O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Henrique 30/05/2024

Como ir do oito ao oitenta: 101
A maneira como a narrativa desse livro escala rápido é *chef's-kiss*.

A leitura é inicialmente bem complicada e as primeiras 30 páginas, por aí, me tomaram muito tempo e estranhamento até que eu me adequasse ao estilo de escrita do autor. A falta de parágrafos e diálogos separados por hifens (ou travessão, sei lá ksksk) é algo que você se acostuma com o tempo e eventualmente a leitura fica bem fluída e única.

A história não tem medo de se delongar e é interessante se atentar a alguns "signos", por assim dizer, que Saramago deixa na obra, pra não acabar fazendo uma leitura ingênua, da qual eu mesmo me acuso de ter em parte cometido.

Juliana 16/05/2024

Num mundo onde as coisas são tão descartáveis, um belo dia tertuliano descobre que tem um duplicado . Será que realmente hoje vivemos numa sociedade de cópias , padrões ? Até onde a individualidade se perdeu

Bruno236 12/03/2024

Não foi o melhor Saramago
Não foi o melhor Saramago que eu li, mas é um Saramago. Vale a pena por ser ele, e por toda a sua dinâmica.

mariaonacross 10/03/2024

Sensacional! Meu primeiro livro do autor e posso dizer que Saramago ofereceu uma experiência intensa, marcada por uma escrita única. O livro traz as complexidades da existência humana através do protagonista, Tertuliano Máximo, um professor de história confrontado com a surpreendente descoberta de seu duplo em um filme. A trama se desenrola de maneira intrigante, explorando questionamentos profundos sobre identidade, individualidade e o significado da existência. Saramago conduz habilmente por uma reflexão envolvente sobre o ser humano e suas intricadas relações consigo mesmo.

Henderson.Rickelmy 29/02/2024

Cativante
Um livro que marca, o faz pensar e refletir com sua sublime mensagem ocultada através de uma narrativa muito interessante e cheia de reviravoltas.

Será que existe outro "eu"?

Thais.Domingues 20/02/2024

Que final !!!!!!!
Confesso que a escrita do Saramago me incomoda um pouco , porém suas histórias são extremamente criativas e instigantes , por esse motivo insisto em ler seus livros e nunca me arrependo por isso . Saramago , conclui suas obras como ninguém , escreve finais de tirar o fôlego , nessa obra não foi diferente. Adorei !!!!!

beaakemi 18/02/2024

Genial!
Gosto muito de ler Saramago, mas essa foi uma das leituras mais desafiadoras.

Levei um tempo maior para ler pois alguns capítulos eram confusos, é preciso ter paciência e se atentar aos detalhes - gosto muito quando Saramago faz com que os personagens conversem com o leitor, mas tinham momentos possíveis de se confundir entre falas e pensamentos do protagonista (jeitinho mais Saramago impossível).

Amei o livro como um todo, me prendi demais na leitura e ficava ansiosa pelo que estava por vir? e o final é surpreendente!!!

Yasmin V. 18/02/2024minha estante
Comecei esse uma vez e abandonei, não lembro bem o porquê.. . Vou colocar de volta no meu radar! Amo Saramago!!

beaakemi 18/02/2024minha estante
Eba! Achei difícil de ler esse, mas a vale a pena dar uma chance de novo!

Leyla 15/02/2024

Inquietação à nossa semelhança
Tertuliano Máximo Afonso foi uma companhia interessante e peculiar pra se acompanhar. o fato dele também ser professor de História me aproximou ainda mais da sua rotina, que é em até certo ponto, comum. isto posto, seu colega de trabalho lhe sugere assistir um filme para espairecer, é aí que a vida de Máximo Afonso se torna curiosa: um ator do filme é idêntico a sua imagem, como uma cópia fiel. através do senso comum nos questionamos o quanto é difícil conviver com o diferente, mas e se fôssemos coagidos a conviver com nosso extremo semelhante? inclusive, o senso comum também é um personagem dentro dessa trama que tenta, como pode, auxiliar Tertuliano nas suas decisões sem pé nem cabeça. a partir da dúvida acima o livro vai se preenchendo por acontecimentos surpreendentes, assim como seu desfecho jamais imaginado no decorrer da minha leitura, que causou espanto e admiração por essa capacidade de escrita única que nosso Saramguinho tem. esse livro é também uma recomendação pra àqueles que nunca se aproximaram das obras de Saramago, acredito que cumpre o papel de provocar o anseio pelas próximas páginas.

"nem o próprio Tertuliano Máximo Afondo saberia dizer se o sono tornou a abrir-lhe os misericordiosos braços depois da revelação tremebunda que foi para ele a existência, talvez nesta mesma cidade, de um homem que, a avaliar pela cara e pela figura em geral, é o seu vivo retrato." pág. 27

"...ler também é estar lá." pág. 82

Guta.Cohen 30/01/2024

Ainda sem saber opinar
Finalizei a leitura hoje e estou ainda sem saber se gostei ou não. Eu amo o Saramago e, como muitos, acho ele genial: as situações que ele traz a vida como em Ensaio sobre a Cegueira e Intermitências da Morte são simplesmente incríveis, mas esse livro foi bem difícil para mim.

A escrita dele é sempre bem desafiadora, mas acho que por causa do contexto da história e do esclarecimento que ele tenta trazer do que os personagens estão pensando fica tudo ainda mais complexo, sem pontuação ou visão clara das falas de cada um.

Achei o tema extremamente inteligente, questionador, e muito inovador para a época em que foi escrito. O final do livro é o que mais toma a atenção por começar a mostrar as consequências de tudo antes apresentado, mas acho que não aconselharia a leitura para alguém que tem dificuldade de concentração ou esteja voltando ao hábito da leitura. É preciso muita disciplina e foco para conseguir finalizar.

Em geral, Saramago sempre entrega nas suas escritas, por mais complexas que sejam.

eduarda 21/01/2024

De modo geral, uma ótima história
O homem duplicado é uma história extremamente interessante, o enredo provoca curiosidade no leitor, os personagens e a trama são bem desenvolvidos e o plot twist é inusitado e surpreendente. O livro nos permite acompanhar a jornada de Tertuliano na procura de seu duplicado ao passo em que começa a ficar obcecado e a ter dúvidas a respeito de sua identidade. De modo geral, a história é ótima, porém, mesmo me instigando bastante, a leitura foi desafiadora para mim. O autor utiliza uma escrita bastante complexa e em alguns momentos, confusa. Por não utilizar alguns sinais de pontuação, nem indicativos de que determinada parte é fala de algum personagem, a leitura pareceu bagunçada. Minha leitura foi lenta devido a minha dificuldade, e acredito que talvez, eu ainda não estivesse preparada para ler essa obra e apreciá-la da forma como ela merece. Pretendo, em algum momento posterior, ler outras obras do autor em busca de uma nova experiência.

Rafael.Nagao 20/01/2024

Mais um livro 5 estrelas do Saramago
Não achava que ia gostar tanto desse livro, mas parte de mim já deveria saber, pois li ensaio sobre a cegueira e foi um dos melhores livros que eu li na vida e agora esse que também é arrebatador.
Saramago consegue criar uma história com uma premissa até que simples, porém seus desenrolares são de tirar o fôlego.
Final sensacional para um livro sensacional!

Bela 16/01/2024

Leitura sensacional
Esse é o primeiro livro que eu leio do Saramago e fui com altas expectativas. Já sabia do esquema de não usar muita pontuação e parágrafos, das narrativas rebuscadas, dos diálogos entre vírgulas... Mas eu não estava esperando personagens tão tão tão interessantes e uma trama tão tão tão bem trabalhada.
No início, encantada com a forma de narrar, achei engraçado o livro ser tão dramático. Mas, chegando ao fim, passei a levar o drama bem a sério e o tema do livro também. O que você faria se encontrasse uma cópia sua? Se sentiria ameaçado? Tranquilo? Intrigado? Fiquei muito tempo pensando na história, especialmente no final.

Recomendo demais essa leitura. É de uma inteligência e sofisticação incríveis a reflexão que provoca no leitor. Estou ansiosa para ler outros livros do Saramago!

Gabriel1994 10/01/2024minha estante
Parece um livro interessante vou adicionar na minha lista

Rebeca 10/01/2024minha estante
vale a pena ler, só achei a escrita um pouco maçante em alguns momentos (deve ser pq é português de portugal kk), mas nada que tire a qualidade do livro, o que mais me incomodou foi a diagramação do livro nessa edição, pq as letrss ficaram muito expremidas na paginas, fora isso, a leitura é interessante