Dom Casmurro de Machado de Assis

José Aguiar

Resenhas - Dom Casmurro     [em quadrinhos]

Faline.Ferreira 21/05/2024

Igual ao livro
A história e resumida , mas para quem leu o livro ,entenderá.
Aqui visualizamos Bento e sua personalidade insuportável e narcisista.
Detalhes que de atentamos nos desenhos.

Ray 21/05/2024

Traiu ou não traiu?
Eu ainda não tenho minha opinião sobre, já que eu li o de quadrinhos, não tive tanto detalhes das coisas. Então eu realmente não sei se ela traiu ou não

Miticilena 20/05/2024

"olhos de cigana oblíqua e dissimulada, eu não sabia o que era oblíqua mas dissimulada eu sabia"

A HQ honra a linguagem original do livro, com a escrita clássica.
Ainda não li o livro de Machado de Assis, mas lendo a versão em quadrinho me desperta a curiosidade para conuhecer a obra!

E agora entendo um pouco melhor a grande discussão literária que se levanta: capitu teria traído ou não bentinho?
Para mim não ouve traição, Betinho levanta hipóteses e acusações sem cabimento, levado sempre pelo ciúmes e o sentimento de pose sobre Capitu.
Sheilafla 21/05/2024minha estante
também sou do time não houve traição, ele que era ciumento excessivo!!

Miticilena 22/05/2024minha estante
@sheilafla achei bentinho um homem meio maluco!

myllenavbr130 11/05/2024

Se capitu traiu bentinho, entao eu sou maluca
Dom casmurro mostra claramente as reflexões das vidas passadas e atuais do famoso ?projetando a insegurança?. não duvido que bentinho amava capitu, e vice e versa, mas o seu amor era tão grande que ele projetava a sua insegurança de perde-la em forma de ciúmes. sua personalidade extrovertida e sagaz é o que incomoda, até os dias de hoje, homens que não se contentam com a expansão das mulheres bem resolvidas, e isso estranhava muito a bentinho. é tão verdade o que digo que tinha pensamentos invasivos, como o de um sentimento diferente pela amiga sancha, e por isso começou a projetar a insegurança da traição insinuando a relação extra matrimonial. por fim, é só uma historia de um homem rabugento mesmo, mas uma história muito bem contada. para mim, que já tinha lido a obra antes, fez total diferença a presença das ilustrações da HQ, todas elas à imagem e semelhança da história que trazem vida, reconhecimento e humor ao decorrer do livro. machado de assis nunca deixará de ser e ter um livro em que vale a pena de ler

Isa 06/05/2024

Adorei ler Dom Casmurro como história em quadrinhos. Muito bom relembrar essa história, uma das minhas favoritas de Machado de Assis... mas entra ano e sai ano e fica o questionamento ? Capitu traiu ou não Bentinho ?

Vanessa 05/05/2024

A famosa história de Dom Casmurro e será que capitu o traiu ou não, fica na cabeça de cada um a resposta

emygisely 03/05/2024

Sem dúvidas Dom Casmurro é uma ótima obra e que deve ser lida por todos nós, brasileiros, algum dia, Machado de Assis é um escritor excepcional, mas um pouco louco, não é verdade? Se Bentinho foi feito a sua semelhança, como dizem, podemos atribuir essa característica a ele.
A história como sempre foi cativante, mas agora um pouco mais rasa, como já li a versão tradicional posso compará-las. Tive a impressão de que nesta HQ as loucuras de bentinho foram meio omitidas, seu ciúme possessivo apareceu uma ou duas vezes, o que passa a impressão de que capitu realmente o traiu, já que o leitor não sabe com que tipo de maluco obsessivo e ciumento está lidando. Não que ela não tenha o traído (na minha opinião não traiu), mas no livro tradicional ainda a um certo debate, pois conhecemos mais o narrador/personagem, entretanto, nesta HQ não, só nos mostra as partes "importantes".
De fato, ainda sim é uma ótima forma de repassar a história de Dom Casmurro, recomendo muito para quem quer conhecê-la, mas não tem disponibilidade ou mesmo vontade de ler o livro em sua forma originária.

pão de mel 27/04/2024

"Olhos de cigana oblíqua e dissimulada"
Inicialmente eu tive medo de não compreender nada do livro mesmo que fosse quadrinho devido a linguagem, mas com o passar das páginas fui percebendo que era uma leitura de boas e não tive problema algum em compreender, apenas foi preciso ler com um pouco mais de calma, achei os quadrinhos tão bem feitos que senti realmente vontade de ler o livro normal.

Sobre a história de traiu ou não traiu, não acredito realmente que Capitu tenha feito isso, Bentinho sempre demonstrou ser bastante inseguro, inclusive também possuindo uma admiração meio fora do normal por Escobar, que vamos combinar que esses dois juntos não era tão normal assim e eu não duvidaria que o Machado de Assis escrevesse sobre isso intencionalmente. Enfim, uma ótima leitura e me fez ter mais interesse ainda pelas obras de Machado

LA DO LITERATICO 15/04/2024

Adaptação acessível
Adorei esse quadrinho, sinto que ele soube transmitir bem o que sentimos ao ler a obra original. A escolha de traço e cores é bem bonita e encanta. Serve bem para introduzir a obra para um público menos acostumado com a escrita machadiana.
O único porém, tanto óbvio, é que se trata de uma seleção em partes, então perde a grandeza narrativa do texto integral. Não há como remediar isso.
Vale a pena conferir.

Leonam8 07/04/2024

Traiu ou não?
Gostei bastante desta edição. Feita em quadrinhos e resumida, conta a história de amor entre Capitu e Bentinho com uma intrigada questão: Capitu traiu Bentinho?

pietra.resenha 31/03/2024

Acho que sou parecida com casmurro a ponto de nem perceber as "maluquices" dele, como falam por aí. acredito fielmente no bentinho perturbado, houve adultério sim, não fui com a fuça da capitu desde o começo. na minha linda cabeça, Escobar e bentinho são gays, mas nao aceitavam, bj bj ?

Alexandre 23/03/2024

Neste quadrinho, embora seja um clássico, senti que foi resumido demais, e faltaram alguns trechos que esperava encontrar. Ainda assim, a ilustração é bela e inspiradora.

Karlla29 22/03/2024

Traiu não.
Tô sem palavras.
Bentinho era extremamente ciumento e lelé das ideia, não acho que ela tenha traído mas que sim, foi tudo da mente dele já que durante todo o tempo vemos o ciúmes sem cabimento dele. Enfim, gostei muito da leitura apesar de arrastada e estou em choque.

Maria22150 13/03/2024

Intrigante e curioso! A definição perfeita para esta obra que dividiu o mundo. Dom Casmurro é com certeza um dos livros mais incríveis e curioso que já existiu. De fácil leitura e compreensão, levando o leitor a duvidar de ambas hipóteses.

Lili 21/02/2024

Gostei muito da obra, pelo fato de ser HQ foi mais fácil de ler mas ainda tem as palavras difíceis. É de senso comum que o Bentinho era um ciumento e paranoico, mas também é estranho o fato de o filho dele ser idêntico a Escobar. Mas, devemos lembrar também, que a história é narrada pelo ponto de vista do Bentinho, sendo assim, não se pode confiar veemente se o filho dele e de Capitu é de certo igual ao Escobar.