De Faxineiro a Procurador da República

De Faxineiro a Procurador da República Manoel Pastana

Resenhas - De Faxineiro a Procurador da República

Jonathan 16/03/2017

INSPIRADOR, MAS AO MESMO TEMPO A 2ª ED. É SEM OBJETIVIDADE E CANSATIVA
PASTANA fala de muitos casos de corrupções e perseguições ocorridos no Brasil, das trapalhadas do governo do PT e o previsível cenário caso a candidata (na época) DILMA ROUSSEF ascendesse ao poder.
Lendo esse início percebesse, facilmente, um ar pesado de ódio e raiva do autor pelo partido do PT. Creio que são consequências das várias perseguições por parte de integrantes do PT relatadas pelo autor.
No transcorrer podemos perceber também, que o autor parece um tanto sarcástico (fica insistindo em tiradinhas espirituosas ou recursos cômicos) e orgulhoso demais das suas conquistas.
Não que seja proibido, mas acaba ficando um pouco cansativo a leitura.
Deixando isso de lado e seguindo a leitura para a próxima Parte, a cada página lida e a cada técnica de estudo ensinada vai melhorando a impressão do livro.
Recebemos então, uma injeção de animo e motivação!
Com os passar dos capítulos, se constrói um ótimo relato de como a educação pode melhorar a condição de um indivíduo dedicado e perspicaz.
Com isso podemos chegar à conclusão que devido a tudo que o autor passou, ao olhar para trás percebe que conseguiu vencer através do esforço dele mesmo e dos estudos.
Depois de tanto sofrimento, luta e chegar aonde chegou (praticamente sem apoio) ele tem mesmo do que se orgulhar.
Assim, mostra que não é fácil, mas é possível vencer pelos estudos com muita vontade, determinação, disciplina e esforço.
Penso que essa é a essência deste livro.
Entre os capítulos 17 até o 21 mergulhamos em um contexto mais histórico. O autor discorre sobre a colonização portuguesa no Brasil mais alguns assuntos relacionados, a guerra contra o Paraguai, revoluções civis que ocorreram no interior do Brasil e também a participação (tímida, mas eficaz), dos Brasileiros (cita apenas a Aeronáutica) na 2ª Guerra Mundial.
Essa parte é totalmente desnecessária e parece que foi colocada ali para encher linguiça.
Já a partir do capitulo 21 o autor deixa a história e citações um pouco de lado e escreve expressamente o que pensa sobre temas polêmicos.
Com opinião clara e concisa explica cada ponto tratado olhando de outro ângulo, fora do senso comum que se apoderou da sociedade (que no final das contas sempre escolhe Barrabás).
Tal opinião vira uma excelente fonte de informações, que nos faz questionar de forma crítica os temas abordados até o capítulo 26.
Essa parte é de excelente leitura e é um dos pontos altos do livro.
Porém, na última Parte, MANOEL PASTANA assume a posição de um contador de histórias. Ele conta alguns casos de corrupções e perseguições ocorridos dentro do MPF, da PGR e em outros órgãos. Também relata como fez para se livrar da caçada do grupo dos Tuiuiús (espécie de panelinha do alto escalão de Procuradores Federais).
A narrativa deixa o leitor cansado e entediado por conta das repetições dos casos e do mesmo vitimismo que o autor inicia o livro.
Parece que o livro nunca mais vai acabar!
No final das contas, o problema maior desta Parte é que, (por sinal muita extensa com 191 páginas) dava pra publicar outro livro. O autor fica narrando as tentativas (algumas vingaram outras não), de ascensão de membros do grupo dos Tuiuiús a cargos mais importantes dentro e fora da PGR, perseguições deste mesmo grupo contra aqueles que não faziam parte dele e de como PASTANA usando toda sua habilidade intelectual conseguiu sobreviver às injustiças perpetuadas contra ele.

Mindreader 01/04/2015

Motivacional, superação e atualidades!
Antes de tudo, trata-se de leitura obrigatória para todos que almejem ingressar na carreira do Ministério Público.
Até a página 130 (mais ou menos), o autor conta a sua trajetória de vida, desde quando sai da extrema pobreza da Ilha de Marajó até chegar em Brasília (dormindo, inclusive, coberto de papelões, por conta do frio). Essa primeira parte é uma dose de Motivação e "tapas na cara" para concursandos de qualquer nível!
Em um segundo momento, o autor descreve as atrocidades cometidas dentro do MPF - pelo próprio órgão de cúpula da instituição (Em 2005, o autor já expunha fatos acerca do PT que se tornam evidentes hoje, 10 anos depois)! A narração é feita de forma bem didádica - inclusive para os que não são da área jurídica - e atrelada a todo o contexto político da época. Assim, escancaram-se as portas para o público externo acerca da politicagem que a mídia não tem força/coragem para mostrar. Recomendo, sem dúvidas!

Isabela 05/07/2013

Recomendo!!
Ótimo livro, grande exemplo de história de vida!! Indico a todos, principalmente àqueles que não acreditam em meritocracia!

Ruas 27/08/2011

O livro é bom até certo ponto.

Entre seus méritos está a descrição surpreendente da trajetória de vida do autor, que realmente saiu da pobreza extrema e conseguiu alcançar um dos cargos públicos mais bem remunerados do país.

Deixa como lição que não é impossível alcançar nossos sonhos, desde que tenhamos persistência e força de vontade para tanto.

Acrescento ainda que o mesmo possui um capítulo inteiramente dedicado a dicas para aprovação em concurso público, alguns bastante interessantes - para quem está nessa luta, recomendo o livro.

Todavia, em outro enfoque do livro, o autor perde a mão, e o utiliza como veículo de denúncia, sobretudo de alegados "mandos e desmandos" do governo petista, além de mirar sua "metralhadora" aos órgão de direção do MPU, dos quais ele se diz vítima de perseguição.

Assim, em minha opinião, o livro fica recomendado no que diz respeito ao seu aspecto humano - parte em que a leitura é rápida e interessante.