Pedagogia do Amor

Pedagogia do Amor Gabriel Chalita

Resenhas - Pedagogia do Amor

Isabelle 29/12/2022

Ótimo
Neste livro o autor reuniu algumas das histórias e contos mais populares da história e fez análises sobre virtudes e valores que podemos extrair delas e a importância de repassá-los à frente.
Amor, amizade, idealismo, coragem, esperança, trabalho, humildade, sabedoria, respeito e solidariedade: são esses os valores e sentimentos que foram considerados pelo autor como instrumentos fundamentais para a formação de um caráter bem-moldado de um indivíduo em sociedade.

Iasmin.Dutra 12/06/2020

O livro cumpre com o que é proposto. Uma leitura às vezes enrolada, mas sempre promissora. Um breve desfecho: "É possível viver de forma mais harmônica e feliz desde que saibamos mudar os aspectos negativos e dissonantes não apenas vivendo a eles, mas transformando-os em aprendizados melodicamente positivos."

Gabi 05/03/2016

Resenha do livro “Pedagogia do Amor” de Gabriel Chalita
CHALITA, Gabriel. Pedagogia do amor: A Contribuição das Histórias Universais para a Formação de Valores das Novas Gerações. 14.ed.São Paulo: Editora Gente, 2003.
Atualmente Gabriel Chalita assume a função de secretário de Estado da Educação de São Paulo, seu currículo engloba Doutorado em Direito e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica(PUC) de São Paulo, Mestrado em Direito e em Ciências Sociais pela mesma universidade, Bacharelado em Direito e Filosofia. Autor de numerosos livros. Professor dos programas de pós- graduação da PUC de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em “Pedagogia do Amor”, Gabriel trabalha com histórias infantis tradicionais que nos remetem a refletir sobre princípios morais que, frequentemente na conturbada vida diária, são preteridos dos nossos hábitos, provocados pela egolatria dos homens desta época. Motivados pela índole individualista gerada pelos aparelhos ideológicos, onde o espírito do ser humano é constituído a partir da obtenção de seus propósitos.
Na visão do autor, o educador deve relembrar e aguçar esses valores no educando, como pessoa diretamente ligada ao ser em construção, este é peça fundamentais no resgate desses conceitos que se tornaram banais. Como incentivador, o educador deve conter em si próprio estas ideias, para que o aluno enxergue a o ensinamento muito além de meras palavras.
Nessas histórias infantis citadas pelo autor, é percebível em cada uma delas, o broto de algum ou alguns dos sentimentos conaturais do ser humano que, porém, ao longo da vida, podem ser postergado através deslustre de sua bondade natural.
É preciso que o educador leve consigo todos esses princípios igualmente necessários, junto aos materiais de trabalho e, que em cada novo dia de docência, se faça avolumar esses ensinamentos nos alunos, com o foco de enraizados nas entranhas de cada ser humano, resgatando a integridade infuso do indivíduo.

Rafael Aguiar 11/09/2015

UM NOVO PONTO DE VISTA
Pedagogia do amor, livro escrito por Gabriel Chalita, no ano de 2003, com aproximadamente 208 paginas, publicado pela Editora Gente.

O livro traz para os seus leitores uma seleção das principais historias infantis e bíblicas como: Davi e Golias, rei Saul, Patinho Feito, Aladim, Ali baba e os quarenta ladrões, Cinderela, Don Quixote, entre outras historias.

A cada cada capitulo o autor vem trazendo umas dessas historias para poder falar de valores essenciais, para o relacionamento com as outras pessoas, o livro te apresenta essas historias que com certeza, você já ouvimos pelos menos uma, se não todas, quando ainda era crianças, te apresenta de uma forma completamente nova, e causando bons momentos de reflexão.

Bem, a leitura do livro e um pouco cansativa, cada capitulo é praticamente independente, contendo inicio, meio e fim, fazendo com que o livro não tenha uma historia para desenvolver, sendo muito fácil se cansa durante a leitura e talvez ate abandona-la.

leosilva 04/05/2015

Inocente
O livro faz uma análise das lições que podemos tirar de várias histórias, de uma forma inocente até. Olhar positivo é algo que devemos ter para tudo na vida, mas nem tudo são flores, e a relação que Chalita descreve entre as histórias e a mudança de vida das pessoas não parece ser tão direta assim. É mais autoajuda do que pedagogia.

LaraF 15/05/2014

otimo livro.. o autor é bastante otimista e consegue extrair de cada historia as melhores qualidades e reflexoes. as minhas historias favoritas foram a historia da Estrela de Joias, que nao conhecia e fala sobre soliedariedade e a do Patinho feio, que ele soube explorar belamente falando sobre a diversidade..tb gostei da parte final do livro em que ele se remete ao capitulo 9 do Dom Casmurro, lembrando que a vida é como uma opera, cada um participando a sua maneira!