Nacionalismo no novo mundo

Nacionalismo no novo mundo Marco Antônio Villela Pamplona
Don H. Doyle

Resenhas - Nacionalismo no novo mundo

Clio0 17/06/2021

Nacionalismo no Novo Mundo é uma coletânea de artigos explorando o conceito e a formação do nacionalismo na América. Uma das coisas que chama a atenção é o fato de que a maioria do escritores convidados são estadunidenses.

Por que isso é interessante? Porque a formação de nação é uma construção cultural para uma legitimação política (algo que também é explicado no primeiro artigo), então ver pesquisadores com background tão diferente do mundo latino tentarem explicar o que está acontecendo em nossas terras e adjacentes pode dar um gosto de adoçante artificial.

Não que os artigos sejam ruins... eles não são. Mas como não há neutralidade científica, tudo parece adquirir uma tonalidade estranha quando visto por outra lente - principalmente quando a mesma é nacionalista, capitalista, anglo-saxã, branca, "democrática".

E é exatamente por isso que eu recomendo a leitura.

Embora não seja propriamente fã de brasilianistas estadunidenses (acho a análise deles muito calcada no "american way of thinking", não que outros não sejam), é esclarecedora a maneira como a formação de nações (Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina) são analisadas.

A minha cópia é da editora Record. Penso que ela é a primeira edição, de 2008, pois veio com uma nota solta de errata.