O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago




Resenhas - O Homem Duplicado


264 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Henrique 30/05/2024

Como ir do oito ao oitenta: 101
A maneira como a narrativa desse livro escala rápido é *chef's-kiss*.

A leitura é inicialmente bem complicada e as primeiras 30 páginas, por aí, me tomaram muito tempo e estranhamento até que eu me adequasse ao estilo de escrita do autor. A falta de parágrafos e diálogos separados por hifens (ou travessão, sei lá ksksk) é algo que você se acostuma com o tempo e eventualmente a leitura fica bem fluída e única.

A história não tem medo de se delongar e é interessante se atentar a alguns "signos", por assim dizer, que Saramago deixa na obra, pra não acabar fazendo uma leitura ingênua, da qual eu mesmo me acuso de ter em parte cometido.
comentários(0)comente



Juliana 16/05/2024

Bom
Num mundo onde as coisas são tão descartáveis, um belo dia tertuliano descobre que tem um duplicado . Será que realmente hoje vivemos numa sociedade de cópias , padrões ? Até onde a individualidade se perdeu
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno236 12/03/2024

Não foi o melhor Saramago
Não foi o melhor Saramago que eu li, mas é um Saramago. Vale a pena por ser ele, e por toda a sua dinâmica.
comentários(0)comente



mariaonacross 10/03/2024

Sensacional! Meu primeiro livro do autor e posso dizer que Saramago ofereceu uma experiência intensa, marcada por uma escrita única. O livro traz as complexidades da existência humana através do protagonista, Tertuliano Máximo, um professor de história confrontado com a surpreendente descoberta de seu duplo em um filme. A trama se desenrola de maneira intrigante, explorando questionamentos profundos sobre identidade, individualidade e o significado da existência. Saramago conduz habilmente por uma reflexão envolvente sobre o ser humano e suas intricadas relações consigo mesmo.
comentários(0)comente



Henderson.Rickelmy 29/02/2024

Cativante
Um livro que marca, o faz pensar e refletir com sua sublime mensagem ocultada através de uma narrativa muito interessante e cheia de reviravoltas.

Será que existe outro "eu"?
comentários(0)comente



Thais.Domingues 20/02/2024

Que final !!!!!!!
Confesso que a escrita do Saramago me incomoda um pouco , porém suas histórias são extremamente criativas e instigantes , por esse motivo insisto em ler seus livros e nunca me arrependo por isso . Saramago , conclui suas obras como ninguém , escreve finais de tirar o fôlego , nessa obra não foi diferente. Adorei !!!!!
comentários(0)comente



beaakemi 18/02/2024

Genial!
Gosto muito de ler Saramago, mas essa foi uma das leituras mais desafiadoras.

Levei um tempo maior para ler pois alguns capítulos eram confusos, é preciso ter paciência e se atentar aos detalhes - gosto muito quando Saramago faz com que os personagens conversem com o leitor, mas tinham momentos possíveis de se confundir entre falas e pensamentos do protagonista (jeitinho mais Saramago impossível).

Amei o livro como um todo, me prendi demais na leitura e ficava ansiosa pelo que estava por vir? e o final é surpreendente!!!
comentários(0)comente

Yasmin V. 18/02/2024minha estante
Comecei esse uma vez e abandonei, não lembro bem o porquê.. . Vou colocar de volta no meu radar! Amo Saramago!!


beaakemi 18/02/2024minha estante
Eba! Achei difícil de ler esse, mas a vale a pena dar uma chance de novo!




Leyla 15/02/2024

Inquietação à nossa semelhança
Tertuliano Máximo Afonso foi uma companhia interessante e peculiar pra se acompanhar. o fato dele também ser professor de História me aproximou ainda mais da sua rotina, que é em até certo ponto, comum. isto posto, seu colega de trabalho lhe sugere assistir um filme para espairecer, é aí que a vida de Máximo Afonso se torna curiosa: um ator do filme é idêntico a sua imagem, como uma cópia fiel. através do senso comum nos questionamos o quanto é difícil conviver com o diferente, mas e se fôssemos coagidos a conviver com nosso extremo semelhante? inclusive, o senso comum também é um personagem dentro dessa trama que tenta, como pode, auxiliar Tertuliano nas suas decisões sem pé nem cabeça. a partir da dúvida acima o livro vai se preenchendo por acontecimentos surpreendentes, assim como seu desfecho jamais imaginado no decorrer da minha leitura, que causou espanto e admiração por essa capacidade de escrita única que nosso Saramguinho tem. esse livro é também uma recomendação pra àqueles que nunca se aproximaram das obras de Saramago, acredito que cumpre o papel de provocar o anseio pelas próximas páginas.

"nem o próprio Tertuliano Máximo Afondo saberia dizer se o sono tornou a abrir-lhe os misericordiosos braços depois da revelação tremebunda que foi para ele a existência, talvez nesta mesma cidade, de um homem que, a avaliar pela cara e pela figura em geral, é o seu vivo retrato." pág. 27

"...ler também é estar lá." pág. 82
comentários(0)comente



Guta.Cohen 30/01/2024

Ainda sem saber opinar
Finalizei a leitura hoje e estou ainda sem saber se gostei ou não. Eu amo o Saramago e, como muitos, acho ele genial: as situações que ele traz a vida como em Ensaio sobre a Cegueira e Intermitências da Morte são simplesmente incríveis, mas esse livro foi bem difícil para mim.

A escrita dele é sempre bem desafiadora, mas acho que por causa do contexto da história e do esclarecimento que ele tenta trazer do que os personagens estão pensando fica tudo ainda mais complexo, sem pontuação ou visão clara das falas de cada um.

Achei o tema extremamente inteligente, questionador, e muito inovador para a época em que foi escrito. O final do livro é o que mais toma a atenção por começar a mostrar as consequências de tudo antes apresentado, mas acho que não aconselharia a leitura para alguém que tem dificuldade de concentração ou esteja voltando ao hábito da leitura. É preciso muita disciplina e foco para conseguir finalizar.

Em geral, Saramago sempre entrega nas suas escritas, por mais complexas que sejam.
comentários(0)comente



eduarda 21/01/2024

De modo geral, uma ótima história
O homem duplicado é uma história extremamente interessante, o enredo provoca curiosidade no leitor, os personagens e a trama são bem desenvolvidos e o plot twist é inusitado e surpreendente. O livro nos permite acompanhar a jornada de Tertuliano na procura de seu duplicado ao passo em que começa a ficar obcecado e a ter dúvidas a respeito de sua identidade. De modo geral, a história é ótima, porém, mesmo me instigando bastante, a leitura foi desafiadora para mim. O autor utiliza uma escrita bastante complexa e em alguns momentos, confusa. Por não utilizar alguns sinais de pontuação, nem indicativos de que determinada parte é fala de algum personagem, a leitura pareceu bagunçada. Minha leitura foi lenta devido a minha dificuldade, e acredito que talvez, eu ainda não estivesse preparada para ler essa obra e apreciá-la da forma como ela merece. Pretendo, em algum momento posterior, ler outras obras do autor em busca de uma nova experiência.
comentários(0)comente



Rafael.Nagao 20/01/2024

Mais um livro 5 estrelas do Saramago
Não achava que ia gostar tanto desse livro, mas parte de mim já deveria saber, pois li ensaio sobre a cegueira e foi um dos melhores livros que eu li na vida e agora esse que também é arrebatador.
Saramago consegue criar uma história com uma premissa até que simples, porém seus desenrolares são de tirar o fôlego.
Final sensacional para um livro sensacional!
comentários(0)comente



Bela 16/01/2024

Leitura sensacional
Esse é o primeiro livro que eu leio do Saramago e fui com altas expectativas. Já sabia do esquema de não usar muita pontuação e parágrafos, das narrativas rebuscadas, dos diálogos entre vírgulas... Mas eu não estava esperando personagens tão tão tão interessantes e uma trama tão tão tão bem trabalhada.
No início, encantada com a forma de narrar, achei engraçado o livro ser tão dramático. Mas, chegando ao fim, passei a levar o drama bem a sério e o tema do livro também. O que você faria se encontrasse uma cópia sua? Se sentiria ameaçado? Tranquilo? Intrigado? Fiquei muito tempo pensando na história, especialmente no final.

Recomendo demais essa leitura. É de uma inteligência e sofisticação incríveis a reflexão que provoca no leitor. Estou ansiosa para ler outros livros do Saramago!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Gabriel1994 10/01/2024minha estante
Parece um livro interessante vou adicionar na minha lista


Rebeca 10/01/2024minha estante
vale a pena ler, só achei a escrita um pouco maçante em alguns momentos (deve ser pq é português de portugal kk), mas nada que tire a qualidade do livro, o que mais me incomodou foi a diagramação do livro nessa edição, pq as letrss ficaram muito expremidas na paginas, fora isso, a leitura é interessante




264 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR