Política

Política João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - Política

Lana310 30/10/2023

Sem usar jargões nem impor qualquer visão particular, João Ubaldo decifra alguns enigmas desta atividade inexorável à vida humana. O livro explica o que é Política e por que ela interessa a todos e a cada um, desvendando conceitos fundamentais da sociedade e do Estado

dacosssta 09/04/2023

Comecei a ler como indicação de uma matéria da faculdade.

Simples e didático. Ótima leitura pra começar a entender política do zero.

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Acessível
A linguagem é simplificada, elemento excepcional, que faz com que o objetivo do livro (ser acessível aos trabalhadores) seja a atingido.

Pedro Lucas 08/11/2022

No livro "Política", o cientista político João Ubaldo Ribeiro apresenta, em tom simplista, conceitos básicos e questionamentos elementares sobre o que é a tal política. Além disso, João Ubaldo Ribeiro descreve, de maneira reflexiva, o sistema político atual e suas diversas peculiaridades. Nesse quesito, o autor chama atenção para pontos, que hoje presenciamos: o controverso sistema proporcional, que se mostra excludente; a polarização de ideologias, que exclui forças do processo decisório, a famosa terceira via; e a cegueira da consciência, que é capaz de gerar um medo inexplicável da mudança, oriunda do que o autor chama de desconstrução da história, ou melhor, falsificação histórica - onde o passado é distorcido e o presente, momento do governante, é enaltecido. Enfim, esse é um livro necessário para compreender o momento de pobreza política, que vive o Brasil.

gabrielt3norio 26/07/2022

Gosto da linguagem do João Ubaldo, um livro muito bom que simplifica, explica e ainda te dá exercícios para aplicar as reflexões

Micka 30/01/2022

Mais uma leitura acadêmica
Li com um pouco de pressa por causa da faculdade, mas gostei do livro, me cativou bastante e trouxe informações muito úteis para minha formação pessoal e profissional.

Citação:
"E também é claro que, com estas noções elementares, esperamos apenas que você esteja mais bem informado do que estava antes e, portanto, mais capaz de fazer suas próprias escolhas."

Jorge.Lopes 16/10/2021

Atemporal
Um livro que sem dúvida vale cada página, bem didático, profundo, esclarecedor e profícuo, sem duvida um livro que irei ler e reler novamente.

Winícios 31/07/2021

Desde de muito tempo que a politica nacional roda através do próprio rabo, só que este livro não vai tratar sobre isso e sim sobre os pilares que envolve a política brasileira no Estado Democrático de Direito, sendo este um ótimo guia para aqueles que buscam e desejam entender todo o enredo e saber cada personagem daquilo que chamamos de POLITICA. esta obra servirá como um guia, detalhando e explicando o que significa cada peça. Uma ótima obra e deixo a minha recomendação, caso goste desta obra recomendo também uma leitura das obras de Hans Kelsen, criador da teoria pura do direito, e também O povo contra a Democracia de Yascha Mounk.

Nycole 28/06/2021

Livro introdutório
Um ótimo livro introdutório sobre alguns conceitos e ideias políticas que aparecem de forma recorrente no nosso cotidiano. Pelo o que percebi, o leitor não precisa ter uma forte base teórica para interpretar bem o livro, ele é bem acessível nesse aspecto.

Assim, finalizo com uma breve apresentação que o autor faz nas páginas iniciais, é "um curso prático e elementar para trabalhadores, estudantes, políticos, donas de casa e o povo em geral" :)

Ana Bruno 12/06/2021

Didático
Um manual didático sobre política. Muito bom para quem se diz apolítico ou para quem diz que não gosta de política e tem vontade de mudar isso, é um começo.
Escrito em linguagem fácil e leve. Percebi alguns leves toques de ideologia bem sutis, mas nada que comprometa muito uma leitura neutra.

Cassandra 12/03/2021

Básico para uma compreensão do contexto político brasileiro
Esse livro traz conceitos importantes acerca da política brasileira, desde fatos históricos a normas jurídicas em nível constitucional, conhecimentos essenciais, em minha opinião, a formação do cidadão que minimamente conhece a organização política do seu país. O melhor é que o livro aborda tais questões com linguagem muito simples e acessível, tornando fácil a sua leitura.

Emyllaynny.Freitas 11/02/2021

Esse livro é excelente para esclarecer sobre a sociedade e a política em geral. A forma que o autor apresenta conceitos e depois perguntas a respeito nos ajuda a refletir e fixar o conteúdo facilmente. Indico muito!

Raphael Milão 17/01/2021

Bom livro
Se consegue aprender sobre política apesar de sentir certas pontadas de pautas de esquerda no livro.

Samuel M de Paula 30/12/2020

"Somente através da consciência política podemos aspirar à dignidade humana e à integral condição de cidadão"
Política, de João Ubaldo Ribeiro, é uma obra de linguagem clara direcionada ao leitor leigo sobre os meandros do tema. Somos levados a compreender melhor o que é fazer política em sua essência, coisa essa que é considerada por muitos como distante de nossa realidade, sendo feita apenas pelos políticos, esse que são representantes eleitos pelo povo, ou seja, pela disposição da sociedade.

O livro aborda assuntos como: Estado, Democracia, Constituição e Sistemas eleitorais, e no final de cada capítulos traz indagações sobre o tema proposto, para uma melhor avaliação e questionamento dos fatos, a fim de despertar no leitor o senso critico.

Recomendo. Livro bem escrito, interessantíssimo, de fácil compreensão e que leva a reflexão sobre essa ciência que é negligenciada por muitos brasileiros e que muito influencia em nosso cotidiano.

Maria 24/05/2020

Leitura importante!
Gostei muito da escrita de João Ubaldo Ribeiro pra tratar de um assunto muitas vezes negligenciado por nós, brasileiros. Achei o livro muito didático! Perfeito pra quem quer entender melhor sobre a política e seus desdobramentos por meio de uma linguagem fácil e acessível! Seria um ótimo material pra se estudar nas escolas. Recomendo bastante!