Os Gêmeos

Os Gêmeos Pauline Alphen

Resenhas - Os Gêmeos

Carol Matsuoka 28/04/2013

Os gêmeos
Após a grande catástrofe em que jovens com poderes parapsíquicos de todas as idades morrem misteriosamente,um povoado que vive em meio a práticas quase medievais em total retrocesso vivem Jad e Claris,que são dois gêmeos tão diferentes na personalidade como iguais na aparencia.
Após o desaparecimento de sua mãe Sierra tudo muda, seu pai Eben se torna m homem solitário e fechado, Jad passa a ter fortes enxaquecas e uma saúde frágil enquanto Claris é inquieta e saudável.

É uma narrativa ótima e original meio confusa já que sem mais nem menos o narrador muda fazendo o leitor ver os fatos de um ponto totalamente diferente.

Robson 29/03/2013

Prometeu e não cumpriu
Olá leitores, demorei um pouco para postar essa resenha, porque eu demorei MUITO para completar a leitura. Eu esperava bastante do livro e no fim, o numero de decepções foi maior do que o de surpresas positivas.

O livro, primeiro volume da trilogia As Crônicas de Salicanda, conta a historia dos gêmeos Claris e Jad após o enigmático desaparecimento de sua mãe. Em um tempo onde toda tecnologia é considerada perigosa, Claris e Jad devem lidar com o desaparecimento da mãe, ao mesmo tempo em que devem lidar com questões deles mesmos.

Já na sinopse, Pauline Alphen nos promete uma aventura épica e sem muita enrolação, que nos prenderia a cada minuto e nos deixaria de boca aberta. A pena é que isso não acontece, o livro possui um desenvolvimento lendo e cheio de voltas desnecessárias.

O livro é repleto de altos e baixos, cheio de voltas onde à autora acaba se perdendo na própria história. Isso acaba por deixa-lo cansativo e confuso em certas partes, Pauline se perdeu em vários pontos, deixando algo sem muito sentido.

A narrativa acaba por ser maçante e enjoativa, pelo fato de não ter muitos fatos que envolvam ação e o mistério prometido, acabou fracassando. A autora acaba por espirrar bastante durante o desenvolvimento do livro e isso acaba tirando a vontade de seguir para o próximo capitulo.

Eu posso dizer que gostei bastante da premissa e também das citações e criticas das heroínas do Young Adult. A única pena é que realmente não funcionou, ela acabou criticando algo e fazendo o mesmo.
Por mais que não tenha gostado muito, nem do desenvolvimento e nem dos personagens, eu estou esperando o segundo livro, pois o final foi algo inesperado para mim.

Confiram essa e outras resenhas aqui: http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/2012/08/resenhas-por-capa.html

Nema 21/09/2012

Promete, mas não cumpre.
Uma coisa legal para se falar antes da resenha é que a Pauline é brasileira.
Bem, mais ou menos. Ela nasceu aqui, mas passou a vida entre a França e o Brasil, já que seu pai é francês. Pauline já escreveu alguns livros em português, mas Os Gêmeos foi escrito em francês e ela até colaborou com a tradução da história.
Agora para a história de fato.
As Crônicas de Salicanda se passam no século XXIII, mas não há tecnologia alguma ou mesmo os países a que estamos acostumados. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu na Grande Catástrofe ou mesmo como eram os Tempos de Antes; tudo é um mistério e poucos são os que ainda guardam lembranças desses tempos.
É nesse universo que vivem Claris e Jad, gêmeos, cuja mãe desapareceu quanto os dois tinham três luadas (anos). Cada um reagiu de um jeito diferente à falta de Sierra; Claris se negou a pensar nela e a julga morta, enquanto Jad tem sonhos frequentes com a mãe e espera que um dia ela volte.
Claris é uma menina “moleque”, digamos. Uma de suas grandes frustrações é que os heróis são sempre meninos e ela quer mudar isso. Monta a cavalo, treina com espadas, lê muito e é completamente teimosa. Já Jad, vitima de uma doença do coração, não pode fazer nada disso e dedica seu tempo à meditação e criação de bonsais.
Os dois irmãos são bem diferentes, mas são muito unidos. Quando eles estão prestes a completar treze luadas, Jad começa a demonstrar poderes psíquicos que remetem ao Tempo de Antes e ao que causou a Grande Catástrofe. É aí que o enredo começa a se mostrar.
De uma forma demasiado lenta.
Olha, eu tinha até lido umas resenhas antes de comprar o livro, e todas afirmavam isso (algumas até diziam que era porque estávamos acostumados com os livros americanos; cheios de ação, com acontecimentos rápidos e etc. Talvez seja um tico verdade, but, não é para tanto), mas realmente esperava algo mais eletrizante. A segunda parte do livro é especialmente chata. Não sei. Apesar da história ser super foda e os personagens serem cativantes, acho que tudo ficou meio “perdido”.
As falas também me irritaram um pouco. Haja exclamação.
E o final foi uma grande decepção. Sabe quando a coisa acaba quando parece que vai ficar boa? Quando você está esperando aquele clímax incrível que dará abertura para o próximo livro e… fim. Pois é. Fiquei encarando a última página por um longo minuto antes de voltar ao mundo real.
Muitas perguntas não foram respondidas.
Aliás, acho que nenhuma foi. Fiquei com a sensação de tempo perdido, porque agora vou ter que ler o segundo para entender.
Enfim, a história, em si, é muito boa, mas tem algumas falhas gritantes. Gostei particularmente do Jad, ele se tornou meu personagem preferido. Outra coisa interessante foi a mistura do sobrenatural com a tecnologia (ou a falta dela). Mas faltou algo, não sei. O início do livro parece durar até quase o final e o final parece não terminar.
Não faz sentido algum, mas é isso aí.
Agora só resta esperar pelo segundo volume. Espero que a autora responda várias perguntas que ficaram sem resposta em Os Gêmeos.
Nota 6,5.

Resenha publicada no blog http://nemmosis.blogspot.com.br/

tiagoodesouza 17/03/2012

Os Gêmeos | @blogocapitulo
Os Gêmeos conta a história de dois irmãos que vivem num futuro onde a tecnologia está praticamente ausente. Jad é um garoto mais na dele, preocupado com coisas que exijam mais a paciência para se obter algum resultado. Ele gosta de cuidar de bonsais, por exemplo, e sofre por constantes enxaquecas. Já sua irmã, Claris, é movida pela impetuosidade. Ela não aceita essa história das princesas dos livros não poderem viver as grandes aventuras que os mocinhos empreendem. Ela quer aprender a usar a espada e montar a cavalo.

– PP?
– PP: princesas passivas. Passam a vida dormindo, esperando, sonhando... Ficam arrastando a beleza e os desmaios pelos livros sem nunca serem o motor dos acontecimentos! – exaltou-se Claris. – Elas apenas “estão” nos livros.
Pág. 24.

Os irmãos cresceram sem a mãe. Sierra sumira numa noite tempestuosa sem deixar nenhum sinal. Por conta disso, Eben, o pai, se isolou há muito tempo da vida dos filhos até que alguns sinais começaram a surgir, indicando mudanças importantes. Por que Sierra desaparecera? Por que há objetos esquecidos no castelo? E por que a tecnologia deixou de existir no mundo?

– O problema é que o silêncio não apaga o passado.
A essas palavras, Eben estremeceu e olhou para Maya como se estivesse vendo um fantasma.
– Nada apaga o passado. Nunca. A gente faz de conta, só isso.
Pág. 150.

O interessante do livro é que ele vai contra o que normalmente vemos numa distopia. Não sei se de fato o livro pode ser visto como uma, apesar de conter elementos distópicos como a supressão de um governo, ou líder, sobre a vontade do povo. Há nesse livro elementos da conhecida literatura fantástica, como elfos, ondinas, salamandras e outros elementais e poderes parapsíquicos.

Como todo bom livro juvenil, durante a leitura nos deparamos com momentos de sabedoria e reflexão enquanto os personagens dialogam. Gosto muito quando essas passagens são bem contextualizadas, tão bem inseridas no texto que não fica tão óbvio a intenção do autor.

– Você sabe por que vive melhor nos sonhos?
A resposta veio rápida:
– Porque neles meu corpo imperfeito não me incomoda. Porque, nos meus sonhos, em espírito, eu sou perfeito. Posso correr, montar a cavalo, lutar sem que meu coração ameace explodir. É um espaço onde posso me refugiar, ser eu mesmo.
Pág. 131.

Um dos pontos que não me agradou, mas que parece ter se tornado algo muito comum na literatura atual, é a história ser contada pelo ponto de vista de vários personagens. Eu particularmente fico um pouco perdido e sinto uma desaceleração na leitura. Porém, a narrativa assim mostrada apresenta uma gama maior de informações a respeito da história. E a gente vai entendendo, aos poucos, como o mundo dos gêmeos se tornou o que atualmente é.

Os Gêmeos é um livro recomendado para todos aqueles que buscam um livro que pede uma leitura mais lenta para ser apreciada, como se você estivesse ao redor de uma fogueira e alguém estivesse contando a história.

Acredito que cada indivíduo possui um reservatório de conhecimento que ele próprio ignora. Ele sabe o que é melhor para ele, o que deve fazer com a própria vida, por que nasceu, como viver em harmonia com o planeta. Se somarmos o que cada um sabe, temos um potencial infinito de sabedoria e conhecimento! Além disso, acho que essas informações podem circular de uma alma para a outra, de um coração para outro, acredito que elas possam ser trocadas.
Pág. 132.

Jééh Dias 17/04/2012

DAC 2012 - Os Gêmeos
Esse livro foi um pouco complicado para mim ler, não sou muito chegada em livros que se passam em épocas medievais. Mas o que é mais interessante nele é que se passa depois do nosso tempo atual, o mundo sofre uma regressão, depois de ter vivido um mundo de grandes tecnologias voltou a práticas medievais, porque? Esse é o ponto que fez que eu continuasse a leitura. Os Gêmeos são Jad e Claris são muito diferentes, eu gostei muito de Jad apesar dos "problemas" dele, e acho legal ver que a Claris se preocupa com ele. Adorei Boris, e a mãe dos dois então *-*. O livro não tem ação, mas não é ruim, e tem um gancho legal. É interessante ver como eles ficam surpresos com as coisas que temos hoje, e me fez pensar, como viveria num futuro depois de acostumar com as facilidades que a tecnologia nos proporciona hoje. Por exemplo essa resenha que estou fazendo agora. Em fim, acredito que não é um livro que a grande maioria vá gostar, é uma questão de gosto, não faz meu estilo de literatura, mas mesmo assim achei interessante, quem sabe em uma outra oportunidade possa aproveitar melhor a leitura.

Paulo V. 07/09/2012

Mini-crítica
Em um futuro distante, catástrofes aconteceram no mundo e a população restante se reergueu em comunidades esparsas. É aí que conhecemos o vale de Salicanda e dois irmãos gêmeos que o habitam, Jad e Claris. O livro narra a história desses irmãos de 12 anos que querem descobrir mais sobre o passado da humanidade e a história deles mesmos.

Eu adorei a ideia, porém, achei a execução meio frustrante. A autora optou por ser bem detalhista na explicação do mundo, o que deixou tudo bem lento e gerou uma leitura um pouco arrastada. Apesar disso, gostei bastante da "bandeira" feminista levantada pela Claris e adorei alguns personagens, como a família Borges e o Ugh. Não é o melhor livro que eu li, mas tenho bastante curiosidade para continuar a saga.

Essa é a minha mini-crítica do livro, para ler a resenha acesse: http://conversacult.blogspot.com.br/2012/09/resenha-os-gemeos-de-pauline-alphen.html

Lucas 13/06/2012

Descobertas e muitas doses de Chococafe
Pauline Alphen conseguiu se destacar pelo enredo inovador que mostrou nas páginas de Os Gêmeos, mostrando um futuro diferente de tudo o que já foi visto. O ponto de partida inicial para os leitores viajarem até Salicanda.
O livro conta a história de dois irmãos gêmeos, Claris e Jad, que possuem personalidades bem distintas, das quais a autora consegue destacar bem. Acontece que a história se perde em acontecimentos desnecessários, alguns até divertidos, mas que deixam a leitura exaustiva.
O ponto forte do livro são as passagens das "Crônicas dos Tempos de Antes", que mostram de uma forma muito reflexiva como a humanidade foi levada a entrar em decadência e as mudanças que ocorreram após o grande apocalípse tanto do ponto de vista político, histórico, cultural e científico. O legal é que essas passagens fazem alusão ao século em que vivemos, já que a história se passa em 2259.
O livro merece um lugar especial na prateleira, mas para os amantes de histórias fantásticas. Um detalhe importante: ter lido ou olhado os filmes da saga O Senhor dos Aneis,Star Wars, Fronteiras do Universo e Harry Potter deixará a leitura de Os Gêmeos mais divertida.

Renata 20/04/2012

Que tal uma viagem para o século XXIII exatamente no ano de 2259? É para onde Pauline Alphen nos leva em Os Gêmeos! E o que você acha que vai encontrar por lá? Carros que flutuam? Computadores ligados diretamente ao cérebro humano? Não! Tudo isso já existiu, é isso mesmo, existiu, não existe mais! Em Salicanda se vive na era do Centauro, o tempo é dividido em decênio, lunação, luada e era! Voltamos aos tempos medievais e tudo o que se viveu antes do século XXII, ficou em um passado que os jovens dos tempos atuais já não conhecem mais!

Jad e Claris são gêmeos, filhos de Eben e Sierra que desapareceu quando os dois completaram 3 luadas. Hoje com 12 luadas, nenhum dos dois conseguem esquecer o que aconteceu e ainda alimentam a esperança de que sua mãe esteja viva! Ebem de Salicanda, mais conhecido como Duque e que de duque só tem o "apelido", possui uma enorme biblioteca em forma de farol, do qual guarda as maiores riquezas dos tempos atuais, sua farta coleção de livros, inclusive os dos Tempos De Antes, como é conhecido os tempos passados.

Uma Grande Catástrofe ocorrida no início do século XXII, fez com que toda uma geração desaparecesse durante um torneio Parapsíquico fazendo com que toda a humanidade se desmantelasse, isso ocorreu nos Tempos de Antes onde, as ciências do espírito dominavam o mundo e o mesmo eram divididos em trabalhadores e jogadores! Depois da grande catástrofe, Jors, pai de Eben, funda Salicanda que é baseada em regras naturais, o homem deve agir com a natureza como se fossem um só e são proibidas as ciências do espírito e as máquinas.

Porém, um jogo que foi proibido a muito tempo traz à tona as ciências do espirito e os Jad e Claris começam a perceber que tem poderes, os dois começam a desenvolver suas habilidades psíquicas que até então não eram exploradas por conta da proibição de Jors. O jogo dos mil caminhos, é o caminho para salvar a flores e encontrar a mão dos gêmeos.

Os Gêmeos é um livro pra jovens leitores que traz uma história muito interessante, porém com uma linguagem às vezes complexa para a idade que se destina! No início as coisas parecem um pouco confusas até pela quantidades de personagens que são apresentadas ao leito, porém, conforme vamos nos apropriando da história, a leitura flui com maior facilidade!

Eu me encantei com o livro que termina com um simples ponto de reticências, e nos deixa angustiados para saber como termina a ação que alí começou a ser narrada! Esse primeiro pareceu bem introdutório, apresentados bem os personagens que são muito bem construídos por Pauline.

Um ponto negativo me chamou a atenção no livro. Todo o tempo em que se passa o livro é descrito como decênio (semana), lunação ( mês), luada (ano) e era (século), porém em alguns momentos isso era esquecidos e o tempo era descrito normalmente como semana, ano, mês, não sei se foi erro de revisão ou foi intencional, mas achei fora de contexto.

No mais o livro é lindo, a capa dele tem tudo a ver com a história, a diagramação é ótima com folhas amareladas e letras em um tamanho bem agradável! Eu super indico a leitura de Os Gêmeos e estou super curiosa pelo Livro II!