Angelfall

Angelfall Susan Ee

Resenhas - Angelfall

Juliana 31/01/2013

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
O mundo foi invadido e os seres humanos foram caçados e abatidos como animais. Pelos anjos.

Ninguém sabe o porquê, e ninguém previu. O fato é que seis semanas atrás, seres alados desceram do céu e o mundo como se conhecia terminou. Gangues dominam as ruas, e andar a noite pode ser a última coisa que você faça antes de ser capturado por canibais. Oh, e sempre corra agachado olhando para cima; ao primeiro sinal de asas pairando no céu, é salve-se quem puder.

Penryn está entre os sobreviventes; minha nossa como eu curti essa garota! Ela tem como prioridade máxima a segurança de sua irmãzinha, e quando a mesma é levada pelos céus por um anjo, ela vai estar disposta a qualquer coisa para pegá-la de volta. Como, por exemplo, se aliar a um anjo— um maldito anjo!— para ter qualquer chance em descobrir aonde levaram a pequena Paige. Penryn na verdade tem altas semelhanças com a Katniss; ela sabe o que tem que fazer para sobreviver, ela não é ingênua e muito menos uma garotinha desamparada. Ela faz o que precisa ser feito.

Faz alguns meses que li Angelfall, e tem uma razão para essa resenha só estar saindo agora. Por que eu estava completamente obcecada com o livro e toda vez que tentava escrever algo que preste a respeito, saía um monte de sentenças incoerentes; nada fazia jus. Sim, Angelfall é bom desse jeito.

O ritmo da história é rápido, e a narração flui com a voz forte e expressiva de Penryn. A história é cheia de diálogos hilários, que ficam o livro inteiro se chocando de frente com a paisagem violenta e sombria. Eu absolutamente adorei o modo como Susan Ee jogou com esses contrastes, e de forma tão natural e hábil que eu estava rindo em um parágrafo e no próximo vibrando de tensão junto com a heroína.

A política trabalhada no livro é realmente crível; o modo como a humanidade respondeu ao ataque angélico, o modo como os anjos responderam a humanidade. É um mundo apocalíptico, sim, mas Susan Ee não deixou só por isso e fez um livro cheio de ação. Não, ela fez um livro cheio de ação e esquemas políticos, só para dar um gostinho de que as coisas não são tão simples como parecem. A 'mitologia' angélica ficou realmente interessante; entre seres de incrível alcance, como funciona os jogos de poder entre eles? Quem decidiu dar as ordens de exterminação? Foi deus repetindo Sodoma e Gomorra? A autora ao mesmo tempo que entra na bíblia para se basear nos anjos, ela cria um lado político de interessesXbenefícios alarmantemente humano. Acredito que isso por si só faria a trama brilhar, mas a coisa fica tão mais interessante por culpa da heroína. Pelo modo como ela interage nesse ambiente; Penryn é forte, e ela nos deixa saber o que está acontecendo pelas escolhas corajosas dela e o seu jeito capaz e determinado de se movimentar.

Os personagens têm voz, e a interação entre eles mantém o interesse do leitor. Da loucura da mãe de Penryn ao caráter misterioso de Raffe (o anjo a quem nossa heroína une forças, tantz tantz) todos tem um apelo próprio. Angelfall tem algumas cenas seriamente bizarras e grotescas que trabalham os personagens e dão uma sensação louca e confusa de realismo e aflição pela segurança deles. Sério, estou falando de bizarro mesmo.

Vi várias resenhas que falaram a mesma coisa sobre o final, e vou ter que concordar com elas. Não foi, até os últimos capítulos, em que eu botei a mão na cabeça e pensei puutz grila esse negócio é muito doido! E de uma maneira boa; de uma maneira ótima. Violência, humor, um romance que me fez ficar totalmente fangirl (acredita que eu não tenho nadinha para reclamar sobre o romance?!), um enredo cheio de ação mas com profundidade e uma protagonista forte e simpática.

Única reclamação concreta: é um livro pequeno, mimimi. E o segundo nem título tem ainda. Susan Ee, por favoor, preciso de mais Penryn e Raffe!
nanda.loyci 18/04/2013minha estante
Vc sabe se já tem esse livro para baixar???

nanda.loyci 18/04/2013minha estante
Vc sabe se já tem esse livro para baixar???

RobertaToussaint 10/06/2020

Bom pra c@*%lho!
Ja reli esse livro 3 vezes e a impressão é sempre a mesma: bom pra caralho.
A mocinha é muito pé no chão; o romance não é o foco principal, ele é sutil.
E, ninguém é perfeito nesse livro. Esta tudo uma merda total e as pessoas estão tentando sobreviver como podem.
Eu senti raiva das merdas dos anjos, ele são crueis. Odiaveis. Pervesos.
No final eles deveriam ser exterminados.

Anjos podem ser agnósticos. Kkkk

isa gusmão 18/01/2021

Fantasia misturada com terror distópico
Escrevo essa resenha após minha releitura desse livro. Quando li pela primeira vez, em 2018, gostei muito, mas nunca tinha dado continuidade à saga. Agora, pretendendo ler os próximos, percebi que não lembrava muito da história e optei por reler o primeiro livro.

Minha opinião sobre ele se manteve exatamente a mesma. Isso é meio raro, já que em releituras normalmente eu ou aprecio mais o livro ou acabo encontrando vários defeitos. Não foi esse o caso de Angelfall. A história se manteve no mesmo patamar pra mim - ou seja, uma fantasia sólida, com personagens instigantes e um universo muito criativo.

Acho que minha parte favorita dessa saga é o universo criado pela Susan Ee. Essa ideia de distopia/juízo final trazido pelos anjos à Terra, além do conflito político dos anjos e da incipiente resistência humana me deixam bastante animada com o potencial da saga. Meu conhecimento biblíco é quase nulo, então não sei se perdi algumas dicas/pistas do futuro da história por não saber o papel ocupado pelos personagens angelicais, mas gosto também da pitada sci-fi que ela acrescenta no final do livro.

Penryn é uma boa personagem, multidimensional e bem complexa, principalmente em relação a sua questão familiar. Eu gosto da narrativa em primeira pessoa dela, mas gostaria de mais profundidade. Acho o POV dela um tanto quanto raso, talvez por ela ter um pensamento bem "adolescente" (o que não é ruim, visto que a personagem é adolescente). O Raffe ainda é um mistério para mim. Sinto que ele não foi aprofundado o bastante, mas espero que o background dele seja mais explorado nos próximos livros.

No geral, é uma leitura bem rápida, bem engajante e cheia de cenas de ação. Não é nada de outro mundo, mas é bem bom.
Evellyn 18/01/2021minha estante
Simm, concordo

Fabianne 12/04/2012

O MELHOR LIVRO DE 2012!!!
Eu estava um pouco receosa de ler esse livro, apesar de só ouvir coisas boas. Porém, mesmo lendo várias reviews dando 5 estrelas a esse livro, nada me preparou para a experiência. Existem bons livros, ótimos livros, livros pelos quais você sabe que não são tão bons, mas se apaixona pelos personagens e pela história mesmo assim.

MAS um livro que nem Angelfall é dificil de encontrar. Ele é bem escrito, cheio de ação, tensão, aventura, sobrevivência, ótimos diálogos, originalidade, ótimos personagens. E tem um ingrediente que outros livros, por mais que você os ame, não tem. Esse livro tem algo especial. Difícil de explicar!

Vai ser uma das melhores séries já escritas!

Ótima leitura, e com certeza meu favorito de 2012!

ale 14/04/2020

Perfeito!
Eu amei demais! Sério, senti raiva, agonia, medo, ansiedade. Esse livro me proporcionou tantas emoções que nem sei bem o que comentar ao certo. Achei a escrita ótima, amei demais os capítulos curtinhos. O desenvolvimento do casal é outra coisa que eu gostei bastante. As cenas de luta e tensão muito bem escritas e claro, a diversidade, TUDO perfeito. Não vejo a hora de ler o segundo!

Leituracriativa8786 24/05/2021

Muito bom!
Mundo pós apocalíptico, os anjos vieram para exterminar os humanos na terra.
Raffe é um arcanjo que tem suas asas arrancadas por outros anjos, ele é deixado para morrer nas ruas onde pedaços de um anjo é uma moeda de valor, Penryn é uma humana que teve a irmã sequestrada por anjos, ela salva Raffe para poder encontrar a sua irmã.

Pâm 16/09/2020

Reli e reli e todas as vezes vale a pena
Ah como amo essa série. É tipo meu bote salva vidas das ressacas literárias, depois de ler tantos livros chatos, resolvi ler esse bebe, pq sabia que me prenderia do começo ao fim. Quem não leu essa série, leia agora. É a melhor série de romance aventura e fantasia da face da terra, eu sei exagerei na descrição mas sem brincadeira já li tantos livros desse gênero e nenhum me prende e me faz sentir tantas coisas como essa série. Tem tudo de bom que um livro deve ter: personagens interessantes e bem construídos, história que te prende, é coesa, faz sentido e encaixa as pontas soltas. E romance fofinho, é claro tem sobrevivência, mostrando o lado do ser humano durunte conflitos, tem de tudo e é maravilhoso. Provavelmente vou reler outras vezes.

Mada 14/06/2020

A história até é um pouco interessante, mas parece que é mto pouco explorada, cheia de conveniências e tudo tão do nada, os personagens não são cativantes o suficiente, mas não é uma leitura tortuosa, é rápida e esquecível

Giu 10/06/2012

Simplesmente único.
Esse livro me surpreendeu, e muito. Não posso dizer que quis ler ele desde o começo… a capa não tinha chamado minha atenção, a sinopse declarava que este era mais um livro sobre anjos, mais um livro dystopian e eu não pude deixar de pensar: Okay, o que ele tem de novo?
No fim, após ler tantas reviews no Goodreads falando tão bem sobre o livro eu decidi arriscar… Porque não? Afinal o livro não é tão conhecido e se eu gostasse eu ia ficar feliz porque conheci uma autora nova e teria a chance de compartilhar ela para quem lê minhas resenhas. E no fim não me arrependi.
O livro, apesar de abordar dois temas nada novos, é tão único que quando acabei eu fiquei com aquele aperto no peito porque o livro tinha acabado e eu teria que me despedir do mundo de Susan Ee até o lançamento da continuação. Acontece que em Angelfall os anjos não são retratados como seres que só fazem o bem e todo aquele blah,blah,blah que estamos acostumados. Em Angelfall os anjos são guerreiros que acabaram destruindo o nosso mundo, seres poderosos que agora causam medo nos humanos e que não são exatamente bons e eles destroem nosso mundo, sem explicação, sem nada, só violência. Simples assim.
No meio desse cenário a protagonista, Penryn, faz de tudo para conseguir salvar sua irmãzinha que foi sequestrada por um desses anjos, até mesmo sequestrar, ameaçar e depois se unir com um deles, Raffe.
Penryn é tudo que podemos querer em uma heroína. Ela é forte, determinada e leal, ela tem a salvação da sua irmã em foco e nada vai fazer ela desviar desse objetivo. Raffe no fim acaba sendo o herói perfeito para ela. A interação entre os dois é do tipo que te da borboletas no estômago.
O livro tem violência, tem humor, tem uma pitada de romance e cenas que te deixam sentada na ponta da cadeira esperando pelo que vai acontecer.
Mas acho que a característica que tornou essa leitura tão prazerosa e inesquecível foi o fato de que apesar de um dos principais fatores do livro ser sobrenatural, todos os personagens são humanos. Eles erram, eles são imperfeitamente perfeitos.
No fim das contas é um livro que não dá para ser descrito em meras palavras, por isso nem vou me aprofundar mais nos personagens e no enredo, ele precisa ser lido.
Vale a pena!

QueciaC 10/02/2024

Romance apocalíptico
Eu comecei a ler só pelo romance e acabou sendo apenas migalhas ? Mas o livro foi uma surpresa, no geral. Um anjo moreno e sarcástico fingindo que não gosta da garota pq ela é humana, um mundo distópico no meio de um apocalipse, monstros bizarros, comédia nos momentos certos, protagonista que gosta de se meter em briga e q realmente sabe brigar + referência bíblica, tudo junto? Muito bom. Só queria que tivesse tido um foco maior no romance pq a autora sabe escrever um, com base na descrição do primeiro beijo deles:

"It is not the gentle kiss of a couple on a first date, nor is it the kiss of a man driven by simple lust. He kisses me with the desperation of a dying man who believes the magic of eternal life is in this kiss."

nadi.bortoluzzi 31/10/2022

Nao dei nada e estou surpreendida
Raffe ?????

Foi uma ótima história. Eu não li muitos livros de anjos antes e esse foi muito bom. Além disso, os personagens se encaixam perfeitamente na história. Houve alguns momentos engraçados que eu realmente gostei.

?I knew from the start that your loyalty would get you killed. I just never thought it would be your loyalty to me that would do it.?

Você quer: Uma garota foda que sabe cuidar de si mesma, um cara gostoso (sei que todos dizem que aparência não é tudo, mas, vamos lá, sempre tem uma pequena parte de nós que quer um cara que parece sexo no palito) que não só tem a aparência, mas a personalidade e inteligência para adorar ele, ação, um enredo que faz você implorar por mais a cada página, e um relacionamento que você pode realmente olhar e dizer: "Caramba, isso é amor de verdade!??

É. Essa. 🤬 #$%!& . De. Livro.

Este é um ótimo livro para ler se você acabou de sair de uma série de livros ruins, este é um ótimo livro para ler se você estava lendo muitos livros bons, este é apenas um ótimo livro para ler sempre que você quiser. .

Dee-Dum são o alívio cômico que todo livro precisa e estão no ponto ??

Mayhematnight 11/07/2020

Weird but good
It?s a weird read with a peculiar main character and a predictable but unsettling/strange romance.

marinafrancomf 07/05/2021

Muito bom!
Adorei!
Não espera que fosse tão bom, me surpreendi.
Raffe é uma graça, toda aquela pegada de anjo poderoso e misterioso, que eu amo.
Penrys é forte, a quanto tempo eu não lia sobre uma personagem humana tão incrível assim.

Laura 13/09/2015

Brilhante!
Eu realmente não tenho palavras para esse livro. Angelfall tem a melhor história distópica que eu já li em toda minha vida. No início, por se tratar de mais uma história sobre anjos, fiquei receosa: eu esperava que se tratasse de um livro em que a garota se apaixonava pelo anjo e eles lutavam pra ficar juntos. Ah, como eu estava enganada.
Para começar, Penryn é uma heroína fantástica – independente, forte e bastante decidida. Eu amo o fato de ela não precisa de nenhum homem para defendê-la: Penryn é uma lutadora. E uma das boas.
Já Raffe é um personagem complexo e maravilhoso. Mesmo tendo a natureza arrogante que todos os anjos possuem, ele é bastante cativante e gente boa quando quer.
Eu realmente adorei o jeito em que a autora desenvolveu o relacionamento deles – de um jeito natural e estável, e não de maneira forçada e abusiva que venho visto nos livros atualmente. Mas devo alertá-los(as) que este livro não se trata de uma história de amor. Então se você está esperando ler um livro de romance, eu não recomendo este, porque Penryn está muito mais focada em encontrar sua irmã do que ficar com Raffe.
Enfim, Angelfall definitivamente virou minha trilogia favorita, não só pelos personagens, mas também pela escrita maravilhosa de Susan Ee.

Gabriela 24/06/2019

Ótimo como livro de introdução
"Angelfall" vinha como recomendação cada vez que pesquisava algo sobre séries de fantasia e, apesar da sinopse não me chamar muito a atenção num primeiro momento, resolvi dar uma chance e posso dizer que não me arrependi! Sei que estou atrasada, mas vamos lá.

A narrativa é frenética e a leitura fluiu rapidamente, já que todo capítulo tem algum tipo de gancho que não te deixa parar de ler. O toque de terror e do bizarro que a autora dá à história, principalmente nos capítulos finais, tornam a situação ainda mais instigante de ler, porém perturbadora. Uma sensação de iminência, de que tem sempre algo à espreita, pronto para atacar, é constante no livro.

A autora busca discutir também dilemas morais, uma vez que a Penryn, a personagem principal, está o tempo todo se questionando se o que ela está fazendo, aliada ao anjo, a torna uma traidora aos olhos dos humanos e até que ponto, em meio ao caos do fim do mundo, vale-se ater a princípios em contraste com fazer o que é necessário para sobreviver, não passar fome e proteger a sua família. Nenhum personagem é preto e branco e há a dissolução de qualquer conclusão maniqueísta, principalmente quando nos referimos aos tipos religiosos.

Penryn Young é forte e determinada e não leva desaforo para casa. Ela enfrenta tudo e todos para alcançar seus objetivos e, apesar de fazer jus à sua idade e não parecer um adulto no corpo de um adolescente (amém), é muito madura e consegue colocar as emoções de lado para fazer o que precisa ser feito. É muito fácil se apegar ao Raffe, o anjo “caído” e aliado da Penryn, porque ele tem toda aquela faixada de mistério, força e inacessibilidade, mas, no fundo, uma vulnerabilidade que faz seu coração ficar apertado.

A dinâmica entre os dois é muito bacana (leia, se quiser, "tensão sexual") e rende algumas cenas com diálogos bem engraçados (inclusive, não posso deixar de enfatizar o quanto a narração da Penryn em si é hilária) e outras de quebrar o coração e rolar algumas lágrimas (capítulos 44 e 45, estou falando com vocês).

Eu amei o fato de que toda vez que um personagem é resgatado por alguém, ele acaba resgatando este outro em algum momento, o que faz com que Penryn passe longe de ser a donzela em perigo -- muito pelo contrário. Sempre tem uma dívida de vida entre ela e Raffe e eu achei isso sensacional, porque existe um equilíbrio, afinal (salientando aqui que Penryn é muito badass).

Não posso deixar de mencionar a mãe da Penryn, uma mulher esquizofrênica e paranoica que traz uma visão sobre o mundo que talvez mais ninguém veja, mas deveria. Ela é responsável por parte dos momentos mais bizarros do livro e me intriga saber como vai ser desenvolvida em relação à história, porque sinto que tem muita coisa por trás das ações delas e do seu passado.

Sinto que esse livro é só um pezinho no mundo de "Penryn & the End of Days", uma vez que são poucas as respostas que recebemos e há muitas pontas soltas e personagens que ainda têm muito espaço e potencial para ser desenvolvidos nos próximos volumes, incluindo os secundários. Na minha humilde opinião, foi um ótimo começo para uma trilogia que tem cara de que vai ser muito épica!