A Última Princesa

A Última Princesa Fábio Yabu

Resenhas - A Última Princesa

Natalia 19/02/2024

Quanta delicadeza e significado!
Os maiores símbolos do Brasil, juntos, não poderia dar errado, a história é linda cheia de momentos mágicos e emocionantes, a perseverança dos protagonistas em fazer dar certo, em ir atrás não importa quanto tempo leve para seu plano se concretizar.
Ainda senti, durante a leitura, um pouco da magia e surrealismo de Alice no país das maravilhas, que casou perfeitamente com o enredo construído pelo Fábio.
Não existe palavra melhor para descrever, se não, mágico, indico para todas as idades, sem restrições.

Guilherme 11/01/2023

Não gostei muito do livro a história de certa forma não era cativante e não me prendia muito menos os personagens me traziam um interesse na história mas talvez eu tenha lido ele em uma época errada

Nicole 27/12/2022

Uma fantasia histórica
Essa foi uma leitura particularmente leve. Durante o tempo em que li essa história percebi a sua relação com a História que conheci em meus estudos do ensino médio.
Confirmei que foi baseada em personagens que exitiram realmente e fiquei muito feliz.
Entretanto, acho que faltou um final mais esperançoso e com uma conclusão fechada acerca de alguns personagens, principalmente, no que diz respeito ao Barão, já que fico me perguntando o que de fato aconteceu com ele. Talvez o autor não quisesse mostrar sobre o fim desse ser odioso. De qualquer forma acredito que o final se resume a uma frase bem conhecida: e o resto é história...

Ione 18/10/2022

Fábula ótima
Essa fábula retrata um pouco sobre o legado que a princesa Isabel deixou no Brasil, e sobre sua amizade com o pai da Aviação, Santos Dumont.
É uma leitura bem rápida e muito boa para quem está de ressaca e quer uma leitura leve.

Lívia 10/06/2022

Leve e encantador
Gostei bastante da ideia do escritor em
adaptar uma história que nós já
?conhecemos? para um conto de fadas. Muito legal também saber que grande parte dos diálogos do livro realmente aconteceram.
? Indico o livro para todas as idades, é bem
gostosinho de ler.

Elaine Messias 03/06/2021

Linda homenagem
Banida de seu lar por um feiticeiro, a Última Princesa de um reino encantado acabou esquecida pelo próprio povo e passa os dias sofrendo com as saudades da terra natal. Mas um novo mundo lhe é apresentado pelo misterioso inventor Alberto, que tem a pretensão de construir uma máquina mágica. Por meio dela a princesa poderá ter a chance de se libertar da maldição, se também for capaz de enfrentar seus medos
Angel's Roses 08/06/2022minha estante
A sinopse no lugar da resenha....

Stephanie214 27/10/2019

A Princesa que lutou contra a escravidão
A história de uma princesa que morava num reino muito bonito com seu pai,sua mãe,sua irmã que era sua amiga e confidente e sua madrinha,ela vivia muito feliz com sua família,seus estudos e atividades que ocupavam boa parte do seu dia e se dava muito bem com seu povo.
Porém ela percebeu que injustiças e maus tratos estavam acontecendo com uma parte do povo o que a deixou muito triste e despertou uma vontade de ajudar essas pessoas lutando contra esse mal que assolava seu reino.
Alguns fatos acontecem e ela é atingida por uma maldição e acaba sendo exilada de seu amado reino.Vemos que ela tem um grande amor pelo seu reino e mantém esperanças de algum dia retornar para lá.
O livro intercala capítulos com passado e presente,mesclando ficção com alguns fatos históricos.

Fe Messina 31/10/2017

Fernando Messina - Pio XII
O livro narra a história de uma princesa que ao salvar o seu Reino encantado e acabou banida e esquecida pelo povo da sua terra de origem. Ao ser banida, a princesa foi levada para uma terra distante onde mora com o seu príncipe. Aproveita o tempo livre para cuidar das camélias no seu jardim, utilizando técnicas que aprendeu na infância. Mas, ainda assim é possível perceber e se emocionar com sua tristeza e solidão.

Gabriel 31/10/2017

A história do Brasil

Uma princesa vive uma grande aventura para voltar ao seu reino, depois de ser afastada por uma maldição. Ela convivia com seus pais e sua pequena irmã. Ao ser banida, a princesa foi levada para uma terra distante onde mora com o seu príncipe. Ela tem um amigo, inventor, que fará de tudo para a princesa voltar ao seu reino. Também ganha um amigo, Gamba, que para alegrá-la planta camélias, sua flor favorita.
Fábio Yabu (1 de setembro de 1979) é o autor do livro “A ultima princesa” um escritor, cronista, criador de desenhos animados e roteirista de histórias em quadrinhos brasileiro. Nasceu na cidade de Santos, em 1979, e atualmente vive na cidade de São Paulo. O livro é baseado na vida da última princesa do Brasil, Isabel, e sua amizade real com o pai da aviação, Santos Dumont.
O livro é leve, apresenta conceitos de capítulos curtos que fazem a leitura ser mais interessante e breve. Quando vi o titulo e a capa, achei que seria um livro chato e repetitivo, mas com o ocorrer da leitura percebi que era bom e tinha uma linda mensagem. Representa uma mistura de ficção e realidade.

bruno 31/10/2017

A Última Princesa
A última princesa é um livro escrito por Fabio Yabu. Possui 128 paginas, custa de 30 a 40 reais
e foi editado pela editora Galera.
Os protagonistas são: a princesa que é sonhadora e amigável, ela sonha em voltar para o seu próprio reino, ela é casada com o príncipe que se mostra uma pessoa solitária e faz de tudo para deixar a princesa feliz. Alberto é um inventor muito amigo da princesa e no livro ele constrói uma máquina voadora para levar a princesa de volta para o seu reino.
O livro apesar de ficção conta, nas entrelinhas um trecho importanteda história do Brasil. Quer saber que princesa inspirou a última princesa? Leia o livro e descubra.

Adriana 03/02/2015

O livro narra a história de uma princesa que ao salvar o seu reino encantado acabou banida e esquecida pelo povo da sua terra natal. Ao ser banida, a princesa foi levada para uma terra distante onde mora com o seu príncipe. Aproveita o tempo livre para cuidar das camélias no seu jardim, utilizando técnicas que aprendeu na infância. Mas, ainda assim é possível perceber e se sensibilizar pela sua tristeza e solidão.

Quando ainda era jovem, a princesa possuía sempre serviçais e ajudantes a disposição. Um dia, vê o seu amigo e ajudante machucado e isso desperta a sua curiosidade acerca da situação daquelas pessoas. Por esse motivo, empreende uma longa jornada para buscar apoio e libertar aquelas pessoas; motivo pelo qual foi banida do seu reino.

Alberto é único personagem que possui nome próprio na narrativa. É um velho amigo da princesa que ao notar a sua tristeza, busca inventar uma máquina capaz de levá-la para a sua terra natal.

Achei surpreende a narrativa, a princesa se mostra forte, guerreira e ao mesmo tempo sensível e delicada. Quando comecei a ler não sabia que se tratava de uma parte da história do Brasil, o que me surpreendeu positivamente.

Quando vi a capa achei que seria um livro infantil, mas, me enganei. A capa é simplesmente linda com uma riqueza de detalhes impressionante. Os capítulos são curtos e são narrados alternando o passado e o presente. O livro é curto e cheio de lindas ilustrações. É uma leitura gostosa e surpreendente. Vale a pena conferir!!

site: http://blogdeleiturinhas.blogspot.com.br/2015/01/a-ultima-princesa-por-fabio-yabu.html

Anna Laitano 22/01/2015

Uma declaração de amor ao Brasil
Bela capa, título e sinopse interessantes. Atiçou minha curiosidade. Porém, confesso, não sabia bem sobre o que era a história. Portanto, conforme fui lendo e descobrindo, o encantamento foi ainda maior.

A última Princesa salvou seu reino, mas, como resultado, acabou expulsa para longe e esquecida. Agora, morando em terras longínquas, seu único contato com o reino é através de Alberto, um excêntrico inventor. Fora o amigo, a princesa vive completamente isolada em seu palácio com seu marido e as camélias que cultiva.

Contudo, um dia seu amigo lhe apresenta um projeto de uma invenção que poderá levá-la de volta ao seu reino. Assim, ela começa a ansiar por isso, tentando ajudar o amigo para que ambos possam realizar seus maiores sonhos.

A narrativa intercala dois tempos: em um, temos a Princesa já exilada em terras distantes; em outro, ela relembra os acontecimentos de sua vida, desde sua infância no palácio, a descoberta sobre a escravidão, e sua vontade de ajudar seu povo.

Yabu tem uma escrita agradável, que consegue evocar imagens e sensações sem precisar recorrer a metáforas complexas – e, nas raras vezes em que faz uso de metáforas, essas são empregadas de forma inteligente e quase poética. Aliás, o brilho de sua obra está justamente na facilidade e acessibilidade do vocabulário que, ainda assim, cria uma história linda e emocionante, misturando ficção e fatos, magia e realidade.

A Princesa — sempre referida assim, uma vez que o único personagem a realmente receber um nome próprio é Alberto — é uma personagem doce, passiva e triste. Ela tenta se contentar com os seus dias solitários e vazios, cuidando de suas tão amadas camélias, enquanto é corroída pelo amor e a saudade de sua terra natal. Seu passado é revelado pouco a pouco, conforme os flashbacks são intercalados com a história atual, e descobrimos que sua história é permeada também por sofrimentos. Seu momento mais emocionante, sem dúvida, é na cena final.

Alberto, o inventor, tem a cabeça nas nuvens, mas seu coração é no lugar. Ele é bondoso e leal, além de ser um gênio. Sua amizade e devoção a sua princesa são intensos e nem o tempo nem a distância podem mudar.

Adicionar uma dose de ficção e romantizar uma história real é tão genial quanto é arriscado. Felizmente, aqui tivemos um resultado positivo, que se revela mais do que uma mera agradável história fictícia, um trabalho de pesquisa primoroso, capaz de despertar o interesse pela História do Brasil e o amor pela literatura.

Também, agrada bastante o fato de o autor ter ido ainda mais afundo do que apenas fazer a pesquisa para si, mas expor alguns dos fatos para refrescar ou explicar o embasamento da história, no fim do livro, com fotos e comentários.

Este é o tipo de livro que faz falta entre os nacionais contemporâneos: aquele que faz um relato de uma época, de uma sociedade, e encanta em iguais proporções.

É verdade, porém, que por vezes a mistura de realidade e ficção beira o inacreditável e parece forçado, como é o caso da aranha de estimação de Alberto. Mas a história como um todo acaba por compensar isso.

Uma edição de texto simples e livre de erros, o livro ainda conta com alguns desenhos (delicados e lindos) em seu decorrer e fotos no final.

A capa, além de belíssima, também se encaixa perfeitamente com a história. O detalhe da lágrima dá o tom perfeito para o tipo de emoção que o livro retratará.

Por ter sido meu primeiro contato com o autor, estou bastante empolgada para conhecer mais de seu trabalho. Por ora, posso apenas afirmar que este livro deveria ser leitura obrigatória nas aulas de História do país. Rápido e tocante, com certeza vale a leitura.

site: www.tecendopalavras.com.br

Dress@ 09/01/2015

Super fofooooo
Ah que livro mais fofooo, não li eu devorei o livro em questão de horas. AMEI AMEI! Esse livro fala sobre uma Princesa que foi banida do seu reino após uma maldição, assim deixando ela com saudades do seu reino, famílias, amigos enfim!
Então morando em outro reino com seu Príncipe foi seguindo a vida, até que seu grande amigo Conselheiro deu uma ajudinha! ><
Super recomendo

Kami 22/10/2013

A Última Princesa, de Fábio Yabu, narra a história de uma Princesa que, banida de sua terra natal por uma maldição, sofre diariamente pela saudade do seu reino de origem. Ela até tenta levar uma vida normal com seu Príncipe Encantado e cultivando camélias, mas a nostalgia está sempre ali, torturando-a. Porém, um inventor e grande amigo seu, de nome Alberto, faz-lhe uma visita em um dia e surge com um projeto inusitado: a Ave de Rapina, uma invenção que permitirá a princesa voltar para casa.
Embora contenha 20 capítulos, o livro é curtinho e é possível lê-lo em um dia. Os capítulos dividem-se em dois momentos temporais, mesmo que essa alternância não seja exatamente uma regra: em um momento, vemos a princesa em seu exílio e, no outro, é narrada a sua e a história da sua família, contando o que aconteceu para que a protagonista fosse banida de seu reino. A edição é um primor. As ilustrações estão espalhadas pelas páginas, enfeitando o texto. Os personagens desenhados não possuem rostos (o que, a meu ver, foi uma sacada genial). E, ao fim do livro, há uma sessão especial contendo fotos daqueles que inspiraram o autor a criar a sua história, além de uma nota explicativa do mesmo.
A ideia de Fábio Yabu foi maravilhosa. Ele recriou a História do Brasil de uma forma mágica, suave e delicada em uma linguagem apropriada para o público infanto-juvenil. Acredito que esta é uma ótima maneira de aproximar esses leitores (que, em sua maioria, ainda estão no ensino fundamental/médio) da disciplina. O interesse em conhecer o que aconteceu na realidade vai surgir e isso criará entre o jovem e a matéria um vínculo, o que tornará o estudo mais prazeroso. Porém, para mim, que terminei a escola há três anos, o livro causou uma gostosa sensação de nostalgia, além do próprio prazer da leitura. Foi quase impossível não lembrar o meu terceiro ano e aquela correria absurda para o vestibular. E foi com muita saudade que me recordei do meu professor de História, que não nos ensinava, mas narrava como um exímio contador os fatos que marcaram o Brasil.
Recomendo o livro a todos: crianças, adolescentes, adultos e pais. Porque todos vocês conhecem a Princesa. Só não se lembram dela.

site: http://kamilegirao.com/

Nathy 04/06/2013

A última princesa – Fábio Yabu | O Blog da Mari
A Última Princesa me surpreendeu muito, a primeira vista parecia ser somente mais um livro infantilizado e que eu demoraria muito para ler, mas estava totalmente enganada e fiquei muito feliz por isso. A história contada é de uma Princesa que após assinar um acordo, que supostamente não deveria, foi amaldiçoada a perder a todos que ama e ver o seu povo esquecer-se de sua existência. Conforme a história vai sendo contada é possível perceber, sobre o que na verdade se trata. Acredito que se na época em que aprendi a história verdadeira desse marco na história do Brasil teria sentido muito mais interesse. A forma como é passado o sofrimento da Princesa por causa dessa maldição, faz com que fique ainda mais cativado e conectado com a história.

Além da Princesa contamos com alguns outros personagens, como o seu Príncipe Encantado. No livro nenhum deles tem nomes, somente são tratados por Princesa e Príncipe, mas isso não influência na leitura. Os dois juntos são muito lindos, ainda que a princípio o Príncipe parecesse ser um homem arrogante, prepotente, além de parecer não amar tanto assim a Princesa, o que acredito tenha sido somente impressão minha, porque mais a frente na leitura ele se mostra um homem amoroso e que faria de tudo para que sua amada fosse feliz, seja nesse lugar onde foi amaldiçoada a ficar ou em qualquer outro lugar. Como amo romances gostaria de ter visto mais cenas amorosas entre os dois ainda que tudo tenha sido de acordo com a proposta do livro.

“– Mas, não é nosso lar.

-Já falamos sobre isso milhares e milhares de vezes, minha amada. Por que voltar, depois de tudo que passamos para ter o que temos? Um belo castelo, um bem-cuidado jardim, as camélias que você tanto ama. Temos a vida com a qual muitos sonhariam”

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/OIbqU8