O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Wellington294 22/05/2024

Nesse circo eu fui feito de palhaço
O início do livro é instigante, mas depois é arrastado e confuso, cheio de personagens sem aprofundamento. Não consegui me apegar muito a história, nem ao romance e muito menos aos personagens. O melhor aqui é a atmosfera criada pela autora, a ambientação do circo é interessante e os momentos em segunda pessoa são o ponto alto. Mas, para mim, não se sustenta.

Klivia 21/05/2024

Ótima premissa mas uma execução confusa
Um circo misterioso, que aparece sem aviso prévio, encanta o público com um espetáculo de magia e números artísticos. Nos bastidores, dois jovens mágicos, Celia e Marco, estão envolvidos em uma competição perigosa, mas acabam se apaixonando. No entanto, esse amor não é suficiente para acabar com o jogo, que só termina quando um deles sobreviver.

Desde o momento em que li a sinopse deste livro, senti um interesse imediato, além de ter visto muitos elogios à criação desse mundo.

O que realmente não posso criticar é que este universo não tenha sido bem feito. Pode ser confuso no início, mas do meio para o fim do livro, eu bem poderia estar dentro do circo, se pudesse criar ilusões como Marco, de tão bem imaginado que ele estava na minha mente.

Gostei muito da escrita cativante e detalhada, da alternância entre os personagens e do fato de ser narrado em terceira pessoa. É como acompanhar uma cena de filme. Porém, ao decorrer do livro, pensei muito sobre a bagunça que acabou se tornando do meio para o final. Lendo os comentários da autora no final, consigo entender um pouco como isso pode ter se formado.

Ao longo da trama, temos uma linha do tempo bastante confusa, que se alterna em cada capítulo por diferentes anos. Isso dificultou muito e demandou muita atenção durante a leitura. Além de ter deixado algumas pontas soltas, há a chegada de personagens aleatórios que são abandonados no meio do caminho. Por exemplo, o mágico, pai da Celine, em um determinado ponto do livro, simplesmente some. É dada uma desculpa muito simples para o seu sumiço e também não é explicado como se procedeu depois.

Além disso, a chegada de Bailey, que mais adiante se tornou um personagem essencial, foi totalmente solta, parecendo ter sido criado apenas para ser a solução dos problemas dos personagens principais.

Falando nesse casal, não tenho do que reclamar sobre a criação e desenvolvimento deles. Me agradou bastante acompanhar essa relação distante, com um criando coisas para o outro no circo, e a solução final para eles dois também me agradou de certo modo. Embora eu definitivamente não tenha imaginado isso no início do livro. Agrego isso como um ponto positivo.

O livro em geral me agradou bastante. Tem uma narrativa e um enredo originais e diferentes da maioria dos livros, o que me conquista. Uma revisada mais detalhada na linha do tempo e na resolução dos momentos de clímax teria tornado essa leitura mais agradável.

Eyshela 21/05/2024

Um livro incrível.
No começo fiquei um pouco confusa, era tantos personagens e linhas do tempo. Mas conforme o livro foi passando, comecei a me acostumar.
Um livro bem único, o fato de se passar em um circo deixa tudo mais único ainda. Amei o cenário em que se passou e a narrativa, os personagens são bem construídos e a história não é nem um pouco cansativa.

Djenifer 20/05/2024

No geral a historia do livro é bem legal, e achei bem original.
Gostei muito da narrativa em que voce vira personagem do livro.
Mas achei que tinham personagens demais, e pra mim em certos momentos a história ficou um pouco confusa, não sou a melhor pessoa para ler fantasia, mas até que gostei.

Aluizio 19/05/2024

Respeitável público
O circo é encantadoramente mágico, conseguindo descrever façanhas que beiram sonhos e fantasias. Porém, não fiquei verdadeiramente envolvido na trama que se desenrola com lacunas. O processo de conexão entre os Protagonistas talvez seja o ponto que afetou minha leitura. Apesar disso, o circo em si é fabuloso.

lmarialana 15/05/2024

Amei como ler esse livro me fez esquecer que estava lendo,ele entrega muito a parte de nós entrarmos na nossa própria imaginação, se perguntando o que é real e o que não é, amo ficar me perguntando o que tá acontecendo e me impressionar com o decorrer dos capítulos! amei rsrsrsrsrs

Letycia77 15/05/2024

O Circo da Noite-??????
"O Circo da Noite", escrito por Erin Morgenstern, é uma obra que mergulha os leitores em um mundo de magia e mistério. Ambientado em um circo que só abre à noite, esta história cativante nos leva a acompanhar o destino entrelaçado de seus personagens. A narrativa é rica em detalhes e imaginação, criando uma atmosfera envolvente que transporta o leitor para dentro do próprio circo. No entanto, apesar de sua atmosfera encantadora e personagens intrigantes, alguns leitores podem achar que a trama carece de profundidade ou desenvolvimento, o que pode explicar a classificação de três estrelas. Em resumo, "O Circo da Noite" é uma leitura fascinante para aqueles que apreciam uma fantasia atmosférica, mas pode não satisfazer totalmente aqueles que buscam uma narrativa mais densa e complexa.

MaJu.Simplício 13/05/2024

Diferente de tudo o que eu já tinha lido, sistema de magia único e simples, ao mesmo tempo encantador! Nos mantém ligado na história todo o tempo e a conexão dos personagens é perfeita!

Isabelly.Ruibacki 03/05/2024

O circo da noite
Que livro incrivelmente maravilhoso, meu deus.
Eu tô completamente apaixonada. É aquele tipo de livro que te deixa obcecada pela história. Que te faz se sentir parte do universo do livro. Que tu termina de ler e, no minuto seguinte, sente saudades do universo do livro e das sensações que ele te fez sentir.
Foi facilmente o melhor livro que li esse ano.
A escrita é maravilhosa, por mais que seja diferente do meu costume e eu tenha demorado algumas páginas pra me acostumar.
A trama é incrível e foi muito bem explorada.
É o tipo de história que tu precisa ler mais de uma vez pra conseguir processar todos os fatos e pegar todas as pistas durante o livro.
É um livro que me fez refletir sobre bastante coisas, me fez olhar pro teto e pensar sobre o universo. E principalmente, me fez sentir como se eu fizesse parte do universo da história. Me senti amiga dos personagens e como se eu estivesse ali dentro, vivendo junto deles.
Eu não tenho palavras pra descrever como eu amei esse livro e ele se tornou uma das minhas obsessões.

deane1 02/05/2024

Enfeitado, e podia fazer isso melhor!
Eu fui inegavelmente sedenta para Circo da Noite, desesperada por uma aventura que me envolvesse tanto quanto Mar Sem Estrelas, com personagens tão cativantes quanto e enlaçamentos da história tão geniais quanto. E entendo que esse foi o calcanhar de aquiles na minha experiência com essa leitura.
É divertida e criativa, belissima, com descrições encantadoras e momentos feitos com a doce intenção de impressionar o leitor... Mas dizer que o livro sabe sustentar isso costurando com a história de fato é um pouco longe da verdade. Fiquei bem decepcionada por como uma das cenas mais importantes de clímax é trabalhada de forma rápida, contando com um não-dito que, para mim, a autora faltou explorar com mais cuidado e inteligência, deixando esses atributos de sua escrita apenas para suas descrições de tendas mirabolantes e imagens pelas quais claramente se afeiçoou a colocar no papel.
Ela criou personagens incríveis, cheios de personalidade, vontade, força e detalhes... Então minha esperança é que os momentos grandiosos de sua história também fossem tratados com a mesma importância, com o mesmo detalhismo. Mas, bom, realmente não senti isso nas reviravoltas, nas descobertas, e do desenrolar da trama.
É uma ótima leitura, e sinto que poderia ser muito melhor. E digo isso pensando no seu segundo livdo, Mar Sem Estrelas, no qual a autora parece ter melhorado muito, conseguindo ter uma consistência na sua escrita ao envolver todos os fatores da história.

larinha 01/05/2024

Errr
Acho que minhas expectativas estavam altas demais pra esse livro e só oq recebi foi muito foco na imaginação e pouco na história em si..

Jaine 01/05/2024

Nada extravagante
É uma história cativante e rica de detalhes, os ambientes são bem contextualizados, me fez querer estar nos ambientes e andar pelo circo.
Eu amo livros que tem capítulos intercalados com os personagens. Ainda mais quando esses capítulos são em tempos diferentes, fiquei anotando cada acontecimento especial pra poder voltar e ler quando um fizesse referencia a outro.
Mas apesar de ter gostado da história, não acho que ela é o que propõe, acho que faltou romance, nesse a gente ganha umas migalhas aqui e ali nos capítulos e isso ocorre bem tarde no livro, depois de bastante texto.

Mariana 30/04/2024

Tudo o que essa mulher escrever eu quero...
Eu sou apaixonada pela escrita na Erin, a multiplicidade de núcleos que ela põe na história e como eles vão se amarrado é sempre perfeito pra mim.
Eu não sou fã de circo, mais eu amei cada detalhe das tendas, as competições, o Marco e a Célia se descobrindo, a Poppy e o Wedge descobrindo tudo. Foi maravilhoso eu já quero outro livro dela.

rkive 26/04/2024

O circo dos horrores
Esse livro me decepcionou.
eu comecei a ler sedenta por uma temática parecida com o "mar sem estrelas", mas só encontrei coisas confusas sem realmente algo interessante.
quando comecei "o circo da noite" estava esperando algo com mais ação ou talvez com mais páginas com ALGO acontecendo, porém quanto mais lia mais o livro de desagradava.

todas as informações são arrastadas e muita das vezes não agregam em muita coisa, a história também se arrasta além do necessário e os personagens quase não tem um grande aprofundamento, e isso foi algo que eu já estava esperando já que relacionei com o outro livro da mesma autora.
por fim, a única coisa que de certa forma "salvou" a leitura para mim foi os detalhes sobre o ambiente, que muita das vezes foram bem interessantes
bookslettie 26/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK

JessicaRodriigues 24/04/2024

Um deleite.
Ler O Circo da Noite foi uma experiência maravilhosa, já tem mais de 10 anos e eu ainda tenho aquela sensação gostosa ao lembrar. A escrita é poética, a atenção a descrição dos detalhes é perfeita, mágica até, e te transporta diretamente pra dentro daquelas tendas listradas. A minha experiência não foi só de ler, eu vivenciei Célia e Marco, seu amor e sua competição. Eu me empolguei, eu ri, eu chorei e quando a leitura acabou eu senti um vazio, queria muito mais.