1964: A Conquista do Estado

1964: A Conquista do Estado René Dreifuss

Resenhas - 1964 : A Conquista do Estado

Rod Serling 07/09/2017

A enciclopedia do momento que antecede 1964
Sem duvida é um dos estudos mais completodos , Sobre toda a situaçao que culminou o golpe de estado contra o Jango. Mostra todas as organizaçoes envolvidas como o IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais), CUT, UNE e etc... E um livro obrigatorio pra quem quer entender os fatos que se sucederam 1964. Indepedente de o leitor ser de Esquerda ou de Direita.
Ronaldo.Dalbianco 26/09/2019minha estante
Amigo, este livro também narra todo o período da ditadura até a redemocratização? Ou estuda somente os fatos pretéritos ao Golpe? Obrigado!

José Armando 27/07/2011

Essencial
Para todos que querem ter uma outra noção da revolução de 1964. Os que estão assistindo a novela do SBT terão como analisar os depoimentos também pelo outro lado, já que a novela só coloca depoimentos de uma dos lados.É um livro jornalístico onde podemos imaginar/saber o porquê a mesma ocorreu e uma curta biografia das pessoas que após 1964 surgiram no cenário político brasileiro.
Otavio.Gomes 03/01/2022minha estante
Foi um golpe civil-militar, e não uma revolução. Não houve qualquer mudança radical no Brasil depois que os militares passaram a comandar o estado brasileiro, até porque eles eram parte deste mesmo estado, eram seu aparelho repressivo, e não um grupo outsider em relação ao estado, como acontece em revoluções, como a Francesa, Russa, Chinesa e Cubana. O elemento civil no golpe de 1964 se deu através do apoio das direitas golpistas e pró imperialismo, como a UDN, e também das práticas estudadas pelo próprio René Dreifuss, como os orgaões IPES e IBAD, por trás das quais havia empresários anticomunistas.