buscam uma maneira de escapismo de uma realidade falsa, adentrando nas redes sociais (uma realidade ainda mais falsa e criada para o intuito de alienação).
Mas não é só isso que se baseia o livro, e sinceramente, se eu contar mais sobre a história estaria dando muito spoiler, como antes dito, estava bem empolgado em conhecer esse mundo de Gibson, porém acabei descobrindo que de certa maneira esse gênero não é para mim, não estou deixando de reconhecer a qualidade da obra e o quão importante ela foi para a criação do gênero, tenho certeza que se eu fosse recomendar essa obra para alguem que esta muito mais integrada a esse gênero, essa pessoa iria amar ainda mais.

P.S. A molly também é uma personagem incrível e cheia de carisma, mas estou com muita preguiça de escrever sobre ela, vai ler pô, vai ler o livro pra saber.

P.S2 Acabei descobrindo que a forma que eu escrevo é muito confusa kkkkkkk

João 24/07/2023

Neuromancer
Achei um livro complexo de ser lido de maneira fluida sendo necessário muitas vezes ficar retornando nos capítulos para entender melhor. Mesmo com o retorno aos capítulos percebi que fiquei muitas partes sem entender, porém da parte que entendi achei um livro muito bom e mesmo que seja escrito em 1984 ele traz temáticas contemporâneas e se localiza muito bem no gênero cyberpunk.

Pedro.Sillos 22/07/2023

Tudo diferente, nada muda
Roupas invisíveis, olhos artificiais e lâminas retráteis, realidade virtual e inteligência artificial.
O cara tava em 1984 e o livro dele tem isso tudo e muito mais.
Mas é aí que tá: as "previsões" nem são a melhor parte.
A escrita é muito imersiva. O mundo é tão vívido que sentimos como se estivéssemos na matriz junto com os protagonistas.
E é criando algo tão palpável que o autor oferece um cenário parareflexões sobre a natureza da identidade, da liberdade individual e das consequências de uma sociedade controlada por megacorporações.
10/10

Dani 08/07/2023

Imersão
Escrita em fluxo, um pouco confusa as vezes, mas muito bem escrita. Demorei para pegar e gostei bastante.

Daniel1145 03/07/2023

Confuso, porém com temas incríveis
Esse eu demorei a terminar a leitura, principalmente pela linguagem não muito didática do Gibson nesse primeiro livro da trilogia Sprawl.

Sinto que a experiência seria melhor se a linguagem do autor fosse melhor.

Porém, as ideias que o livro trás para o meio das IAs é revolucionário e até assustador quando se pensa na questão de controle sobre essas máquinas.

Lucca 28/06/2023

Para aqueles que buscam entender as raizes de culturais da cibercultura necessita ler esse livro.
Confesso que em alguns momentos da leitura me perdi devido a quantidade de informações que são um tanto complicadas de fantasiar (por serem algo futuristas), mas com paciência o fio condutor do livro fica evidente
É bom livro para aqueles que são fãs do filme Matrix, do jogo Cyberpunk ou da cultura cibernética.