Pais e Filhos

Pais e Filhos Ivan Turguêniev




Resenhas - Pais e Filhos


372 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


neocasmurro 09/06/2024

Pais e Filhos - O eterno conflito geracional
Como resumir o livro em pouquíssimas palavras?
"Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais"
(Pais e filhos - Legião Urbana)

Pais e filhos, um dos romances mais importantes e polêmicos do século XIX, retrata as desavenças que os jovens niilistas (Arkádi e Bazárov) têm no meio que estão.

O principal ponto da história está até onde esses jovens conseguem sustentar suas opiniões com determinadas pessoas do seu convívio.

O conflito geracional é algo que sempre vai existir, são pessoas diferentes em tempos diferentes. Será que realmente vale a pena causar confusão a todo tempo? Será que não seria melhor aprendermos com gerações antecessoras e sucessoras?
Foram perguntas que ficaram na minha cabeça após a leitura.

Turguêniev vai escrever de uma forma muito rica em detalhes, que trará a sua leitura diversas emoções. É interessante perceber que nem sempre querem seguir o que pensam e as reflexões que as outras personagens trazem ao longo do romance. Dentre as personagens que merecem uma interpretação especial estão com certeza os pais de Bazárov, Vassíli e Aricha.

Por fim, recomendo a leitura, livro muito bom!
comentários(0)comente



Lucas 08/06/2024

Um grande conflito de gerações
Escrito por Ivan Turguêniev, Pais e Filhos conta a história de Arkádi, que depois de ter estudado na cidade grande, volta para a casa (no campo) do seu pai, Nikolai Petróvitch, e seu tio, Pavel Petróvitch.
Ao seu regresso para a casa ele leva um amigo que conheceu Bazárov.
Inicia-se então um grande conflito de ideias entre as duas Gerações (Nikolai e Pavel com Arkádi e Bazárov), uma geração é mais conservadora e a outra pensa em meios diferentes.
Bazárov é o grande destaque dessa história, sempre de bom humor e ácido.
A narrativa de Ivan e muito fluida é muito difícil de largar o livro. Os conflitos que os personagens vão se deparando geram pensamentos e narrativas muito interessantes e inteligentes Apesar de um livro escrito em 1862, a temática é muito atual.
Toda a história é muito bem desenvolvida, engraçada, inteligente e crítica.
comentários(0)comente



Lari 03/06/2024

Muito bom
Ótima maneira de colocar em contraste o choque de gerações. Interessante para compreender mais o niilismo. Leitura fluida e rápida.
comentários(0)comente



Madu Olifotet 31/05/2024

Consideremos pais e filhos como duas gerações distintas que, de um modo geral, representam faces da nação a qual pertencem. Ao romance de Turguêniev, publicado em 1862, interessa, em primeiro lugar, aquelas gerações que compuseram a chamada intelligentsia da Rússia. Os pais da intelligentsia, aristocratas influenciados principalmente pela filosofia de Hegel, tinham por base a idealização romântica do espírito humano e a crença na arte como uma possibilidade de manifestação do belo inerente ao homem. Já a geração dos filhos, formada por jovens de origem social menos privilegiada que obtiveram acesso à universidade, até então exclusiva à aristocracia, era, portanto, o retrato de uma juvenilidade democrática sem classe social definida, em busca de um espaço ainda inexistente que a representasse. Da impossibilidade de encontrar tal lugar de pertencimento na estrutura social do próprio país, surge nos arrivistas russos a negação dos poderes vigentes que os desconsideravam, negação esta apelidada ?niilismo? por Turguêniev, literariamente personificado e levado ao máximo por Bazárov, protagonista de Pais e Filhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beto 25/05/2024

Literatura russa não decepciona. Comumente não são leituras fáceis mas tão maravilhosas que é difícil explicar.

Livro extremamente reflexivo e filosófico, põe muito em evidencia a diferença de gerações.
O autor é fantástico, criação de personagens perfeita, muito reais. Adoro quando o autor consegue me despertar reações e emoções e nesse livro me foi muito comum.

Ninguém merece o personagem Bazarov, insuportável. Outro único personagem que odiei tanto foi Brás Cubas ?
comentários(0)comente



Lucas Lobo 24/05/2024

Avôs e netos
Meu primeiro contato com o autor foi através desse livro.

É uma história bem interessante, o protagonista é bem maluquinho.

Tem algumas reflexões importantes nessa obra.
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 15/05/2024

??   Lido! Conflito de gerações é a premissa do livro de Turguêniev.  Consideremos pais e filhos como duas gerações distintas que, de um modo geral, representam faces da nação a qual pertencem. O livro começa exibindo Nikolai Petróvitch Kirsánov, típico fidalgo russo, à espera do filho Arkádi. A narrativa tem início em 1859. Aproxima-se o fim do regime de servidão na Rússia, ainda incerto mas já latente, abalando sensivelmente as relações interpessoais que reverberam no coletivo. A chegada de Arkádi implica uma surpresa: está com ele Bazárov, seu amigo e grande influenciador, cujas ideias progressistas impressionam não só o filho de Nikolai, como toda a casa do fidalgo, para o bem ou para o mal. Reconhece-se esse domínio logo nas primeiras páginas do romance, quando Arkádi contém a expressão da saudade que sentira da região campesina e discorda do pai quanto à influência do local de nascença sobre o indivíduo, como que buscando defender a liberdade e a independência do homem em relação às suas origens. Interessante! Recomendo... #leituras/2024 #40/2024
comentários(0)comente



Emily977 30/04/2024

A narrativa é simples mas no geral o livro é profundo
Os personagens são extremamente bem contruidos me conectei com cada um deles. A leitura é descontraída, e o enredo é extremamente cativante.
Acompanhar as diferenças entre as gerações, as mudanças ideológicas e emocionais dos personagens trás muitas reflexões.
O livro me prendeu do início ao fim e quanto mais eu lia melhor ficava.
Se tornou uma das minha leituras preferida e sem dúvida eu recomendo.
comentários(0)comente



Vinicius.Escorce 26/04/2024

Com uma narrativa complexa, o autor nos coloca em diferentes olhares mundanos, fazendo o leitor dar razão a cada personagem em diferentes momentos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juliane72 14/04/2024

Conflitos geracionais
Este clássico da literatura Russa e mundial, retrata os conflitos geracionais entre pais e filhos na Rússia de 1800, mas muito presente até os dias atuais. Novas ideias x tradição e costumes, a modernização do pensamento e da sociedade.
comentários(0)comente



Juliane72 14/04/2024

Conflitos geracionais
Este clássico da literatura Russa e mundial, retrata os conflitos geracionais entre pais e filhos na Rússia de 1800, mas muito presente até os dias atuais. Novas ideias x tradição e costumes, a modernização do pensamento e da sociedade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



372 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR