Escola: Os Piores Anos da Minha Vida

Titulo: Escola os Piores anos da minha Vida
Autor: James Patterson e Chris Tebbettes
Editora: Arqueiro
Páginas: 286

É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?

O Livro nos relata a História de Rafa, um garoto que está começando seu sexto ano, e para ele será o pior ano da sua vida. Logo no início ele encontra um colega que costuma praticar bullyng com Rafa, sua mãe por fim trabalha bastante e seu padrasto, argh! Rafa o apelidou de Urso, ele não deve ser lá boa coisa.

Ele tem um amigo, que se chama Leo, Rafa e ele começa a planejar os planos no primeiro dia de aula, que na verdade é uma reunião para explicar sobre as regras da escola.

O Livro é do gênero Juvenil, porém a história e a série é super legal, as ilustrações são fantásticas, assim a leitura fica boa e agradável de se ler, com o gostinho de quero mais, afinal a leitura deste livro é super básica e rápida.

O autor aborda assuntos muito importantes como: pais ausentes, bullyng práticado em escolas, violência familiar, coisas que compromete a vida escolar de uma criança e de um adolescente.

Rafa procura ilustrar em desenhos seus planos de quebrar as regras, afinal ele é bem sapeca, e fanático por desenhos rs'

site: http://fearsandconcerns.blogspot.com.br/2013/12/resenha-escola-os-piores-anos-da-minha.html

Margarida.MagalhAe 19/06/2023

Escola: Os Piores Anos Da Minha Vida
Eu tenho este livro à algum tempo na minha estante, e sempre que o via apenas ignorava, achava que este livro já não me entretinha, pois para mim seria infantil. Decidi então arriscar e ler, mesmo que não fosse recomendo para a minha idade, não fazia mal ler.
Resumindo: Acabei por gostar bastante do livro, porque o protagonista é criativo e tenta sobreviver ao 5ºano. Este livro se resume em acontecimentos que marcam o protagonista ao longo do 5ºano - problemas escolas e pessoais e o desfecho dos seus problemas.

Thales Moreira 22/09/2013

James Patterson for kids
Simplesmente demais! É uma das únicas maneiras que consigo descrever a experiência de ler “Escola – Os Piores Anos da Minha Vida”. Em um dia li o livro inteiro; claro que não é um livro muito grande, e também tem ilustrações, mas ainda assim, estava difícil encontrar um livro que me prendesse a atenção desta maneira.

De uma forma divertida Patterson nos apresenta Rafa Katchadorian, um garoto que acaba de entrar para o sexto ano da escola primária, e que decide, logo de início, quebrar todas as regras do código de conduta da escola, com a intenção de tirar um pouco do tédio que seria o ano letivo.

Rafa então planeja a “Operação R.A.F.A.”, em que esquematiza como quebrar regra por regra, atribuindo pontos por nível de dificuldade de cada “tarefa”, e criando regras a serem seguidas para a realização da “operação”.

A história então nos leva por todo o ano letivo de Rafa, enquanto ele se esforça para conseguir atingir seu objetivo, algumas vezes agindo meio loucamente, presenteando os leitores com situações que nos arrancam risadas, devido ao quão absurdas elas nos parecem.

Não deixando de lado também as ilustrações do livro, que com certeza atribuem uma graça ainda maior a história, nos ajudando algumas vezes a visualizar certas cenas, que caso contrário, talvez não tivessem tanta graça apenas lendo a descrição. Em suma, o livro é simplesmente um dos melhores que li até o momento em 2013, e com certeza é um que recomendo para quem estiver afim de uma leitura leve e engraçada.

site: http://ourcupofteateen.blogspot.com

pontas 14/08/2013

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida
Rafael Khatchadorian é um garoto esperto, inteligente e talentoso. Mora com sua mãe, sua irmã e Urso (seu padrasto). Para a sua tristeza o primeiro dia de aula está perto e o tão temido sexto ano se aproxima. Ele tem como companheiro, seu melhor amigo Leo, com quem conversar muito e é como um conselheiro nas suas pequenas travessuras. Para ele sua escola é um terror, cheia de professores chatos e de valentões que metem medo.

Mas é com a ajuda de seu amigo que ele descobre uma maneira de tentar passar pelo sexto, não da melhor forma possível. Na reunião do primeiro dia de aula, quando entregam o livro de regras, ele decide que vai quebrar todas elas, e que cada uma valerá uma pontuação. Ao final do ano, ele já vai ter deixado sua marca e será um aluno que ninguém ali vai esquecer.

Só que o nosso protagonista vai descobrir que cada ato seu terá uma consequência, e que essas consequências podem acabar decepcionando a pessoa que mais ama, sua mãe.

James é muito conhecido por seus livros policiais. Então, quando eu soube que seria lançado um livro juvenil dele, fiquei na dúvida se esse seria um caminho de sucesso, e posso dizer que essa parceria com Chris deu muito certo e que ambos criaram um livro engraçado, jovem e que tem tudo para encartar as crianças.

Rafa é um personagem marcante e que possui características que encantam qualquer um. Não é estudioso, adora uma travessura, no entanto, é inteligente, muito talentoso e engraçado. Juntando isso a narrativa rápida e dinâmica que os autores tem, é impossível não gostar da obra e dar boas gargalhadas. Um dos pontos fortes do livro, é que você tem a sensação de que o Rafa está realmente conversando com você. Ah, e acredite, ele não é nenhum pouco fácil de conquistar.

À primeira vista, podemos achar que este é um livro apenas para divertir crianças, porém, nas entrelinhas, percebemos mais coisas do que a história realmente aparenta ter a oferecer. Prepare-se para conflitos como bullying, perdas, agressões e o que me chamou realmente atenção, metodologia de ensinar. Quem trabalha na educação sabe o quanto é difícil harmonizar uma aprendizagem, uma vez que nem todos aprendem da mesma forma e com a mesma rapidez. Rafa é um garoto que precisa de motivação e no final no livro, percebemos como isso é feito. Essa motivação é realmente a gancho para o próximo livro.

Voltando aos conflitos, fiquem tranquilos, porque eles não deixam a história densa e cansativa. Com essa pegada bem humorada, os autores garantem algo leve e como já citei, bem dinâmico. Somos apresentados a outros personagens, inclusive à Jeanne, paixonite do nosso protagonista e que é responsável por um dos conflitos bem divertidos da história.

O livro é cheio de ilustrações maravilhosas e que dão à história esse tom juvenil. A diagramação está muito bem feita, a revisão primorosa e com essa capa que eu amei à primeira vista, só posso dar cinco estrelas ao livro e dizer que estou ansioso pela próxima aventura do Rafa.

Escola, os piores anos da minha vida é um livro leve, empolgante e que tem mais a oferecer do que realmente aparenta. Vai conquistar pessoas de todas as idades.

Quotes:

Sabe aquelas pessoas que se dão tão bem que parece que uma completa a outra? É assim comigo e com o Leo[..]
Capítulo 3; Página 17.

***

Este é um dos talentos do Leo: ele sabe manter as coisas interessantes. Quer dizer, não é só porque ele diz alguma coisa que eu tenho que obedecer. Mas o que você iria preferir: fazer uma brincadeira sozinho ou com o seu melhor amigo?
Capítulo 14; Página 61.

site: http://minhasalaprecisa.blogspot.com.br/2013/03/resenha-premiada-escola-os-piores-anos.html

matheussalera 24/07/2013

Resenha: Escola: Os piores anos da minha vida - James Patterson e Chris Tebbetts
É o primeiro dia de aula de Rafa Khatchadorian no sexto ano na Escola Municipal de Hills Village e ele já sabe que vai ser um dos piores anos da sua vida. Se já não bastasse os problemas com a família, agora ele terá que sobreviver ao sexto ano. Para isso, Rafa bolou uma "Operação R.A.F.A." para quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Só que para os professores, pais e valentões da escola essa ideia não será nada legal.

Rafa é um garoto esperto, inteligente e talentoso, ele mora com sua mãe, sua irmã e o Urso (seu padrasto). Ele tem como companheiro, seu melhor amigo Leo, com quem ele conversa muito e é como um conselheiro nas suas pequenas travessuras. Para ele sua escola é um terror, cheia de professores chatos e de valentões que metem medo.

E é com a ajuda do seu companheiro Leo que ele começa a botar o seu plano em prática e já no primeiro dia de aula apronta uma barbaridade, quebrando uma das regras da escola, já garantindo sua primeira pontuação. Ao final do ano, ele já vai ter deixado sua marca e será um aluno que ninguém ali vai esquecer.

Rafa percebe que foi longe demais, e agora aprendeu sua lição. Foram dias difíceis na escola, muitas pessoas magoadas, mas de uma coisa ele tem certeza, foram dias hilariantes e inesquecíveis, os melhores de sua vida.

O livro é cheio de ilustrações maravilhosas e que dão à história um tom juvenil e a diagramação está muito bem feita.

Escola: os piores anos da minha vida é um livro leve (li em apenas algumas horas), divertido, empolgante e que tem mais a oferecer do que realmente aparenta. Vai conquistar pessoas de todas as idades.

site: http://theplugados.blogspot.com.br/2013/07/resenha-escola-os-piores-anos-da-minha.html

ricardo_22 08/07/2013

Resenha para o blog Over Shock
Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, James Patterson e Chris Tebbetts (ilustrações de Laura Park), tradução de Ana Ban, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2013, 288 páginas.

Apesar de sua importância, toda escola possui alunos que não estão ali simplesmente para aprender, mas para bagunçar. Seja a “galera do fundão” ou não, esse grupo tem muitas histórias (algumas boas e outras nem tanto) para contar. Na maioria das vezes histórias divertidíssimas.

É o caso de Rafa Khatchadorian, que está apenas chegando ao sexto ano e conta todas as suas aventuras em Escola: Os Piores Anos da Minha Vida. Segundo o próprio personagem, essa é uma história para quem já chegou ou está prestes a viver essa fase da vida escolar, mas é bom lembrar: Rafa não é exemplo para nenhum aluno.

Quando inicia o primeiro dia do ano letivo, Rafa já sabe que esse será o pior ano de sua vida. E além de todos os problemas que é obrigado a enfrentar em sua casa (principalmente com Urso, o padrasto), ele também precisa enfrentar as imposições da escola, as atividades dos professores e a perturbação do valentão da Escola Municipal de Hills Village. Para superar tudo isso, o jovem protagonista elabora um plano, também conhecido como Operação R.A.F.A, onde o principal objetivo é quebrar todas as regras do colégio, em um verdadeiro jogo valendo pontos.

“As pessoas sempre falam sobre como crescer é maravilhoso. Mas eu só via cada vez mais regras e mais adultos me dizendo o que eu podia e não podia fazer, em nome do que é “para o meu próprio bem”. Sei, bom... Tenho que comer brócolis “para o meu próprio bem”, mas mesmo assim fico com vontade de vomitar” (pág. 30).

Acredite: o sobrenome do protagonista está longe de ser a única coisa engraçada em mais um livro de James Patterson, que pode ser considerado um sinônimo de versatilidade. Em um livro destinado a um público ainda mais jovem do que aquele que certamente apreciará Bruxos e Bruxas, o escritor mais bem pago do mundo novamente consegue agradar o leitor, ainda que seja uma obra razoável.

Assim como o livro citado, James Patterson inicia Escola: Os Piores Anos da Minha Vida com breves comentários de uma situação que ainda irá acontecer e só então, com as palavras de seu protagonista, narra como Rafa Khatchadorian sobreviveu ao pior ano de sua vida. Ainda na apresentação da história, percebemos que o livro será recheado de personagens estereotipados, seja com uma mãe trabalhadora, a mocinha inteligente/bonita ou um inimigo valentão. O que em alguns casos pode ser considerado ruim, nesse é apenas a certeza de uma comédia do princípio ao fim.

Escrito em parceria com Chris Tebbetts e dividido em duas partes, o livro possui uma verdadeira conversa entre narrador-personagem e o seu leitor, sendo que Rafa, em várias oportunidades, questiona o leitor como se esperasse uma resposta do mesmo. Essa conversa não apenas proporciona uma aproximação com o personagem, como também uma identificação, já que sabemos qual o verdadeiro sentimento de Rafa ao realizar sua famosa operação contra as regras do colégio.

O problema é que justamente nessa divisão que o livro perde grande parte de sua principal característica: o humor. Enquanto na primeira parte o humor é muito forte, principalmente pelas encrencas enfrentadas por Rafa, aparentemente na segunda parte de seu livro Patterson possui um novo objetivo: mostrar as consequências dos atos de Rafa, que passa a querer orgulhar sua mãe, ainda que não saiba como fazer isso. Devido ao público alvo, é possível dizer que essa mudança (radical) se deve ao fato de que o livro pode servir de exemplo para crianças que de alguma forma estão passando pela mesma situação do protagonista – e precisam mudar.

site: http://www.blogovershock.com.br/2013/07/resenha-164-escola-os-piores-anos-da.html

cotonho72 19/06/2013

Ótimo!!!! :)
Nesse livro infanto juvenil, temos como protagonista Rafa Khatchadorian, um garoto que esta iniciando as aulas no sexto ano na Escola Municipal de Hills Village, uma verdadeira prisão do ponto de vista dele. Ele tem uma irmã pequena e intrometida chamada Georgia, eles moram com a mãe, Jules, e com o seu futuro padrasto, Carl, mais conhecido como Urso, pois vive hibernando no sofá.
A história se inicia com Rafa, seu amigo Leonardo Caladão e sua irmã Georgia, espremidos feito lata de sardinha na viatura do Departamento de Polícia de Hills Village, mas esse é mais o menos o final da história que logo começa a ser contada por ele mesmo. Logo no primeiro dia ele criou uma inimizade com um garoto valentão da escola chamado de Miller; Miller Matador, para ser exato.
No intervalo das aulas foi realizada uma reunião escolar, para serem apresentadas algumas coisas e entre elas é entregue aos alunos um livro chamado Código de Conduta da Escola Municipal Hills Village, com regras a serem cumpridas e como os alunos devem se comportar na escola durante o ano. Então o seu único amigo Leo começa a desenhar e inventar um jogo, que é quebrar todas as regras do código.
Com isso ele bola a Operação R.A.F.A, Regras Atrapalham a Felicidade Alheia, com pontuações e pontos extras a cada regra quebrada, além de três vidas que ele poderia perder se alguma coisa desse errado, assim ele e seu amigo Leo iniciam esse plano arriscado e ousado no decorrer dos dias de aula, mas muitas coisas ocorrem durante a operação, além dos castigos da professora Donatella, a Mulher-Dragão, ele se apaixona por Jeanne e sempre é perseguido por Miller, se envolvendo ainda mais em confusões.
O autor James Patterson, consegue brilhantemente, nos envolver nessa maravilhosa aventura e com belas ilustrações abordar questões importantes como bullying, comportamentos e valorização da família, além de amor e amizade, juntamente com uma dose de humor e com revelações surpreendentes, um livro que recomendo com certeza.

“O tão temido sexto ano. Se você já chegou lá, sabe do que estou falando. Se ainda não chegou, logo, logo vai saber.” página 6.

Camis 21/05/2013

Pra quem está acostumado a ver James Patterson lançar thrillers alucinantes, ver o nome do autor estampado na capa de um livro juvenil é um tanto inusitado. Estava ansiosa para ler Escola: os piores anos da minha vida, porque simplesmente não tinha ideia de como James seria como autor para este tipo de público, e após a minha breve experiência posso dizer: James continua sendo James.

Rafa Khatchadorian é um garoto que acaba de entrar no 6° ano, e como todo garoto nesta ideia ele está preocupado com os valentões do colégio que podem perturbá-lo, com as meninas que podem ignorá-lo, e em não fazer amigos. Na verdade, Rafa está preocupado com a ideia de não fazer mais amigos, afinal, um ele já tem: o Leo.

Rafa e Leo, em meio aos temores de mais um ano escolar, decidem tornar a vida dentro da Escola Municipal de Hills Village bem mais interessante e perigosa. A ideia dada por Leo é óbvia: quebrar todas as regras do manual do colégio. Mas é claro que a coisa não é tão simples assim, tudo valerá pontos, e Rafa terá que ganhar o próprio jogo, ou a chamada: Operação R.A.F.A.

Cada regra quebrada valerá uma pontuação X, Rafa tem apenas 3 vidas para o ano inteiro, existem pontuações bônus e, é claro, regras obrigatórias, como: Não deixar que ninguém saia machucado ou encrencado como efeito colateral da operação. Enquanto Rafa busca se superar, Leo será o juiz do jogo.

Quebrar regras pode até ser moleza, mas Khatchadorian terá que fazer tudo isso enquanto suporta seu padrasto mal-humorado e porco – o Urso, evita que sua mãe descubra sobre suas bagunças na escola, atura a irmã mais nova e ainda tira notas suficientes para passar de ano. O ano promete ser bem longo para Rafa.

Este, na minha opinião, não pode ser considerado o melhor livro de James Patterson, mas com certeza não deixa de ser bom. Com um narrativa flexível, fácil, ágil e envolvente, James irá mostrar ao leitor como a escola pode ser divertida e perigosa. Sem mencionar é claro no trabalho maravilhoso que a Editora Arqueiro realizou na capa e na diagramação do livro, o que torna a leitura mais deliciosa!

Outro ponto positivo no livro são as ilustrações. Praticamente todas as páginas possuem desenhos, supostamente elaborados por Leo e Rafa, que ilustram os acontecimentos diários narrados no livro. Nunca se é velho demais para ler algo infantil, muito menos algo escrito por James Patterson.

"Você já ouviu falar em “quebras todas as regras”? Era isso. Era essa a minha GRANDE IDEIA. Quebrar todas as regras do código. Todas. (Página 33)"

"(...)Eu mal podia esperar até planejas tudo. Aliás – e, por favor, nao diga a ninguém que eu falei isto -, pela primeira vez na vida, eu realmente estava ansioso para voltar à escola. (Página 56)"

Jung Angel 15/05/2013

Resenha: Escola Os Piores Anos da Minha Vida
Sou apaixonada por livros, infanto juvenis, vou ficando cada vez mais gagazinha, mas o meu amor por esta leitura não será abandonado. E é tão bom encontrar livros, mesmo não sendo para sua idade, você consegue envolver-se, e deleitar-se com cada linha lida. assim foi minha relação com esse livro divertido e fofíssimo.

Estou ansiosa pela continuação dessa série. Já pesquisei um pouquinho sobre a continuação e estou mega curiosa a respeito, não vejo a hora dele ser publicado aqui no Brasil, e de poder ler assim que sair. Amei amei amei!

Recomendo o livro para crianças, jovens ... afinal todas as idades deveriam dar uma chance e conhecer essa estória, leve e engraçadíssima de Patterson!

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Marcos 28/04/2013

Rafa Katchadorian é um garoto que estuda na Escola Municipal de Hills Vilage, a qual ele considera uma prisão. No início do sexto ano ele conhece Jeanne Galetta, uma jovem garota por quem fica logo apaixonado. Somando isso à sua vontade de ser popular e fazer algo marcante ao longo desse ano, Rafa, com a ajuda do seu amigo Léo, acaba criando um plano para quebrar, ao menos uma vez, cada uma das regras impostas pela escola. E isso incluirá desde as mais simples, como mascar chicletes nos corredores, até as mais trabalhosas, como pichar toda a fachada do colégio. Conseguirá Rafa ser autor de tamanha façanha?

Rafa é um garoto normal que está prestes a entrar no sexto ano de sua escola. Tirando notas razoáveis e sendo muito bom em artes, ele resolve que sua rotina anda muito parada e não quer ir para o ensino médio sem nenhuma grande proeza realizada. Em alguns momentos ele parece estar no mundo da lua, como se aquela cena só ocorresse dentro da mente dele. Por ser muito criativo, Rafa acaba criando nomes e personagens para cada integrante da escola: a professora Mulher-Dragão, o garotão valentão Miller Matador, o padrasto Urso, entre outros. Durante sua primeira aula do ano, quando a direção explica as regras a serem seguidas, nosso protagonista tem a ideia de criar um plano para burlar todas elas e, de quebra, ainda conquistar a atenção de Jeanne, sua mais nova paixão. Por isso, junto com seu amigo Léo, cria a Operação R.A.F.A (Regras Atrapalham a Felicidade Alheia), em que passa a ganhar pontos a cada feito conquistado. No início Rafa consegue o que quer: passa a ser o centro da atenção de todos na escola, mas com o passar do tempo ele começa a pagar o custo que isso tudo lhe proporciona.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/04/resenha-escola-os-piores-anos-da-minha.html

naniedias 28/02/2013

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, de James Patterson e Chris Tebbetts
Ano novo, escola nova.
Rafa Khatchadorian não apenas terá que enfrentar o Ensino Fundamental, como também terá que cursar o sexto ano em uma escola NOVA.
Logo no primeiro dia ele já vê que o ano não é muito promissor, haja visto os discursos super chatos que ele foi obrigado a escutar.

Portanto, ele precisava de alguma coisa para tornar o sexto ano suportável.
A ideia capaz de salvar o mundo não demorou a aparecer. Quando cada aluno recebe o intragável código de conduta da escola, o menino tem uma ideia perfeita: quebrar TODAS as regras!
Assim começa a operação R.A.F.A.

O que eu achei do livro:
Quem diria, né?! James Patterson escrevendo um infanto-juvenil como esse. É importante ressaltar, entretanto, que ele não escreveu o livro sozinho.
Talvez você não tenha se dado conta, mas após o nome do famoso autor tem outro meio espremidinho do coautor dessa história: Chris Tebbetts. Além disso, uma parte super importante da trama são as ilustrações de Laura Park, cujo nome nem aparece na capa.
Sim, eu acho extremamente injusto o nome do James Patterson aparecer tão grande e os dos demais ficar assim tão apagado - poxa, eles foram fundamentais para o livro acontecer também, né?!
Não que eu esteja culpando o autor por isso - a escolha provavelmente foi da editora (a editora americana, porque o livro é assim lá também) por causa do peso do nome de Patterson -, mas ainda assim eu acho feio.

E já que falei da ilustradora, vou comentar das imagens do livro.
Grande parte da história é narrada através dos divertidos desenhos de Leo Caladão, o melhor amigo de Rafa. Aliás, para mim esse é o ponto alto do livro. As imagens são muito bem feitas e dão um toque bem legal à trama, deixando o livro mais gostoso de ler.
Por outro lado, essa coisa de usar o desenho no meio da história aliado ao fato de que é um livro escrito por um menino que não é exatamente popular e está começando o ano letivo em uma nova escola me lembrou demais de Diário de um Banana (só vi o filme, ainda não tive oportunidade de ler o livro, infelizmente) e isso certamente tirou um pouco do brilho da história.

A narrativa do livro é bem simples e muito divertida de acompanhar. Rafa é um protagonista muito engraçado e conta a sua história em primeira pessoa, o que é capaz de fazer com que o leitor se sinta ainda mais próximo.
Os capítulos são bem curtos, o que também ajuda na fluidez da leitura.

Entretanto, há um grande porém. A história é legal, divertida, mas vazia.
Os autores tentaram colocar assuntos bem interessantes como plano de fundo da trama (como bullying, por exemplo), mas na minha opinião eles foram muito mal explorados.

Tudo bem, eu sei que o livro é um infanto-juvenil e não tenho a menor dúvida que irá agradar (e muito, por sinal) as crianças de nove a doze anos, principalmente aos meninos.
Mas como alguém que é fã de livros voltados para essa faixa etária (mesmo já tendo passado uns três ou quatro anos da idade do público alvo) sei que posso esperar coisas melhores desses livros, histórias mais profundas e que transmitam ao leitor alguma mensagem bacana (não que isso seja um pré-requisito).
É uma leitura legalzinha, mas que deixou de aproveitar pontos fundamentais da história, deixando-a até mesmo meio boba.

Outra coisa que me incomodou foram os adultos indulgentes.
Não entrarei em detalhes para não contar demais da trama, mas os adultos do livro em diversos momentos pegaram leve demais com o Rafa.
Se eu fosse mãe, não iria querer passar esse tipo de exemplo para os meus filhos.
Não me entenda mal, eu adoro histórias infanto-juvenis que deixam claro o quanto as crianças podem ser mais espertas do que os adultos e o quanto esses últimos podem agir de forma autoritária e injusta. Não foi isso que vi nesse livro - foram adultos que não souberam controlar uma criança como ela precisa ser controlada para que reconheça os limites. Ainda bem que o Rafa, no fundo, é um garoto legal e não vai virar um adulto estragado.

Não é que o livro seja ruim, mas é que havia muito mais para ser usado e aproveitado nessa história e senti muita falta disso. O que salva a leitura é que o Rafa é um garoto bem engraçado e as ilustrações são uma delícia.

P.S.: Achei estranha a escolha por sexta série no livro. Não tenho o original em inglês para comparar, o que é uma pena.
Mas é fato que ele está começando o equivalente ao Ensino Fundamental, que aqui no Brasil começa na 5ª série (6º ano) e, assim sendo, ficou estranho colocar sexta série no livro.
EDITADO: Não é sexta série: é sexto ano! Eu que me confundi e o livro só usou a nomeclatura que ainda é estranha para mim. Leitor da resenha que me corrigiu, agradeço a correção!

P.P.S.: Outra coisa que achei estranho foi a escolha do nome "Escola". Poderia ter escolhido "Fundamental: Os Piores Anos da Minha Vida" - porque "Escola" é generalista demais e foge ao título original. Ao menos, na minha opinião.

P.P.P.S.: O livro é parte de uma série. A série já tem dois livros publicados e o terceiro está previsto para esse ano. Apesar de não ter gostado muito do primeiro, espero que ele tenha sido apenas uma introdução e que os demais consigam explorar melhor os demais temas que ficam só como um plano de fundo dessa história. Portanto, eu não pretendo desistir da série. Ao menos, AINDA não.

Nota: 3

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
Ronaldo 27/02/2013minha estante
Nani, não é sexta série, é sexto ano - o que aqui é a 5ª série.

naniedias 28/02/2013minha estante
Tem razão, Ronaldo! É sexto ano e não sexta série :D Eu ainda me confundo com essa nova "nomeclatura" ^^

Mi Cherubim 19/02/2013

Escolhi para o Desafio Literário do mês de fevereiro As irmãs Vampiras – Uma delícia de amiga, contudo quando veio o e-mail da Editora Arqueiro para escolhermos os lançamentos de janeiro me deparo com os dois novos livros do James Patterson. Sim, confesso. Sou extremamente apaixonada por ele. Como algumas amigas que amam e idolatram o Nicholas Sparks, nada contra... ainda não li nada dele, eu sou sincera em dizer que se o James vier para o Brasil, serei a primeira na fila com todos os meus livros, não são muitos, só 9 até agora. Porém esse livro é mais o tema do DL, portanto usarei este também como meta de leitura para fevereiro.
O que posso dizer sobre o Rafa? Ele é um garoto super inteligente, educado (na maioria das vezes), ama sua mãe, gosta de sua irmã e odeia seu padrasto apelidado carinhosamente de URSO.
O problema do Rafa na minha opinião é acumulo de energia. Ele está começando a 6º série no colégio EMHV (Escola Municipal Hills Village) e com isso o pior ano da vida dele. Isso na opinião de uma criança. Claro que sempre que começava o ano letivo nós sempre odiávamos a escola. Eu até curtia. Isso até a 7º série, depois... era uma coisa forçada... mas voltemos ao Rafa.
Esse livro é uma espécie de diário. Nele contem toda a aventura de um ano letivo dessa criatura. São sacadinhas hilárias do Rafa e do Léo. Quem é Léo??? Bom... vou usar uma frase do Rafa:

Para ver mais acesse: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/02/escola-os-piores-anos-da-minha-vida.html