A Última Princesa

A Última Princesa Fábio Yabu

Resenhas - A Última Princesa

Rafa 15/05/2012

Resenha - A Última Princesa - Fábio Yabu
Num reino muito, muito distante havia a Princesa, elegante, inteligente, educada, adoradora de suas amáveis camélias, sim, a Princesa amava seu jardim, e se concentrava muito seus olhos nas camélias. Ela convivia com seus pais e sua pequena irmã. Ela tem um amigo, quer dizer um super amigo. Ele se chama Alberto, um criador de tudo, inventava até que poderia voar, diga-se de passagem que esse é o maior sonho dele. E gostava muito de mostrar suas descobertas à Princesa, ela amava isso.

- Alberto, como você consegue inventar coisas tão incríveis?
Ele respondeu com um sorriso inspirado:
- Inventar é imaginar, Princesa!
Pág. 84

O reino da Princesa estava se acabando, alguns seguidores do Barão, agora expulso do reino pela Princesa, estavam apoiando-o sobre os escravos não serem libertos, pois assim sendo, não haveria paz, pois também não haveria quem pudesse trabalhar por eles... A Princesa foi quem tomou atitude por não deixar que os escravos fossem tratados como tal. O reino não estava muito bem, o povo estava desacreditado em parte do Rei adoentado, a Princesa se casou, agora despossuída de seu reino, estava bem longe de sua querida terra e para tomar de volta seu jardim de camélias, só com a ajuda de Alberto...
Achei o livro super fofo, pequeno, mas com uma grande lição para nos dar, não devemos jamais deixar de acreditar naquilo que acreditamos que é certo, ou mesmo nos nossos sonhos.

... As cores não tornam as pessoas diferentes, mas o mundo mais bonito. Pág. 90

Foi uma leitura rápida e gostei muito, a linguagem muito afável, deu vontade de reler a história, e o farei assim que puder. A história não é real, mas pareceu, o autor se inspirou em autores da História para criar seus personagens, achei esse item muito interessante. Sem contar, o faz de conta, a mágica trazida pela floresta, a ciência descoberta pela liberdade, as renovações dos diálogos elegantes. Sim, a história ensina sobre liberdade, liberdade, liberdade é o que há...

- Maldições são como invenções... Só funcionam se você acreditar nelas. Pág. 96

Eu simplesmente não tenho muito que falar, simplesmente amei A última Princesa, não tem nada de drama, suspense. Mas tem amor, tem ousadia, tem poesia nos diálogos, força de vontade em querer realizar sonhos e muitas fantasias. Por completo posso dizer que o livro é tudo aquilo que eu jamais pensaria em ler. Por final, vejo que o ‘felizes para sempre’ dela nos mantém felizes até hoje, graças à Lei Áurea. Um livro realmente LINDO. Leiam!

leiturasvivas.com

Normal 20/08/2012

É muito divertido ver as alegorias feitas com a História do Brasil e ficar imaginando quais são baseadas em fatos reais e quais são ficção.
Um ótimo livro para virar paradidático nas escolas!

Paulo V. 29/06/2012

Mini-crítica
“A Última Princesa” conta a história da Princesa, que vivia em seu reino natal, porém, ela foi banida dele por um feiticeiro. Agora, ela vive junto com seu Príncipe Encantado em outro reino. É nesse novo reino que ela conhece o inventor Alberto, que lhe dá esperança em retornar ao seu reino natal.

Em um conto de fadas baseado em uma história real, Fábio Yabu mostrou que seu talento vai além do desenho infantil “Princesas do Mar” (que é muito bom, diga-se de passagem). O livro é fininho e junto com a narrativa simples forma uma leitura agradável, para se ler em um ou dois dias. O livro possui também várias ilustrações, muito bonitas por sinal, de autoria do Mathiole. “A Última Princesa” é recomendado para todas as idades, um daqueles livros que você, sua mãe/pai e sua avó/avô leem.

Essa é a mini-crítica do livro, se quiser ler a minha resenha completa, acesse: http://conversacult.blogspot.com.br/2012/05/resenha-ultima-princesa-de-fabio-yabu.html

naniedias 09/07/2012

A Última Princesa, de Fábio Yabu
Era uma vez uma Princesa, que amava o seu país e o seu povo. Amava tanto que fez tudo o que podia por eles.
Mas um dia, ela se viu longe, impedida de voltar para a terra que tanto amava. Ela estava triste, com saudades. Mas eis que um amigo da Princesa, um Inventor muito criativo, tem uma ideia, que poderá ser capaz de levá-la de volta à terra amada.

O que eu achei do livro:
O livro é lindo!
Fábio Yabu conseguiu me conquistar com sua história tão doce e cativante. Com uma escrita é simples e super gostosa de ler - ideal para crianças (e não menos deliciosa para adultos) - o autor mescla realidade e ficção nessa graciosa história. Seus personagens são bem escritos e trazem traços de pessoas reais, o que dá um charme a mais para essa aventura.
Os capítulos são bem curtinhos e entremeiam a vida atual da Princesa, enquanto ela está no exílio, e a vida passada, enquanto ainda vivia com sua família em seu reino de origem.
São livros como esse que eu gostaria de ver nas escolas brasileiras. Não na aula de História, porque o livro mescla realidade com ficção, mas na aula de Literatura. As crianças, assim como eu, ficariam, certamente, muito curiosas para saber mais sobre a princesa real, aquela na qual a Princesa do livro foi baseada - e nesse ponto o professor de História poderia entrar explicando melhor sobre os fatos históricos. Certamente a escola ficaria mais interessante e as crianças interessadas. Confesso que eu fiquei super curiosa para saber mais sobre essa personagem que é tão pouco falada em nossas escolas (lembro que quando fui ao museu de sua família eu fiquei pensando o quão pouco sabia sobre todos eles e seus feitos).
Algumas passagens do livro são muito emocionantes. Por exemplo, no momento em que a Princesa pergunta ao Rei se aquelas pessoas todas que iam ao palácio eram o Povo e o Rei diz à Princesa que o Povo é muito maior do que aquilo. A pequena Princesa então pergunta ao pai se aquele Povo todo um dia será dela e o pai responde que não, que ela é que um dia será daquele Povo todo. Não é uma graça?! E essa não é a única passagem capaz de arrepiar o leitor - há muitas outras, mesmo que o livro seja tão curtinho. Não é a primeira vez que paro para pensar o quanto uma nação pode ser cruel com seus monarcas uma vez que um outro regime é imposto. Esse livro traz à tona esses questionamentos.
Curiosos para saber de quem eu estou falando, né?! Honestamente eu já sabia em quem a Princesa do livro havia sido baseada (já havia lido algumas - isso mesmo, não apenas uma - entrevistas com o autor e matérias/resenhas sobre o livro), mas acho que se você não souber a leitura pode ser ainda mais interessante. Portanto, vou me abster de contar quem é a verdadeira princesa, embora com uma rápida pesquisa no Google você possa encontrar (mas, sério, se você ainda não sabe e pretende ler o livro logo, não procure - descubra com a leitura, será muito mais gostoso!).
No final do livro, o autor nos revela a biografia que pesquisou para escrever sua história, além de algumas fotos dos personagens.
Um livro pequeno no tamanho, mas imenso no conteúdo, A Última Princesa é uma história deliciosa que merece ser lida!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Marco Linares 22/08/2012

Para bater palmas
Confesso que estava muito curioso para ler este livro, mas ao mesmo tempo, estava com um pé atrás, pois não fazia idéia de o que encontraria. E o que eu encontrei?
Um livro lindo. Emocionante, cativante, com uma linguagem que agrada a qualquer público, desde crianças a adultos.
Fábio Yabu cria um verdadeiro conto de fadas inspirado em fatos da história brasileira, que não fica trás de nenhum filme de princesas da Disney.
A narrativa é muito bem construída, costurando duas fases da vida da Princesa de forma a apresentar um belíssimo quadro no final da leitura.

Parabéns ao Fábio Yabu por demonstrar tanta paixão por esta personagem muitas vezes esquecida pelo povo brasileiro, e mais ainda, pela forma apaixonada que ele escreve sobre Alberto, o inventor. um personagem da vida real que parece ter escapado do país das maravilhas de Lewis Carrol, ou então, do mundo de Nárnia.

Uma obra que vale a pena ser lida por todos e que deveria ser incluída como leitura obrigatória nas escolas.

Jééh Dias 24/07/2012

DCA 2012 - A última Princesa
Eu estava com um certo receio de ler esse livro, com medo de não gostar... Para minha surpresa o livro foi muito bom!
Os personagens são inspirados em pessoas da nossa história, a história do Brasil que tantas vezes estudamos sem prestar atenção!
Acho que um livro como esse deveria ser usado nas escolas, tenho certeza que seria um incentivo para fazer os alunos se interessar mais na matéria. A princesa sofre uma maldição e em um capitulo temos a histórias antes da maldição e no outro capitulo a história pós a maldição. Vai alternando e nos colocando a par da história da princesa!
Muito bem escrito! Vale muito a pena !

Vivi 10/06/2012

Resenha: http://emporiodoslivros.blogspot.com.br/2012/06/ultima-princesa-fabio-yabu.html

A princesa se calou por um momento, temendo suas próximas palavras e sussurrou:
– Eu sofri uma maldição. – Seus olhos se encheram de lágrimas.
Alberto lhe estendeu um lenço. Ela encheu os pulmões de ar e prendeu a respiração para aplacar o choro enquanto enxugava o rosto.
– Princesa, com todo o respeito, eu não acredito em maldições.
– Alberto, você sabe tudo o que aconteceu comigo e com a minha família.
– Eu sou um homem da ciência. Sei das coisas terríveis que aconteceram à sua família, todavia também sei de todas as coisas boas que fizeram em seu tempo, e pelas quais serão sempre lembrados.
– "Lembrados", Alberto? – Ela abaixou os braços, resignada. – Meu povo não conhece a minha história, nem se lembra de mim.
– Eu me lembro. Um dia, outros se lembrarão." Pág. 50, 51

Há muito, muito tempo, numa terra distante....

Fábio Yabu conseguiu me encantar com a história de uma princesa que lutou por seu povo, por seus ideais e mesmo contra tudo e todos, com riscos para si própria e para sua família fez o que era certo. Suas ações mudaram o mundo e trouxeram esperança a muitos.

Não acho certo contar aqui quem é a princesa, até porque eu demorei um certo tempo para associá-la ao personagem, é um livro relativamente curto, então qualquer palavrinha a mais que dissesse aqui poderia estragar a surpresa.

O livro é recomendado para adultos e crianças, pois tem uma linguagem simples e fascinante. As ilustrações feitas pelo Matheus Lopes Castro dão vida a história e casam de forma maravilhosa com a escrita do Fábio. A escrita do autor é outro ponto maravilhoso, é leve, simples e a leitura flui de maneira rápida.

A mistura da ficção com a realidade transcorre de uma maneira tão natural e bonita que dá a sensação de retornar a infância. O amor da Princesa pelas flores, artes, ciência e sua maneira especial de ver a vida nos cativam logo de início. Algumas passagens como a do casamento da Princesa são lindas, mas sempre envolvendo a simplicidade e suavidade da escrita do autor.

A relação com seu melhor amigo, Alberto são algumas das passagens que mais me cativaram, o jeito sonhador e atrapalhado de Alberto e sua total devoção e amizade irrestrita a princesa renderam ótimos diálogos.

"Apressada, a princesa desamarrou o embrulho e, sem se importar com a etiqueta, tirou de dentro dele uma enorme pérola negra. Ergueu-a contra a luz e observou a superfície impecavelmente polida refletindo os vitrais coloridos das janelas.
– Nunca vi tamanha perfeição!
Enfim, colocou-a entre os dentes, emitindo um som que não escutava havia muitas gerações: póc."
Pág. 20, 21

Informações sobre o Autor http://www.yabu.com.br/blog/
Siga o @fabioyabu no Twitter

Bjokas!!!

Gabi 12/05/2012

www.livrosecitacoes.com

Essa semana, por coincidência, pesquisei sobre um livro que reescreve a história dos Tudors e foi nessa pesquisa que li uma frase maravilhosa: "Nossa história é cheia de animação, drama e romance excitante se nós apenas olharmos para o nosso passado." O mais novo livro de Fábio Yabu dá força a essa frase.

"Este mundo é cheio de coisas magicas. No fundo, todo homem da ciência sabe disso."

A história: um menino que virou Rei, quatro filhos e uma Última Princesa. Narrado em terceira pessoa de forma única e mágica, conhecemos a história da Princesa Isabel, sua infância, a vida no exílio e os personagens que tiveram impacto em sua vida, como sua amada irmã, seus pais, sua 'madrinha', além de, claro, seu Príncipe Encantado e Alberto, nosso Santos Dumont. Em um mundo mágico e justo, a jovem Princesa não entende como pode haver escravidão e, com o tempo, acaba decidindo aboli-la. Mas nem todos querem perder seus escravos e, logo, uma maldição é imposta em sua vida.

"E, como todas as outras pessoas, princesas ou não, ela amava a liberdade."

Antes de comentar a estória do livro, seria um pecado não destacar as ilustrações, trabalho de Matheus Lopes Castro, e a capa, onde as flores possuem uma textura diferente e fiquei feito boba virando o livro de um lado para o outro para ver o efeito.

"Sabe, Princesa... de certa forma, uma maldição é como uma invenção: para funcionar, você precisa acreditar nela."

Nunca um autor me conquistou tão rápido e em suas primeiras páginas. A simplicidade de Yabu em nos envolver em um mundo mágico, misturando ficção com realidade, é algo que dá gosto. Tem livros que possuem muitas páginas e pequenas histórias. A Última Princesa possui poucas paginas, muito talento e uma vida de histórias. É claro, devemos considerar que o autor já tinha um esboço e a história em si, sem qualquer adaptação, já é muito gostosa de ser lida, mas isso não tira o crédito de Yabu. Para quem nunca se interessou pela história do Brasil, ao ler esse livro, será conquistado e não vai demorar muito para encontrar-se pesquisando mais sobre Princesa Isabel, sua paixão infantil por teatro e seu amor de toda a vida por química, a confusão que foi seu casamento, os conflitos junto ao Barão e como ela se reergueu para formar seu próprio pequeno Reino em outro lugar.

Lívia 10/06/2022

Leve e encantador
Gostei bastante da ideia do escritor em
adaptar uma história que nós já
?conhecemos? para um conto de fadas. Muito legal também saber que grande parte dos diálogos do livro realmente aconteceram.
? Indico o livro para todas as idades, é bem
gostosinho de ler.

Camila 27/05/2012

A Última Princesa
"Você a conhece. Só não se lembra dela" - uma simples frase na contracapa do livro despertou a minha curiosidade sobre esse livro. Quem poderia ser essa princesa? E ao terminar de ler o livro, me senti culpada, de certa forma, porque eu realmente a conhecia, mas não me lembrava!
Baseado na história da Princesa Isabel, A Última Princesa é um livro encantador! Em apenas 128 página, o autor soube como reunir momentos divertidos e emocionantes da nossa história, mesclando-os com pura fantasia e mágica!!
Um livro que deveria ser lido por crianças e adultos, para lembrar a todos os brasileiros que temos nossos próprios contos de fadas!! rs...

www.leitoracompulsiva.com.br

gicabu 29/05/2012

O que você sabe sobre a Princesa Isabel?
Aurora, Rapunzel, Branca de Neve... Esses contos de fada você já conhece e sabe bem como terminam. Histórias de frágeis princesas e seus príncipes, com os finais que só existem na última página de livros infantis.

A Última Princesa conta a história de Isabel, aquela que foi regente do reino. Aquela, que lutou pela libertação dos escravos. Sabe? Aquela que era amiga de Santos Dumont, assinou a Lei Áurea e foi banida do Brasil. Fábio Yabu transforma a surpreendente vida da princesa em um livro delicado, embalado em fantasia e na vontade de recuperar o lugar de Isabel na memória do povo brasileiro.

Se você for uma criança, leia para aprender história. Se você for um adolescente, leia para aprender o valor de uma amizade. Se você for um adulto, leia para aprender o que uma pessoa determinada é capaz de fazer.

(E se você duvida da beleza dessa história, saiba que o livro vai virar um longa metragem.)

Dudu 07/01/2013

Muito rico!
Conta de forma fantasiosa a história da família imperial brasileira, na visão de S.M.I D. Isabel I do Brasil.

Gabriela 08/01/2013

Sinopse
A princesa se calou por um momento, temendo suas próximas palavras,e sussurrou:
-Eu sofri uma maldição. - Seus olhos de encheram de lágrimas.
-Princesa, com todo o respeito, eu não acredito em maldições.
-Alberto, você sabe tudo oque aconteceu comigo e com a minha família.
-Eu sou homem da ciência. Sei das coisas terríveis que aconteceram a sua família, todavia também sei de todas as coisas boas que fizeram em seu tempo, e pelas quais serão sempre lembrados.
-"Lembrados", Alberto?- Ela abaixou os braços, resignada. -Meu povo não conhece a minha historia, nem se lembra de mim.
Eu me lembro. Um dia, outros se lembrarão.

Nathy 04/06/2013

A última princesa – Fábio Yabu | O Blog da Mari
A Última Princesa me surpreendeu muito, a primeira vista parecia ser somente mais um livro infantilizado e que eu demoraria muito para ler, mas estava totalmente enganada e fiquei muito feliz por isso. A história contada é de uma Princesa que após assinar um acordo, que supostamente não deveria, foi amaldiçoada a perder a todos que ama e ver o seu povo esquecer-se de sua existência. Conforme a história vai sendo contada é possível perceber, sobre o que na verdade se trata. Acredito que se na época em que aprendi a história verdadeira desse marco na história do Brasil teria sentido muito mais interesse. A forma como é passado o sofrimento da Princesa por causa dessa maldição, faz com que fique ainda mais cativado e conectado com a história.

Além da Princesa contamos com alguns outros personagens, como o seu Príncipe Encantado. No livro nenhum deles tem nomes, somente são tratados por Princesa e Príncipe, mas isso não influência na leitura. Os dois juntos são muito lindos, ainda que a princípio o Príncipe parecesse ser um homem arrogante, prepotente, além de parecer não amar tanto assim a Princesa, o que acredito tenha sido somente impressão minha, porque mais a frente na leitura ele se mostra um homem amoroso e que faria de tudo para que sua amada fosse feliz, seja nesse lugar onde foi amaldiçoada a ficar ou em qualquer outro lugar. Como amo romances gostaria de ter visto mais cenas amorosas entre os dois ainda que tudo tenha sido de acordo com a proposta do livro.

“– Mas, não é nosso lar.

-Já falamos sobre isso milhares e milhares de vezes, minha amada. Por que voltar, depois de tudo que passamos para ter o que temos? Um belo castelo, um bem-cuidado jardim, as camélias que você tanto ama. Temos a vida com a qual muitos sonhariam”

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/OIbqU8

Kami 22/10/2013

A Última Princesa, de Fábio Yabu, narra a história de uma Princesa que, banida de sua terra natal por uma maldição, sofre diariamente pela saudade do seu reino de origem. Ela até tenta levar uma vida normal com seu Príncipe Encantado e cultivando camélias, mas a nostalgia está sempre ali, torturando-a. Porém, um inventor e grande amigo seu, de nome Alberto, faz-lhe uma visita em um dia e surge com um projeto inusitado: a Ave de Rapina, uma invenção que permitirá a princesa voltar para casa.
Embora contenha 20 capítulos, o livro é curtinho e é possível lê-lo em um dia. Os capítulos dividem-se em dois momentos temporais, mesmo que essa alternância não seja exatamente uma regra: em um momento, vemos a princesa em seu exílio e, no outro, é narrada a sua e a história da sua família, contando o que aconteceu para que a protagonista fosse banida de seu reino. A edição é um primor. As ilustrações estão espalhadas pelas páginas, enfeitando o texto. Os personagens desenhados não possuem rostos (o que, a meu ver, foi uma sacada genial). E, ao fim do livro, há uma sessão especial contendo fotos daqueles que inspiraram o autor a criar a sua história, além de uma nota explicativa do mesmo.
A ideia de Fábio Yabu foi maravilhosa. Ele recriou a História do Brasil de uma forma mágica, suave e delicada em uma linguagem apropriada para o público infanto-juvenil. Acredito que esta é uma ótima maneira de aproximar esses leitores (que, em sua maioria, ainda estão no ensino fundamental/médio) da disciplina. O interesse em conhecer o que aconteceu na realidade vai surgir e isso criará entre o jovem e a matéria um vínculo, o que tornará o estudo mais prazeroso. Porém, para mim, que terminei a escola há três anos, o livro causou uma gostosa sensação de nostalgia, além do próprio prazer da leitura. Foi quase impossível não lembrar o meu terceiro ano e aquela correria absurda para o vestibular. E foi com muita saudade que me recordei do meu professor de História, que não nos ensinava, mas narrava como um exímio contador os fatos que marcaram o Brasil.
Recomendo o livro a todos: crianças, adolescentes, adultos e pais. Porque todos vocês conhecem a Princesa. Só não se lembram dela.

site: http://kamilegirao.com/