Noite sem fim

Noite sem fim Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Noite sem Fim

Ique 10/03/2021

Diferente, marcante, final surpreendente e história bem desenvolvida. Um dos meus preferidos.
Entre os mais de 60 livros escritos por Agatha Christie muito provavelmente “Noite sem fim” seja o mais diferente de todos, sendo considerado pela própria autora como uma de suas obras primas. Sem contar com a presença de nenhum dos detetives famosos, Agatha apresenta poucos personagens que são muito bem desenvolvidos e talvez até mesmo marcantes. Um dos personagens é o Michael (Mike) que também narra a história.

Mike conhece sua amada Ellie em uma lendária casa que muitos dizem ser amaldiçoada chamada de Passo do Cigano, que inclusive estava sendo leiloada. Ambos estavam ali de passagem e foi amor à primeira vista. Após várias conversas e encontros decidem-se casar e construir uma vida naquela casa que deveria ser demolida para dar espaço a um projeto moderno e incrível de um dos melhores arquitetos da região. Mas, nem tudo são flores, eles foram alertados por uma cigana supersticiosa para saírem do local pois algo horrível poderia acontecer (o recado foi ignorado).

O dinheiro para construir a casa não foi um problema, pelo contrário: Ellie era podre de rica, tinha vários investimentos e vinha de uma família tradicional. Mike, por outro lado, não parava em nenhum emprego e só queria curtir a vida. A junção desses personagens incomodou ambas as famílias, mas Mike ignorou a mãe (que era a pessoa mais próxima que tinha) e Ellie teve a ajuda da melhor amiga Greta para casar por baixo dos panos.

Mas, a diferença de classe não foi o maior desafio do casal que teve que lidar também com acontecimentos estranhos e ocorrências inexplicáveis. Será que o Passo do Cigano realmente é amaldiçoado ou alguém está agindo contra os pombinhos apaixonados?

Seja qual for sua teoria, Agatha Christie certamente vai derrubá-la ao apresentar o desfecho da história. Fazia muito tempo que não lia um final tão surpreendente que me fizesse ficar de queixo caído, perplexo e pensando: Não creio. Foi perfeito, bem planejado e executado. Ao longo de toda narrativa várias pontas foram sendo deixadas para serem unidas e solucionadas no final, até mesmo mínimos detalhes, comentários e histórias do passado dos personagens.

Falando um pouco mais da narrativa, o livro é sombrio, com clima de tensão ao longo de cada capítulo que termina com uma sensação de querer mais no sentido de conhecer os personagens e seu cotidiano. Em contrapartida, a história pode ser muito lenta se você não gostar da forma que a autora desenvolve até chegar no clímax, porque até algo chocante acontecer demora cerca de 150 páginas! Tal fato não me incomodou uma vez que estava imerso na narrativa.

Termino essa análise, que ficou grande, dizendo: Noite sem fim é um dos meus livros preferidos da Agatha Christie. Mas… Vá com calma sendo que ele é diferente de todos os outros, motivo pelo qual tem uma relação de amor e ódio pelos fãs.
Ique 10/03/2021minha estante
Essa resenha da um capítulo do livro... Foi a emoção, acabei de ler agr haha

ANDER CELES 11/03/2021minha estante
Uuuhhh! Quero que chegue o momento de ler logo!!!

Jaqueline.Vitoria 12/08/2022minha estante
Até agr tá prft

Erika.Chada 26/04/2023minha estante
Nossa que sinopse perfeita, você deve ser profissional. Estava vendo um trailer de uma adaptação que irá chegar em setembro e pelo que você falou acho que será baseada neste livro. Até mais.

Lopes Viana 26/10/2023minha estante
O melhor plot sem dúvidas hahah, no início eu estranhei muito por ser uma história de romance e muito ?normalzinha?, mas acabou se tornando um dos meus favoritos, só leiam.

Dani 31/03/2024

Mais um da rainha para a conta. Esse começa bem diferente, meio morno, e estava com bastante medo de me decepcionar, mas as últimas páginas mudam totalmente a história toda! Novamente, caí na armadilha de achar que o culpado era alguém, deixar de achar, e no final estar certa desde o princípio (incrível como nunca confio na minha intuição ?????). O motivo e o modo como tudo aconteceu realmente me surpreendeu, imaginava outras coisas... Enfim, leitura rapidinha e super recomendada!

graazifarias 04/05/2024minha estante
Comecei o audiobook dele hoje, espero gostar. =]

Eliane247 05/05/2024minha estante
É o meu preferido dela até agora.

Gaby'sð 05/05/2024minha estante
Como é esse livro? Tem uma pegada sobrenatural ou é só algo normal mesmo?

Loh 28/12/2021

Assustador, macabro...
Um livro bastante incomum para a autora, primeiramente, pelo modo de escrita, em segundo, pelo jeito que os fatos ocorrem.
A obra baseia-se no romance entre uma moça rica e um rapaz sem perspectiva de vida, que, a posteriori, vira algo bastante perigoso, para ambas as partes. Após o casamento e a lua de mel, eles se mudam para uma casa no interior da Inglaterra, que tem o nome de Campo do Cigano, onde uma velha mulher cigana tem o prazer em fazer superstições sobre o local e o que acontece com aqueles que se mudam para lá, o que, se descobre depois, não é tão mera superstição quanto parece.
Li devagar para um livro tão curto, pois a história foi correndo bem devagar, na minha opinião, o caso foi resolvido rápido e não foi um dos meus favoritos - apesar de ser amante da autora -, mas foi uma boa leitura de fim de ano. Esperava mais, mais emoção e pensei que iria me prender mais.

Marlonbsan 21/02/2023

Noite Sem Fim
Durante uma visita ao Passo do Cigano, Michael encontra Ellie, a partir disso, o rumo de suas vidas não serão mais as mesmas.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos Mike, a linguagem é simples e fluida, padrão da autora.

Senti que o início do livro não me prendeu tanto, talvez por conta do personagem narrador, além de ter sido um tipo de livro diferente da autora, no qual foca mais na construção narrativa e relação dos personagens, de suas histórias, tendo essa parte sendo prolongada, mostrando quem é quem além de suas funções ali. Há também a mística por trás do local, que é abordada como uma das premissas básicas.

Mas, com a progressão da história, fui entendendo o que seria levado em conta e outras características narrativas. Há alguns mistérios durante a narrativa, mas o principal, demora bastante. Realmente o trabalho da Agatha na construção de suas tramas é algo de se admirar, pois, apesar de serem simples, tudo é muito bem interligado. Os personagens também possuem suas importâncias na construção narrativa, ajudam na progressão, e como sempre, o destaque para os diálogos.

Acho que quem é acostumado a ler os livros da autora, vai achar essa obra diferente, pode incomodar o fato de não focar tanto nos mistérios e suas soluções, mas cada livro tem suas características próprias.

Mike acabou se mostrando um personagem interessante, mas tinha algumas atitudes que me incomodaram, apesar de terem sido explicadas no final. E por falar nisso, o final é daqueles que busca a mudança brusca e com várias questões debatidas, fechando muito bem a trama.

steven. 07/03/2023

Eu só entendi no início até final que não entendi nada mesmo ???, já vi as notas que pessoas deram, mas pra mim, não faz sentido af e espero que os próximos livros dela não me decepcionará novamente pq a escrita é muito fluida e rápida, infelizmente que a história e os personagens são fracos

Vanessa704 12/02/2023

Lento, mas com um final surpreendente!
O início do livro é um pouco lento, custei a avançar na leitura. No entanto, a partir da metade em diante a estória me prendeu.. e o final me surpreendeu.

Em momento algum desconfiei da identidade do assassino, tampouco sabia que o mesmo tinha um cúmplice.

Agatha Christie, como sempre, mostrou ser a dama dos mistérios, amarrando todas as pontas da estória num final inesperado.
Margô 01/03/2023minha estante
Vanessa, você é fã de suspenses mesmo! Me indique o melhor que você já leu...?

Vanessa704 02/03/2023minha estante
Dos livros da Agatha Christie, o que mais gostei foi "E não sobrou nenhum".
De outros autores, o melhor livro de suspense que já li até o momento foi "O homem que não amava as mulheres" do Larsson.

Estou começando a me aventurar pelo gênero, Margô.. então é provável que eu mude de opinião no futuro! ?

Margô 02/03/2023minha estante
Obrigada Vanessa... Então , eu assisti o filme , "O homem que não amava as mulheres"... E não sabia que era uma adaptação. Taí, gostei ??????. Entrou pra minha lista.

Vini 26/12/2020

Noite sem fim
Esse foi o livro da Agatha mais desafiador pra mim. O desenrolar da história foi lento, mas importante para a conclusão da trama onde nos é apresentado o plot twist, diferente dos demais livros onde temos um crime seguido de muitos capítulos de investigação e especulação. Não amei, mas recomendo.
Blue 18/02/2021minha estante
Esse livro é incrível.

Mafer 18/11/2021

Surpreendente e sensacional
Ignorando o aviso de uma velha mulher de que o local é amaldiçoado, um casal decide comprar uma casa abandonada no chamado "Passo do Cigano". Logo descobrem que coisas estranhas e inexplicáveis acontecem no lá.

A escrita é bastante detalhada, em alguns contextos eu acho isso maçante mas nesse não foi o que aconteceu. O acontecimento marcante demora um pouco para acontecer mas isso não torna a leitura arrastada, já que Agatha cria uma atmosfera em que conseguimos compreender e aprofundar inteiramente nos personagens enquanto a história vai se desenrolando. O final é incrível e totalmente inesperado.

Com certeza é um dos melhores livros da autora e a mesma acha isso também. 5? muito bem merecidas.
Carolina 18/11/2021minha estante
amo os livros da agatha, vou colocar esse na minha lista?

Mi Rubin 03/02/2022

Eu gostei muito mais do que esperava.
Escrita fluída e bem atual!
Nem parece que estamos lendo algo escrito há tanto.

Totalmente diferente de tudo que já li dela, um bom romance que no fim se mostra algo bem maior.

Me envolvi tanto que sequer percebi a direção que a trama tomava.
E me surpreendi muito.
O plot realmente é bom!

Indico imensamente

ca ;) 03/12/2022

MANO EU ADIVINHEI O SEGUNDO MELHOR PLOT DA AGATHA!!!!!!! O que foi esse livro?? meu deus que livro bom!! De certa forma me lembrou o terror psicológico do ?Iluminado? e eu amei demais! Se o último assassinato tive sido bem violento, esse livro nem pareceria da Agatha, provavelmente eu diria que foi escrito pelo King. Amei!

Camila0831 20/06/2021

Bela tentativa, senhora Christie
Mais de metade da história e eu me perguntado como que X ia matar Y. Y, era óbvio, seria morta, por motivos igualmente óbvios. E o assassino seria X, já que não acreditei nele desde o início. Bela tentativa, senhora Christie, mas "O caso dos dez negrinhos" me ensinou bem. Você é uma boa professora e, acredito, estou me tornando uma boa aluna.

Thânia Deak 19/07/2022

Noite Sem Fim
Gente o que falar desse livro???? Foi completamente surpreendente, foi por um caminho que eu realmente não esperava e fiquei abismada, chocada, não sei como descrever...

Quando Michael encontra Ellie durante uma visita ao Passo do Cigano, é amor à primeira vista. Apaixonados, os dois decidem começar uma vida juntos comprando a propriedade abandonada. No entanto, o casal ignora o aviso de uma estranha senhora sobre a maldição que assola o local? e apesar de não acreditarem em seus augúrios, o mal começa a assombrá-los. Logo, o rapaz descobre que, no Passo do Cigano, muitos acidentes inexplicáveis acontecem. Mas quem ? ou o quê ? está por trás dessas desgraças?

Tha 08/09/2022

Que livro diferente! O começo é bem lento e nem parece Agatha Christie, mas a trama desenrolada é muito interessante.