A Privataria Tucana

A Privataria Tucana Amaury Ribeiro Junior

Resenhas - A Privataria Tucana

1 | 2 | 3 | 4

Igor13 07/08/2023

Reenha de um livro que abandonei.
Li cerca de 20% do livro. Não aguentei mais. A questão não foi o conteúdo, mas o estilo do escritor: divaga demais!

Vou tentar o outro livro sobre o mesmo assunto: "O principe da Privataria".

Rodrigo 19/03/2023

A Privataria Tucana
O PSDB conseguiu estar no poder por muito tempo porque já praticava a corrupção muito antes de estar no poder. Que esperteza. Fez o que queria. Foi perseguidor. Calou pessoas. A única coisa que não conseguiu foi a presidência.
Recomendo muito essa leitura.

Adamastor Portucaldo 04/11/2022

Privatizações vistas por um ?
Os tucanos começaram a desestabilização, vendendo algumas empresas, que na mão da ?iniciativa privada? se deram muito bem (Vale, Teles etc)! Inocente, o autor chama um golpezinho de onze milhões de reais de mega operação! Já estava em curso o mecanismo com desvios bilionários. Só uma refinaria em pasadena envolveu cem vezes mais grana!

Karlan.Yury 08/02/2021

Informativo....mas cansativo.
O livro apresenta práticas adotadas por agentes políticos e personagens que são figuras conhecidas no cenário nacional. Com vasta documentação, o autor aponta crimes cometidos e demonstra quais táticas foram utilizadas. No entanto, após a metade da leitura, fica uma repetição infindável de documentos jurídicos (referentes às condenações saques, etc), o que torna a leitura cansativa e repetitiva - pois o foco parece ser demonstrar como um político em específico é corrupto. Não recomendo a leitura.

Fabport 16/06/2020

Um livro mal escrito
Mal escrito, com muitas copias de supostos documentos, que nada acrescentam ou esclarecem. Não vale a leitura.

Emanuel Xampy Fontinhas 16/05/2020

...
O livro apresenta uma pesquisa extensa de documentos para desvendar a sujeira nos processos de privatização e campanhas de políticos do PSDB, incluindo uma contenda interna do PT que acabou por municiar os rivais da Dilma Rousseff. Na minha opinião só precisava ser mais bem escrito.

Leticia.Machado 10/04/2020

Um relato necessario para parte da história nacional
Que a privatização no Brasil não deu certo e que o partido dos tucanos foi/é um dos mais elitistas e corruptos partidos na política nacional não é novidade, mas ainda assim o livro é um relato de grande importância histórica, política e até jornalística. Mesmo assim a leitura de tantos fatos e documentos pode ser cansativa e deixar o leitor confuso se esse não estiver bastante atento e confortavel com o tipo de leitura em questão.

Alexandre.Nunes 14/11/2019

Esperava mais
O livro traz à tona como funcionava esquema da quadrilha do PSDB. Porém fica muito restrito ao ex ministro José Serra e o seu entorno, mas não tira o mérito do método de desvendar as artimanhas desses bandidos para assaltar o patrimônio público.

DaniM 21/05/2019

A Privataria Tucana – Amaury Ribeiro Jr
A despeito da sombra que paira sobre o autor, é uma livro-reportagem muito interessante, pois traz mais de 100 pags só de documentos comprobatórios das declarações que nele estão.
Declarações assombrosas sobre o desmonte do Estado sob a batuta tucana – AINNN, MAS O PETÊ PIPIPIPOPOPÓ – histórias aterrorizantes sobre o nível de bandidagem, aquela coisa mafiosa mesmo que se deu no Brasil em sua era das grandes privatizações.
Brasilzão não é para principiantes definitivamente. E não teremos respostas simplistas para problemas tão complexos e estruturais. Tiremos nossos cavalinhos da chuva. (#danimotivacional)
“(...)depois dessa jornada pelos pântanos da política em que todos são vilões e o Brasil é a vítima(...)”

Heros Pena 14/10/2018

Conhecimento além da mídia tradicional
Leitura essencial para quem quer conhecer os meandros da política e do governo, além da visão pré fabricada trazida pela mídia tradicional.

Henrique 28/12/2017

Chocante
O livro é bastante chocante. O único "problema" é a grande quantidade de nomes citados. Caso o leitor não esteja familiarizado, acaba se perdendo entre tantos personagens e empresas.

Felipe.Moraes 26/01/2016

As privatizações Tucanas
Um bom livro pra quem gosta de política e história. Li em um dia, mas a leitura é chata e cansada.

Felipe Novaes 19/07/2015

Sempre que começo um livro, já o considero com nota máxima. Mas, ao longo da leitura, vou retirando pontos conforme os atributos da obra.

A Privataria Tucana é um livro importantíssimo. Retrata de maneira objetiva um dos maiores escândalos da história pós-ditadura no país, quase com certeza maior até que o Mensalão, tão falado nos últimos anos. É uma obra importante para que a população brasileira não caia na ideia messiânica de que o liberalismo é em si uma solução, a receita para o Éden na Terra. Não existe isso de estratégia perfeita. A privatização se revela como uma das formas mais hábeis de fazer poucos lucrarem direta ou indiretamente com o poder público, com o acréscimo de que o país é simplesmente vendido para grandes corporações estrangeiras a preços cômicos.

Escolher um candidato nas eleições é muito mais do que escolher o da direita ou o da esquerda, como se isso fosse sinônimo de boa ou má gestão.

No entanto, o que é um ponto forte do livro - a clareza e objetividade - acaba muitas vezes virando sua fraqueza. Por vezes o texto é tão descritivo, que acaba ficando chato e desmotivador lê-lo. O excesso de referências categóricas (nomes de políticos, empresários, laranjas, offshores, empresas, operações federais etc) e um só parágrafo acaba deixando o leitor confuso ou prejudicando a absorção da informação. Às vezes é como ler aquelas apostilas que concurseiros usam, com sua pretensa clareza e objetividade que acaba virando um problema na absorção das informações.

Mas, por ser um conjunto de conhecimentos absolutamente necessários, vale muito a leitura.
Donaldo 26/12/2015minha estante
Já ouviu falar do PETROLÃO? Ou do Sergio Moro? Lava Jato?

Camilla Cardoso 14/07/2015

lembrete
É sempre bom lembrar, o que não deve ser esquecido.
Donaldo 26/12/2015minha estante
Todas as privatizações de FHC deram bons resultados: por exemplo, a privatização do sistema telefônico permitiu a todos os brasileiros terem um telefone celular. Isto não é bom?

Camilla Cardoso 29/01/2016minha estante
Donaldo, por acaso eu disse que algo era bom ou ruim sobre as privatizações aqui?

1 | 2 | 3 | 4