Um Brinde de Cianureto

Um Brinde de Cianureto Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

kira 10/01/2022

Fiquei muito surpresa com o autor do crime, era alguem que ru nao esperava, mas amei o livro demais, é a primeira vez que eu leio algo da rainha

Silvana 06/02/2022

Iris Marle tentou não pensar na morte da irmã após ela ter se suicidado, mas agora ela precisa se lembrar. Iris e Rosemary nunca foram próximas. A diferença de seis anos entre elas sempre pareceu ser maior do que realmente era. Seus interesses sempre foram diferentes e somente depois de adultas é que elas conviveram um pouco mais já que Iris foi morar com Rosemary e seu marido George Barton após a morte de sua mãe. Marido esse aliás, que Iris nunca entendeu o motivo de ele ter sido o escolhido de Rosemary, já que George era quinze anos mais velho que ela e apesar de ser um homem gentil, não é bonito e nunca teve dinheiro, diferente de Rosemary que herdou uma fortuna de seu padrinho.
E contrariando as expectativas, Rosemary foi muito feliz em seu casamento, pelo menos até aquela semana antes da tragédia acontecer. Rosemary estava se recuperando de uma gripe quando Iris a encontrou chorando sobre a mesa da sala de estar. E quando Rosemary saiu rapidamente afirmando que estava tudo bem, Iris encontrou sob a mesa uma carta endereçada a ela que mais parecia um testamento e que acabou sendo uma das provas que corroborou com o veredito de suicídio devido a uma depressão pós-gripe para a morte de Rosemary. E essa explicação foi aceita por todos, até agora. Prestes a completar um ano da tragédia George recebe algumas cartas anônimas afirmando que na verdade Rosemary foi assassinada.

Certo de que a polícia não vai voltar a investigar um crime já resolvido por eles, George tem a ideia de recriar o ambiente onde tudo aconteceu. Foi em um jantar para comemorar seu aniversário com os amigos mais íntimos que Rosemary tomou aquela taça envenenada. E será possível que um deles seja o responsável pela morte dela? George chama as mesmas pessoas para um jantar, dispõe os convidados da mesma maneira e infelizmente a tragédia volta a acontecer. Mas qual deles é o assassino? Ruth, a secretária apaixonada pelo o patrão; Iris, a irmã que herdou todo o dinheiro; Stephen, um possível amante, Alexandra, a provável esposa traída; Anthony que parecia enfeitiçado por Rosemary; ou até mesmo George que pode ter descoberto a traição da esposa? E qual seria o motivo para o assassino ter agido novamente?

"— Sandra, Rosemary está morta.

— Está? Às vezes, parece que ela está bem viva..."

Esse sempre foi um dos meus livros favoritos da Agatha. Não pelo mistério ser um dos melhores, mas por eu ser uma romântica de plantão e esse é um dos poucos livros da Agatha que temos romance nele hehe. Mas entendo ele não estar entre os mais lidos dela e nem estar entre os melhores na escolha dos fãs da autora. Primeiro porque não temos os tão amados detetives Hercule Poirot e Miss Jane Marple, e segundo porque o começo do livro é um tanto arrastado e o mistério nem é tão misterioso assim. Mas como cada um tem suas preferências seja por qual motivo for, eu gosto muito dele. E não temos os dois detetives citados, mas temos um velho conhecido, o Coronel Race, que aparece em outras três histórias da rainha.

Para quem não sabe a Agatha trabalhou em uma farmácia antes de aceitar o desafio da irmã e escrever seu primeiro romance policial. Então grande parte de seus "assassinatos" são cometidos com venenos. E nesse até temos um deles no título. E o grande mistério dos crimes é saber como esse veneno foi administrado porque era algo praticamente impossível de acontecer. E o engraçado é que era essa a única coisa que eu lembrava da história, a forma como o crime tinha acontecido, e mais especificamente o segundo assassinato. Eu não lembrava quem era a segunda vítima, nem quem era o culpado, por isso foi bom essa releitura porque foi como se fosse a primeira vez.

E falando em culpado, nesse livro todos os personagens podem ser o assassino. Todos sem exceção têm motivos para matar a Rosemary e fica aquela dúvida pairando sobre nossa cabeça até quase o final do livro. Vamos acompanhar os personagens em capítulos específicos e é como se cada um deles admitisse sua culpa pelo ocorrido, então fica mais fácil procurar alguém inocente do que o culpado, porque todos eles carregam algum tipo de culpa por algo do passado com Rosemary, que pode ser tê-la matado ou não. E como citei antes, temos romance nessa história e a gente torce pelos casais e por isso além de tudo fica aquele desejo de que eles sejam inocentes.

E o interessante de reler um livro anos depois, é vermos a diferença com que vamos ver certas questões. Aqui no caso nessa segunda leitura minha visão sobre a Íris por exemplo, foi completamente diferente da primeira leitura. Também lá se vão vinte e poucos anos entre as duas leituras e a Silvana adolescente não pensava igual à Silvana de quarentena anos. Mas ainda assim esse livro continua sendo um dos meus favoritos da autora. Quanto à edição, eu o reli nessa edição maravilhosa que a Harper Collins está lançando com as capas duras coloridas. Tem gente que não gosta, mas eu amo e vou ficar na torcida para que lancem boa parte dos livros dela e não parem na metade como é de costume.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2022/01/resenha-um-brinde-de-cianureto-agatha.html

sarinhazone 04/08/2022

Impecável
Eu acho que depois desse vou ficar obcecada na Agatha, esse livro é perfeito do início ao fim. Eu amei o final foi um plot gigantesco eu nunca imaginei, é incrível o jeito que ela insere os personagens de uma forma tão leva que vc nem acha suspeito esse personagem está ali. Esse é o tipo de livro que vc ficar presa do início ao fim sempre querendo saber o que vai acontecer. Eu fiquei o livro todo tentando adivinhar quem era e me senti totalmente imersa na história. Simplesmente perfeito me fez muito querer ler mais livros desse gênero

Soraia 21/08/2022

Mais um daqueles livros da Agatha Christie que nos fazem chegar ao final da trama sem saber quem é o criminoso/a!

no silencio da leitura 19/02/2023

Bom?
Não foi favoritado.
A história se desenvolveu bem, os personagens foram bem construidos e muito misteriosos. A autora arrasa demais, a escrita? envolvente, intrigante, pensativa, ti levava ao erro de descobrir o verdadeiro assassino, e pq não foi favoritado ou 5 estrelas?
No meio da história começa a ficar chato, cheio de diálogos não necessarios para descobrir o assassino, e ficou cansativo pra mim.
Fora isso o livro é bom, mas não supera assassinato na casa do pastor.

Van 23/02/2023

Bom, mas prefiro os que tem o Hercule Poirot
De maneira geral foi uma leitura boa, mas essa história não me prendeu como outras da autora. Além disso, eu gosto mais quando tem a participação do Hercule Poirot.
Em resumo, recomendo o livro! Mas se você quer uma história para conhecer a autora, não comece por essa.

Inocêncio 04/08/2020

A Agatha Christie é incrível, todos os livros que já li dela são espetaculares. Adorei este livro!

Tissiane.Santos 02/10/2020

Sensacional
Agatha Christie nunca para de me surpreender. Esse aquele livro que criamos mil e uma teorias e nem sempre acertamos rs. Amei muito e recomendo bastante.

caahferreira13 26/03/2022

Amei...
Não tem como não ler um livro da Agatha de um dia pro outro. Eu precisava confirmar minhas suspeitas. Esse foi único livro que eu desconfiei de quem era o assassino. Claro que eu suspeitei de várias pessoas. Mas eu fico embasbacada em como é inteligente a escrita de livros de mistério. Só não dei 5 estrelas pq acertei o assassino kkkk

Belle.nats 24/02/2023

Personagens sarcásticos são a supremacy
Lendo as resenhas eu achei que não ia gostar muito do começo desse livro, as pessoas falaram que era paradinho no começo. Mas eu gostei desse começo, assim como em a morte no Nilo é a percepção dos personagens, como eles conheceram a vítima, até as motivações que eles teriam pra matar ela, o que torna o mistério mais envolvente. Vamos concordar que a participação do Anthony é incrível kkk personagem sarcástico que tava apaixonado pela garota. Achei a resolução muiiiito boa, só levei um minuto pra entender o que ela tinha a ver com o primeiro assassinato, já que eles falaram do segundo, mas entendi a ligação e que sempre foram os personagens X com o mesmo objetivo. Gostei bastante, só tinha preguiça nas partes da tia dela, mas foram só 2 então foi tranquilo.

Nana 10/03/2022

Estava super empolgada para ler essa história. O final não é tão confuso como os outros livros da Agatha, mas ainda sim não decepcionou.

Fêê 07/11/2021

Comprei esse livro pela capa
Esse livro me chamou a atenção pela capa e por ter Cianureto de Potássio envolvido, o lado Química falando mais rápido alto.

A história é baseada na morte de Rosemary Barton e começa a retratar a história de todos os personagens envolvidos com Rosemary e seus pontos de vista sobre a morte dela.

É uma história bem desenvolvida, de leitura rápida. E apesar do assassino não ser alguém óbvio não achei q o final foi tão surpreendente assim, achei meio chato na vdd. A forma como é escrita a descoberta não me deixou impressionada com a descoberta do assassino. Não achei nem um pouco sensacional.

Tive essa mesma sensação com O Assassinato no Expresso do Oriente.

Confesso que estou um pouco bodeada com a Agatha e não sei se estou com vontade de ler mais um livro dela, mesmo tendo outro aguardando na minha estante hehehe.