A Prática da Psicoterapia

A Prática da Psicoterapia Carl Gustav Jung

Resenhas - A Pratica da Psicoterapia

lararezendep 04/05/2024

Achei esse livro um pouco mais arrastado que os outros, mas nesse me senti 100% dentro dos pensamentos de Jung, o que me fez gostar bastante.

Less 23/04/2024

Jung e Psicoterapia!
Jung nos deixa frases marcantes neste livro. Ele nos diz que qualquer um pode ter sucesso na psicoterapia, começando com o Xamã e o Curandeiro. É uma filosofia e psicologia, ao mesmo tempo transpessoal e humana. Ele humaniza a psicologia, permitindo a integridade e sucesso humano.

thiago 15/08/2023

Jung
Curto o que ele trás, mesmo não gostando das proximidades com a psicanálise. acho bacana a proposta de confissão/esclarecimento/ educação/transformação e acho LINDO o conceito de inconsciente coletivo. ta de parabens meu fi!

Nathália 07/04/2023

Acho que é um livro essencial para qualquer estudante e profissionais da Psicologia, independente da abordagem.

Louise 14/02/2023

Ótima leitura!
Gostei muito do livro, já havia começado um tempo atrás e parei, dessa vez terminei rápido, acredito que seja um dos melhores e mais importantes da obra de Jung. Recomendo! ??

fedgott 18/01/2023

Um dos melhores livros de Jung
Um livro que todo psicólogo deveria ler. Jung trata de temas relevantes ao trabalho clínico de forma muito didática.

Mickael 17/09/2022

Uma obra que faz jus ao título
Este volume das obras completas é muito didático. Jung explana claramente as muitas psicoterapias possíveis e o papel do médico/analista em cada uma.
Os fundamentos da psicologia analítica são apresentados também. O leitor compreende as diferenças na metodologia entre Freud e Jung.
Um livro necessário nos tempos atuais no debate sobre psicologia baseada em evidências.

danyelaaw 31/07/2022

Achei bom, tem uma escrita fácil e sem dúvidas é um bom livro pra quem está cursando psicologia. Não concordei com algumas coisas, mas acredito que seja válido.

palomavisconti 17/05/2022

A Prática da Psicoterapia
Primeiro livro que leio das Obras Completas de Jung. Foi uma ótima leitura para me introduzir na clínica analítica. Já atendo como psicóloga e ter lido esse livro me fez enxergar como é potente o olhar analítico para com o paciente.
O primeiro de muitos que lerei! Pra quem está querendo mudar de abordagem psicológica e já atende, esse livro é um ótimo começo!

João 20/10/2021

"Não pertença a outrem quem pode pertencer-se a si próprio."
O volume ?a prática da psicoterapia? é composto por nove textos, dentre eles publicações e conferências. Apresenta grandes reflexões, como é típico do autor, mas em alguns pontos pode ser repetitivo (por se tratar da junção de textos de épocas diversas).
Jung aborda temas importantes, tais como a necessidade inquestionável de que os terapeutas passem por análise, já que a personalidade do analista apresenta um enorme papel no sucesso terapêutico, mais até que o método utilizado.
Sobre o método, a técnica, ele apresenta como deve ser reconhecido que, como a individualidade é múltipla, a psique é extensa, nada mais natural que se haver diversas formas de compreendê-la. Duas visões aparentemente antagônicas podem e, há dados empíricos que comprovam, que são válidas.
Num dos últimos textos, ?psicoterapia e atualidade?, Jung discute a respeito de individualidade x coletividade, apontando que um dos grandes méritos do cristianismo foi a de reconhecer que todo sujeito é digno de possuir uma alma imortal.
O trabalho psicoterapêutico, laborioso e realizado com apenas um sujeito no contexto do consultório particular, pode parecer não alcançar grandes resultados considerando-se o macro do coletivo, mas Jung aponta que apenas através desse trabalho individual é possível que se constitua um Estado formado por uma massa consciente.
?E, na medida em que estamos convencidos de que o portador de vida é o indivíduo, se conseguirmos que pelo menos uma única árvore dê frutos, ainda que mil outras permaneçam estéreis, já teremos prestado um serviço ao sentido da vida.?
Forest 21/10/2021minha estante
Belo comentário, belo post. Obrigado pela partilha!

Mila 10/10/2021

Descoberta psicológica
Parte da obra do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, onde ele aborda de maneira prática, exemplificando suas descobertas psicológicas. É fundamental para entender o avanço da psicologia e como estamos agindo.

Esse livro em específico sinteriza muito as práticas e nos permite olhar melhor os indivíduos.

Maju 24/07/2021

Transformador
Ler Jung é um prazer e um privilégio. De um conhecimento ímpar da sociedade, psiquismo e a história, apresenta a possibilidade para uma psicologia infinitamente mais ampla, acolhedora e transformadora das vidas individuais e da humanidade. Além de ser um autor muito divertido hahaha

Helena Fraga 22/01/2021

Necessário
Esse livro faz parte das obras completas de Jung e se revelou uma leitura surpreendentemente fluida, considerando a complexidade de alguns textos de Jung, muito provavelmente em virtude de ter sido extraído de artigos e conferências. Consigo imaginar ouvi-lo falando.

O texto apresenta pontos importantes a serem observados em um processo de análise e a postura do analista, traçando algumas comparações entre a sua teoria (Psicologia Analítica) com a Psicanálise (Freud) e com a teoria Adleriana, sem menosprezar a importância dessas outras escolas, ressaltando que podem ser efetivas a depender do quadro a ser tratado, do nível do analisando e, principalmente do objetivo da análise, se por um sentimento pessoal de desajustamento em que se busca simplesmente uma adaptação ao "mundo normal", ou por um esgotamento da normalidade em busca de mergulhos mais profundos em si mesmo.

Fala das limitações e fragilidades (ou forças) do terapeuta e do impacto da relação terapêutica nos participantes:

"É que não é possível (ao terapeuta) levar um paciente além do ponto em que estamos.
...
Como ela (visão de mundo do terapeuta) é precipuamente uma estrutura subjetiva, por mais rigorosa que seja sua objetividade, é possível que desmorone muitas vezes ao contato com a verdade do paciente, para depois levantar-se de novo, rejuvenescida por este contato... Uma convicção sólida se confirma por sua suavidade e flexibilidade..." (simplesmente amo ?)

Foi uma leitura indispensável para mim e, tenho certeza, é importante para quem se interesse pela teoria junguiana.