Trilogia Suja de Havana

Trilogia Suja de Havana Pedro Juan Gutiérrez

Resenhas - Trilogia Suja de Havana

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo Robert 03/03/2009

Visceral pode mesmo ser ruim? Eu particularmente gosto bastante da temática. Acho que o conflito humanidade x animalidade é algo que a literatura traça quase sempre com superficialidade. Aliado a isso, PJ mostra uma Cuba devastada e a forma forçada que sua população subsiste resistindo em meio ao caos. Fantástico.

Sarah 05/10/2021

Não é o meu favorito dele
Depois que li ?Fabián e o caos? fiquei apaixonada por Pedro Juan Gutierrez. Eu saí comprando todos os livros que encontrei dele. Só não digo ?literalmente? porque alguns livros viraram meio item de colecionador, óleo que percebi.
Masssss, a ?trilogia suja de Havana? foi o segundo livro que li e, apesar de ter a mesma essência do autor, que eu amo, não me cativou tanto.
Achei um pouco cansativo e repetitivo, já que os contos e as crônicas tem uma temática muito parecida.
Acho que vale leitura se você quiser usar como uma leitura complementar, alterando com outra. Não aconselho ler ele direto.

Marilda 22/11/2012

Ahhhh Pedrito! Sua narrativa parece uma salsa. Cheio de gingado, remelexo e erotismo cru. Amo-te!

O melhor escritor vivo! Com certeza!

Na Literatura Selvagem 03/09/2016

A escrita envolvente de Pedro Juan Gutiérrez em Trilogia Suja de Havana
A acabei me apaixonando pela escrita de Pedro Juán Gutierrez há alguns anos, um escritor Cubano, de 63 anos, que me fascinou desde o primeiro conto de seu livro Trilogia Suja de Havana...

Nascido em Matanzas - Cuba, em 1960, Gutiérrez é um famoso escritor, pintor e jornalista. Famoso por sua forma de narrativa, já trabalhou em diversas funções ao longo da vida, antes de se tornar escritor, inclusive já cortou cana e foi locutor de rádio. No jornalismo, tem 26 anos de carreira. Apesar das dificuldades pelas quais passou, é um grande escritor de prosa e poesia. Vive em Havana e suas atividades hoje são exclusivamente a pintura e literatura. Além de Trilogia suja de Havana, outros livros publicados seus são: O Rei de Havana, Animal tropical, O insaciável homem-aranha, Carne de cão, Nosso GG em Havana, O ninho da serpente: memórias do filho do sorveteiro e Coração mestiço. Há ainda o conto Melancolia dos leões e umas obras em Poesia. Seu mais novo lançamento é Fábian e o caos, e em breve eu trago resenha dele também...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/08/a-escrita-envolvente-de-pedro-juan.html

Nivia.Oliveira 11/05/2019

Não só história, mas contos picantes!
Mais uma viagem. Desta vez para Havana, Cuba. Imagine o país em plena crise dos anos 90. É claro que o autor fala das mazelas do socialismo e da história deste país que optou por muito tempo não se render ao capitalismo. O povo passando necessidade de tudo... mas lutando para sobreviver, como podia. Mas o autor, Pedro Juan Gutiérrez, quis dar a essa gente um alívio e optou por contos picantes. Ufa! Cada "romance" que assustaria os leitores mais pudicos.

MOTTA58 19/03/2009

VICERAL
UM LIVRO FANTÁSTICO PARA SE LER. NÃO HÁ FIRULAS, TODAS AS NARRATIVAS SÃO VERDADEIRAS E VICERAIS. PEDRO JUAN GUTIÉRREZ MOSTRA UMA CUBA SEM RODEIOS.

Cesare 10/09/2013

Puta merda, que LIVRO!
Este livro é um dos melhores que eu li. Apesar de relatar toda a luta pela sobrevivência em meio a uma Cuba desesperada que passa por uma crise tremenda, Pedro Juan consegue nos acrescentar fragmentos maravilhosos.

Com uma maneira desbocada, crua e imunda de narrar a realidade onde vive, o autor consegue ser engraçado, mesmo em situações precárias.

É uma leitura indispensável!

Danni Flauto 25/01/2011

A Trilogia Suja de Havana
O livro mostra muitíssimo bem como as pessoas viviam em plena revolução cubana.
O autor mostra como as pessoas se viravam na crise e até como eram nas suas intimidades.
Nos trás a história sem “maquiagem”. Sem muito mais o que dizer, apenas indico.

brunoimbrizi 17/08/2010

Duas irmãs e eu no meio (pág. 23)
Foi o que fiz. Atravessei aquele bairro de gente muito pobre, mas pelo menos me respondiam e me orientaram bem naquele labirinto de barracos de lata e madeira podre e pedaços de tijolo e entulho jogados fora pela fábrica. Quando cheguei ao casebre de Hayda, ela estava tomando banho. Veio abrir a porta de calcinha e sutiã, meio molhada, e quase nem falamos. Foi uma boa foda. Deixei que ela tivesse seus orgasmos. O primeiro foi com a minha língua. É incrível, mas sempre acontece com ela. Só de sentir a língua raspando clitóris acima já dispara o primeiro orgasmo. E continuei, sem pressa. Gosto dessa mulher. Vira de costas para que eu coma a sua bunda. Já tinha me falado que com o marido - ela tinha casado três anos antes - não conseguia. O negro tem uma pica de negro e isto impedia algumas acrobacias. Suamos muito. É uma casinha muito pequena, com o teto bem baixo, dois quartos e um banheiro. Afinal não agüentei mais e gozei. Como sempre. Eu grito e me desespero nos orgasmos. É como se voasse pelos ares e despencasse lá do Sol. Igual a Ícaro quando caía depenado em direção ao mar. Ufa, terminamos, Ficamos um tempo olhando para o teto, exaustos. Eu exausto. Ela nem tanto. Nunca se cansa, mesmo que tenha dez orgasmos quer mais e mais. Mas o calor era sufocante, Ela disse: "Aproveita que tem água e toma um banho." Não havia sabão. Perguntei.
— Não tem sabão, Pedrito. Já nem lembro da última vez que vi sabão aqui.
— Então você toma banho só com água?
— Claro, que remédio!
Joguei umas latas de água no corpo. Fiquei do mesmo jeito. Sem sabão não se eliminam o cheiro, a unidade, o suor. Então me enxuguei e botei a roupa. Ela também, e nos sentamos para conversar um pouco.
— Vou pra putaria em Havana. Não posso continuar assim.
— Está doida, garota? Você é muito ingênua para isso...
— Olha só: só tenho duas calcinhas, e as duas rasgadas. Um lixo. Sem sabão, sem comida, sem nada. Eu continuo trabalhando na policlínica por inércia. Nem sei pra quê. Caramba, não dá para suportar... E o imbecil do meu marido... Ah, eu não agüento.
— Ele não é imbecil, Hayda. Os tempos estão muito duros e é difícil arrumar uns dólares.

Raquel Lima 26/06/2015

Fiquei apática a todo o sofrimento...
Após algum tempo da leitura, ainda me é possível sentir a aversão a alguns trechos do livro... No entanto, este sentimento de quase um horror que ele faz sentir é estimulado por uma necessidade quase " Rodriguiana" de estar presente, de não fugir a toda a sujeira, pobreza, devassidão. Em termos de análise social, confesso que é difícil acreditarmos que uma sociedade aceita esta situação... Mas vivemos em um país, que apesar de tantos problemas é democrático, seja simplesmente para fazer campanha em facebook, ainda podemos...

Angel 10/07/2015

Trilogia Suja de Havava
Um livro espetacular! Resenha completa no meu blog.

site: http://cialetraseliteratura.blogspot.com.br/

Dani.Menezes 28/04/2018

Sórdido!
Rum, sexo sujo, miséria e misticismo.
Uma Cuba miserável na década de 90.

1 | 2 | 3 | 4