Diana

Diana Andrew Morton

Resenhas - Diana - Sua Verdadeira História

shuhuavr 25/03/2023

Tocante
É impossível avaliar o que ocorre nesse livro, já que é uma biografia e não tem como tratar como se fosse um conto de fadas (até porque a vida dela foi o oposto).

O relato de Diana inserido aqui é tocante, e é triste pensar que ela não tinha muita ajuda. Ela era uma mulher muito forte que sempre queria fazer o bem, tanto para o povo, quanto para seus próprios filhos.

O livro é dividido em duas partes: a narrativa de Diana, e passagens do próprio autor sobre a vida princesa. O que me fez tirar uma estrela mesmo é a segunda parte, na qual foi extremamente cansativa e repetitiva.
AgnesNsc 28/03/2023minha estante
Nossa, que interessante, vou ler, adorei a resenha.

shuhuavr 28/03/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado, e espero que tenha uma boa experiência de leitura também :)

Arthur.Ferreira 07/03/2024minha estante
Oi, eu tenho o livro em pdf mas tenho uma duvida, no pdf diz q tem 310 e aqui na app diz q ele tem 360, qual é realmente o número de páginas, pois tenho medo de perder coisas importantes sobre a história da lady di

shuhuavr 08/03/2024minha estante
@Arthur Ferreira Pelo o que eu vi, são 350 páginas o livro físico

Rebeca1418 01/05/2024minha estante
Eu li 70% do livro e gostaria muito q ele fosse totalmente ditado por ela.
Me senti muito emocionada nas partes q ela fala, senti sua dor. Já quando comeca a parte do autor acho q fica cansativo pelo fato dele enrolar muito. Mas gosto do livro, é uma leitura q me prende. Sou apaixonada por Diana e sinto muito pelo q ela teve q passar para se tornar uma lenda.

shuhuavr 02/05/2024minha estante
@Reebeca1418 Concordo, as partes contadas por ela são as melhores

Mariana.Rodrigues 23/01/2023

Um livro que parece eterno, mas?
O início dele é incrível, você vendo as palavras da Di ali até arrepia. Quando chega na metade é como se tudo estagnasse. Muito repetitivo, algumas coisas são ditas mais de duas vezes, confesso que li pulando algumas páginas. Se você está atrás somente da fofoca que envolve o trio Diana, Charles e Camilla, não é esse o livro. Fala muito sobre, claro, mas também aborda muitos aspectos pessoais da Diana. Infância, período na escola e etc. A parte que vem depois do divórcio também é interessante. Os relatos sobre a morte de Diana me fizeram arrepiar, nunca aconteceu isso comigo ao ler um livro. Tem gente que diz que esse livro é mentira, todo inventado, mas nunca vi alguém desmentindo as palavras. Além do mais temos muitas atitudes de Harry que parecem a continuação da mãe. Ela não ficaria quieta e de cabeça baixa para a família real mesmo após sua saída, só estava buscando segurança e felicidade antes de mostrar ao mundo o que de fato acontece ali.

@_leandropaixao 04/02/2023

"Ela queria revelar a esse povo sua verdadeira história para que eles próprios pudessem julgar seu valor"
Essa resenha acredito dispensar o típico breve resumo sobre o livro, pois creio ser impossível nunca ter ouvido falar de Diana Princesa de Gales.

Eu havia completado a pouco 6 anos quando Diana faleceu e lembro bem de ter ficado triste com a notícia mesmo sem saber ao certo quem era tal aclamada princesa ou entender toda situação, anos se passaram e essa curiosidade em saber mais sobre essa pessoa fabulosa foi despertada após o falecimento da Rainha Elizabeth II e encontrar esse livro que, segundo pesquisas seria o mais fiel ao que realmente foi a vida dessa mulher. Para minha surpresa Diana sempre teve uma vida marcada por sofrimento, solidão e desapego familiar, ela desde pequena teve sonhos que não pôde realizar pelos motivos mais banais que se possa imaginar. É estranho pensar assim pois sempre temos a concepção de que uma pessoa que nascesse em um berço de ouro poderia tudo.

Diana sempre quis ser para os seus filhos o que jamais teve em nenhum lugar, pouco antes de um casamento abusivo e eu diria até humilhante, ela acabou desenvolvendo bulimia devido comentários desnecessário e ridículos por parte de Charles. Com um coração maior que sua própria fama, a mulher mais fotografada do mundo usa disso para ajudar as pessoas, não só colocando o mundo para conhecer o que é essa doença e como tratá-la, mas também encorajando outras pessoas que passam pelo mesmo problema. A família real sempre me pareceu não gostar que Diana atraía os holofotes todos para ela onde quer que fosse e muito maior que todos já imaginaram, mas teria como ser diferente? Com sua simplicidade, carisma e elegância, ela conquistou o corações de milhões de pessoas ao redor do mundo por várias gerações.

Lembro também que quando tudo aconteceu eu sempre escutava uma música nas rádios e tevês, muito linda e muito triste ao mesmo tempo, Candle In The Wind, ou mais intimamente dizendo England's Rose de Elton John, escrita em 1993 originalmente para Marilyn Monroe, Elton que era seu amigo íntimo fez questão de reescrever essa canção para homenagear sua amiga, indico a vocês escutar essa canção em sua versão ao vivo, que apesar de ser extremamente triste, porque acontece no funeral de Diana, se vê a carga gigantesca de emoção que Elton conseguiu inserir na canção e em sua voz que ecoa e eterniza a existência dessa pessoa iluminada e tão amada por todos, com uma letra que descreve sua alegria e seu sorriso, o quão jovem partiu para deixar vários ensinamentos. Uma música a altura de uma pessoa de alma espetacular, de um brilho que jamais se extinguirá.
Hoje, mesmo após tantos anos após seu falecimento ainda resta aqui a minha admiração e carinho por essa mulher inimaginavelmente grandiosa, Diana Princesa de Gales.

"Por poucos dias, ela desfrutou do estado de graça em uma vida tempestuosa. Depois, os céus se abriram — e a chamaram."
klecia 05/02/2023minha estante
??????

Bruna 01/05/2020

DIANA sua verdadeira história em suas palavras
DICA DE LEITURA / DISNEY PLUS
"Até hoje, ainda estamos tentando lidar com o fato de tê-la perdido [...]"
DIANA sua verdadeira história em suas próprias palavras | Andrew Morton | 350 páginas | @bestseller
A biografia, escrita pelo jornalista Andrew Morton, é baseada em depoimentos gravados (escondidos) em fita, pela própria Diana.
É possível escutar essas gravações no documentário, que tem na Disney Plus.
Tudo foi feito de maneira velada para não levantar suspeitas porque, segundo a rigorosa legislação britânica em casos de difamação: mesmo que você saiba que um fato é verdadeiro, isso não o autoriza a falar sobre ele.
E também... porque a Coroa nunca permitiria que Diana falasse, abertamente, sobre o que se passava.
Sempre tive uma admiração muito grande pela Lady Di e todas as ações sociais que ela fez, mesmo após a separação com o Príncipe.
Ao ler o livro, me encantei ainda mais pela pessoa que ela foi, mas também me choquei muito. Se fosse resumir esse livro em uma palavra, seria: triste.
Tanto no livro, como no documentário, é comovente escutar tudo que realmente aconteceu.
Aos 19 anos, se tornou a Príncesa de Gales e possível futura Rainha da Inglaterra. A vida privada que tinha foi tomada, tanto pela responsabilidade do cargo como pelas mídias, que passaram a persegui-la constantemente.
Obviamente, Diana teve dificuldade em lidar com tudo e então passou a ser vista como um 'problema'.
"O lado público era muito diferente do privado. O público queria uma princesa de contos de fadas [...] Não tinham ideia de que a pessoa estava se crucificando por dentro. [...] Dentro do sistema, eu era tratada de forma muito diferente, como se fosse esquisita [...] Então, eu achava que não era suficientemente merecedora. [...] Meu marido me fazia sentir tão inadequada, de todas as maneiras possíveis, era como se todas as vezes que eu botava a cabeça para fora para respirar ele me empurrasse para baixo novamente. [...]" - pg. 66/69
Vale a pena ler e ver o documentário. Permitam que a Diana conte o seu lado da história.
"Não morre quem vive no coração dos que ficam." Thomas Campbell [Inscrição nos portões do palácio de Kensington nos dias de luto antes do funeral da Princesa de Gales].

site: https://www.instagram.com/p/B7hH1NPjSVF/
Natha 22/11/2020minha estante
Cara assistir esse documentário, e fiquei sensibilizada com tudo, decidir que vou ler esse livro, só estou reunindo coragem ainda, porque sinto horror de algumas coisas, de como o ser humano pode ser tão cruel com outro, apenas usando palavras, o príncipe Charles é literalmente o que se chamaria de príncipe canalha pra não dizer coisa pior, acho que ele nunca gostou da Diana, no fim das contas parece que ele teve o final feliz com a tal amada dele, até pq com ela, ele está casado agora ?

Bruna 05/12/2020minha estante
Entãooo!!! Achei super comovente a história dela! Mas vale a pena ler o livro! Quando ler me chama pra debatermos ?

Natha 05/12/2020minha estante
Blz ????

Ana 23/01/2021minha estante
O livro é em português?

Bruna 25/01/2021minha estante
É sim ?

Nana_tsur 21/02/2022

Melancólico
A avaliação dessa biografia segue o mesmo padrão das outras que já li. Não estou dando nota sobre a vida da princesa Diana, mas pela forma que foi escrita e alguns detalhes.

Nessa edição que li, o livro está dividido em três partes. Na primeira parte temos a transcrição das palavras de Diana, tiradas de gravações de fitas que fez em sigilo. Na segunda, temos uma recontagem da história dela escrita com mais detalhes pelo autor escrito com a ajuda de depoimento de amigos e familiares. E a última parte focada em sua vida após o divórcio e sobre sua morte.

Acompanhamos sua vida ser afundada em uma série de problemas que só lhe fizeram mal e a afundou cada vez mais gerando uma saúde mental bem fragilizada, principalmente depois do casamento. Durante anos ela teve que lutar contra seus distúrbios alimentares, depressão, ansiedade além das tentativas de suicídio como um grito de socorro.

Mesmo não estando bem, ela conseguiu chamar a atenção do mundo para causas muito importantes. Porém, muitas das vezes como citado no livro, suas realizações pareciam coisas sem valor quando quase sempre o que importava era seu estilo ou seu relacionamento com Charles.

No geral é uma história muito melancólica. O livro é realmente interessante, mas um pouco repetitivo e fica a todo momento relembrando coisas que já tinha sido colocadas.

Durante a leitura também fica claro o quanto o autor não foi imparcial. Muitas coisas não foram citadas ou foram apenas mencionada no livro, como os escândalos sobre os amantes que Diana teve. Essa é com toda a certeza outra história que de fato nunca saberemos tudo o que aconteceu.

CarolBapt 14/12/2022

Primeira biografia que leio! Gostei bastante!
O livro é dividido em 2 partes, a primeira é narrada pela própria Diana, quando gravou suas respostas para o autor, e a segunda é feita pelo autor trazendo mais contexto sobre as passagens da vida de Diana. Eu amei a primeira parte e achei a segunda repetitiva, mas ainda assim interessante.
Foi uma boa experiência de leitura!

"A infelicidade que sofrera em sua vida lhe proporcionava uma empatia genuína com as pessoas que enfrentavam dificuldades."
taianewithane 14/12/2022minha estante
Diana???

Ana Paula FZ1 21/12/2023

Uma das coisas que mais me frustram quando leio Biografias ( e eu adoro esse gênero ) é a ënfadonhice¨¨que algumas biografias acabam tendo e sendo

Essa aqui em muitos momentos, eu quis fazer leitura dinamica, porque tinham cenas muito repetitivas. algumas delas contadas igualmente mais de uma vez, e isso deixa o livro bem cansativo.

Claro que a gente sabe da impossibilidade da Diana em escrever algo que fosse contra as ¨normas¨ da monarquia e de tudo que a cercava, mas sinceramente ela poderia ter sido melhor

Dei 3.5 estrelas porque a historia da Diana não foi facil, apesar da escrita do Andrew ser muito boa.

Senti tanta mas tanta pena de Diana que muitas vezes tive que parar a ler pra poder enxugar as lagrimas. Quando é ela quem relata os acontecimentos de sua vida que ela jurou que seria um conto de fadas, eu tinha vontade de estrangular aquele principe sem graça. Diana casou sem saber que seu casamento jamais seria um bom casamento . Charles nunca amou Diana, tentou sem muito esforço que eles vivessem bem, mas nunca quis que o casamento realmente fosse feliz, ou melhor, ele ate queria um casamento feliz, desde que Diana aceitasse caladinha a terceira pessoa dentro do casamento deles.

Camila sempre esteve dentro do casamento de Diana e Charles. Ela se fazia presente nas ligações diarias que Diana escutava do Charles pra amante, nas festas que ela sempre era presença certa, nos papos que Charles sempre dava mais atenção pra Camila do que pra esposa. Não bastasse tudo isso, Diana não sabia como lidar com seus proprios problemas, bulimia, a forma como a Familia Real não interagia com ela, achando que ela tinha obrigação de saber como lidar, como se portar, como conduzir seu casamento, que todos achavam que a errada era ela, e nunca Alecrim sem graça

Dito tudo isso, se arrisquem na leitura, mas principalmente vejam a Serie que ficou tão linda, onde mostra como ela começou a tentativa de escrever essa biografia, sua vida, seus medos, suas dores... The Crown é sensacional e o filme Spencer nos faz entender ainda mais essa mulher que era amada por um povo que não a conhecia, que era perseguida incessantemente por fotografos e urubus que nunca a deixavam em paz, que sofria por um amor nao correspondido, que era profundamente apaixonada pelos filhos e pela dor alheia.

Diana se tornou a maior ( e talvez a única ) por muitos motivos, por esses motivos unicos que eu quis ler esse livro, mas apesar de não te-lo achado um livro sensacional, valeu cada minuto da leitura

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
juliannasartorelli 21/12/2023minha estante
Já assisti um documentário da Diana e realmente a história dela é muito triste, não consegui segurar as minhas lágrimas. Ela foi uma pessoa incrível, de coração aberto para todos, algo que nenhum da realeza poderia ser algum dia. Imagino que esse livro seja mais impactante porque para mim, ler palavras você sente mais.

Ana Paula FZ1 21/12/2023minha estante
Ela era unica ne Julianna, e ler sua historia, a necessidade que ela tinha de ser ouvida como qualquer ser humano e nunca lhe foi permitido, e tanta coisa que ela passou, é realmente muito triste

juliannasartorelli 21/12/2023minha estante
Sim, a Diana é lembrada pela sua bondade, usava de seu nome e privilégio para ajudar as pessoas. E uma das coisas que também nos lembra é a injustiça e revolta que fizeram com ela

klecia 05/02/2023

"A princesa do povo" ???
Um livro surpreendente, indico pra quem quer se aprofundar e conhecer mais sobre a história desse ícone que foi Diana.
É uma biografia completa, conta vários acontecimentos públicos, íntimos e privados da vida de Diana, desde a infância, até a tragédia que tirou sua vida.
No meio alguns capítulos são um pouco arrastados e repetitivos, detalhes sobre pessoas que não me interessava saber, explicações sobre charlatões, astrólogos, tarô ? muitas pessoas, muitos nomes...
Fala de outros membros da família Spencer, Ela querendo pegar os ex's das irmãs?, detalhes de sua relação conturbada com a monarquia e o infeliz casamento com o Príncipe Charles, bastidores de acontecimentos públicos que no privado eram totalmente diferentes; sua luta com problemas de depressão e distúrbios alimentares e até tentativas de $uicídi0, também destaca seu interesse com causas humanitárias e o amor pelos filhos ?
Os capítulos finais detalhes de como foram seus últimos dias e como aconteceu o acidente.

Rebeca1418 19/05/2024

Eu sou apaixonada por essa mulher, ela merece ser reverenciada de todas as formas possíveis. Gostaria que o livro fosse completamente ditado por ela, mas gostei de saber a história dela desde a infância. Tem algumas partes onde a leitura fica meio arrastada, mas a história de Diana me impactou tanto q eu li super rapidinho.
Laura3636 19/05/2024minha estante
Esse livro deve ser maravilhoso. ?

Fabricio268 13/05/2023

A princesa inesquecível.
Na década de 1980 eu via vez outra pela TV alguma matéria sobre a realeza britânica. Ouvia alguns comentários sobre a princesa Diana. Ouvia a chamarem de "a princesa do povo", mas não entendia o motivo e também não procurava saber. Até mesmo quando ela morreu, em 1997, acompanhei sem interesse os noticiários nos telejornais.
Então este livro torna-se imprescindível e esclarecedor para conhecer de fato a Diana Spencer, a princesa Diana e a Diana fora da família real. Realmente uma mulher que teve altos e baixos na sua vida. Notável em muitos sentidos. Incompreendida, rejeitada e sempre carente. Ao mesmo tempo admirada, caridosa e amada por muitos.
Porém, infelizmente, quando parecia encontrar felicidade, na vida pública e pessoal, o destino resolveu abreviar sua vida.
Um ótimo livro e que vale muito a leitura.

Matheus Luís 13/12/2021

Diana - Sua verdadeira história em suas próprias palavras
A história de Diana sempre me interessou e ler esse livro me deixou ainda mais fascinado por tudo que ela passou e lidou. Foi uma vida dura e triste e quando estava superando tudo para tomar as rédeas da própria vida, aconteceu seu fatídico acidente. Ao mesmo tempo, que é um bom livro para conhecer um pouco mais sobre Diana, é também um livro que repete muitos fatos ao longo dele, deixando o livro levemente confuso sobre a ordem que ocorreu.

Kevin 08/06/2021

Apesar de ter tido uma vida privilegiada pelo fato de ter nascido numa família aristocrática da Inglaterra e depois ter feito parte da família real britânica, a vida de Diana foi muito triste e solitária.

Me interessei mais sobre sua biografia depois de assistir a série The Crown. E nossa, valeu muito a pena saber mais sobre ela.

O livro aborda toda a vida de Diana desde a infância até sua morte. No que eu posso resumir sobre o livro é que Diana não era uma pessoa de inteligência muito intelectual, fato que a deslocava mais na família real, mas ela percebia que desde pequena que possuía uma inteligência emocional enorme e acho que essa é a maior qualidade dela abordada pelo livro e acredito que foi algo que a fez ser uma das pessoas mais influentes no século XX.

Sua tristeza e solidão na infância e num casamento conturbado com o príncipe Charles a fizeram amadurecer de uma forma que pudesse entender melhor outras pessoas que passavam por problemas similares. Ela com o tempo foi compreendendo seu propósito no mundo e começou a usar sua influência e toda a mídia que a perseguia para tentar ajudar pessoas que sofriam e não eram acolhidas pela sociedade. Levantou bandeiras humanitárias que ninguém queria levantar ou que não se importavam em dar importância. E isso incomodou bastante a mídia e a família real.

Como disse Madre Teresa de Calcutá à Diana: "Para curar outras pessoas, é preciso ter sofrido". Enfim, acho que essa frase resume bem o livro. Diana era muito mal interpretada pela mídia e pela família real, esse livro publicado pela primeira vez em 1992 foi uma forma dela ter voz e mostrar sua verdadeira história. E por trás da imagem perfeita que aparentava ter, ela mostrou seus traumas e problemas pessoais, ajudando muitas pessoas que passávam por vários problemas similares como bulimia e depressão.

Do que eu tiro de aprendizado da história dela é a compaixão em entender meu próprio sofrimento e o do outro e tentar acolher o próximo, pois ninguém sabe de fato o que cada pessoa passa e na capacidade que temos de melhorar a vida do próximo.

Obs.: Um ponto ruim do livro é que muitos acontecimentos voltam a se repetir, tornando o livro um pouco lento em alguns momentos, mas nada que atrapalhe muito a leitura.
Lydi 08/06/2021minha estante
adorei a resenha, não sou muito chegada a biografias mas fiquei interessada em ler a dela ??

Kevin 08/06/2021minha estante
Talvez tu goste, se esquecer que é uma biografia, parace uma história de ficção de romance histórico haha ?

vicqs 15/04/2022

Sufocante
A princípio achei um pouco repetitivo mas nada que incomode ao ponto de banconas a leitura. Uma história com um fim trágico, essa é uma mulher que admiro muito e fico triste em saber o quanto ela se sentiu presa e sufocada. Realmente uma fatalidade
Bruna.Portoghese 15/04/2022minha estante
Quero muito ler...

vicqs 15/04/2022minha estante
Vale muito a pena

Mar Duda 01/12/2022

Bom!!!
"O mundo inteiro assistiu comovido a cerimônia que transformou a jovem professora Diana numa das mulheres mais admiradas do mundo."

Jeni 01/12/2022

?Ela foi a princesa do povo e é assim que ela permanecerá, como permanecerá em todos os corações e na memória de todos para sempre.?
Certeza a princesa Diana era um ser índigo, simplesmente um ser brilhante que revolucionou em diversos aspectos. Lendo esse livro me senti tão conectada, entender a dor dela, ler o que realmente acontecia e ninguém mais sabia? Gente não consigo parar de chorar, ver o quanto ela sofreu nas mãos do Charles, da realeza e da mídia doeu demais de ler? Recomendo que todo mundo leia esse livro. É chocante o quanto a vida dela foi relevante e ela só percebeu isso nos últimos anos de vida! O livro conta muito sobre os pontos baixos da vida dela, mas foi muito bom ver que ela teve uma jornada de autoconhecimento depois que decidiu buscar ajuda. Ela sempre soube que nunca iria se tornar rainha e isso é tão forte, era uma pessoa extremamente sensitiva que tentaram sufocar muitas vezes? Dói ler que o ponto alto da lua de mel desse casamento fadado ao fracasso foi os marinheiros reunidos cantando Drunken Sailor. Passei o livro inteiro anestesiada como se ela nunca tivesse partido e quando mencionava sobre o fatídico acidente eu chorava muito. As últimas páginas foram muito difíceis de ler. Mas me conforta saber q no fim da vida ela encontrou alguém que cuidava dela e que estava genuinamente feliz. Eu preciso colocar algumas marcações que fiz aqui, foi extremamente comovente! Esse livro é 5 estrelas sem dúvidas.