Um Brinde de Cianureto

Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Thiago 05/04/2022

Um típico Agatha Christie
Este livro possui todos os ingredientes de um bom mistério, uma trama envolvente, personagens críveis e, até certo ponto, verossímeis - e que conseguimos, ao mesmo tempo, torcer a favor e contra - e uma busca constante pela solução que nos leva a fazer várias teorias distintas e a acusar cada personagem várias vezes no decorrer da obra.
Este romance não conta com um dos detetives clássicos de Agatha Christie: Poirot, Miss Marple ou, eu menor grau, Tommy e Tuppence, mas apresenta, em sua parte final, a busca da própria polícia, o que gera um tempero diferente (e não tão bom, devo destacar).
A força da trama acaba remediando esse fato negativo, no entanto. Ela vai prendendo o leitor cada vez mais, tornando impossível parar de ler até descobrir o desfecho. E, quanto ao final, ele é, como de costume, extremamente bem trabalhado, fechando a história e amarrando as pontas que nem sabíamos que estavam soltas.
Como (quase) sempre, recomendo.

Mirely.Aline 07/06/2023

Bom!

Mto bom e interessante a história, demorou bem unas 70 pags pra de fato despertar algo em mim, mas de forma geral é mto mto bom. Infelizmente pra quem ja tem o costume de ler a autora ja sabe mais ou menos oq vai rolar ai fica fácil de adivinhar as coisas kkkk

Paula Motta | @pareinapagina 06/02/2020

Agatha Rainha
Mais uma vez Agatha Christie surpreende com esse livro .. vc acredita no assassino errado pelos motivos errados, pra no fim ver que não era nada daquilo rsrs
Cheguei até a pensar nessa pessoa que logo foi descartada, amei .. um livro de uma época que apesar de já antigo é capaz de nos prender totalmente até última página!

Jacq 18/02/2020

Criativo mas, não é tão difícil de desvendar o culpado.
Agatha sempre surpreende com suas tramas e nesta não é diferente. Mas, usando raciocínio consegui chegar ao culpado mas, sem descobrir o método usado pelo mesmo, o que é fascinante e faz com que desejemos chegar logo ao final. Vale muito a leitura!

Esther25 05/06/2022

MUITO BOM
Eu li muito rápido e no geral foi um livro muito bom, na verdade. Os personagens são todos muito interessantes e a escrita consegue te prender bastante.

Yasvie 13/09/2020

Por que fizestes isso comigo, Agatha?
No começo da história a Rosemary, a personagem em que a história gira em torno, já está morta aparentemente por conta de um suicídio, porém ao longo do livro aparecem desconfianças de ter sido na verdade um assassinato, e o fato de todos os personagens terem razão para tal deixa tudo mais confuso e consequentemente mais interessante.
A ideia parece a princípio um pouco clichê mas é escrito e desenrolado de uma forma maravilhosa, os personagens são misteriosos na medida certa e todos têm uma razão em específico para cometer o crime, com o tempo cada personagem apresenta a Rosemary do seu ponto de vista e confunde o leitor sobre o que achar verdadeiramente da moça.
Até mais da metade do livro e faltando somente três capítulos para o final eu ainda não tinha ideia de quem poderia ter matado Rosemary, todos tinham motivos mas ao mesmo tempo ninguém parecia ter levado para frente seus pensamentos, assim, ao mesmo tempo que todos soavam suspeitos nenhuma deles pareceu de fato ter feito aquilo, era confuso sempre tentar pensar em alguém para pintar como assassino, em certo momento comecei a pensar que a Rosemary poderia sim ter cometido suicídio ou que estivesse viva.
Infelizmente eu não conseguia parar de pensar o quão burra algumas pessoas eram, e como tudo seria tão facilmente resolvido se algumas delas só conversassem entre si e resolvesse os problemas sem guardar tantas informações importantes para si mesmas, e o mais interessante é que a partir do momento em que começam a conversar entre si é que as coisas realmente se resolvem.
A Iris, a irmã da Rosemary, foi a personagem que mais me incomodou em questão de burrice, para mim, no começo, era óbvio que ela estava sendo enganada por um homem e mesmo todos a dizendo isto ainda sim ela ignorava, e acredito que foi proposital, acho que a autora queria que odiássemos o tal rapaz e que achássemos a Iris burra, em certo ponto até ela parece ser suspeita mas dava a sensação de ser tão ingênua que não consegui apontar o dedo para ela por muito tempo.
Devo admitir que fiquei surpresa com o final, não esperava ser quem foi e nem como foi, a virada que teve um dos personagens foi extremamente surpreendente, não esperava nem um pouco que ele se revelasse diferente do que se mostrava ou de quem achávamos que fosse, mas fico feliz que aconteceu e amei a surpresa que tive com tudo.
A pessoa que resolve o caso é a que trás a maior e a única reviravolta da história, e com estilo Agatha Christie de escrita, este sendo o terceiro livro que leio da autora é o terceiro que algum personagem faz uma reviravolta desse nível na história, tenho certeza que é por isso que a autora é tão reconhecida no gênero, pela genialidade e a sutileza dessas mudanças.
Definitivamente a Agatha Christie conseguiu novamente me surpreender assim como nos outros dois livros que já li da dela, irei sim ler outros e espero que tenham desfechos tão bons quanto esse, ela parece ser a rainha das reviravoltas e de resolver casos de formas inesperadas, consigo ver que varios outros autores de livros já se inspiraram na Agatha em suas histórias, mas com toda certeza é difícil bater a genialidade dela nas resoluções de casos como este.
E no fim não acho que serei capaz de beber de qualquer copo em uma festa por um longo tempo sem desconfiar do que tem dentro ou sem lembrar da Rosemary e dessa história.

Robb 21/04/2023

Igual o café descrito por Anthony.
O livro tinha potência, mas não foi bem explorado. Tudo pareceu correr e para mim, no final, nada realmente se encaixou, só fiquei confusa. Entendi a motivação e quem eram os culpados, mas não entendi o como, talvez meus neurônios estejam queimados pelo fim do período acadêmico. Mas de todo mundo, foi uma leitura bem rápida, porém que não me prendeu de fato ao ponto de eu gostar, foi um livro morno.

SunshinetySick 29/04/2022

MUITO BOM
Eu não lia nada de Agatha Cristie a muito tempo, mas esse livro reviveu o meu amor por ela e relembrou o que a faz tão especial!

Personagens cativantes, um enredo interessante e intrigas que cativam qualquer fofoqueiro hahahaha Como sempre, eu não consegui ver quem era o assassino até as últimas páginas, mas todos os pontos se ligam perfeitamente.

Vitorialof 23/04/2022

Previsível
Previsível, mas não ruim. A narrativa é meio cansativa e até vazia em alguns momentos, mas não é uma perda de tempo total.
Mas com certeza não é nem de perto um dos melhores da madame Agatha.

Hemily 26/05/2022

Decepcionada
Eu esperava muito mais desse livro, mas tudo o que tenho são pontos negativos. A história é extremamente parada, não tem nada de interessante

Mia 05/08/2021

digno da rainha do suspense ?????
confesso que algumas coisas no plot em geral não foram completamente surpreendentes para mim, mas acho que no caso desse livro em específico é impossível não pensar em todas as possibilidades e desconfiar de TODO MUNDO.
Agatha foi muito feliz em toda a narrativa, conseguindo manter a coesão dos personagens e suas motivações, além de agregar bastante carisma para cada um mesmo em poucas páginas.

Stacyflwr 06/01/2024

Interessante
Como todos os livros da Agatha, o começo não me prendeu muito, muitos personagens, muitos acontecimentos, muitos detalhes, enfim, uma confusão.
Já falei várias vezes que AMO livros que misturam suspense/mistério com romance, e isso vai acontecendo durante esse livro, o que me fez focar bastante na leitura.
Eu gostei do livro, traz personagens interessantes, uma trama fascinante bem construída e envolvente no nível da Christie.

Luann 10/11/2021

em minha leitura eu não consegui imagem quem poderia estar matando os outros, mas depois que os fatos são revelados, fica bem obvio mesmo